Correio B

MUSICA

Rihanna faz show curto, mas eficiente no Rock in Rio

A cantora atrasou 45 minutos para entrar em ação

FOLHAPRESS

27/09/2015 - 10h04
Continue lendo...

Os fãs chegaram ao Rock in Rio com bolsos abarrotados de dólares. Mas, em vez de políticos brancos caquéticos, as cédulas traziam a imagem de uma cantora de Barbados, ex-colônia inglesa no Caribe.

Jogaram as notas para o alto quando Robyn Rihanna Fenty, ou simplesmente Rihanna, finalizou um show curto (pouco mais de uma hora), em que tocou versões reduzidas das músicas, com seu hit mais recente: "Bitch Better Have My Money" - em português, algo como "Vaca, melhor ter a minha grana".

Qual o valor dessa caribenha para a música pop? Sua apresentação no Rock in Rio, o último deste sábado (26), mostrou que sua cotação multiplicou que nem dólar desde 2011, última passagem pela cidade.

Impressionada com a plateia cantando suas músicas, soltou uma sucessão de "oh shit" ("caramba" seria uma tradução comportada). A empolgação rendeu falatório nas redes sociais, em comentários como "a cada dez palavras de Rihanna, 34 são 'shit'" e "'shit' pra Rihanna é tipo 'cara' pro Dinho Ouro Preto".

A cantora atrasou 45 minutos para entrar em ação. Lucro, perto das 2h de demora na edição de 2011.

Já passava da meia-noite, horário marcado para seu show, quando postou numa rede social um vídeo de bastidores, com figuração de Angélica e Luciano Huck. À 0h45, sirenes vermelhas anunciaram a chegada de Rihanna ao palco Mundo.

Ela surgiu envolta em fumaça e iluminação vermelha. O casacão e a calça folgada amarelos, no melhor estilo rapper dos anos 1990, contrastavam com a blusa azul colada. Pulseiras, anéis e colar de brilhantes completavam o visual. E visual é tudo para uma estrela do pop, o que Rihanna sem dúvida é.

Não é para levar a mal. Ela flerta com o rock mesmo em poperôs como "We Found Love", sobre "encontrar um amor num lugar sem esperança". "Man Down" se esbalda no reggae de Bob Marley.

E sua atitude é mais "vida loka" que colegas do gênero. É claro que, comparada a ela, a rebeldia de uma Miley Cyrus da vida soa tão genuína quanto bacon de soja.

Rihanna parece o tipo de garota que sempre gostou de encrencas, e não uma ex-estrela da Disney que começou ontem o curso "Como Ser uma Bad Girl".

Em suas redes sociais, posa de "sommelier" de baseados. E tem os clipes polêmicos, claro.

Em 2009, apanhou do então namorado Chris Brown. Dois anos depois, lançou um clipe em que atira num parceiro fictício que teria abusado dela. ("Man Down", na verdade, foi escrita por dois irmãos como uma resposta feminina a "I Shot the Sheriff", de Bob Marley.)

O vídeo de "S&M" (acrônimo para sadomasoquismo) tem cenas de gente amarrada e chicoteada. Foi banido em mais de dez países. O de "Bitch Better Have My Money" traz uma gangue liderada por Rihanna que sequestra e tortura uma dondoca. A lista continua.

Rihanna foi mais espontânea no palco do que outros cantores pop bem ensaiados. Quando um fã joga algo em sua direção, manda um olhar de poucos amigos e avisa: "Não ataque nada em mim".

Revela ainda um lado "Rihanna Ostentação", em músicas como "Pour it Up", na qual cita clubes de striptease e canta: "Tudo o que vejo são sinais, tudo o que eu vejo são sinais em dólares".

Mas, no fim das contas, um acervo poderoso de hits -da agitada "Please Don't Stop the Music" à balada "Unfaithful" - garante um espetáculo na medida para agradar seu público.

Ela deixa o palco à 2h15, dando pulinhos enquanto corre com a bandeira do Brasil. Promete voltar o quanto antes para o Rio. Os fãs, animados, parecem dispostos a pagar para ver e rever Rihanna. Bitch, better have her money.

Saúde e clima

Calor intenso: quatro dicas para lidar com a queda de pressão

Com temperaturas perto dos 40ºC, é comum a pressão baixa em algumas pessoas; saiba o que fazer

12/01/2025 16h40

Calorão pode fazer a pressão cair

Calorão pode fazer a pressão cair Arquivo

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul tem nos últimos dias, municípios com a temperatura superior a 40ºC, caso de Porto Murtinho, que neste início de 2025 tem acumulado recordes de temperatura no Brasil.

Nas grandes cidades do Estado, a situação não é diferente e a temperatura também tem rondado os 40ºC, por causa de uma bolha de calor que está sobre o centro da América do Sul. 

