Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) divulgou, na noite desta segunda-feira (8), o resultado do Concurso Público de Provas e Títulos para ingresso na carreira de Promotor de Justiça Substituto.
De início, havia 10 vagas disponíveis. Mas, 9 candidatos foram aprovados. Confira os nomes:
- Alexandre Cassiano Dorácio Antunes
- Bárbara Bittencourt De Freitas
- Bruno Couto Pinto De Miranda
- Bruno Maciel Ribeiro De Almeida
- Dafne Prado Sabag
- Francisco De Salles Bezerra Farias Neto
- Gabriel Machado De Paula Lima
- Leonardo Da Silva Oba – sul-mato-grossense
- Luís Felipe Pantarotto Remelli
As próximas e últimas etapas são prova de títulos e exame de saúde. A expectativa é que os novos promotores sejam integrados ao Ministério Público em novembro de 2025.
Leonardo da Silva Oba, único aprovado que reside em Mato Grosso do Sul, falou sobre o desejo de continuar atuando em sua terra natal.
"Eu já fui estagiário aos 17 anos no Ministério Público. Comecei numa Promotoria de Justiça em Deodápolis. Vi de perto como os direitos fundamentais ainda precisam ser conquistados, especialmente no interior, e como a atuação dos Promotores de Justiça é decisiva. Integrar essa instituição é meu desejo desde sempre”, contou.
Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, parabenizou os aprovados.
“Este é um momento de transformação na vida de cada um dos candidatos. Sabemos que não foi fácil chegar até aqui, e cada trajetória carrega sua própria história. O concurso foi conduzido com seriedade e respeito, dentro da nossa perspectiva de celeridade e compromisso institucional. Agora, seguimos com os próximos passos para que, até o início de novembro, possamos realizar a posse dos aprovados, respeitando os prazos legais e orçamentários. Parabéns a todos pela conquista", congratulou.
CONCURSO PÚBLICO
O concurso teve início em novembro de 2024 e possui as seguintes etapas:
- prova preambular
- prova escrita
- avaliação psicotécnica
- investigação social sigilosa
- prova oral
- prova de títulos
- exame de sanidade física e mental
O salário é de R$ 32 mil, mas, com acréscimo de penduricalhos, pode chegar até R$ 100 mil mensais.
O concurso teve 1.950 inscritos, sendo que 202 passaram para a segunda fase. Ninguém conseguiu passar para a terceira fase, ou seja, 100% dos candidatos reprovaram da segunda para a terceira etapa.
O edital exigia nota mínima de 5 pontos em todas as provas e média de pelo menos 6 pontos para seguir na disputa, mas ninguém conseguiu.
Em 4 de junho de 2025, o MPMS oficializou, por meio do Diário Oficial (DOMP-MS), 100% de reprovação de candidatos na segunda fase.
Mas, algumas pessoas entraram com recursos e nove tiveram a causa deferida. Desse número, todos foram aprovados na terceira fase (prova oral) e devem assumir a cadeira em novembro deste ano.




