Correio B

AGENDA CULTURAL

Mostra de curtas ao ar livre, cover do Pink Floyd, samba e muito mais

Mostra de curtas ao ar livre e sessão única do longa "Miúda e o Guarda-Chuva" são boas pedidas para celebrar o Dia Internacional da Animação; cover do Pink Floyd, samba do Sampri e, nos cinemas, Coldplay ao vivo estão entre as opções musicais

Continue lendo...

Hoje é o Dia Internacional da Animação (DIA) – por conta de uma projeção pioneira, em Paris, no ano de 1892 –, e o coletivo Transcine – Cinema em Trânsito põe Campo Grande no mapa das cidades brasileiras que celebram a data, com uma mostra de desenhos em curta-metragem produzidos no Brasil e em outros países.

A mostra será realizada em duas sessões, com acesso gratuito: hoje, a partir das 19h30min, no Teatro de Arena do Horto Florestal (Av. Fábio Zahran, nº 316, Centro), e amanhã, a partir das 18h, em frente ao Núcleo Humanitário da Nhanhá (Rua do Comércio, nº 149, Jardim Nhanhá). Além do núcleo, a Secretaria

Municipal de Cultura e Turismo da Capital também apoia a iniciativa.
Confira os curtas nacionais que serão exibidos nesta sexta-feira: “Quando os Morcegos Se Calam”, de Fábio Lignini; “(Ovo)”, de Mônica Moura; “Cadim”, de Luiza Pugliesi Villaça; “Solitude”, de Tami Martins; “ErêKauã”, de Paulo Accioly; “Íris”, de Sofia Travassos; “Quando a Chuva Vem?”, de Jefferson Batista; “Um Artista da Fome”, de Moisés Pantolfi; “Tá Foda”, de Aline Golart, Denis Souza, Fernanda Maciel, Icaro Castello, Ligia Torres e Victoria Sugar; e “Coelhitos e Gambazitas”, de Thomas Larson. Classificação indicativa: 12 anos.

“Cantar com Sentido, Uma Biografía de Violeta Parra”, de Leonardo Beltrán; “Signs”, de Dustin Rees; “Tough”, de Jeniffer Zheng; “Estou”, de Pedro Martins; “Kockpera”, de Kata Gugic; e “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, de Bruno Caetano, são os curtas internacionais que também ganham exibição hoje. Classificação indicativa: 14 anos.

“Campo Grande carece de eventos de cinema, ainda mais no que tange à animação. Ocupar espaços públicos, praças e ruas com exibições cinematográficas faz parte da comemoração de 10 anos de resistência do nosso cineclube no Estado. O Dia Internacional da Animação contribui com o fomento à produção de filmes na cidade”, pontua a cineasta Mariana Senna, coordenadora do Transcine, que completa 10 anos em 2022.

Voltada para o público infantil, a sessão de amanhã do DIA vai exibir: “Curta Diferenças”, de Lisandro Santos; “O Papagaio e a Pipa”, de Tiago Mal; “O Templo do Rei”, de Verônica Cabral; “Flamlet”, do Estúdio Escola de Animação; “Aquarelado”, de Elisa Guimarães; “Shazem!”, de Maiara Araújo; “Mind Duck”, de Lilly Nogami; “ErêKauã”, de Paulo Accioly; “Sai de Baixo (Pixelito episódio 02)”, de André Placitte; e “Aurora – A Rua que Queria Ser um Rio”, de Radhi Meron. Classificação indicativa: livre. Mais informações: diadanimacao.com.br.

MIÚDA E SAMPRI

Outra boa pedida para quem gosta de cinema de animação é o longa-metragem nacional “Miúda e o Guarda-Chuva” (2019), com direção de Amadeu Alban, em cartaz na sessão Cineclubinho do Sesc Cultura, amanhã, às 16h30min. No enredo, a garota Miúda alimenta a sua pequena planta carnívora de estimação com um banquete de formigas. A menina sonha que a planta a chame pelo nome, mas o vegetal exige uma quantidade cada vez maior de formigas, que acabam se aliando a Miúda.