Este período do verão, com sol quente e altas temperaturas, é propício para quedas de pressão, também conhecida como hipotensão. A causa da hipotensão é o calor em excesso, que provoca a vasodilatação das artérias, principal geradora deste incômodo estado de saúde. 

"A queda de pressão está associada a sintomas como tontura, sensação de desmaio ou desmaio, turvação visual, palidez na pele, suor frio e náuseas", informa Amanda Gonzales, cardiologista do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em entrevista ao site Minha Saúde. 

A especialista também lembra que os casos são mais frequente são em idosos, pessoas com diabetes e pacientes que fazem uso de medicamentos como diuréticos e vasodilatadores. 

Diante destes desafios impostos pelo calorão, como lidar com a queda de pressão em temperaturas extremas?
Aqui vão algumas dicas, enumeradas pela cardiologista: 

  • Se alimente corretamente
  • Se mantenha hidratado
  • Pratique exercícios físicos em horários com menos sol ou em locais climatizados
  • Levante-se devagar e em fases (Se sente e aguarde alguns minutos, se levante e aguarde alguns minutos e então caminhe)

A médica ainda orienta: "Caso o sintoma de hipotensão apareça, é importante que a pessoa sente-se ou até mesmo se deite e eleve um pouco as pernas. Se não apresentar enjôo, deve-se oferecer água ou outro líquido, como medida de hidratação".

Sal embaixo da língua?

E o famoso sal embaixo da língua, receita de vó, famoso no senso comum por ajudar a regular a pressão arterial em episódios de pressão baixa, funciona?

A médica explica que a crença popular não é eficaz. 

 "Não existe indicação para colocar sal embaixo da língua, basta ingerir uma boa quantidade de água ou outros líquidos, de preferência gelado, deitar e esperar a pressão e os sintomas melhorarem", esclarece a cardiologista. 

E quando buscar ajuda médica?

A cardiologista explica que o paciente deve buscar ajuda médica se os simtomas permanecerem, depois de todos os cuidados citados acima. Se houvere dor no peito, palpitação e desmaio também é indicado procurar um médico.

"Pessoas que fazem uso de medicamentos para hipertensão, quando chegam no verão podem apresentar quedas excessivas, então devem consultar seu médico para ajuste da medicação", aconselha. 
 

Assine o Correio do Estado

Correio B

Ao lado de Corumbá, Ladário antecipará carnaval com três shows nacionais

Confira a programação

12/01/2025 14h20

Continue Lendo...

 

Sede de um distrito da Marinha desde 1873, Ladário influenciou diretamente a formação de uma forte comunidade carnavalesca com a presença de cariocas que colocou Corumbá no topo dos melhores carnavais do interior do Brasil. Com 23 mil habitantes, Ladário é um município minúsculo em relação a Corumbá, que tem 64 mil km², e uma peculiaridade: limita-se por todos os ângulos com a Capital do Pantanal, da qual foi bairro um dia.

Este ano, depois de tentativas de medir forças com a cidade vizinha, que evoluiu na passarela do samba em direção ao profissionalismo de suas dez escolas de samba, Ladário não quer competição, mas atrair as agremiações corumbaenses. Por iniciativa do prefeito da cidade, Munir Sadeq, e o sim da população, a cidade decidiu antecipar o seu carnaval para 20 a 23 de fevereiro, com apresentação das escolas de samba de Corumbá e shows nacionais.

“Não queremos e nem temos como competir com o carnaval de Corumbá. Vamos antecipar nossa folia, trazer as escolas, os carnavalescos e os corumbaenses e movimentar o nosso comércio, a rede hoteleira e proporcionar diversão aos ladarenses”, explicou o prefeito. Ele anunciou que terá apoio financeiro do Governo do Estado e emendas da senadora Thronicke e do deputado federal Beto Pereira para organizar a festa na Avenida 14 de Março.

Folia para todos

A programação começa no dia 25 de janeiro, com o primeiro esquenta, e o lançamento oficial do carnaval será no dia 8 de fevereiro. No dia 15 do próximo mês, acontecerá o concurso de marchinhas, e no dia 20, a escolha da Corte de Momo. O circuito do carnaval terá palco, praça de alimentação e banheiros químicos. Os shows nacionais estão definidos: Grupo Revelação, MC Jacaré e Carreta do Dogão, de 21 a 23 de fevereiro.

“O prefeito (de Ladário) foi muito perspicaz com essa atitude, é a fusão do carnaval de duas cidades que tem a mesma paixão pelo samba, promovendo folia para todos”, reagiu Victor Raphael, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). “A ideia é viável e as escolas têm condições de fazer uma apresentação completa, com bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira. Será um teste para os nossos desfiles.”

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).