Cidades

Deficiência

Sem vagas suficientes, 8,5 mil crianças ficam fora das creches

Mais de 3 mil pais não confirmaram a matrícula e vagas foram para lista de espera

Continue lendo...

As 104 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) - as creches - de Campo Grande, que atendem em torno de 19 mil crianças, são insuficientes para atender a demanda. Este ano, existem aproximadamente 8,5 mil crianças - entre 4 meses e 5 anos de idade - que permanecerão sem uma vaga nas instituições. Isso acontece devido ao deficit entre vagas ofertadas e demanda.

Segundo a chefe da Central de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Adriana Cedrão, dados de novembro do ano passado mostravam que haviam 15 mil crianças na lista de espera por uma vaga nas instituições antes de serem abertas as 6,5 mil novas vagas.

“A procura é bem grande por conta do atendimento. A criança vai lá, fica das 7h até às 17h, o pai não precisa se preocupar. Lá eles tem todas as refeições, banho, tem tudo e não precisa pagar nada, então a rede é muito procurada. Por mais que a gente tenha 104 Emeis, não é pouco, a gente atende em torno de 19 mil crianças”, disse Adriana.  

Os dados atualizados ainda não foram disponibilizados pela secretaria, já que uma lista contendo 3.365 nomes de crianças chamadas foi publicada na terça-feira (11) e os pais têm até o dia 21 deste mês para confirmar a matrícula para a vaga. A lista final será divulgada apenas após esta data.

“Na terça-feira (11) nós atendemos 517 pessoas, entre pais que vieram fazer a confirmação, saber se o nome da criança estava na lista dos chamados e alguns que viram colocar o nome da criança na lista de espera. Mas a maioria já fez o cadastro e quer saber se o filho foi contemplado com a vaga. Entre terça e quarta (12) aumentou 100% o fluxo de pessoas aqui”, contou a representante da Semed.

Este ano, mais 50% dos pais que foram convocados a confirmar a matrícula de seus filhos em uma unidade não fez  o processo até o dia 24 de janeiro e perdeu a vaga. Com isso, se eles ainda precisarem colocar a criança na Emei, devem fazer novamente o cadastro para ir para o “fim da fila”.

Apesar de não precisar mais se deslocar até a Semed para fazer a confirmação de vaga ou mesmo saber se a criança foi contemplada, já que o site da Semed tem as informações, muito pais preferem ir pessoalmente até a Secretaria. Há também a possibilidade de consultar a lista e fazer a matrícula pelo telefone 0800-615-1515.

A matrícula é feita na unidade de Educação Infantil a qual a criança foi contemplada com a vaga. Segundo a chefe do setor, a maioria das crianças fora das instituições são do Grupo 1, que vai dos 4 meses aos 2 anos. “Nossa maior demanda é para bebê, porque requer mais cuidado, mais atenção, é um número reduzido por sala, não tem como colocar 25 bebês com duas pessoas atendendo, tem que ter muito cuidado”.

Ainda conforme Cedrão, o problema é que nem toda escola de educação infantil comporta a estrutura necessária para atender crianças nessa faixa etária. “Dos 104 Emeis que a gente tem, cada um tem sua especificidade. Nem todos comportam o berçário, a gente tem Emei que não tem o berçário”.

ESPERA

Este é o caso da estudante Cassandra de Araújo Terlan, 34 anos, que tem um bebê de 9 meses e tenta uma vaga porque na segunda-feira (17) começa a estudar Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). “Eu cadastrei minha filha antes da primeira lista sair e mesmo assim ela não está nem na lista de espera. Eu preciso dessa vaga, senão vou ter que levar meu bebê para a faculdade”.

Ela tem outros dois filhos, de 4 e 7 anos, mas ambos estão estudando. “O menino de 4 anos eu consegui vaga só depois de ingressar com pedido na Defensoria Pública, mas depois acabei mudando de bairro e troquei ele para uma instituição filantrópica. A menina mais velha já está na escola”, contou.

Na sede da Secretaria, na manhã de ontem (12), muitas mães ainda procuravam vagas para as crianças nas Emeis, como a dona de casa Ana Elise Aparecida Rachid, de 24 anos. Dos seis filhos da jovem, três tem idade de estar nas Emeis. “A menina de 4 anos conseguiu vaga já, mas o menino de dois foi colocado na creche da Nha-nhá e eu mudei para o Los Angeles, quero trocá-lo de Emei. O bebê de seis meses eu vim cadastrar para uma vaga”, contou.

No ano passado as vagas ofertadas pela Prefeitura de Campo Grande para as Emeis só foram completamente preenchidas na terceira lista de espera, apesar de a procura ser grande.

CONFIRMAÇÃO

Os pais ou responsáveis dos alunos contemplados têm até o dia 21 de fevereiro para ir até a EMEI para a qual a criança foi designada e confirmar a matrícula. No total, 3.365 crianças foram contempladas na segunda listagem.  A chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão, ressalta que os pais não devem perder o prazo de efetivação para que a criança não perca o direito à vaga. Caso isto ocorra, será necessário realizar novo cadastro na lista de espera.

INUNDAÇÃO

Rios Taquari e Aquidauana sobem o nível e Imasul emite alerta aos municípios da região

Elevação pode provocar danos materiais significativos e riscos à integridade dos ribeirinhos de Coxim e Aquidauana

04/02/2026 16h10

Cheia atinge o Rio Aquidauana

Cheia atinge o Rio Aquidauana Divulgação: Governo do Estado

Continue Lendo...

Dois avisos de evento crítico indicando situação de emergência em decorrência da elevação dos níveis dos rios Taquari e Aquidauana foram emitidos nesta quarta-feira (4). 

