Cidades

DIA D

Vacinação contra a gripe e a Covid-19 está disponível em 14 postos de saúde neste sábado

Além dos postos, a vacina será aplicada em Trailer de imunização nos altos da Afonso Pena, e ponto itinerante em supermercado

Continue lendo...

Em ação cojunta da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul(SES) e a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande(Sesau),  neste sábado (20), o ‘Dia D’ de Vacinação contra a Influenza, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul.

Nas unidades de saúde do município, UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Estrela Dalva, USF Moreninha, USF Universitário, UBS Silvia Regina, UBS Lar do Trabalhador, UBS Caiçara, USF Batistão, UBS Coronel Antonino, USF São Franscisco, UBS Dona Neta, USF Los Angeles e USF Parque do Sol. Estão com as salas de vacina em funcionamento de 7h às 17h deste sábado.

Além da aplicação da vacina nos postos, haverá ação itinerante em dois locais em horários distintos. Um dos pontos itinerantes está instalado nos Altos da Avenida Afonso Pena, em frente do Quartel do Corpo de Bombeiros, no acesso ao Parque dos Poderes, que segue com atendimentos das 8h às 17h.

O segundo ponto itinerante, no qual seu funcionamento será das 8h às 15h, está localizado no supermercado Comper Tamandaré,  na Avenida Tamandaré, 635 – Jardim Leonídia.

Os pontos itinerantes, segundo a prefeitura, irão vacinar somente contra a gripe, enquanto nas unidades de saúde serão ofertadas as vacina da gripe e Covid-19, além das que integram o calendário de rotina.

As ações integram a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e tem como objetivo aumentar a quantidade de pessoas imunizadas e com isso diminuir a circulação dos vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, mesmo após decorridos 52 dias do início da campanha contra a Influenza, Mato Grosso do Sul apresenta uma cobertura vacinal de apenas 33,87% da população prioritária a ser vacinada.

META

Prefeitura de Campo Grande pretende imunizar até julho deste ano, ao menos 50% do público-alvo da gripe na capital.

A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, em agenda realizada nesta sexta-feira (19), junto de Roberto Figueiredo, o Dr. bactéria.

De acordo com o último balanço divulgado pela Sesau, os idosos formam a maior parcela populacional já imunizada na capital, onde 38% (52,3 mil) dos 134,7 mil idosos já estão com a imunização em dia. Para a conta fechar, a prefeitura terá de imunizar cerca de 71 mil pessoas até o fim do período.

Cabe destacar que, apesar de uma meta estipulada, a administração do município destaca que o número é representativo, uma vez que a imunização não é obrigatória para todos os indivíduos.

Conforme o secretário, a oferta vacinal se dá justamente para incentivar a população para que esta busque o imunizante de forma voluntária. “O Ministério da Saúde abriu para todas as faixas etárias, porque nós estamos muito longe dos 90%. A gente quer estar na faixa próxima a 50%, até o início do inverno, até o mês de julho, é o que a gente gostaria no mínimo”, destacou.

(Colaborou Alison Silva, Patrick Rosel)

Assine o Correio do Estado 

PREVENÇÃO

Secretaria de Saúde distribui mais de 1 milhão de preservativos no Carnaval de MS

Estratégia para cuidar dos foliões inclui também gel lubrificante e reforço na testagem rápida

14/02/2026 15h30

Os preservativos externos distribuídos serão 738.400 unidades Sensi e 640.800 unidades Tex

Os preservativos externos distribuídos serão 738.400 unidades Sensi e 640.800 unidades Tex Divulgação

Continue Lendo...

Com as comemorações do Carnaval marcadas pela circulação de pessoas e das interações sociais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) intensificou a distribuição de preservativos e outros insumos, além da oferta de testagem, para fortalecer as estratégias de enfrentamento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em Mato Grosso do Sul.

Para este Carnaval, foram distribuídos 1.379.200 preservativos externos, sendo 738.400 unidades Sensi e 640.800 unidades Tex. Além disso, também foram ofertados 123.299 preservativos internos e 97.100 unidades de gel lubrificante.

A iniciativa, coordenada pela gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, tem como foco garantir acesso facilitado aos métodos de proteção e fortalecer a rede de cuidado nos municípios.

Já com a testagem rápida, a SES distribuiu 14.325 testes rápidos de HIV (T1), 1.375 testes confirmatórios (T2), 15.200 testes de sífilis, 10.475 testes de hepatite B, 12.300 testes de hepatite C e 1.100 autotestes de HIV, ampliando a capacidade de diagnóstico oportuno durante o período.

