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TRADIÇÃO PARA CANTAR E BAILAR

Festival Internacional do Chamamé será realizado em Porto Murtinho

A partir desta sexta-feira, o 1º Festival Internacional do Chamamé, em Porto Murtinho, mostra a força da expressão que une Mato Grosso do Sul a países como o Paraguai e a Argentina na dança, na música, na culinária e no artesanato

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Vai ter chamamé. Mas vai ter também guarânia, katchaka e outros estilos musicais que estão na origem da cultura de fronteira de Mato Grosso do Sul.

O 1º Festival Internacional do Chamamé (FIC), que começa nesta sexta-feira, foi lançado oficialmente na noite de sábado (5), no Cine Teatro Ney Machado Mesquita, em Porto Murtinho, com o anúncio da programação oficial do evento e a promessa de ir além da dança e da música.

O FIC, a ser realizado de 11 a 14 de novembro na cidade localizada a 440 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai, leva a assinatura do Instituto Chamamé MS e da prefeitura do município.

O lançamento marcou a inauguração do Cine Teatro e o encerramento da pesca, com início do período de defeso em todo o território estadual.

Ao longo de quatro dias, Porto Murtinho vai se colocar como a capital internacional do chamamé – mesmo ante a realização de outros festivais internacionais do gênero desde 2017 na Capital e em outras localidades –, com uma profusão cultural de ritmos, sabores, danças e artesanatos da fronteira, além de seminário e oficinas.

ATRAÇÕES

A estimativa é de que o festival mobilize aproximadamente 800 pessoas, sem contar o público, estimulando, assim, o intercâmbio cultural transfronteiriço.

No total, 37 grupos vão se apresentar, incluindo sete atrações de dança, com artistas paraguaios e argentinos, além dos nomes locais de MS, do lado de cá da fronteira.

Entre os destaques estão alguns pesos pesados da cena chamamezeira, a exemplo de: Castelo & Elinho Filho, de Mato Grosso do Sul; Fuelles Correntinos, da Argentina; e a Banda y Ballet Folklórico Municipal de Asunción e Mirta Noemí Talavera, ambos do Paraguai.

De carreira internacional, o multi-instrumentista sul-mato-grossense Marcelo Loureiro, um virtuose na harpa e diversos outros instrumentos de cordas, também é presença confirmada no FIC. A produção promete uma iniciativa “plural”, com espaço para o que chama de “ritmos correlatos” – como a guarânia, o rasqueado e a katchaka – dividindo os holofotes com o chamamé.

Nos estandes de artesanato, ganharão vitrine tanto a produção local quanto a de cidades vizinhas.

Poderão ser apreciadas e adquiridas obras e objetos de indígenas kadiwéu, da etnia ayoreo, do Paraguai, e de artesãos da Argentina.

NA ROTA DA ROTA

O 1º Festival Internacional do Chamamé realiza-se na iminência de uma conectividade cultural e econômica sem precedentes, que vem sendo vislumbrada com a concretização da Rota Bioceânica.

O município de Porto Murtinho é considerado o guardião do Rio Paraguai e o portal da Rota Bioceânica.

Uma ponte de 1.300 metros entre o município sul-mato-grossense e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, mais que um símbolo, será importante elo no contexto da Rota Bioceânica. De olho nas perspectivas e aproveitando o ambiente de envolvimento do FIC, nos dias 12 e 13 de novembro – sábado e domingo – será realizado o Seminário Internacional Portal da Rota Bioceânica: Cultura, Turismo e Logística.

Representantes do Brasil, do Paraguai e da Argentina estão escalados para tomar parte nas rodadas de diálogo, análise e projeções futuras do seminário.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, avalia que o evento vai movimentar o comércio, a cultura e o turismo, alavancando a economia com a visita de novos empreendedores interessados em conhecer a Rota Bioceânica e a região fronteiriça.

