Correio B

TRADIÇÃO PARA CANTAR E BAILAR

Festival Internacional do Chamamé será realizado em Porto Murtinho

A partir desta sexta-feira, o 1º Festival Internacional do Chamamé, em Porto Murtinho, mostra a força da expressão que une Mato Grosso do Sul a países como o Paraguai e a Argentina na dança, na música, na culinária e no artesanato

Continue lendo...

Vai ter chamamé. Mas vai ter também guarânia, katchaka e outros estilos musicais que estão na origem da cultura de fronteira de Mato Grosso do Sul.

O 1º Festival Internacional do Chamamé (FIC), que começa nesta sexta-feira, foi lançado oficialmente na noite de sábado (5), no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, em Porto Murtinho, com o anúncio da programação oficial do evento e a promessa de ir além da dança e da música.

O FIC, a ser realizado de 11 a 14 de novembro na cidade localizada a 440 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, leva a assinatura do Instituto Chamamé MS e da prefeitura do município.

O lançamento marcou a inauguração do Cine Teatro e o encerramento da pesca, com início do período de defeso em todo o território estadual.

Ao longo de quatro dias, Porto Murtinho vai se colocar como a capital internacional do chamamé – mesmo ante a realização de outros festivais internacionais do gênero desde 2017 na Capital e em outras localidades –, com uma profusão cultural de ritmos, sabores, danças e artesanatos da fronteira, além de seminário e oficinas.

ATRAÇÕES

A estimativa é de que o festival mobilize aproximadamente 800 pessoas, sem contar o público, estimulando, assim, o intercâmbio cultural transfronteiriço.

No total, 37 grupos vão se apresentar, incluindo sete atrações de dança, com artistas paraguaios e argentinos, além dos nomes locais de MS, do lado de cá da fronteira.

Entre os destaques estão alguns pesos pesados da cena chamamezeira, a exemplo de: Castelo & Elinho Filho, de Mato Grosso do Sul; Fuelles Correntinos, da Argentina; e a Banda y Ballet Folklórico Municipal de Asunción e Mirta Noemí Talavera, ambos do Paraguai.

De carreira internacional, o multi-instrumentista sul-mato-grossense Marcelo Loureiro, um virtuose na harpa e diversos outros instrumentos de cordas, também é presença confirmada no FIC. A produção promete uma iniciativa “plural”, com espaço para o que chama de “ritmos correlatos” – como a guarânia, o rasqueado e a katchaka – dividindo os holofotes com o chamamé.

Nos estandes de artesanato, ganharão vitrine tanto a produção local quanto a de cidades vizinhas.

Poderão ser apreciadas e adquiridas obras e objetos de indígenas kadiwéu, da etnia ayoreo, do Paraguai, e de artesãos da Argentina.

NA ROTA DA ROTA

O 1º Festival Internacional do Chamamé realiza-se na iminência de uma conectividade cultural e econômica sem precedentes, que vem sendo vislumbrada com a concretização da Rota Bioceânica.

O município de Porto Murtinho é considerado o guardião do Rio Paraguai e o portal da Rota Bioceânica.

Uma ponte de 1.300 metros entre o município sul-mato-grossense e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, mais que um símbolo, será importante elo no contexto da Rota Bioceânica. De olho nas perspectivas e aproveitando o ambiente de envolvimento do FIC, nos dias 12 e 13 de novembro – sábado e domingo – será realizado o Seminário Internacional Portal da Rota Bioceânica: Cultura, Turismo e Logística.

Representantes do Brasil, do Paraguai e da Argentina estão escalados para tomar parte nas rodadas de diálogo, análise e projeções futuras do seminário.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, avalia que o evento vai movimentar o comércio, a cultura e o turismo, alavancando a economia com a visita de novos empreendedores interessados em conhecer a Rota Bioceânica e a região fronteiriça.

Presidente do Instituto Chamamé MS, Orivaldo Mengual observa que Porto Murtinho assume papel estratégico para a implementação da Rota Bioceânica, ao promover encontros com painéis, debates e apresentações “em torno da cultura, do turismo e dos investimentos em logística que já estão ocorrendo”, além de se apresentar como palco para uma rica programação de shows e espetáculos, feira de artesanato e atividades formativas, “construindo um ambiente” para relacionamentos, convivência, intercâmbios e negócios.

