Mato Grosso do Sul vê, atualmente, dois setores em franco desenvolvimento em seu território, a celulose e a citricultura, sendo necessária mão de obra qualificada para atender a demanda do mercado, sendo possível ingressar no setor através de cursos técnicos.
Mirando setores em expansão no Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) apresenta opções de formação com inscrições abertas pelo portal futuro.digital/cursos-técnicos CLICANDO AQUI.
Como bem aponta a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), o Estado se torna atrativo pelas condições favoráveis climáticas e de solo, sendo novo polo de citricultura brasileiro, como tratado anteriormente pelo Correio do Estado.
Dani Gil é gerente de educação no Senai e destaca que, impulsionado por investimentos, MS vive um crescimento econômico significativo nestas e em outras áreas.
“Esse cenário promissor abre portas para diversas carreiras e profissões, com demanda crescente por profissionais qualificados”, cita.
Cenário local
Além disso, os benefícios fiscais concedidos pelo Governo do Estado à citricultura atraiu gigantes do setor para o Mato Grosso do Sul, como: a empresa Cambuhy Agropecuária (do Grupo Moreira Salles); Grupo Junqueira Rodas e a Cutrale, por exemplo.
Dados da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) apontam para um cultivo de dois mil hectares voltados para a citricultura em MS.
A expansão é justamente observada, segundo a Fiems, quando a Pasta indica que essa área tem potencial para atingir 10,3 mil hectares nos próximos anos, graças à chegada de novos investimentos privados.
Além desse, o setor de plantio de eucalipto também mostra o gargalo da busca pela mão de obra, já que a nova fábrica da Suzano em Ribas do Rio Pardo - inaugurada pós-meados de 2024 - , por exemplo, absorveu três mil postos de trabalho na operação, aponta a Federação em nota.
Vagas em MS
Nesse sentido, com foco na citricultura há, por exemplo, cursos de:
- Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais e
- Técnico em Alimentos
Já no setor da celulose, entre as profissões que se destacam aparecem:
- Técnico em Celulose e Papel e
- Operador de Máquinas Florestais.
Ainda segundo a Fiems, o chamado Mapa do Trabalho Industrial, publicado em 2024, mostra a necessidade de qualificação de 207 mil profissionais para suprir a demanda emergente entre 2025 e 2027.
Para inscrição, que pode ser feita de forma online ou nas secretarias das unidades operacionais do Senai, é necessário apresentar:
- CNH (original e cópia),
- CPF ou declaração da Receita Federal (original e cópia),
- Histórico escolar do Ensino Médio ou documento comprovando que o interessado está cursando a etapa de ensino tida como requisito (original e cópia) e
- Comprovante de residência atualizado.
Também, é possível obter mais informações sobre os cursos através do telefone: 0800 7070 745.




