Esportes

Mundial

Brasil mescla jovens e experientes na partida contra Camarões, nesta sexta

Técnico Tite usará time reserva para terceira e última partida da fase de grupos da Copa e dará rodagem aos reservas

Continue lendo...

O Brasil fecha sua trajetória na fase de grupos da Copa do Mundo do Catar hoje, contra a seleção de Camarões, às 15h (de MS). Para esta partida, o técnico Tite decidiu usar um time alternativo, em que mistura a experiência de alguns jogadores com a juventude de outros.

Já havia se tornado um hábito de Tite esconder a escalação da seleção brasileira durante a Copa do Mundo no Catar. Na quarta-feira, porém, ele resolveu mudar a postura.

Mesmo com o treino no Grand Hamad Stadium, em Doha, novamente fechado à imprensa, o treinador informou parte do time que pretende mandar a campo contra Camarões.

Oito jogadores estão confirmados, entre eles, o veterano lateral-direito Daniel Alves. Aos 39 anos, ele está prestes a se tornar o jogador mais velho a defender a equipe Canarinho em um mundial.

Isso já poderia ter acontecido na partida contra a Suíça, na segunda-feira, porém, Tite preferiu improvisar Éder Militão na vaga de Danilo, que sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo na estreia. 

Em vez de usar aquele que, em tese, é o substituto natural na lateral direita, o técnico optou pelo zagueiro.

Apesar de ser um dos homens de confiança do treinador, pesa contra Daniel Alves não só a idade, mas o fato de não jogar há dois meses. O último compromisso dele, pelo Pumas, do México, foi em 30 de setembro. Depois disso, apenas treinos.

“Tenho prazer de conversar e treinar com o Dani todos os dias. Acho muito chato o que falam dele, do momento dele. No dia a dia vemos que ele está totalmente focado e concentrado. É o cara que tem mais títulos no mundo, dispensa comentários”, disse o lateral Alex Telles, outro que será titular hoje.

Como o Brasil precisava vencer a Suíça para confirmar sua vaga nas oitavas de final, o time não podia prescindir de alguém em plena condição física. O jogo foi difícil, como o placar magro apontou, 1 a 0, com gol de Casemiro, de 30 anos.

Mesmo assim, Tite valoriza muito a rodagem dos atletas antes de definir suas escalações. Foi por isso que preferiu adiantar Lucas Paquetá e colocar Fred diante dos suíços, em vez de dar a Rodrygo a chance de se mostrar um substituto à altura de Neymar, machucado.

O atacante do Real Madrid é rápido, tem boa visão de jogo e sabe jogar centralizado. Tem, portanto, as mesmas características que o camisa 10, que só deverá retornar a partir do mata-mata, em razão de uma entorse no tornozelo direito. Mas o jovem de 21 anos nunca foi titular da seleção.

O fator experiência está no cerne das dúvidas do comandante brasileiro para o duelo contra Camarões.

Conforme Tite pediu que fosse divulgado à imprensa, seis jogadores disputavam três vagas até esta quarta-feira: Fred e Bruno Guimarães; Everton Ribeiro e Rodrygo; e Pedro e Gabriel Jesus.

Em comum nessas disputas há, justamente, os serviços prestados pelos atletas ao time Canarinho.

Ontem, Tite confirmou a repórteres que Rodrygo começará a partida como armador. Restam, portanto, duas dúvidas.

“Depois do jogo contra a Suíça, Tite já falou que tinha a intenção de fazer trocas, de dar oportunidade para todos jogarem. É algo que nos deixa felizes”, comentou Fabinho, outro que já tem sua escalação confirmada.

Fred, de 29 anos, está em sua segunda Copa e tem 30 jogos pela seleção. Bruno Guimarães, de 24 anos, por outro lado, teve sua primeira convocação apenas em 2020 e acumula somente oito partidas.

Para a vaga de Neymar, tanto Rodrygo como Everton Ribeiro, de 33 anos, são estreantes em mundiais. No entanto, além da diferença de idade, o primeiro tem apenas 8 jogos pela seleção, enquanto o segundo soma 21.

No ataque, a diferença de lastro das duas opções é ainda maior. Gabriel Jesus, de 25 anos, foi titular na última Copa do Mundo, embora muito criticado por ter deixado a Rússia sem marcar nenhum gol.

Mas, além da experiência, acumula 56 jogos e 19 gols. Pedro, de 25 anos, por sua vez, tem apenas dois compromissos pela equipe.

“Quem vai jogar vai ter oportunidade de vestir a camisa da seleção brasileira em uma Copa do Mundo, então, o pensamento de uma equipe vencedora tem de ser sempre esse: entrar, dar o melhor, ganhar e ser o primeiro”, afirmou Fabinho.

O Brasil lidera o Grupo G, com 6 pontos. A Suíça aparece em segundo, com 3, enquanto Camarões e Sérvia estão empatados, com 1 ponto cada.