PATRIMÔNIO E BEM

Reconhecido desde dezembro de 2020, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade e, desde junho de 2021, como Bem de Natureza Imaterial de Mato Grosso do Sul, o chamamé é uma tradição que passa de geração em geração.

“Com o festival em Porto Murtinho, damos uma outra dimensão para essa cultura, dimensão que nos permite refletir sobre nossa história, nossos laços e o bem comum de nossas comunidades transfronteiriças”, avalia o presidente do Instituto Chamamé MS.

“Será uma referência de encontros culturais, de relacionamentos entre irmãos, revelação de histórias e da história que nos une, exemplo para novas gerações de valorização de um bem cultural fundamental, que é o chamamé. Signo legítimo da união cultural dos povos desta região fronteiriça, expressão cultural que envolve música, canto e dança e festas tradicionais, originado na Argentina e que teve grande popularidade, encontrando novos e fundamentais criadores em Mato Grosso do Sul, como Zé Corrêa”, reforça Orivaldo Mengual.

O prefeito Nelson Cintra reforça que o chamamé sempre esteve presente na cultura local, por influência da Argentina e do Paraguai. Para Cintra, o desafio é fazer com que as novas gerações se encarreguem de dar continuidade a este legado.

“Nosso objetivo é resgatar e estimular as novas gerações a incluí-lo em seu repertório”, afirma.

Diálogo

Eis que está de volta conhecida figurinha que "pegou gancho" por alguns an... Leia a coluna de hoje

Leia a coluna deste sábado (13)

13/12/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Raquel Naveira - poeta de ms

Embora ninguém ouça a minha voz, latejo ainda, oculta em ondas como as naus e as caravelas que partiram rumo à foz”.

Felpuda

Eis que está de volta conhecida figurinha que “pegou gancho” por alguns anos depois que, inadvertidamente, enviou “cena proibida para menores de 18 anos” em grupo errado, via aplicativo. Na época, o caso foi abafado, porém, a sequência veio em forma de exoneração, confiança abalada, “chefia” estressada, etc. e tal. Quem conhece a história não quer nem passar perto da figura e, pelos corredores, a “rádio peão” está a todo vapor. Dizem que alguém não foi consultado e poderá até mandar acionar a guilhotina.

Diálogo

Em Cuiabá, capital de mato grosso, o escritório Leinemann ortiz projetou um prédio, o solum Hub, idealizado com base no funcionamento dos cupinzeiros, que conseguem manter temperaturas internas estáveis mesmo sob calor intenso. essa solução natural foi traduzida em um desenho inteligente e adaptado ao clima mato-grossense. apostaram no conceito de biomimética, que consiste em estudar organismos e sistemas naturais para criar soluções arquitetônicas e tecnológicas. a grande inovação está no sistema de ventilação passiva. em vez de depender exclusivamente de aparelhos de ar condicionado, o edifício utiliza aberturas estratégicas e materiais planejados para permitir a circulação constante de ar. além disso, o projeto leva em consideração a orientação solar e a incidência direta de calor, protegendo fachadas sensíveis e aproveitando mais a luz natural.

DiálogoPedro Kemp e Nancineide Gonçalves

 

DiálogoCamila Queiroz

Se colar

Quem está se mexendo para formar uma federação na disputa de 2026 são o PSB e o Cidadania. Os dois partidos estão “flertando” em nível nacional e, caso ocorra o “casamento”, haverá reflexos em Mato Grosso do Sul, com afastamento das duas siglas da reeleição de Eduardo Riedel. Tudo indica que os dois partidos apoiarão Lula, o que levará ao fim da atual aliança.

Sonho meu...

Há quem diga que a federação, formada pelo Partido Renovação Democrática (PRB) e o Democracia Cristã (DC), estuda lançar candidatos ao governo do Estado e ao Senado, além de chapas para a disputa de vagas de deputado federal e estadual. Por enquanto, tem gente olhando desconfiada, principalmente porque para a disputa majoritária não haveria nome com potencial de votos. Assim sendo...

Missão

Como secretário-geral do PL, o deputado estadual Coronel David deverá buscar a união do partido, aparando arestas e fazendo com que haja convergência de propósito, que objetiva o fortalecimento da direita em MS. O parlamentar tem bom trânsito político e conta com o respeito do ex-presidente Jair Bolsonaro, de quem é amigo.

