Cidades

previsão

Virada no tempo traz tempestades e frio de até 12ºC para MS

Ainda hoje (13), para a região sul do Estado, estão previstas mínimas entre 12 e 15°C

Continue lendo...

Desde a manhã desta quarta-feira (13), a virada no tempo começou a ser percebida em Campo Grande. Com o avanço de uma nova frente fria sobre Mato Grosso do Sul, o tempo fica instável e tempestades são esperadas ao longo do dia. 

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Centec), O tempo ficará instável, com probabilidade para ocorrência de chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer tempestades com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. 

As instabilidades ocorrem devido ao avanço de uma frente fria, aliado ao intenso transporte de calor e umidade e um cavado em médios níveis da atmosfera que favorece a formação de chuvas e tempestades. 

Ainda hoje (13), para a região sul do Estado, estão previstas mínimas entre 12 e 15°C e máximas entre 26 e 29°C. 

Para as regiões norte e bolsão mínimas entre 20-25°C e máximas de até 38°C. Em Campo Grande, mínima de 20°C e máximas de até 34°C. Pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento com valores acima de 60km/h.

Na quinta-feira (14), com o avanço da frente fria para todas as regiões do estado, as temperaturas terão queda significativa. Entre quinta e sexta-feira deverão ocorrer as menores temperaturas associadas à passagem desta frente fria. 

Na região sul, mínimas entre 7 e 10°C e máximas de até 19°C. Na região norte, mínimas entre 15-17°C e máximas de até 25°C. E na capital, mínima de 13°C e máxima de até 20°C. 

Alerta de perigo 

Devido às condições do tempo, o Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet) publicou um alerta de perigo de tempestades em Mato Grosso do Sul.

Conforme o aviso, devem ser mais atingidas as regiões sudoeste e leste do Estado, mais especificamente em municípios como Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Dourados, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas, entre outros. 

Além disso, há também um alerta de perigo potencial para chuvas intensas, que devem atingir todo o Estado. 

Estragos em Corumbá

O município de Corumbá já enfrenta estragos causados pelas chuvas, desde ontem (12). Uma tempestade de grau severo deixou uma criança morta, casas, prédios e escolas destelhadas, árvores caídas, casas sem energia, embarcações deslocadas, semáforos desligados e buracos no asfalto.

Matheus Alves de Souza, de 7 anos, morreu após queda de telhado do ginásio da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, localizada no bairro Nova Corumbá, durante vendaval que atingiu o município.Outras 11 crianças ficaram feridas.

No momento do temporal, as crianças da segunda e terceira série estavam participando de uma aula de educação física na quadra da escola.

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, foram registrados 27 milímetros de chuva, 1.150 raios e ventos de 107,4 km/h em aproximadamente 15 minutos, das 14h30min às 14h45min.

Equipes da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul se deslocaram de Campo Grande para Corumbá para levantar os danos causados pelo temporal, dar suporte às vítimas e prestar a ajuda necessária.

A Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul) está mobilizada com equipamentos de mão de obra para reconstruir os estragos deixados pela chuva.

Direito Garantido

Idosa de 99 anos conquista na Justiça o direito à certidão de nascimento

Com o auxílio da Defensoria Pública, a idosa, que tinha apenas a cópia do RG de 1989, conseguiu recuperar o registro

15/04/2025 18h15

Crédito: Defensoria Pública

Continue Lendo...

Analia Camilo Soares, uma senhora de 99 anos que, no decorrer de sua vivência, perdeu a certidão de nascimento, conseguiu obter o documento novamente por meio da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.

Natural de Três Lagoas (MS), a idosa tinha apenas uma cópia do RG de 1982 e estava precisando de uma certidão de nascimento atualizada para tirar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

A equipe do Núcleo da Fazenda Pública, Moradia e Direitos Sociais (Nufamd) iniciou os trabalhos fazendo uma varredura no cartório do município e conseguiu encontrar o registro de nascimento de Analia.

“Assim, ela conseguiu emitir a nova certidão, mesmo com quase 100 anos”, explicou Regina Célia Rodrigues Magro, coordenadora do Nufamd.

A certidão de nascimento é um direito garantido pelo Registro Civil de Nascimento, sendo o primeiro documento da vida de uma pessoa.

Ela assegura a existência legal do cidadão, com dados como nome, sobrenome, nacionalidade e filiação. A recomendação é que, no caso de recém-nascidos, o registro seja feito até 15 dias após o parto.

A depender da localização, esse prazo pode ser estendido para até três meses, caso a pessoa resida em locais distantes do cartório.

O documento é obrigatório, gratuito e pode ser emitido com a Declaração de Nascido Vivo e os documentos dos pais.

Já nos casos em que o registro não é feito dentro do prazo legal, o processo passa a ser considerado tardio. Nessa situação, pode ser necessário iniciar um procedimento no cartório ou até mesmo entrar na Justiça para conseguir o documento.

Assine o Correio do Estado

SOLIDARIEDADE

Campanha "Seu Abraço Aquece" receberá doações até 20 de maio

As doações podem ser feitas em caixas de arrecadação espalhadas por secretarias, autarquias e fundações do Estado

15/04/2025 18h00

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social - FOTO: Divulgação

Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social - FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

A 10ª edição da Campanha do Agasalho 'Seu Abraço Aquece - Doe Calor e Faça o Bem', lançada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, no dia 6 de abril, estará recebendo doações até o dia 20 de maio. As doações podem ser feitas em caixas de arrecadação espalhadas por secretarias, autarquias e fundações do Estado, além dos pontos de coleta de instituições parceiras. 

A campanha tem como objetivo mobilizar os servidores estaduais e a sociedade em geral para participar deste grande momento de solidariedade, tendo em vista que as temperaturas estão caindo em Mato Grosso do Sul, e ainda que, o inverno está se aproximando. Por esse motivo, a intenção é arrecadar o maior número possível de cobertores e agasalhos, para que sejam doados às pessoas que mais precisam quando o inverno chegar.

Conforme a primeira-dama de Mato Grosso do Sul, e organizadora da campanha, Mônica Riedel, a expectativa ara esse ano é arrecadar mais do que no ano passado, quando foram arrecadadas 189 mil peças, distribuídas para mais de 300 entidades filantrópicas. “A expectativa é uma das melhores para esta edição”, disse.

Podem ser doados cobertores, peças de roupas, casacos, sapatos, acessórios de inverno como meias, luvas, toucas e cachecóis, novos ou em bom estado. Os itens arrecadados serão doados para famílias em situação de vulnerabilidade social. 

De acordo com o secretário-adjunto SAD - (Secretaria de Estado de Administração), Roberto Gurgel, a campanha consiste em várias etapas de trabalho, mas que valem a pena. “Temos um longo trabalho pela frente, passando pela fase da mobilização e arrecadação, para depois separarmos os itens e repassar para as instituições beneficentes. São meses de trabalho com a finalidade de atender a população do Estado”, afirmou

As entidades interessadas em receber as doações devem se inscrever entre os dias 9 de abril e 9 de maio, no site da campanha (seuabracoaquece.ms.gov.br).

CAMPANHA

A campanha foi criada no Governo do Estado em 2015 e ao longo da última década foi crescendo e cada vez mais ganhando espaço e o coração de quem quer ajudar. Neste ano, a campanha tem a participação de 19 correalizadores, entre instituições de classe e representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de empresas da iniciativa privada.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).