O rival da seleção brasileira entra em campo buscando a vitória e torcendo por um empate entre Suíça e Sérvia ou por uma vitória do time sérvio. Desta forma, haverá igualdade de pontos e a decisão da vaga nas oitavas será pelos critérios de desempate.

O técnico camaronense não tem desfalques confirmados.

Os dois primeiros colocados do Grupo G vão enfrentar adversários que sairão do Grupo H, que neste momento tem Portugal em primeiro (6 pontos), Gana em segundo (3) e Coreia do Sul (1) e Uruguai (1) empatados.

“Ser primeiro é sempre o objetivo, independentemente de quem seja o adversário na próxima partida”, disse Fabinho.

Assine o Correio do Estado

Arteta x Luis Enrique

Arsenal e PSG duelam em final da Champions com Guardiola onipresente

Final é neste sábado, em Budapeste, a partir das às 12h (MS). Duelo será transmitido em TV aberta pelo SBT

30/05/2026 07h10

Luis Enrique, de 56 anos, e Mikel Arteta, de 44, sempre admitiram a influência que tiveram de Guardiola em suas carreiras de treinador

Luis Enrique, de 56 anos, e Mikel Arteta, de 44, sempre admitiram a influência que tiveram de Guardiola em suas carreiras de treinador

Continue Lendo...

Um foi eleito melhor técnico do mundo pela Fifa. Outro vive a ascensão após sete anos desde que começou a ser o treinador principal de uma equipe. Luis Enrique, de 56 anos, e Mikel Arteta, de 44, atravessam diferentes momentos de suas carreiras, mas compartilham algumas semelhanças.

Ambos são hoje dois dos principais técnicos na Europa. Os comandantes de Arsenal e PSG, desenvolveram trabalhos com estilos próprios. É impossível desvinculá-los, porém, de uma fonte que os forjou no ofício: Pep Guardiola, antecessor de Luis Enrique no Barcelona e de quem Arteta foi auxiliar no Manchester City.

Por isso que, mesmo sem sequer estar empregado, Guardiola estará presente de alguma forma na Puskas Arena, em Budapeste, onde Arsenal e PSG definem o título da Champions League às 13h (de Brasília) deste sábado.

Os dois técnicos, além de Guardiola, compartilham a vivência no Barcelona dos anos 1990, influenciado pela filosofia de Johan Cruyff. Arteta não chegou a jogar pelo profissional do clube. Curiosamente, ele virou profissional no PSG. Já Luis Enrique, ainda em campo, foi vitorioso com a equipe catalã.

PRATELEIRAS DOS GIGANTES

Quando chegou ao PSG, Luis Enrique já tinha um título de Champions League, em 2015, com o Barcelona. Ele encontrou um elenco com Neymar, Messi e Mbappé, enquanto o clube francês ainda apostava em grandes estrelas na obsessão pelo título europeu.

Durou pouco, já que o brasileiro e o argentino logo deixaram a equipe. Mbappé concentrou holofotes e não conseguiu a conquista da Champions. Ela veio justamente quando o francês já havia deixado o clube e por mérito do coletivo criado por Luis Enrique

Mesmo que uma peça-chave do time seja Ousmane Dembelé, vencedor da Bola de Ouro, o PSG se consolidou como melhor equipe do mundo a partir do seu jogo em grupo. Luis Enrique implementou ideias ofensivas, com rápidas transições e contando com liberdade para os jogadores, principalmente com o camisa 10, que quase não tem posição fixa. Foi assim que vieram títulos da Champions League e Intercontinental, além da manutenção do domínio na França e o vice no Mundial de Clubes.

Agora, caso vença mais um título neste sábado, Luis Enrique alcança o patamar de Carlo Ancelotti, Bob Paisley, Zidane e Guardiola, todos com três ou mais conquistas de Champions League O italiano, atualmente na seleção brasileira, é o recordista, com cinco orelhudas.

"Lembro-me dele com muito carinho por como ele era com os jovens e como foi como jogador. Como técnico, ele é alguém que teve a liderança de seguir um caminho e, mesmo com todo o barulho contra, continuar nesse caminho e acabar vencendo da maneira que venceu. Ele é um exemplo para todos", falou Arteta, ao Marca, sobre Luis Enrique.

MELHOR ANO DA CARREIRA

Quando o Arsenal disputou a final da Champions League pela primeira vez, perdendo para o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho, Mikel Arteta estava na metade da sua carreira como jogador.

Já quando o Arsenal o contratou como treinador, em 2009, ele nunca tinha exercido a função de técnico principal. O espanhol então deixou de ser auxiliar de Guardiola para ser um dos principais rivais na Inglaterra.

Hoje ele comanda uma equipe que tem sido fatal em contra-ataques e lances de bola parada, postura mais reativa do que o adversário deste sábado. Foi como conseguiu fazer o Arsenal voltar a vencer a Premier League após 22 anos no seu melhor como treinador. Um título inédito da Champions League pode representar também o melhor temporada da história do Arsenal.

