Correio B

Amor Animal

Veja dicas de como adotar, de maneira consciente, um animalzinho de estimação

A responsabilidade em adotar um bichinho de quatro patas que fará parte da família

Continue lendo...

A adoção de animais está aliada ao ato mais nobre da vida que é nada mais do que o amor. O elo que se forma em ter um bichinho de estimação por toda a vida é eterno. É o bichinho de quatro patas que estará ao seu lado em infinitas situações. É ele também que irá te receber em casa quando você chegar do trabalho ou da rua. Há estudos que dizem que a relação entre animais de estimação e seus donos só beneficia o ser humano e que a presença deles é quase que uma ação terapêutica.

Conheça a opinião dos colunistas do Correio do Estado

A importância da adoção de animais

Muitos desses bichinhos passam ou já passaram por sofrimento nas ruas e ao praticar essa ação, de adoção de animais, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados, além de oferecer um lar para eles, finalmente, serem felizes de verdade.

Por que adotar ao invés de comprar?

Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes que fazem à Ongs de adoção de animais. “Muitas vezes as pessoas chegam querendo adotar um animal de raça e é quase impossível ter um animal de raça disponível. O que elas não entendem é que os animais adotados dão o mesmo amor que o comprado, só não são de raça. O amor não se compra se adota”, diz a presidente da Ong Cão Feliz, Kelly Macedo.

Como eu faço para adotar um animal?

Segundo Macedo, o processo de como adotar um animal de estimação tem que começar na consciência de quem procura um bichinho. “Primeiro a pessoa tem que ter a consciência de que um animal faz parte da família e não é um objeto que pode ser descartado ou substituído”, avalia. 

Para adotar um animal de estimação a pessoa pode ligar para alguma Ong protetora de animais e perguntar se há animais disponíveis, o que é fato, uma vez que as ongs resgatam diariamente mais de dez bichos entre cachorro e gato. Depois disso, é só ir até o local e escolher um dos animais disponíveis, assinar um termo de responsabilidade e se comprometer com a manutenção deste animal. “Tem que ter condições de cuidar, levar ao veterinário quando ficar doente e dar muito amor, que é o primordial”, avalia Kelly.

É possível fazer adoção de animais online?

Para adotar um animal de estimação online é preciso entrar em contato com sites de ongs protetoras de animais. Muitas delas disponibilizam fotos, dados como altura e peso e história daquele bichinho que foi resgatado com muito amor pelas protetoras de animais. 

Em quase todas as ongs o procedimento de adoção é o mesmo: preencher uma ficha, passar pela avaliação - no caso, a ong avaliará o perfil do novo tutor, mesmo como estrutura da residência  - e retirar o bichinho para dar muito carinho.

Site para adoção de animais

Ong Cão Feliz 

Com mais de 5 mil seguidores, a ONG Cão Feliz tem sede em Campo Grande/MS e oferece dicas de como cuidar do seu animal de estimação. Na página também há registros de ações que as organizadoras fazem para a manutenção do animal que é resgato.   

Ong Fiel Amigo  

No site é possível conferir fotos dos animais disponíveis para adoção por tamanhos - se são filhotes ou adultos. Há também um espaço destinado para animais perdidos.

Anjo de 4 Patas 

Nesta página há informações de feiras de adoção de cães e gatos, ações solidárias, resgate de animais e eles também fazem parcerias

Como funcionam as feiras de adoção de animais

Vira e mexe encontramos um cercadinho com bichinhos fofos em feiras públicas. Em grandes centros, por exemplo, ongs de proteção animal se organizam junto a entidades públicas e privadas para disponibilizar um cercadinho cheinho de peludinhos para adoção.

Quem quiser adotar um bicho de estimação o procedimento em feiras é o mesmo que ir até uma ONG. Assinar o termo de adoção e oferecer muito carinho ao novo companheirinho de quatro patas.

O que eu preciso fazer depois de adotar um cachorro

Depois de realizar uma adoção consciente de um um animal de quatro patas, todo peludinho e fofinho, é preciso pensar sobre as qualidades de vida que você irá oferecer ao novo membro da família.

Um bom cantinho do sono, higienizado diariamente, alimentação saudável, água potável trocada a cada seis horas, passeios periódicos e muito amor e carinho são alguns cuidados básicos que você terá após adotar um cachorro.

Conclusão

Portanto, para dividir a vida com um um parceirinho de quatro patas é necessário estar disponível para abraçar a causa além de seguir todas as dicas acima. Lembrando que o amor é a fonte de união entre você e o seu animalzinho. Tendo isso, aproveite os melhores momentos dessa conexão que fará parte da construção das melhores memórias vividas por você.

Correio do Estado, a sua fonte mais confiável de informação  

Programação Natalina

Cidade do Natal tem apresentação de Erika Espíndola e Flávio Bernardo

Com início às 19h, haverá ainda a tradicional Parada Natalina, contando com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara

25/12/2024 09h00

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Continue Lendo...