Presidente do Instituto Chamamé MS, Orivaldo Mengual observa que Porto Murtinho assume papel estratégico para a implementação da Rota Bioceânica, ao promover encontros com painéis, debates e apresentações “em torno da cultura, do turismo e dos investimentos em logística que já estão ocorrendo”, além de se apresentar como palco para uma rica programação de shows e espetáculos, feira de artesanato e atividades formativas, “construindo um ambiente” para relacionamentos, convivência, intercâmbios e negócios.

PATRIMÔNIO E BEM

Reconhecido desde dezembro de 2020, pela UNESCO, como Patrimônio Imaterial da Humanidade e, desde junho de 2021, como Bem de Natureza Imaterial de Mato Grosso do Sul, o chamamé é uma tradição que passa de geração em geração.

“Com o festival em Porto Murtinho, damos uma outra dimensão para essa cultura, dimensão que nos permite refletir sobre nossa história, nossos laços e o bem comum de nossas comunidades transfronteiriças”, avalia o presidente do Instituto Chamamé MS.

“Será uma referência de encontros culturais, de relacionamentos entre irmãos, revelação de histórias e da história que nos une, exemplo para novas gerações de valorização de um bem cultural fundamental, que é o chamamé. Signo legítimo da união cultural dos povos desta região fronteiriça, expressão cultural que envolve música, canto e dança e festas tradicionais, originado na Argentina e que teve grande popularidade, encontrando novos e fundamentais criadores em Mato Grosso do Sul, como Zé Corrêa”, reforça Orivaldo Mengual.

O prefeito Nelson Cintra reforça que o chamamé sempre esteve presente na cultura local, por influência da Argentina e do Paraguai. Para Cintra, o desafio é fazer com que as novas gerações se encarreguem de dar continuidade a este legado.

“Nosso objetivo é resgatar e estimular as novas gerações a incluí-lo em seu repertório”, afirma.

Correio B+

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz

"Não é influência positiva, é propaganda de misoginia". Especialista em relacionamentos, a Dra. em psicologia Vanessa Abdo explica como a ideologia do movimento afeta nos direitos das mulheres e contribui para o incentivo à violência

13/12/2025 17h00

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz

B+: Especialista explica o que é o red pill, que ganhou repercussão após caso de Thiago Schutz Foto: Divulgação

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O termo “red pill” tem gerado em muitos debates nas redes sociais devido à denúncia de agressão e tentativa de estupro de Thiago Schutz, conhecido como “Calvo do Campari”. O coach foi detido em Salto (SP) no último dia 29 de novembro, após ser denunciado para a Polícia Civil pela namorada. Thiago Schutz é considerado influenciador do movimento “red pill”, por produzir conteúdos e ser autor de livro que aborda o tema.

Mas afinal, você sabe o que significa o movimento “red pill” e por que ele afeta violentamente as mulheres? Para responder a essa pergunta e esclarecer outras dúvidas sobre o tema, conversamos com a doutora em Psicologia Vanessa Abdo.

Sobre o termo

O nome “red pill” (pílula vermelha, em português) vem de um conceito fictício do filme “Matrix” (1999), em que a pílula vermelha seria a escolha para "despertar" e ganhar "consciência" da realidade do mundo.

Com essa narrativa, o movimento red pill passou a criar teorias da conspiração que incentivassem os homens a “acordem para a realidade” e não serem “dominados” pelas mulheres.

“O red pill se apresenta como uma ‘verdade sobre as relações’, mas na prática é um conjunto de ideias que reduz mulheres a objetos, corpos, funções ou serviços e coloca os homens como dominantes e superiores. É uma ideologia que traveste controle e desprezo como se fossem ‘ciência comportamental’. Quando os nossos corpos são objetificados, não tem graça. Isso não é sobre relacionamento, é sobre poder”, afirma a psicóloga Dra. Vanessa Abdo.

Qual a relação do red pill com a misoginia?

“A base do red pill é a crença de que as mulheres valem menos, sentem menos, pensam menos ou merecem menos. Isso é misoginia. O movimento estimula o desprezo pelas mulheres, especialmente as fortes e independentes, justamente porque homens que aderem a esse discurso precisam de parceiras vulneráveis para manter no seu controle. A misoginia não é efeito colateral do red pill, é sua espinha dorsal.”

