Esportes

Esporte

Assembleia sobre destituição de Cezário e reforma do estatuto é adiada

Conforme o novo edital, a assembleia de clubes da FFMS foi remarcada para o dia 6 de agosto. O estatuto será modificado para garantir maior transparência.

Continue lendo...

Após diversas reuniões e debates em busca de um novo alinhamento para o futuro político da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), os dirigentes da Junta Governativa anunciaram, no final da tarde de ontem (24), a suspensão da assembleia de clubes que estava prevista para decidir sobre a destituição de Francisco Cezário da gestão da entidade, bem como sobre a retirada dos atuais membros da Presidência e da Vice-Presidência Estatutária da federação.

O objetivo do adiamento para o dia 6 de agosto é discutir detalhadamente as importantes alterações propostas para o novo estatuto, pois é necessário mais tempo para o alinhamento adequado.

O comunicado, enviado diretamente pelo presidente interino da federação, Estevão Petrallas, esclarece que a reforma do estatuto social da entidade não será completa. A base da proposta original será mantida, mas a reforma será ajustada para incorporar as contribuições dos filiados da federação.

A decisão de adiar visa assegurar uma análise mais aprofundada e uma ampla discussão sobre as mudanças no estatuto, destacando o compromisso com a transparência e a democracia dentro da nova federação. 

Em contato com diversos presidentes de clubes, foi relatado que o empresário e ex-conselheiro do Vasco da Gama, Júlio Brant, indicado pelo governador Eduardo Riedel para atuar como consultor e auxiliar na comunicação e na gestão esportiva entre clubes e federação de futebol, está trabalhando com os dirigentes na análise de alguns pontos do novo estatuto. Essas questões serão apresentadas para votação no próximo dia 6 de agosto.

A reportagem do Correio do Estado tentou entrar em contato com Júlio Brant e com alguns dirigentes da Junta Governativa, mas recebeu a informação de que todos os presidentes de clubes estão envolvidos em constantes reuniões, o que dificultou o contato.

Conforme o texto, entre as dez equipes que disputam o Campeonato Sul-mato-grossense Série A, apenas o presidente do Operário, Coronel Nelson Antônio, não assinou o edital de convocação que visa destituir a gestão de Francisco Cezário de Oliveira e todos os vice-presidentes da federação.

Além do Operário, outros dois clubes da Série B, o Operário Caarapoense e o Misto Esporte Clube, também não assinaram o edital.

Acessa o documento completo neste link 

Divulgação

O que será debatido? 

As pautas a serem debatidas na assembleia de clubes, conforme descrito no edital, incluem a ratificação do quadro de filiados da federação. Os dirigentes da Junta Governativa enviaram uma relação de filiados, mas não receberam resposta da federação, presidida pelo gestor interino, Estevão Petrallas

Outro ponto em análise é a reforma do estatuto social da federação. O quadro de dirigentes composto por André Baird (Costa Rica), Iliê Vidal (Águia Negra), Bosco Delgado (Corumbaense), Gilmar Ribeiro (Portuguesa) e Ítalo Milhomen, representando o futebol amador, fez uma proposta que também não obteve resposta da FFMS.

O último tema que será modificado da assembleia de clubes, será a destituição da atual gestão do presidente afastado, Francisco Cezário de Oliveira, que segue afastado da federação desde 27 de maio.  

Conforme o edital, “a decisão não interfere na nomeação de Estevão pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). "[Ele] deverá permanecer no cargo até o final do período assinado por meio da Portaria". 

Caso todas as propostas sejam aprovadas, os clubes podem discutir uma nova data das eleições, previstas para o dia 22 de agosto.  


Quais são as propostas analisadas? 

A reportagem do Correio do Estado teve acesso aos documentos das principais propostas que serão discutidas na assembleia de clubes. De acordo com os documentos, os pontos a serem abordados incluem o peso dos votos dos filiados, o prazo de mandato, a reeleição, os critérios de elegibilidade para as eleições, a composição da chapa eleitoral, as regras para a eleição de presidente e a contratação de um diretor financeiro independente.

Atualmente, o mandato é de quatro anos com a possibilidade de uma reeleição. A nova proposta é manter essa estrutura, mas com alterações no peso dos votos.

Conforme o edital, o estatuto prevê que os clubes profissionais tenham peso 2 nas votações. As equipes que disputam a Série A do estadual teriam peso 3 por um período de cinco anos. As equipes da segunda divisão teriam peso 2, enquanto clubes amadores e ligas teriam peso 1.

Outro ponto em análise é a exigência para presidir a federação, conforme descrito no estatuto. O dirigente deve ter atuado como presidente de um clube profissional por pelo menos 3 anos em qualquer equipe.

O novo estatuto em estudo propõe que o dirigente precise ter atuado como presidente de um clube profissional por 2 anos, ao invés de 3. Além disso, estabelece o impedimento de candidatura para qualquer pessoa condenada, seja por infração administrativa ou outra natureza. 

No caso das votações que ocorrem de forma secreta, os dirigentes gostariam que essas votações fossem abertas e realizadas em ordem alfabética.

