Enquanto durou os tempos mais rígidos de isolamento, encontros como a Parada Nerd eram impossíveis de serem realizados, mas agora o evento está de volta e com data marcada, para os dias 21, 22 e 23 de outubro.
Como ressalta o diretor-executivo da Parada Nerd, Alex Tominaga, a pandemia tornou a PN inimaginável de acontecer, um ano após a vinda dos dubladores Guilherme Briggs e Úrsula Bezerra, e o primeiro do encontro em sua casa nova, o shopping Bosque dos Ipês.
"Pela primeira vez em 6 anos, seria nosso primeiro ano começando já com o projeto, parceiros e até patrocínio, a chegada da pandemia por aí só já foi um baque, por que pelo rumo das coisas, já em março sabíamos que não rolaria evento", comenta ele.
Até 2021 a Parada Nerd permaneceu intocada por seus organizadores, mas a paixão do público, sempre perguntando sobre o retorno do encontro é o que moveu a realização do evento neste ano.
"Respondíamos que não tínhamos planos nem interesse em fazer eventos enquanto não fosse seguro", responde Alex, em entrevista ao Correio do Estado, afirmando que esse ano o evento só sai porque ainda estão muito preocupados com as medidas de biossegurança.
Sendo um evento que conquista o público há mais de cinco anos, a Parada Nerd cresceu em Campo Grande e tornou-se referência entre os admiradores da cultura pop, e foi o público que "reviveu" o evento.
"Nosso impulsionador principal, foram as pessoas vindo até nos perguntar sobre a edição deste ano. Com certeza não teríamos interesse em fazer se não sentíssemos essa comoção toda do público", responde o diretor-executivo.
O retorno
Com o básico da Parada Nerd garantido para 2022, atrações como o campeonato de Kpop; concurso de Cosplay; dois estandes temáticos e interativos, além de 18 lojas temáticas, a organização garante que ainda é possível surpreender.
"Definitivamente, ainda temos muitas "cartas na manga". Como MS está longe de ser um polo nesta área de cultura pop e eventos Geeks, ainda temos muitas referências e também novidades que nunca apareceram por aqui", comenta Alex.
Com o evento sendo referência local, ele explica que, a ideia é justamente trazer para o campo-grandense conteúdo não encontrado aqui, principalmente para quem não tem como consumir em outro lugar.
"Mas também pensamos em novidades a nível nacional, mas ainda precisamos de um pouco de evolução", pontua o representante.
Alex ainda cita que, com o passar dos anos, a mudança no que a Parada Nerd era e se tornou, além de visível aos olhos do público, foi motor para a profissionalização de algo que hoje movimenta a economia e cultura local.
"Começamos como um hobby, e a com a evolução fomos naturalmente forçados a profissionalizar tudo. Em 2014 não tínhamos a MÍNIMA ideia dos trâmites e burocracias exigidas para eventos desta forma. Hoje somos empresa, temos centenas de pessoas trabalhando durante o período de evento, são meses de planejamento e o peso da responsabilidade com o público só cresce", revela.
Ainda que grande, Alex frisa que a Parada Nerd mantém o espírito de "evento para se curtir em famíli", como era pelos corredores da escola, pela Associação Okinawa, até chegar - pelo 2º ano - ao Shopping Bosque dos Ipês.
"Buscamos manter a mesma essência do primeiro evento, em ser totalmente familiar e fornecer entretenimento e conteúdo de qualidade. Sempre estamos buscando atualização dos conteúdos pra proporcionar novidades e atender o que o público pede. Eu diria que o que mudou, foi justamente nossa forma em projetar e executar, mas o pensamento e objetivos, continuam o mesmo", finaliza ele.
Importante frisar que os ingressos já estão disponíveis para venda. Sendo que há possibilidade de compra para datas específicas, pacote, ou válido para dois dias (sábado e domingo), já que a sexta-feira terá uma entrada especial e será anunciada em breve.
Acompanhe a Parada Nerd nas redes sociais (@paradanerd) para ficar por dentro das divulgações.