Os alertas apontam que os rios estão muito próximos das cotas de inundação, com potencial para provocar danos materiais significativos e riscos à integridade dos ribeirinhos de Coxim e Aquidauana.

As leituras são resultados do monitoramento contínuo realizado a partir das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) instaladas nos dois municípios, sendo os avisos emitidos pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Segundo o gerente de Recursos Hídricos do Imasul, Leonardo Sampaio, o cenário exige atenção máxima. "Estamos acompanhando a evolução dos níveis em tempo real. As chuvas persistentes em toda a bacia hidrográfica têm elevado rapidamente as cotas dos rios, o que aumenta o risco de transbordamentos e impactos diretos às áreas mais vulneráveis", destacou.

Rio Taquari 

Segundo leitura da estação hidrometeorológica na manhã desta quarta-feira, o nível do Rio Taquari em Coxim alcançou a cota de 501, considerada nível de emergência e de inundação. O motivo da elevação expressiva está ligado ao grande volume de chuvas registrado desde o último fim de semana em toda a bacia hidrográfica.

A continuidade das precipitações permitiu a invasão das águas em áreas lindeiras ao curso hídrico. Leonardo Sampaio reforça que o monitoramento antecipado é fundamental para reduzir riscos.

"Esse acompanhamento técnico permite alertar os órgãos de proteção e a população com antecedência, possibilitando ações preventivas e evitando danos maiores", explicou o gerente do Imasul.

Rio Aquidauana

O "Aviso de Evento Crítico" aponta que o Rio Aquidauana está prestes a atingir a cota de emergência de 730. Segundo a PCD, às 9h o nível registrado era de 697. No entanto, medições realizadas por leiturista de régua da Agência Nacional de Águas (ANA) indicaram que a cota já havia alcançado 706 às 7h, valor significativamente mais elevado.

Os dados reforçam a proximidade da cota de inundação e o risco iminente de transbordamento, com impacto direto sobre áreas urbanas e rurais situadas próximas ao rio.

Continuidade das chuvas

A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) indica a continuidade de pancadas de chuvas intensas nas regiões das bacias dos rios Taquari e Aquidauana entre hoje (4) e amanhã (5).

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso com grau de severidade classificado como 'perigo' para o mesmo período. 

Já o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) classificou o alerta para chuvas intensas como nível 2, reforçando o cenário de atenção e risco elevado.

Diante do quadro apresentado, o Imasul recomendou que, após deliberação interna, o Gerenciamento de Recursos Hídricos acione a Coordenação Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, para a adoção de medidas preventivas e de resposta rápida.

Para o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a integração entre os órgãos é essencial neste momento. 

"Nosso foco é a proteção da vida. O trabalho técnico do Imasul, aliado à atuação da Defesa Civil e demais instituições, é fundamental para minimizar os impactos e orientar a população das áreas de risco", afirmou.

Assine o Correio do Estado

represa cedeu

Chuvarada interdita MS-080 próximo a Rio Negro

Conforme autoridades do município, uma represa cedeu e alagou um trecho da pista na manhã desta quarta-feira (4), deixando o local paralisado

04/02/2026 14h44

Represa cedeu e alagou um trecho da rodovia

Represa cedeu e alagou um trecho da rodovia Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Após o rompimento de uma represa em decorrência da chuva que atinge o município de Rio Negro, a MS-080 ficou interditada na manhã desta quarta-feira (4), deixando o trecho parado em decorrência de uma represa ter cedido.

A reportagem entrou em contato com o prefeito José Henrique, que deve decretar situação de emergência ainda hoje, após encerrar a vistoria em regiões onde pontes ficaram completamente alagadas e outras estão intransitáveis.

“Você que mora na zona rural faça o possível para não sair, principalmente quem mora em região de ponte, para não correr risco de vida”, alertou o prefeito nas redes sociais.

O chefe da Defesa Civil do município, Luiz Eduardo Lopes, informou, em conversa com a reportagem do Correio do Estado, que entre ontem e esta quarta-feira (4) Rio Negro registrou mais de 200 milímetros de chuva, com algumas regiões apresentando picos acima de 280 milímetros.

Sobre a situação da MS-080, o chefe da Defesa Civil explicou que, neste momento, o tráfego está fluindo por apenas um lado da pista.

Além do prefeito e do chefe da Defesa Civil, também participa da vistoria o secretário de Infraestrutura, Robisnei Oliveira, que percorre pontes em locais críticos devido ao volume da água.

Áreas isoladas

A ponte localizada na estrada do Balneário Novo, que dá acesso ao Assentamento Santa Rosa, está totalmente submersa devido ao nível atingido pelo rio Negro, deixando cerca de 30 famílias isoladas, com o acesso comprometido.

“Na região do Assentamento Santa Rosa, é a maior chuva da série histórica, com toda certeza. Não conseguimos visualizar a ponte devido ao nível da água, que subiu muito”, informou o chefe da Defesa Civil.

Em outro ponto, a Estrada da Boiadeira está intransitável. Segundo o prefeito, a força da água fez com que a cabeceira de uma ponte em estrada vicinal não resistisse e cedesse. Com a estrutura abalada, o local será interditado.

A ponte na região do Alcantilado, que possui estrutura de 25 metros de extensão e é utilizada por caminhões de grande porte que trafegam por fazendas da região, ficou totalmente submersa.

O prefeito José Henrique informou ainda que áreas como Serra Braba, Licor e Acampamento também foram afetadas, deixando aproximadamente 700 pessoas isoladas devido às condições das vias e pontes.

A estrada 419, que liga Aquidauana a Corixão, também foi impactada, com a Ponte do Rio Negrinho submersa. No momento, conforme autoridades do município, cerca de cinco pontes estão totalmente submersas.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).