"Não estou surpreso em vê-lo vencer a Premier League. O Arsenal mereceu. Eles foram os mais consistentes. É a melhor equipe da Inglaterra. Se não me engano, esta é a sexta ou sétima temporada dele no Arsenal, e dá para ver claramente o tipo de equipe que construiu", diz Luis Enrique, em avaliação sobre o adversário.

O CAMINHO DOS FINALISTAS

O Arsenal liderou a fase de liga da Champions com oito vitórias em oito jogos. Foram apenas quatro gols sofridos (dois do Kairat, um da Inter de Milão e um do Bayern de Munique).

A goleada por 4 a 0 sobre o Atlético de Madrid na fase de liga foi um cenário que não se repetiu no mata-mata. O Arsenal passou por Bayer Leverkusen (1 a 1 e 2 a 0), Sporting (1 a 0 e 0 a 0) e, novamente, o time de Diego Simeone (1 a 1 e 1 a 0).

Já o PSG precisou jogar a repescagem, após ficar apenas em 11º na fase de liga. A temporada começou com desgaste após a disputa do Mundial de Clubes. O time ainda caiu na Copa da França na segunda rodada para o Paris FC.

Veio, contudo, a recuperação na Champions, a partir da classificação às oitavas, eliminando o Monaco (3 a 2 e 2 a 2). Os próximos resultados mostraram um PSG no topo da Europa. Passou por Chelsea (5 a 2 e 3 a 0), Liverpool (2 a 0, duas vezes) e Bayern de Munique (5 a 4 e 1 a 1).

FICHA TÉCNICA

PSG X ARSENAL

PSG - Safonov; Hakimi, Marquinhos, Willian Pacho, Nuno Mendes; Zaïre-Emery, Vitinha, João Neves; Doué, Dembélé, Kvaratskhelia. Técnico: Luis Enrique.

ARSENAL - Raya; Timber, Saliba, Gabriel, Calafiori; Rice, Lewis-Skelly, Ødegaard; Saka, Gyökeres, Trossard. Técnico: Mikel Arteta.

ÁRBITRO - Daniel Siebert (ALE).

HORÁRIO - 13h (de Brasília).

LOCAL - Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria (HUN).

TÊNIS

Vitória de Fonseca contra Djokovic fará tênis ter campeão de Grand Slam inédito

Com a eliminação do sérvio, aliada à ausência de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, Roland Garros registrará um novo nome na seleta galeria de campeões de Grand Slam

29/05/2026 23h00

João Fonseca derrotou Djokovic em Rolando Garros

João Fonseca derrotou Djokovic em Rolando Garros Julien Crosnier / Federação Francesa de Tenis (FFT)

Continue Lendo...

Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Noruega, Canadá, Holanda, Chile, Rússia, República Checa ou novamente Espanha? Muitos países ainda estão na disputa do cobiçado troféu de Roland Garros e uma coisa é certa: um campeão inédito de Grand Slam será conhecido no segundo Major da temporada. Graças à vitória de João Fonseca diante do número quatro do mundo, o experiente Novak Djokovic.

Com a eliminação do sérvio, aliada à ausência do atual bicampeão Carlos Alcaraz, fora por lesão, e a eliminação na estreia do líder do ranking, Jannik Sinner, Roland Garros registrará daqui uma semana um novo nome na seleta galeria de campeões de Grand Slam ainda em atividade.

E João Fonseca tentará acabar com o jejum brasileiro que vem desde Gustavo Kuerten, vencedor na terra batida francesa em 1997, 2000 e 2001. Ele garante estar bem fisicamente, apenas de ter jogado em cinco sets somente duas vezes - seu rival será o norueguês Casper Ruud, que também se desgastou com triunfo por 4/6, 7/6 (7/4), 6/4, 6/7 (4/7) e 7/5 sobre o norte-americano Tommy Paul após 4h47 de jogo.

"Para os próximos jogos, é descansar. Não tenho tanta experiência ainda (em cinco sets), não sei como e onde posso chegar, mas estamos tirando lições, é apostar no coração e entrar com tudo dentro de quadra", disse, em coletiva.

Dos tenistas em atividade, apenas Djokovic, o atual bicampeão Alcaraz e o veterano Stanislas Wawrinka tinham vencido em Roland Garros. Até para Sinner o troféu em Roland Garros seria inédito - é o Grand Slam que falta em sua galeria.

Entre os principais nomes do ranking, Alexander Zverev (3 do mundo), Félix Auger-Aliassime, Flávio Cobolli e Andrey Rublev são tenistas que sonham em desencantar em Roland Garros. Para isso, precisam desbancar o talento de jovens promissores que vêm embalados, casos de João Fonseca, Rafael Jódar, Jakub Mensik e Lerner Tien, todos de no máximo 20 anos e bem na disputa.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).