Antes do Cineclubinho, o Sesc Cultura promove uma oficina, às 15h, para a garotada aprender a fazer bonecos de gravetos. Para participar, é preciso ter, pelo menos, cinco anos de idade e estar acompanhado de um adulto. O material necessário são dois gravetos, uma tesoura sem ponta, um pincel fino e cola branca.
Sábado também é dia de show do Sampri no Sesc Cultura, que se localiza na Av. Afonso Pena, nº 2.270, Centro e oferece uma programação completamente gratuita. O grupo feminino de samba ocupa o átrio do centro cultural a partir das 18h, para apresentar sucessos do gênero e também um pouco de serestas.

BADAIÁ E BOLONHESA

No Espaço Sesc do Shopping Norte Sul Plaza, a programação infantojuvenil também é grátis. No sábado, 15h, a Cia Teatro do Mundo apresenta “Histórias de TerRir da Turma do Bolonhesa”, montagem que traz o grupo de palhaços dando a sua versão para histórias de terror. Ou seja, prepare-se para mais risos que sustos. O terrir é um termo cunhado pelo cineasta Ivan Cardoso, de filmes como “As Sete Vampiras” (1986) e “O Segredo da Múmia” (1982). 

No domingo, às 15h, a Cia Badaiá Arte apresenta uma divertida sessão de histórias escritas por Eva Furnari – “Rumboldo”, “Pandolfo Bereba”, “Lolo barnabé”, “Bruxa Zelda e os 80 Docinhos”, etc – que será permeada de brincadeiras com palavras que a autora destaca em sua criativa compilação de jogos da cultura popular brasileira reinventada.

COLDPLAY

Formada por Guy Berryman (baixo), Jonny Buckland (guitarra), Will Champion (bateria) e Chris Martin (vocal e teclado), o Coldplay é o grande destaque nos cinemas, com a transmissão ao vivo dos shows que o quarteto de britpop faz em Buenos Aires, no Estádio River Plate, pela concorrida turnê “Music of the Spheres”, nome do nono álbum de estúdio do grupo, lançado em 2021. No repertório, “Yellow”, “Fix You” e outros clássicos.

MUSSUM

No streaming gratuito, o Sesc Digital (sesc.digital/colecao/cinema-em-casa-com-sesc) disponibiliza, entre outros destaques, “Mussum, O Filme do Cacildis” (2019). Dirigido por Susanna Lira, o documentário conta a trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994), o Mussum.

Músico e comediante, ele foi revelado no grupo Os Originais do Samba e tornou-se um astro do cinema e da tevê brasileira como integrante da trupe de humor Os Trapalhões. Extremamente engraçado em suas esquetes, Mussum permanece como um ícone pop nas redes sociais, em camisetas e campanhas publicitárias. Disponível até 27 de dezembro.

Diálogo

O resultado das urnas abriu desfile dos mais diferentes modelos de pijama... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

16/10/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Clarice Lispector - escritora brasileira

Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. 
Nunca se sabe qual é o defeito 
que sustenta nosso edifício inteiro”.

FELPUDA

O resultado das urnas no dia 6 de outubro abriu a porta do salão de desfile dos mais diferentes modelitos de pijamas, que serão escolhidos por políticos de todos os matizes. O grupo que tropeçou no tapete vermelho em direção à vereança é bem maior, seguido de algumas “lideranças” que se achavam ainda com desenvoltura para a disputa e se deram mal. Venceu o prazo de validade! Tal afirmativa foi consenso 
entre os analistas de plantão, após a totalização dos votos.Como se vê...

Diálogo

Torneio

No período de 18 a 20 de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região e o Ministério Público do Trabalho em MS realizarão o 1º Torneio de Futebol Feminino Indígena. A abertura será às 17h, 
na Praça Esportiva Elias Gadia, em Campo Grande.

Mais

As disputas acontecerão na modalidade de futebol society. Participarão seis equipes, representando os municípios de Campo Grande, Caarapó, Aquidauana, Dourados, Miranda e Sidrolândia.

DiálogoMaria José Falcão Alves e Antonio Falcão Alves

 

DiálogoPaula Nogueira

Benesses

Antes mesmo de tomarem posse para a nova legislatura, vereadores eleitos e reeleitos estão cada um remando para um lado no quesito benesses políticas. Assim, a Câmara Municipal poderá iniciar 
seus trabalhos com interesses
dos seus 29 integrantes
se sobrepondo ao desempenho esperado pelos 898.100 habitantes (censo de 2022) 
de Campo Grande.
Mal, mal...

