Em ação cojunta da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul(SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande(Sesau), neste sábado (20), o ‘Dia D’ de Vacinação contra a Influenza, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.
Nas unidades de saúde do município, UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Estrela Dalva, USF Moreninha, USF Universitário, UBS Silvia Regina, UBS Lar do Trabalhador, UBS Caiçara, USF Batistão, UBS Coronel Antonino, USF São Franscisco, UBS Dona Neta, USF Los Angeles e USF Parque do Sol. Estão com as salas de vacina em funcionamento de 7h às 17h deste sábado.
Além da aplicação da vacina nos postos, haverá ação itinerante em dois locais em horários distintos. Um dos pontos itinerantes está instalado nos Altos da Avenida Afonso Pena, em frente do Quartel do Corpo de Bombeiros, no acesso ao Parque dos Poderes, que segue com atendimentos das 8h às 17h.
O segundo ponto itinerante, no qual seu funcionamento será das 8h às 15h, está localizado no supermercado Comper Tamandaré, na Avenida Tamandaré, 635 – Jardim Leonídia.
Os pontos itinerantes, segundo a prefeitura, irão vacinar somente contra a gripe, enquanto nas unidades de saúde serão ofertadas as vacina da gripe e Covid-19, além das que integram o calendário de rotina.
As ações integram a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e tem como objetivo aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e com isso diminuir a circulação dos vírus.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, mesmo após decorridos 52 dias do início da campanha contra a Influenza, Mato Grosso do Sul apresenta uma cobertura vacinal de apenas 33,87% da população prioritária a ser vacinada.
META
Prefeitura de Campo Grande pretende imunizar até julho deste ano, ao menos 50% do público-alvo da gripe na capital.
A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, em agenda realizada nesta sexta-feira (19), junto de Roberto Figueiredo, o Dr. bactéria.
De acordo com o último balanço divulgado pela Sesau, os idosos formam a maior parcela populacional já imunizada na capital, onde 38% (52,3 mil) dos 134,7 mil idosos já estão com a imunização em dia. Para a conta fechar, a prefeitura terá de imunizar cerca de 71 mil pessoas até o fim do período.
Cabe destacar que, apesar de uma meta estipulada, a administração do município destaca que o número é representativo, uma vez que a imunização não é obrigatória para todos os indivíduos.
Conforme o secretário, a oferta vacinal se dá justamente para incentivar a população para que esta busque o imunizante de forma voluntária. “O Ministério da Saúde abriu para todas as faixas etárias, porque nós estamos muito longe dos 90%. A gente quer estar na faixa próxima a 50%, até o início do inverno, até o mês de julho, é o que a gente gostaria no mínimo”, destacou.
(Colaborou Alison Silva, Patrick Rosel)