Por que o red pill é tão perigoso para toda a sociedade, principalmente para as mulheres?

“Porque ele normaliza a violência. Quando você cria uma cultura em que mulheres são tratadas como objetos descartáveis, a linha entre opinião e agressão se dissolve. Esse tipo de discurso incentiva violências físicas, psicológicas, sexuais e digitais, que são camufladas como humor ou “liberdade de expressão”. Uma sociedade que naturaliza o desprezo por mulheres adoece, retrocede e coloca todas em risco.” 

Nas redes sociais, muitos homens fazem uso de um discurso de ódio às mulheres disfarçado de humor. Qual a diferença da piada para a incitação à violência?

“A piada provoca riso, não medo. A piada não tira a humanidade do outro. Quando o ‘humor’ reforça estereótipos, desumaniza mulheres e legitima agressões, ele deixa de ser brincadeira e se torna uma arma. A diferença está na intenção e no efeito. Se incentiva o desrespeito, a dominância ou a violência, não é humor, é incitação.

É importante reforçar que combater a misoginia não é sobre guerra dos sexos, é defesa da vida. Toda vez que normalizamos piadas que objetificam mulheres, abrimos espaço para violências maiores. Precisamos ensinar homens, especialmente jovens, a construir relações baseadas em respeito, não em dominação. E precisamos dizer claramente que humor não pode ser usado como máscara para ódio.”

Na internet, muitas pessoas consideram quem prolifera o movimento red pill como “influenciadores digitais”. Qual a sua opinião sobre isso?

“Influenciadores pressupõem responsabilidade social. Quem difunde ódio e objetificação influencia, sim, mas influencia para o pior. Não podemos romantizar a figura de alguém que lucra reforçando violência simbólica e emocional contra mulheres. É preciso nomear corretamente: isso não é influência positiva, é propaganda de misoginia.”

Sobre o caso de Thiago Schutz, surgiram muitos julgamentos sobre as mulheres que tiveram um relacionamento com ele mesmo cientes do posicionamento que ele adota nas redes sociais. Como você avalia isso?

“Culpar mulheres é repetir a lógica da violência. O discurso misógino desses movimentos é sedutor exatamente porque se disfarça de humor, lógica ou ‘verdade inconveniente’. Relacionamentos abusivos não começam abusivos, eles começam carismáticos. Além disso, mesmo quando uma mulher percebe sinais de risco, ela pode estar emocionalmente envolvida, vulnerável ou acreditar que será diferente com ela. O foco não deve ser questionar as mulheres, mas responsabilizar quem propaga discursos que desumanizam e ferem.”

Como uma mulher pode identificar um homem misógino?

“Existem sinais claros:

* Desprezo por mulheres fortes ou independentes.

* Humor que sempre diminui o feminino.

* A crença de que mulheres devem ser controladas ou colocadas ‘no seu lugar’.

* Incômodo com a autonomia da parceira.

* Falas generalizantes, como ‘mulher é assim’ ou ‘toda mulher quer…’.

Desconfie de homens que desprezam mulheres, especialmente as fortes. Eles precisam que a mulher seja vulnerável para se sentir poderosos.”

Como uma mulher pode identificar que está dentro de um relacionamento abusivo?

“O abuso aparece em forma de controle, medo e diminuição. Se a mulher começa a mudar sua vida, roupas, amizades ou rotina para evitar conflitos, se se sente culpada o tempo inteiro; se vive pisando em ovos, se sua autoestima está sendo corroída, se há chantagem, humilhação, manipulação ou isolamento, isso é abuso. Não precisa haver agressão física para ser violência.”

Como podemos ajudar uma mulher que é vítima de um relacionamento abusivo?

“O principal é acolher, não julgar e não pressionar. Ela já vive em um ambiente de medo e culpa. Oferecer apoio prático, ouvir, ajudar a montar uma rede de proteção, encaminhar para serviços especializados e incentivar ajuda profissional é mais efetivo do que dizer: ‘saia desse relacionamento’. O rompimento precisa ser planejado. Segurança vem antes de tudo.”