ANIVERSARIANTES

SÁBADO (13)

Igor Henrique Fabro Cabrera, 
Walter Benedito Carneiro Júnior, 
Amadeu Cláudio Ziliotto,
Isabela Manna Mascarenhas, 
Bruno Brandão,
Clóvis Luiz Cavalli,
José Brito Loureiro,
Lourival Senna,
Valter Rodrigues Mariano,
Astor Raiter,
Tiago Correia de Souza,
Vanderly Paniago do Carmo,
Viviane Baltar Van Der Laan,
Patrick Arruda Chita, 
Rosalino Rodrigues Holsbach,
Janaina Militão Moraes, 
Luzia Auda da Silva Carvalho,
Welligton de Mattos Santussi,
Adão Dias de Oliveira,
Jorge Michelo,
Maria José de Oliveira,
Marlon Tony Brandt,
José Eduardo Perez Pena,
Dr. Oreste Bentos da Cunha, 
Julio Bovi Diogo,
Dr. Silas Paes Barbosa,
Carlos Alberto Negreiros Said Menezes,
Tatiana Quintanilha Nogueira Terra,  
Rosangela Barcellos Teixeira Saturnino,
Elaine Cristina Tago,
Luciano Eduardo Dario Pasqualotto,
Yoshimatsu Yamasato,
Márcio Valério Verbiski,
João Márcio Barros,
Anderson Rogério da Silva,
Paulo Patay,
Dr. Marco Antônio Gonçalves,
Telma Leite Brun,
Benedito Selmo Figueiredo,
Maria Tereza Nince Motta,
Carlos Eduardo França Ricardo Miranda,
Lúcia Nerys do Nascimento,
Ricardo Carneiro Brumatti,
Norton Teixeira Tarso,
Denise Luzia de Amorim Ferreira,
Dalva Terezinha de Souza Zardo,
Ailton Stropa Garcia,
David Fabio Pereira Rodrigues,
Helton Luiz Moraes Bonfim,
Jairo da Silva Sntoria,
Wezer Alves Rodrigues,
Dra. Ana Lucia Tiemi Yamauchi,  
Getúlio Serafim Ribeiro,
Juliana Machado de Almeida,
Edil Bergonzi Bossay,
Luzia Aparecida Moreira Queiroz,
Waldomiro Morelli Júnior,
Ana Fernanda Gaspar do Valle,
Luzia Elizabeth Prado de Moraes,
Alcebiades Gomes de Castro,
Clóvis Antônio de Souza,
Daniely Guskuma Franco,
Cláudio Teruo Miguita,
Walmir Weissinger,
Fabiano Morais Agi,
Neda Tereza Temeljkovitch Abrahão,
Sandra Cristina Paganotti,
Leandro Batista Abdalla,
Armando Hidemitsu Shibata,
Adriano Lúcio Varavallo,
Ana Maria Mozer,
Vera Lucia Zolin León,
Alexandre Zanuncio Chaves,
Marta Schiavi,
Evandro Luiz Banheti Corredato,
Lucilio Del Grandi.

DOMINGO (14)