Assine o Correio do Estado 

 

CARREIRA PROFISSIONAL

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo

Com 16 anos, filho de Eliza Samudio fecha primeiro contrato em sua carreira profissional

11/02/2026 11h06

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo

Bruninho Samudio assina contrato profissional com Botafogo Reprodução Redes Sociais

Continue Lendo...

Com 16 anos celebrado na última terça-feira, o presente de Bruninho Samudio foi a assinatura de contrato profissional com o Botafogo, clube que o jovem goleiro atua na base desde 2024.

Filho de Eliza Samudio, o goleiro oficializou ontem sua atuação nesta temporada pelo time Sub-17 do alvinegro carioca. Sem data definida de encerramento do contrato, o clube reforçou nas redes sociais a conquista em ter o garoto como parte do elenco profissional.

Com ao menos quatro convocações para a Seleção Brasileira, no Sub-15 e Sub-16 até o início desse ano, Bruno também já conquistou o título Sul-Americano Sub-15 em outubro do ano passado.

Para o Diretor das Categorias de Base do Botafogo, Augusto Oliveira, a importância de valorizar atletas formados no clube é parte do "reconhecimento de um trabalho construído dentro do clube".

Ele ainda destaca o desempenho do goleiro ao longo da última temporada.

"Ele [Bruno] teve uma temporada de alto nível, sendo protagonista com a camisa do Botafogo e também com a Seleção Brasileira. Esse passo reforça o nosso compromisso em valorizar atletas formados aqui e traduz o que buscamos nas categorias de base: formar jogadores preparados, identificados e prontos para vestir a camisa do Botafogo".

Sul-Americano Sub-15

No ano passado, a Seleção Brasileira Sub-15 foi campeã da primeira edição da Conmebol Liga Evolução Sub-15, contra a Argentina, que equivale ao Sul-Americano da Categoria e foi disputada em Assunção.

Com placar do tempo normal encerrado em 2 a 2, a decisão foi para os pênaltis, em que o Brasil levou a melhor por 5 a 4. Entre todos os pênaltis convertidos da Seleção Brasileira, Bruno Samudio foi destaque na decisão ao defender o último pênalti da Seleção Argentina.

 

Assine o Correio do Estado

Duelo

Time da fronteira pode enfrentar dupla ex-Flamengo na Libertadores

Clube avança de fase em caso de empate ou vitória simples nesta quarta-feira

10/02/2026 15h15

Acosta, autor do gol do 2 de Mayo no primeiro confronto contra o Alianza Lima

Acosta, autor do gol do 2 de Mayo no primeiro confronto contra o Alianza Lima Foto: Divulgação / Libertadores

Continue Lendo...

Em caso de empate ou vitória diante do Alianza Lima, do Peru, nesta quarta-feira (11), o Club Sportivo 2 de Mayo, time do lado paraguaio da fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã pode enfrentar dois ex-flamenguistas já na 2ª fase da Copa Libertadores. 

Em partida bastante truncada e com poucas oportunidades, a vantagem do clube "pedrojuanino", estreante na competição, foi construída no último dia 4, gol solitário de Acosta aos 39' do segundo tempo, vitória marcante para os quase 23 mil presentes no Estádio Rio Parapity, localizado há seis minutos de distância com a fronteira brasileira. 

Fora de casa, o clube paraguaio vai a Lima em busca da classificação, e caso avance à segunda ronda do certame, enfrentará o Sporting Cristal, equipe da mesma cidade do adversário atual e atual clube dos ex-flamenguistas Felipe Vizeu e Gabriel. Comandados pelo também brasileiro Paulo Autuori, ambos chegaram recentemente ao clube peruano.

Com 11 jogos e 3 gols marcados pelo novo clube, Felipe Vizeu disputou parte da última temporada pelo Remo. Com valor estimado em R$ 2 milhões, o centroavante de 28 anos foi revelado pelo clube carioca, onde fez 75 jogos e marcou 20 gols.  

Destaque do Mirassol por três temporadas, o meio-campista experiente Gabriel, de 35 anos, assinou por uma temporada com o clube, onde chega com status de "craque" após ótimos números pelo clube do interior paulista. Com passagens por Sport e Bahia, o jogador foi campeão da Copa do Brasil pelo rubro-negro, onde esteve entre 2013 e 2017 e entrou em campo em 205 oportunidades e marcou 22 gols. 

Competição

Por conta do ranking da Conmebol, o caminho do 2 de Mayo até a fase de grupos será longo. Se avançar à segunda fase, enfrentará o Sporting Cristal, do Peru. Em caso de nova classificação, encara o vencedor do confronto entre Carabobo, da Venezuela, e Huachipato, do Chile.

Cabe frisar que a Libertadores 2026 será disputada até 13 de março. Botafogo e Bahia são os representantes brasileiros na etapa anterior à fase de grupos. Caso avancem, entram no Pote 4 do sorteio que será realizado no dia 18 de março.

As chaves serão definidas a partir dos potes organizados pelo ranking da Conmebol. Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol, Fluminense e Corinthians completam a lista de clubes brasileiros no torneio. Os times mais bem posicionados no ranking têm a vantagem de decidir os confrontos eliminatórios em casa.

*Saiba

Com transmissão dos canais ESPN, o confronto desta quarta-feira será disputado no Estádio Alejandro Villanueva, às 20h30, hora de MS. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).