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Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento

Médica-veterinária explica que cães e gatos não têm o mesmo comportamento alimentar dos humanos e aponta possíveis razões para recusarem a ração

13/12/2025 15h30

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento

Pet B+: Pets enjoam da ração? Entenda os motivos do seu animal perder o interesse pelo alimento Foto: Divulgação

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Não é raro os responsáveis por pets observarem que seu animalzinho perdeu o interesse pelo alimento oferecido, e a primeira coisa a se pensar é que ele enjoou da ração. Afinal, a ideia de comer a mesma coisa todos os dias, em todas as refeições, não parece muito atrativa para nós, seres humanos. E como os pets, de modo geral, costumam ter uma única fonte de alimento, o desinteresse seria um sinal de que está na hora de trocá-lo.

Para quem se pergunta se o animal de companhia “enjoa” da ração, a resposta, do ponto de vista biológico, é que cães e gatos não precisam de trocas frequentes de alimentos apenas por variedade de sabor. Estudos mostram que os cães têm menos botões gustativos do que os humanos e são muito mais influenciados pelo olfato, pela textura e pela forma como o alimento é apresentado do que pela “novidade” do sabor em si.

Já os gatos são reconhecidamente mais seletivos, especialmente em relação ao aroma, à textura, à crocância e ao formato do alimento, o que ajuda a explicar por que podem recusar determinadas rações com mais facilidade.

“Enquanto os cães têm o olfato e a audição muito apurados em comparação aos seres humanos, o paladar é menos desenvolvido, de modo que eles tendem a aceitar bem uma dieta constante, sem necessidade de trocas frequentes apenas para evitar um suposto “enjoo”. Já os gatos, por serem mais exigentes quanto ao aroma e à textura, podem recusar o alimento quando há mudanças na formulação, no formato ou na crocância”, explica a médica-veterinária Amanda Arsoli.

Outro ponto importante é que os alimentos de qualidade são formulados para oferecer alta palatabilidade, uma combinação de fatores que envolve o aroma, a textura, o sabor e até a forma como é processado e apresentado. Esse conjunto de características estimula o consumo e garante que cães e gatos se alimentem de forma adequada, mantendo sua saúde e vitalidade.

Mas se os pets não costumam enjoar do alimento, por que então podem passar a recusá-lo? Amanda Arsoli explica que a falta de apetite é um sinal de alerta. “A redução ou até a recusa da alimentação pode estar ligada a fatores como estresse, alguma doença, mudanças no ambiente ou na rotina, chegada de outro animal ao convívio ou ainda alterações na formulação do alimento.

Diante de uma recusa persistente, é importante consultar o médico-veterinário de confiança, para que avalie o histórico do animal, realize os exames físicos e laboratoriais necessários e oriente, de forma adequada, sobre a necessidade – ou não – de mudança do alimento”.

Para complementar, Amanda Arsoli lista algumas razões que podem fazer com que o pet passe a recusar o alimento oferecido:

- Armazenamento incorreto, o que pode fazer com que o alimento perca aroma e outras características importantes. O ideal é que a ração seja mantida na embalagem original, pois ela foi desenvolvida para preservar as propriedades do produto. Além disso, a embalagem deve estar bem fechada e em local fresco e arejado, longe da luz, umidade e de produtos químicos;

- O comedouro estar em local inadequado, como ambientes muito quentes ou próximo de onde o animal faz suas necessidades;

- O alimento ficar muito tempo exposto no comedouro, perdendo suas características e atraindo pragas que possam contaminá-lo;

- Em dias muito quentes, o animal pode não ter vontade de comer nos horários de costume. O ideal é oferecer o alimento pela manhã e final do dia, por serem horários mais frescos;

- Oferecer petiscos em excesso, o que pode prejudicar o apetite e fazer com que o pet rejeite a ração.

 

Entender o comportamento alimentar dos pets, ficar atento ao quanto o animal está ingerindo diariamente e manter consultas periódicas ao médico-veterinário são atitudes essenciais para preservar a saúde e o bem-estar de cães e gatos ao longo de toda a vida.

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