Ravena Pinheiro, 
Luciana Coutinho Anache Victoriano,
Marta Freire de Barros Refundini, 
Valdeth Silva Pereira, 
Ana Aparecida Lemes Muzzi Youssef, 
Iran Coelho das Neves, 
Denise Barros Andrino,
Alexandre Ramos de Ohara,
José Tajher Iunes,
Jose Tomaz Rangel de Aquino,
Tomazia Vilia Nova dos Santos Rosa,
Silvana Maria Paludo Rossoni, 
José Pereira de Souza Martins,
Sérgio Padovani,
Marco Aurélio de Oliveira Dosso,
Rodrigo Bossay Coelho,
Marisa Helena Faracco Fernandes,
Fábio Corrêa Martins,
Graciane Morales,
Reinaldo Antônio Martins,
Paulo Takamura Tanaka,
Dr. Mário Taiko Miyahira,
Demilson Gomes Trindade,
Jhonny Daniel Matias Nogueira,
Márcio de Barros,
Adelaido Luiz Spinosa Vila,
Leandro Alberto Souza Alves,
Letízia Maria Gouveia Pinheiro Murano,
Roberto Carlos Dias Toledo,
Karellyn de Arruda Baeta,
Edson Antônio Pereira,
Osvani Azambuja Viana,
Diana Akiko Miyai Majolo,
Gilson Saragosa,
Marilene Barbosa Gutierrez da Silva,
Andréia Larrea Ferreira,
Carlos Henrique Ferreira Artigas,
Luciana de Lara e Souza,
Léa Falleiros Mendes,
Maria da Conceição Bachi de Araujo,
Lizete Miranda Freitas,
Haroldo Barcellos Braga,
Francisca Garai da Silva,
Gilberto de Bazílio de Oliveira Júnior,
Maria Aparecida Borges Vieira,
Andréa Sallum Congro,
Gérson Miyahira,
Benedito Fortes Teixeira,
Luciana Icassati Almirão,
João Antunes Schmidt,  
Luzia Aparecida Vinholi, 
Florinda Antunes,
Marly Lima de Souza,
Aline Moreira de Almeida,
Mauro Márcio Bandeira,
João Antônio Oliveira,
Ana Lúcia Duarte Pinasso,
Nayra Martins Vilalba,
Reginaldo João Bacha,
Maria José Silva de Oliveira,
Pedro Luiz Monteiro,
Valdir Elton Hermes,
Marlene Felismino Loubet,
Vânia Ifran Sandim,
Mauro Moraes de Souza,
Toyomi Aratani,
Sérgio Grijó,
Élia Tamiko Nishizaki Akamine,
Sônia José Mansour Ratier,
Orlando Batista Carrapateira,
Andréa Mieko Saito.

*Colaborou Tatyane Gameiro

DIVERSÃO

5 aplicativos para fazer revelação de amigo da onça

Chegou a época das festas de fim de ano e com ela a tradicional brincadeira do amigo secreto. Conheça os melhores apps para organizar e tornar a revelação ainda mais divertida

12/12/2025 13h37

Continue Lendo...

A brincadeira do amigo oculto, também conhecida como amigo da onça ou amigo secreto, é uma tradição que reúne famílias, amigos e colegas de trabalho durante as festas de fim de ano.

Com a tecnologia cada vez mais presente no nosso dia a dia, surgiram diversas ferramentas digitais para facilitar a organização e tornar o momento da revelação ainda mais especial.

1. Amigo secreto (My Secret Santa)

Considerado um dos mais completos do mercado, o aplicativo Amigo Secreto permite criar grupos, sortear participantes automaticamente e enviar notificações para todos os envolvidos.

O diferencial está na função de revelação gradual, onde dicas sobre quem é o amigo secreto são liberadas aos poucos, aumentando a expectativa e a diversão.

Baixe no Google Play para Android

Baixe na App Store para Iphone

2. Sorteio fácil

Com interface intuitiva e design moderno, o Sorteio Fácil se destaca pela simplicidade. O app permite definir valores mínimo e máximo para os presentes, criar listas de desejos e fazer o sorteio mesmo sem que todos os participantes tenham o aplicativo instalado. Na hora da revelação, oferece recursos de animação que tornam o momento mais emocionante.

Baixe no Google Play para Android

Versão não disponível para IOS

3. Secret Santa

Popular em vários países, o Secret Santa traz recursos de chat integrado para que os participantes possam interagir anonimamente antes da revelação. O aplicativo também permite fazer enquetes sobre local e data do encontro, facilitando a organização do evento.

Baixe no Google Play para Android

Baixe na App Store pra Iphone

4. DrawNames

O DrawNames é ideal para grupos grandes e famílias numerosas. Além do sorteio tradicional, permite criar exclusões (para evitar que casais ou irmãos tirem um ao outro) e possui uma ferramenta de revelação ao vivo, onde todos podem participar simultaneamente através de videochamada integrada.

Baixe no Google Play para Android

Baixe na App Store para Iphone

Site oficial também disponível

5. Amigo oculto online

Gratuito e sem necessidade de cadastro, o Amigo Oculto Online funciona diretamente pelo navegador. Perfeito para quem prefere praticidade, o app envia o resultado por e-mail ou WhatsApp e oferece templates personalizáveis para a revelação, com temas natalinos e de fim de ano.

Baixe no Google Play para Android

Dica Extra:

Independente do aplicativo escolhido, o mais importante é o espírito de confraternização que a brincadeira proporciona.

Os apps são apenas ferramentas para facilitar a organização e adicionar um toque de modernidade a essa tradição tão querida pelos brasileiros.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).