Segundo a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, o Carnaval é também um momento estratégico para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde.

“O uso do preservativo continua sendo a principal forma de prevenção das ISTs e deve estar presente em todas as relações sexuais. Quando garantimos a distribuição adequada e fortalecemos a testagem, ampliamos a autonomia das pessoas para que vivenciem esse período com responsabilidade e segurança”, afirma.

Sistema Único de Saúde

Além dos preservativos e da testagem, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza estratégias complementares de prevenção ao HIV.

A Profilaxia Pré-Exposição, ou apenas PrEP, é indicada para pessoas com maior vulnerabilidade e reduz significativamente o risco de infecção pelo vírus.

Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida de urgência, que deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco, como relação sexual desprotegida.

A PEP está disponível gratuitamente na rede pública de saúde e pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha tido exposição de risco. Em caso de dúvida ou situação de vulnerabilidade, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação, realização de testes e início das medidas indicadas.

Assine o Correio do Estado

DENÚNCIA

Rapazes relatam agressão e prática de homofobia de guardas civis de Campo Grande

As vítimas disseram aos agentes que aguardavam um veículo de aplicativo, mas um dos guardas se irritou e desferiu um golpe no abdômen de um deles

14/02/2026 14h45

Em depoimento, o rapaz diz que durante a ação, o GCM proferiu ofensas verbais relacionadas à sua sexualidade

Em depoimento, o rapaz diz que durante a ação, o GCM proferiu ofensas verbais relacionadas à sua sexualidade Divulgação/ GCM

Continue Lendo...

Duas pessoas compareceram na Delegacia de Pronto Atendimento do Centro, em Campo Grande, para relatar um caso de lesão corporal e prática de homofobia por parte de guardas civis metropolitanos.

De acordo com o relato, por volta das 6h deste sábado, os rapazes se encontravam no bar Depieri Beer, localizado na Rua Rui Barbosa, quando uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) chegou ao local e ordenou a dispersão de todos os presentes.

As vítimas esclareceram aos agentes que aguardavam um veículo de transporte por aplicativo e mostraram o celular para comprovar a solicitação da corrida. Segundo o relato, um dos guardas municipais demonstrou irritação e desferiu um golpe com a extremidade do cassetete contra o abdômen de um dos homens.

A vítima, que sofre de gastrite nervosa, disse ter sentido fortes dores e tentado se afastar. Contudo, o agente teria passado a persegui-la, desferindo novos golpes de cassetete que resultaram em escoriações nas costas.

Ainda de acordo com o depoimento do rapaz, durante a ação, o GCM proferiu ofensas verbais relacionadas à sexualidade dele e ordenou, de forma agressiva, que o cidadão deixasse o local imediatamente.

Por fim, a vítima declara que precisou correr para o meio da via pública para fugir das agressões. Logo depois, os dois conseguiram embarcar no veículo de aplicativo que chegou ao local.

Guardas civis demitidos

Na última terça-feira (10), dois guardas civis metropolitanos de Campo Grande foram demitidos do serviço público municipal. A decisão do desligamento de Jackson Alves Ramão e Renne Mendes foi publicada no Diário Oficial Municipal (Diogrande).  

A demissão se deu pelos motivos de “incontinência pública e conduta escandalosa” e “ofensa moral ou física” por casos ocorridos no ano passado. 

Jackson era Guarda Civil Metropolitana Classe Especial e foi demitido em razão de um caso  de agressão contra um jovem de 27 anos morador de rua em junho de 2025, no bairro Morada Verde, em Campo Grande. 

O jovem, conhecido como Bugrinho, foi detido por moradores da região após uma suspeita de furto. Quando os guardas chegaram, em vez de levar o suspeito à delegacia, Jackson e outro guarda agridem o jovem com pisões no rosto, tapas violentos e chutes na cabeça. 

Já Renne Mendes ocupava o cargo de Inspetor da Guarda Civil Municipal e foi demitido por um caso ocorrido no mês de julho do ano passado, no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. 

O crime foi gravado por câmeras de segurança e mostram o agente dirigindo uma moto vermelha perseguindo um jovem de 21 anos. Em determinado momento, Renne efetua três disparos contra a vítima, guarda a arma na cintura e continua perseguindo o rapaz. 

De acordo com testemunhas, o guarda estava bebendo em uma conveniência anexa à casa da vítima e iniciou a confusão após uma discussão. 

O afastamento do guarda foi publicado no Diário Oficial na edição do dia 11 de julho de 2025. Com a conclusão do processo, Renne também foi desligado do cargo nesta terça-feira. 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).