Vazio

As três cadeiras conquistadas pelo PT na Câmara Municipal de Campo Grande terão seus titulares com posturas independentes em nível regional. O fiasco da participação dessas lideranças na campanha eleitoral deste ano criou, segundo análise de alguns integrantes da sigla, certo distanciamento, que, inclusive, poderá levar cada um deles a alçar voos mais altos, pois perceberam que há um vácuo de potencial eleitoral.

Munição

Ao atribuir à prefeita Adriane Lopes a responsabilidade por transtornos causados pelas recentes chuvas, a candidata Rose Modesto teria acabado fornecendo munição para a adversária, avaliam “políticos de quatro costados”. Em dezembro de 2015, quando era vice-governadora pelo PSDB, Rose viu a Capital passar por problemas semelhantes, com alagamentos em 16 pontos importantes, veículos arrastados e uma morte. Na época, não teria mostrado nenhuma preocupação.

ANIVERSARIANTES

Maria Fernanda Tedesco Rodrigues, 
João Cordeiro da Silva Filho,
Caroline Mendes Dias,
Antônio Braz da Silva, 
Juliana Paracampos, 
Alberto Rodrigues Soares,
Carlos Dias Andrade,
Marly de Souza Corrêa,
Clodoilson dos Santos Pires,
Renato Costa Alves,
Dr. Flávio Jacó Chekerdemian, 
Silvia Madelini Fernandes, 
José Roberto Barros Cavalcante,
Karen Zenaro, 
Ruth Shinzato Yoshitake,
Maria Cristina Rangel Torres, 
Aderbal Netto Maroni,
Maria Tereza Sales Filgueiras,
Kenya Camila Fernandes Beltrão,
Dr. Fernando Valladares Novaes,
Sônia de Menezes Nogueira,
Isabel Correa,
Marines Leandro da Silva,
Márcio Roberto Tadano Miguita, Ibrahim Emilio Saddi,
Felipe Garcia da Silva,
Arquimedes Leite de Andrade Sobrinho,
Iracy Montanha da Silva,
Dr. Roberto Teruya, 
Elizabeth Cordeiro Pereira,
Claudia Villaruel,
Lucimara Jose da Silva,
Dr. José Oswaldo Virgilio,
Ailete Fiori Adelaido Gonçalves,
Marco Antônio Tinoco,
Adalberto Setubal de Lima,
Edith Canhete Costa,
Antônio Carlos Barbosa,
Marcelo Augusto de Souza Bexiga,
Cleuza Lemes Nogueira,
Cristina Quadros,
Sebastião Alves Pereira,
Dilma Rodrigues Machado,
Sônia Gonçalves Bueno,
Edson Brandao da Silva Junior, George Luiz Lunardon Nunes,
Dr. Paulo César dos Santos Figueiredo, 
Luiz Carlos Iglécias, 
René de Golveia,
Dalva Célia Corsini,
João Lopes da Silva,
Eduardo Antonio Michellis,
José Tojo Mota,
Kátia de Moraes e Souza,
Luíza de Souza Freitas,
Rosa Maria Franco,
Maria Emília Vasquez,
Lucimara Gonçalves,
Ana Elisa Montanha,
Adão Ferreira de Souza,
Renata Ribeiro,
Wilson Gonçalves Junior,
Maria Conceição Ferreira,
Sandro Rocha,
Glaucio Cesar Vieira,
Edson Rodrigues da Silva,
Laurentino Garcia Goes,
Milton Massayuki Yoshimoto,
Eliane Meireles Nespoli Ferzeli, Marcos Antônio Momesso,
Márcia Ardaia Fagundes Ferreira, 
Frederico José Pereira Leite,
Jerusa Gabriela Ferreira,
Lucianio Leandro da Silva,
Fábio Targino da Cruz,
Luciene Justino Machado,
Marta Cristina de Castro,
Luizinho Manoel dos Santos,
Edson Augusto Moringo,
Bruno Fernandes Oliveira,
Aroldo Albuquerque,
Custódio Vicente Garcia,
Ana Lúcia Quirino Antunes,
Geraldo Junkes,
Ronaldo Terra,
Eliza Shizue Fukui,
Valbério Nobre de Carvalho, 
Cláudio Santos Viana,
Sílvio Aparecido Campos,
Ricardo Antonio Rocha,
Mara Silvia Piccinelle, 
Elieda Borges da Costa,
Luciano dos Santos Amaral,
Elpídio Belmonte de Barros Junior,
Marli Messias de Souza,
Sabrina Queiroz Monney Rotunno,
Hélio Tadeu Ruiz,
José Cesário dos Santos Filho,
Rui Volmar Pederiva,
Vilmar de Ávila,
Cláudia Adriana Lensone,
Maria Aparecida Rodrigues de Souza,
Mariana Lakatos Silva,
Rudney Lino Duarte,
César Augusto Batiston,
Nicanor Antonio Lunardelli Ramos,
Teodomiro Morais de Almeida,
Waldo Nantes de Oliveira Leão,
Fabiana Candido Maia.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Evento Gratuito