A Cidade do Natal encanta com a programação especial deste feriado, nesta quarta-feira (25), com apresentações musicais de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Neste ano, a programação contou com a tradicional “Caravana dos Bairros”, que percorreu diversas regiões. Na região do Imbirussu, por exemplo, as atividades foram realizadas no CRAS Albino Coimbra.

Divulgação Prefeitura Municipal de Campo Grande

Caravana nos Bairros

Foram atendidos vários bairros, como: Parque Tarsila do Amaral, no Bairro Vida Nova, região do Segredo; Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas, região do Bandeira; Comunidade da Homex, na região urbana do Anhanduizinho; CRAS Noroeste, região do Prosa; e no Lagoa, com uma festa no Caiobá.

A Caravana dos Bairros levou atrações que incluíram brinquedos infláveis, pintura facial, distribuição de pipoca, sorteio de brindes e, claro, a presença do Papai Noel, que chegou acompanhado por uma banda musical no ônibus do City Tour.

 

 

Feriado de Natal (25)

Após a apresentação musical de Erika Espíndola e Flávio Bernardo, que tem início às 19h, ocorre a tradicional Parada Natalina, a partir das 21h. O evento encanta o público com a presença do Senhor e da Senhora Rena, além da jovem Capivara, a mais nova integrante do grupo.

Encanto natalino

Desde sua inauguração, no dia 15 de dezembro de 2022, a Cidade do Natal se tornou uma tradição para os campo-grandenses e sul-mato-grossenses que visitam a Capital para aproveitar a experiência e vivenciar momentos para toda a família.

Para as crianças, a diversão fica por conta da Área Kids, que oferece escorregadores, brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, veículos para passeio e espaços dedicados a atividades artísticas.

Além disso, o carrossel tem encantado a criançada e também alegra os adultos, proporcionando momentos perfeitos para registrar boas fotos e vídeos.

Outro atrativo é a presença de artesãos, que expõem trabalhos temáticos e criativos.

O local conta ainda com uma praça de alimentação, que oferece uma variedade de opções gastronômicas a partir de R$ 6.

Quer mais motivos para visitar? O Presépio, símbolo do Natal, proporciona um espaço para a família viver momentos de reflexão e apresentar a tradição aos pequenos.

Programação e horários

Com entrada gratuita, a Cidade do Natal funciona diariamente a partir das 17h30, até o dia 31 de dezembro. Confira a programação dos próximos dias:

  • 25/12 (quarta-feira): Erika Espíndola – 19h30
  • 27/12 (sexta-feira): Max Henrique – 19h30
  • 28/12 (sábado): Sampri – 19h30
  • 29/12 (domingo): Frequência Zero – 19h30
  • 31/12 (terça-feira): Daran Junior – 20h30 / DJ BWM – 22h30

Assine o Correio do Estado

Correio B

Saiba como evitar refluxo após a ceia de Natal

Médico dá dicas para quem sofre com a doença

24/12/2024 14h01

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

Continue Lendo...

As delícias das ceias de Natal e Ano novo podem se tornar um grande problema para quem sofre com refluxo. Pratos mais gordurosos, bebidas com gás e nossa tendência ao exagero podem ativar o problema.

Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou atendimento de 62 mil pacientes com sintomas na Doença do Refluxo Gastroesofágico. Mais de 3.200 tiveram que ser internados.

Quem tem refluxo precisa ter uma atenção maior com pratos como tender, pernil, salpicão com muita maionese, espumante, chocolate, especialmente em excesso, conforme o médico endoscopista Hugo Guedes.

"Esses alimentos acabam piorando o refluxo porque, de alguma forma, ou eles aumentam a demanda de produção de ácido para serem digeridos ou podem potencializar em grande volume o retorno do ácido que está no estômago para o esôfago. Então, a gente tem que tomar cuidado com esse tipo de alimento na ceia de Natal".

Não é preciso deixar de aproveitar a ceia. O médico recomenda comer em menor quantidade, não beber durante a refeição, dar um intervalo de 30 minutos, pelo menos, antes ou depois de comer.

Se a pessoa passar mal, a orientação é dar tempo para a digestão.

"Tente aí manter um tempo de jejum para que possa ter a passagem do alimento para a intestino e a digestão possa acontecer. Não deite logo após se alimentar. Fique um tempo sentado, caminhadas leves ou atividades leves podem ajudar. E, caso os sintomas não melhorem, você pode recorrer aos medicamentos, inicialmente com os antiácidos, e, em casos mais sintomáticos, os protetores gástricos propriamente ditos", afirma Hugo Guedes.

Sintomas

Os sintomas típicos do refluxo são queimação no estômago, azia, dor no peito, enjoo, regurgitação, tosse, pigarro e sensação de garganta arranhada.

Se as dores ou os sintomas não melhorarem, é necessário procura um médico para o tratamento correto.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).