Cidades

prognóstico

Verão começa chuvoso e com temperaturas acima da média

A maior parte das regiões de Mato Grosso do Sul deve registrar volumes acima do esperado nos próximos três meses, com exceção do Pantanal e do Cone Sul

Continue lendo...

Caracterizada por dias mais longos, a estação do verão em Mato Grosso do Sul deve seguir a tendência de temperaturas elevadas e mudanças repentinas do tempo, que devem resultar em chuvas rápidas.

Na maior parte do Estado, a previsão para os próximos 10 dias é de chuvas acima de 100 mm na região centro-leste e nordeste, enquanto na região oeste as precipitações não devem ultrapassar 40 mm. 

Para o restante do verão, o quadro não muda. Entre janeiro e março, nas regiões norte, em cidades como Coxim e Chapadão do Sul, centro-norte (Camapuã) e leste (Cassilândia), que representam a maior parte do Estado, incluindo a Capital, as chuvas devem variar entre 500 mm e 700 mm.

A precipitação acumulada pode ficar 60% acima do esperado. 

Já nas regiões do Cone Sul, Pantanal e sudoeste, as chuvas estarão abaixo da média, variando entre 400 mm e 500 mm. A precipitação prevista para essas regiões poderá ser 50% menor, quando comparada a climatologia. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o retorno gradual das precipitações nos últimos meses é favorável para manter os níveis de água no solo, o que é importante para as plantações de soja e milho. 

No entanto, nessas áreas em que os níveis pluviométricos estarão abaixo da média, esse armazenamento de água pode estar negativo, o que pode prejudicar as culturas. 

Com essas diferenças de precipitações nas regiões no Estado, as chuvas devem ficar dentro da média histórica para o trimestre de janeiro a março de 2023. Como resultado, o verão poderá ser encerrado ligeiramente abaixo ou acima da climatologia, sem apresentar grandes desvios de precipitação. 

PREVISÃO

Segundo o Inmet, nos primeiros dias da nova estação, ocorrerá a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) no Estado, que é responsável pela ocorrência de chuvas, principalmente na primavera e no verão. 

O La Niña, que atua há três anos seguidos em MS, seguirá em atividade, e, conforme o Inmet, há previsão de 50% de continuidade do fenômeno e 50% de neutralidade para a estação. 

Em relação às temperaturas previstas, o verão sul-mato-grossense segue as características da estação. Os dias ficarão mais quentes do que o normal, e as temperaturas podem ser de 40% a 60% acima do normal na maioria das regiões de MS. 

O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima do Estado de Mato Grosso do Sul (Cemtec) aponta que as temperaturas médias para a estação serão entre 25°C e 27°C na maior parte do Estado. 

Os termômetros devem ficar entre 22°C e 25°C no sul do Estado e entre 27°C e 30°C no extremo oeste. Conforme os especialistas, as temperaturas em Mato Grosso do Sul vão ficar 1°C acima da média no próximo ano, e o aumento será notado principalmente na região central do Estado. 

BALANÇO

O balanço dos três meses da primavera no Estado demonstra um aumento das chuvas. Em setembro, a média de chuvas acumuladas ficou entre 300 mm e 700 mm em todo o Estado.

Esse índice aumentou nos dois meses seguintes. Os meses de outubro e novembro registraram uma média de precipitações acumuladas entre 500 mm e 700 mm, em grande parte de MS. 

Em setembro, houve um registro de extremos, principalmente na temperatura. A maior registrada foi no dia 9, em Corumbá, que alcançou 39,8°C; enquanto no dia 23 do mesmo mês foi notificada temperatura de apenas 7,9°C em Dourados.

Saiba: O verão será extremamente quente e abafado. As temperaturas serão elevadas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Para esta estação, a previsão do Inmet indica que os termômetros devem ficar acima da média esperada, que varia no Estado entre 22ºC e 30ºC.

Assine o Correio do Estado

 

 

Tragédia em Kitnet

Homem é encontrado morto e carbonizado após incêndio em kitnet em MS

Bombeiros encontraram a vítima no interior do imóvel após enfrentarem dificuldades para entrar; objetos bloqueavam a porta pelo lado de dentro.

24/08/2026 20h09

Equipes atuam no local onde homem foi encontrado morto e com sinais de carbonização após incêndio em kitnet.

Equipes atuam no local onde homem foi encontrado morto e com sinais de carbonização após incêndio em kitnet. Foto: Corpo de Bombeiros.

Continue Lendo...

Um homem foi encontrado morto e com sinais de carbonização após um incêndio atingir, na tarde desta segunda-feira (24), uma kitnet no Bairro Santa Terezinha, região sul de Três Lagoas. O caso mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. As circunstâncias do incêndio e da morte serão investigadas pela Polícia Civil.

As primeiras informações apontam que uma moradora chegou ao local e percebeu indícios de que uma das kitnets estava em chamas. Diante da situação, o 5º Grupamento de Bombeiros Militar foi acionado para combater o fogo.

A Polícia Militar também foi chamada e enviou uma equipe ao endereço para acompanhar a ocorrência e prestar apoio ao trabalho dos bombeiros.

Porta estava bloqueada por dentro

Ao chegarem ao imóvel, os militares encontraram um obstáculo para acessar a residência. Objetos haviam sido colocados atrás da porta pelo lado de dentro, formando uma espécie de barricada e dificultando a abertura da entrada.

Depois de conseguirem romper o bloqueio e entrar na kitnet, os bombeiros encontraram um homem já sem vida. O corpo apresentava sinais de carbonização.