Projeto Vizinhança na Praça exibe filme ao ar livre em municípios de MS

A primeira amostra será no dia (19) com a exibição de seis filmes em Jaraguari

15/10/2024 17h20

Divulgação Projeto Vizinhança

Continue Lendo...

A magia do cinema segue encantando por meio do projeto “Vizinhança na Praça”, que promove neste sábado (19) uma sessão de cinema ao ar livre, na Praça Demétria Veiga em Jaraguari.

O projeto colocará o “pé na estrada”, levando exibiçõesao ar livre de produções regionais e totalmente gratuitas para sete municípios de Mato Grosso do Sul.

A primeira parada será em Jaraguari, com direito a experiência completa com pipoca, refrigerante e o compromisso de acessibilidade por meio de um intérprete de libras.

Conforme explicou o jornalista e um dos idealizadores do projeto, Lucas Arruda, muito embora o coletivo tenha feito exibições em outros municípios, nenhuma foi neste porte.

“Agora estamos exibindo 28 filmes por 7 cidades, finalizando na Capital. Isso é muito importante para divulgar o cinema local, formar público e levar a experiência para pessoas que nunca tiveram acesso ao cinema aqui no Estado", disse Lucas.

Divulgação Projeto Vizinhança

Exibições

No dia 19 de outubro, o jaraguariense, a partir das 19h, irá assistir os seguintes filmes:

  • Cinzas do Pantanal, de Mariana Marques (animação);
  • A Mágica do Lambe Lambe, de Marinete Pinheiro e Rachid Waqued (documentário);
  • Sem Paralelo, de Andréa Freire (documentário);
  • Tá Sabendo?, de Lucas Verão (ficção).


A autora e cineasta do filme "Cinzas do Pantanal", que será exibido aos munícipes, reforçou a importância do projeto.

"Mostrar que Mato Grosso do Sul tem produção de cinema é fundamental, mas mais do que isso, o projeto conecta o público à classe artística local. Há cachê para exibição das obras, o que valoriza o trabalho autoral e coloca a cultura no patamar de valor que ela merece, porque é algo essencial à população."

Outros municípios

O coletivo ainda seguirá para Terenos no dia 26 de outubro e, a partir de novembro:

  • Nova Alvorada do Sul - (09/11);
  • Rochedo (15/11);
  • Ribas do Rio Pardo (23/11);
  • Sidrolândia (30/11);
  • Campo Grande (7/12).
Divulgação Projeto Vizinhança

Logística

"A equipe de viagem é composta por 8 pessoas e já estamos trabalhando nisso desde agosto. Tivemos que resolver muitas questões logísticas, como definir espaços, falar com prefeituras e garantir a segurança, pois algumas cidades têm estradas complicadas para dirigir à noite. Esse projeto só sai do papel graças ao incentivo financeiro do governo federal, e é muito bacana que possamos levar essa experiência para o público", explicou Lucas.

O projeto ocorre com apoio da Lei Paulo Gustavo, via Ministério da Cultura e Governo Federal, com edital promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).