Esportes

CONTRA PUNIÇÃO

Árbitros relatam em súmula que protesto não atrasou jogos

Todos usaram um texto padrão, e ressaltaram que não houve atraso

FOLHAPRESS

13/08/2015 - 15h56
Continue lendo...

Quase todos os árbitros da rodada da Série A desta quarta-feira (12) relataram nas súmulas o protesto que fizeram antes dos jogos, fazendo questão de afirmar que não houve atraso para o início dos confrontos.

Todos usaram um texto padrão, e ressaltaram que não houve atraso para tentar evitar possíveis punições por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A exceção foi Luiz Flávio de Oliveira, que não citou o fato no documento da partida Corinthians 4 x 3 Sport, apesar de o quarteto ter levantado a placa eletrônica com o número 0.5 antes do apito inicial.

Foi usado o seguinte texto: "informo que antes da partida o quarto árbitro levantou a placa de substituição com o numeral "05" no meio do campo de jogo, com anuência e presença de toda equipe de arbitragem. Informo ainda que foi feito um minuto de silêncio de forma simbólica objetivando a melhoria das leis para arbitragem. Esclareço que o jogo iniciou no horário previsto".

Na súmula dos jogos Flamengo 3 x 2 Atlético-PR, e Santos 1 x 0 Vasco, os árbitros Marcelo Aparecido de Souza (SP) e Emerson Luiz Sobral (PE), respectivamente, colocaram informação adicional de que os capitães das equipes foram informados e apoiaram a medida. Souza acrescentou que após o jogo o técnico do Atlético-PR, Milton Mendes, o parabenizou e desejou sucesso na empreitada.

Os árbitros de futebol protestaram contra o veto da presidente Dilma Rousseff a artigo do Profut que daria o direito à categoria de receber parte do dinheiro que é pago pelo direito de arena (fatia do valor dos direitos de transmissão).

O direito de arena é pago ao atleta por ter sua imagem veiculada em transmissões de jogos. Por lei, os clubes são obrigados a repassar aos sindicatos dos jogadores 5% do que recebem de direito de TV, para que depois o valor seja enviado aos profissionais.

A Anaf conseguiu incluir no texto da medida provisória o recebimento de 0,5% desse montante, o que, na conta da associação, renderia anualmente aos árbitros até R$ 8 milhões.

A CBF se posicionou contra a manifestação mas, inicialmente, não prevê punição aos árbitros.

Paulo Schmitt, procurador do STJD, disse que se houve atraso propositalmente para protestos, impactando na partidas, é possível punição.

"Não que a ideia seja inibir ou ameaçar, mas as normas disciplinares são aplicadas a todos", disse Schmitt.

DEFINIDO

CBF anuncia Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira

Italiano de 65 anos já comanda o Brasil na próxima Data FIFA, contra Equador e Paraguai, dias 5 e 10 de junho, respectivamente

12/05/2025 10h35

Carlo Ancelotti, técnico italiano multicampeão, assume a seleção brasileira

Carlo Ancelotti, técnico italiano multicampeão, assume a seleção brasileira Foto: Reprodução

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta segunda-feira, Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira. O treinador italiano de 65 anos chega para a vaga de Dorival Júnior, demitido em março, com a missão de espantar a crise e dar confiança ao combinado nacional de olho na Copa do Mundo de 2026.

"Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro," afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

"O impacto de Ancelotti vai além de resultados; ele é um estrategista que transforma equipes em lendas. O Brasil, com sua tradição única, e Ancelotti, com sua visão revolucionária, formarão uma parceria que vai entrar para a história", completou Ednaldo.

Ancelotti era o sonho de Ednaldo para o cargo de técnico da seleção. As investidas pelo treinador italiano começaram ainda em 2023. Em julho daquele ano, a CBF anunciou Fernando Diniz, então técnico do Fluminense, como treinador interino do Brasil até a chegada do italiano. Contudo, a contratação não se confirmou e a entidade foi atrás de Dorival, que ficou 14 meses no cargo e foi demitido após goleada por 4 a 1 sofrida para a Argentina.

As conversas por Ancelotti foram retomadas em abril e demandou intensa negociação por parte da CBF. A entidade chegou a receber duas negativas do treinador e viu o Real Madrid dificultar negócio. Com a temporada europeia chegando ao fim, as tratativas evoluíram para um final feliz. A tendência é que o espanhol Xabi Alonso assuma a equipe madrilenha.

No período em que a seleção esteve sem treinador, o diretor executivo Rodrigo Caetano e o gerente de futebol Juan têm viajado para assistir partidas in loco e elaborar relatórios para a próxima convocação. A lista com pré-selecionáveis deve ser enviada até 18 de maio à Fifa, e convocados devem ser chamados até o dia 26.

O Brasil encara o Equador, em 5 de junho, na cidade de Guayaquil, e enfrenta o Paraguai, no dia 10, na Neo Química Arena. A seleção brasileira está na quarta posição da tabela de classificação, com os mesmos 21 pontos de Uruguai, em terceiro, e Paraguai, em quinto. A Colômbia. com 23, é a segunda colocada.

EXPECTATIVA

Xabi comandará o Real no Mundial, e Ancelotti fica livre para seleção, diz jornal

O técnico italiano de 65 anos é nome dos sonhos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

12/05/2025 07h28

Carlo Ancelotti perdeu o clássico contra o Barcelona no domingo (11) e deve fechar a temporada sem títulos importantes pelo Real Madrid

Carlo Ancelotti perdeu o clássico contra o Barcelona no domingo (11) e deve fechar a temporada sem títulos importantes pelo Real Madrid

Continue Lendo...

Ao que tudo indica, Xabi Alonso deve ser anunciado nos próximos dias como novo treinador do Real Madrid. De acordo com a imprensa espanhola, o técnico de 43 anos já vai comandar a equipe no Mundial de Clubes da Fifa, em junho. O clube descartou a possibilidade de disputar a competição com um comandante interino.

"O Madrid entende que não faz sentido contratar um treinador e deixá-lo em casa planejando a próxima temporada enquanto Solari (diretor de futebol), quase sem currículo, assume o comando da equipe em um torneio tão importante", escreveu o periódico esportivo espanhol Marca.

"Xabi vai encontrar muitos problemas desde o início. O primeiro: o revés de não ter conquistado nenhum título de expressão nesta temporada. O segundo: um elenco cheio de jogadores importantes lesionados. A terceira: uma equipe levada ao limite físico. O quarto: jogadores no elenco que sabem que será muito difícil continuar na próxima temporada. Quinto: muito pouco tempo para trabalhar, já que a maioria dos atletas parte para suas seleções antes da Copa do Mundo", completou.

Na sexta-feira, o Bayer Leverkusen anunciou a saída de Xabi Alonso ao fim da temporada europeia. Ele tinha contrato até junho de 2026, mas as partes decidiram pelo fim do vínculo em comum acordo.

O espanhol foi contratado em 2022 e em pouco tempo marcou seu nome na história do clube, conquistando o inédito Campeonato Alemão, além da Copa da Alemanha e Supercopa.

Ainda de acordo com a publicação, a chegada de Xabi Alonso no Real vai deixar Carlo Ancelotti com caminho livre para, finalmente, fechar com a seleção brasileira. O técnico italiano de 65 anos é nome dos sonhos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

"Assim como Alonso, Carletto não chega em uma posição difícil, mas sim na seleção mais exigente do mundo, uma seleção 'canarinha' que exige sempre a vitória e sonha em conquistar seu sexto título mundial em 2026", finalizou o Marca.


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).