Equipes atuam no local onde homem foi encontrado morto e com sinais de carbonização após incêndio em kitnet.Porta da kitnet ficou danificada durante o atendimento à ocorrência; objetos colocados pelo lado de dentro dificultaram a entrada dos bombeiros. Foto: Corpo de Bombeiros.

O incêndio provocou danos severos no interior do imóvel. Após controlar e extinguir as chamas, a equipe realizou os procedimentos de segurança e preservação da área para permitir os trabalhos das autoridades responsáveis pela investigação.

Equipes atuam no local onde homem foi encontrado morto e com sinais de carbonização após incêndio em kitnet.Fachada da kitnet atingida pelo incêndio que terminou com um homem encontrado morto no interior do imóvel. Foto: Corpo de Bombeiros.

A existência da barricada é uma das circunstâncias que deverá ser esclarecida durante a apuração. Até o momento, as informações disponíveis não permitem determinar por que os objetos estavam posicionados atrás da porta nem estabelecer qualquer relação entre o bloqueio, o incêndio e a morte.

Documento é encontrado no imóvel

Durante o atendimento da ocorrência, foi localizado dentro da kitnet um documento em nome de Luciano Cristiano dos Santos. Apesar disso, a identidade do homem encontrado morto ainda depende de confirmação oficial pelas autoridades competentes. A vítima aparentava ter cerca de 50 anos.

Segundo relatos de testemunhas, o morador da kitnet trabalhava em uma vidraçaria situada nas proximidades da residência.

A Polícia Civil foi acionada e deverá investigar tanto as circunstâncias da morte quanto a origem do incêndio. A perícia também deverá auxiliar na reconstrução do que aconteceu dentro do imóvel.

Até o momento, não há confirmação sobre o ponto de início nem sobre a causa das chamas. Também não foi esclarecido se o homem morreu em consequência direta do incêndio ou se havia outra circunstância relacionada à morte. Essas respostas dependerão dos exames periciais e do avanço da investigação.

Alerta de Tempestade

Campo Grande entra em alerta para tempestade e ventos fortes nesta terça

Aviso do Inmet começa às 23h desta terça-feira (25) e prevê chuva intensa, rajadas de vento e risco de alagamentos e descargas elétricas na Capital.

24/08/2026 18h09

Tempo fechado em Campo Grande em imagem de arquivo; Capital tem alerta para tempestade entre terça (25) e quarta-feira (26).

Tempo fechado em Campo Grande em imagem de arquivo; Capital tem alerta para tempestade entre terça (25) e quarta-feira (26). Foto: Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

Depois de dias marcados pelo tempo seco, Campo Grande volta a ficar sob alerta para tempestades. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil emitiu nesta segunda-feira (24) um novo comunicado para a possibilidade de chuva forte e ventos intensos na Capital entre a noite de terça-feira (25) e quarta-feira (26).

O aviso amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) começa às 23h desta terça e permanece válido até as 22h59 de quarta-feira.

Durante o período, há possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros ao longo de um único dia, além de ventos intensos.

Apesar de o nível amarelo representar perigo potencial, o alerta aponta risco de ocorrências como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A mudança ocorre depois de um período de calor e baixa umidade e está relacionada ao avanço de instabilidades sobre Mato Grosso do Sul.

Segundo previsão divulgada pelo Inmet nesta segunda-feira (24), a formação de uma área de baixa pressão, associada à passagem de um cavado, uma faixa alongada de baixa pressão atmosférica que favorece a formação de nuvens carregadas e aumenta a instabilidade, deve alterar as condições do tempo no Centro-Oeste.

O fenômeno cria um ambiente favorável à ocorrência de pancadas de chuva, rajadas de vento e trovoadas.

Instabilidade avança sobre MS

A mudança deve começar a ser percebida ao longo de terça-feira. O Inmet prevê que o sistema favoreça a formação de áreas de instabilidade principalmente sobre o centro-sul de Mato Grosso do Sul, com possibilidade de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas. As condições devem permanecer durante a quarta-feira.

Além da chuva, a combinação entre a queda da pressão atmosférica e a intensificação das correntes de vento em níveis mais altos da atmosfera cria condições para episódios de tempo severo.

O Inmet aponta possibilidade de tempestades e eventual ocorrência de granizo nas áreas atingidas pelo sistema entre terça e quarta-feira.

A previsão representa uma mudança significativa em relação ao cenário registrado nos últimos dias no Centro-Oeste, quando o calor e a baixa umidade predominaram.

A tendência, porém, é que a instabilidade seja passageira: a partir de sexta-feira (28), o Inmet prevê o retorno do tempo seco e estável à região, condição que deve permanecer até o fim da semana. 

Temperaturas

Em Campo Grande, a terça-feira (25) terá temperatura mínima de 18°C e máxima de 31°C. Na quarta-feira (26), os termômetros devem variar entre 19°C e 30°C.

Já na quinta-feira (27), apesar da instabilidade prevista nos dias anteriores, o calor volta a ganhar força, com mínima de 19°C e máxima de 35°C.

Cuidados durante a tempestade

Em caso de temporal, a orientação é evitar áreas abertas e locais próximos a árvores, postes e estruturas que possam ser atingidas pelas rajadas de vento. Objetos soltos em quintais e varandas também devem ser recolhidos diante da possibilidade de ventos fortes.

Moradores que enfrentarem ocorrências relacionadas ao temporal podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou solicitar serviços municipais pelo 156.

Em situações envolvendo risco elétrico, como árvores ou galhos sobre a rede de energia, a orientação é procurar o Corpo de Bombeiros pelo 193.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).