Esportes

TÊNIS

Vitória de Fonseca contra Djokovic fará tênis ter campeão de Grand Slam inédito

Com a eliminação do sérvio, aliada à ausência de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner, Roland Garros registrará um novo nome na seleta galeria de campeões de Grand Slam

Continue lendo...

Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Noruega, Canadá, Holanda, Chile, Rússia, República Checa ou novamente Espanha? Muitos países ainda estão na disputa do cobiçado troféu de Roland Garros e uma coisa é certa: um campeão inédito de Grand Slam será conhecido no segundo Major da temporada. Graças à vitória de João Fonseca diante do número quatro do mundo, o experiente Novak Djokovic.

Com a eliminação do sérvio, aliada à ausência do atual bicampeão Carlos Alcaraz, fora por lesão, e a eliminação na estreia do líder do ranking, Jannik Sinner, Roland Garros registrará daqui uma semana um novo nome na seleta galeria de campeões de Grand Slam ainda em atividade.

E João Fonseca tentará acabar com o jejum brasileiro que vem desde Gustavo Kuerten, vencedor na terra batida francesa em 1997, 2000 e 2001. Ele garante estar bem fisicamente, apenas de ter jogado em cinco sets somente duas vezes - seu rival será o norueguês Casper Ruud, que também se desgastou com triunfo por 4/6, 7/6 (7/4), 6/4, 6/7 (4/7) e 7/5 sobre o norte-americano Tommy Paul após 4h47 de jogo.

"Para os próximos jogos, é descansar. Não tenho tanta experiência ainda (em cinco sets), não sei como e onde posso chegar, mas estamos tirando lições, é apostar no coração e entrar com tudo dentro de quadra", disse, em coletiva.

Dos tenistas em atividade, apenas Djokovic, o atual bicampeão Alcaraz e o veterano Stanislas Wawrinka tinham vencido em Roland Garros. Até para Sinner o troféu em Roland Garros seria inédito - é o Grand Slam que falta em sua galeria.

Entre os principais nomes do ranking, Alexander Zverev (3 do mundo), Félix Auger-Aliassime, Flávio Cobolli e Andrey Rublev são tenistas que sonham em desencantar em Roland Garros. Para isso, precisam desbancar o talento de jovens promissores que vêm embalados, casos de João Fonseca, Rafael Jódar, Jakub Mensik e Lerner Tien, todos de no máximo 20 anos e bem na disputa.

Serie D

Novo vexame: Operário perde para o Betim e cai na primeira fase da Série D 

Galo precisava vencer para seguir vivo na competição, mas foi derrotado em Minas Gerais e encerrou a campanha ainda na primeira fase do Brasileiro

14/06/2026 17h49

Foto: Divulgação Betim

Continue Lendo...

O sonho do Operário de avançar à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste domingo (14). Jogando na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Galo foi derrotado pelo Betim por 2 a 1 e deu adeus à competição na última rodada da fase de grupos, sendo eliminado do torneio nacional.

O Betim abriu o placar logo no primeiro minuto do segundo tempo com PH desviando na entrada da área. O time ampliou aos 13 com Giovani batendo de fora da área. Aos 23, Danilinho acertou um lindo chute no ângulo, mas não impediu a derrota.

Com o resultado, a equipe sul-mato-grossense não conseguiu entrar no grupo dos classificados da chave e encerrou sua participação ainda na primeira fase.

Precisando de um resultado positivo para seguir vivo na disputa, o representante de Mato Grosso do Sul entrou em campo pressionado diante de um adversário que também brigava pela classificação.

O Betim, que dependia apenas de si para avançar, aproveitou o fator casa e confirmou sua vaga entre os classificados do Grupo A11. 

A eliminação encerra uma campanha marcada por oscilações do Operário ao longo da primeira fase. Apesar de ter chegado à rodada final com chances matemáticas de classificação, a equipe deixou pontos importantes pelo caminho e acabou sem força para buscar a vaga na reta decisiva da competição. 

Ivinhema

Enquanto o Operário se despediu da competição ainda na primeira fase, o Ivinhema Futebol Clube garantiu a classificação para o mata-mata da Série D e manteve vivo o sonho sul-mato-grossense no torneio nacional.

A equipe de Ivinhema encerrou a fase de grupos com 13 pontos e avançou entre os quatro melhores do Grupo A11, ao contrário do Operário Futebol Clube, que terminou na última colocação da chave, com apenas nove pontos, e deu adeus à competição de forma precoce.

Como terminou o Grupo A11

Ao final da primeira fase, o Grupo A11 definiu seus quatro classificados para o mata-mata. O líder foi o Betim, seguido por Uberlândia, CRAC e Ivinhema. O Operário terminou fora da zona de classificação e se despediu da competição nacional.

A equipe sul-mato-grossense encerra sua trajetória na Série D de 2026 sem conseguir alcançar a fase eliminatória. 

Com o encerramento da primeira fase da Série D, o Grupo A11 teve o Uberlândia Esporte Clube na liderança, com 18 pontos. A segunda colocação ficou com o Betim Futebol, que somou 15 pontos.

Também garantiram vaga na próxima fase o Clube Recreativo e Atlético Catalano e o Ivinhema Futebol Clube, ambos com 13 pontos.

Fora da zona de classificação, a Abecat Ouvidorense terminou com 12 pontos, enquanto o Operário Futebol Clube encerrou sua participação na lanterna da chave, com apenas nove pontos conquistados.

Agora, os classificados aguardam a definição dos confrontos da próxima fase, enquanto o Operário volta suas atenções ao calendário estadual e ao planejamento para a sequência da temporada.

copa do mundo

Alemanha repete 7x1 sobre Curaçao, que faz seu primeiro gol em Copas

Estreante, seleção caribenha não resiste aos tetracampeões em Houston

14/06/2026 15h17

Alemanha goleou Curação por 7 a 1

Alemanha goleou Curação por 7 a 1 Foto: Fifa

Continue Lendo...

No duelo entre uma seleção tetracampeã e outra estreante em Copas do Mundo, deu a lógica e um placar de recordação amarga ao Brasil. A Alemanha goleou Curaçao por 7 a 1 no NRG Stadium, em Houston.

A partida abriu o Grupo E do Mundial, que é sediado pelos Estados Unidos, México e Canadá. Costa do Marfim e Equador completam a chave.

O jogo deste domingo (14) opôs uma das maiores disparidades de posições no ranking da Federação Internacional de Futebol (Fifa) desta Copa. Os alemães ocupam o décimo lugar, enquanto os caribenhos estão na 82ª colocação. A diferença de 72 postos é inferior, somente, aos confrontos entre Bélgica e Nova Zelândia (76) e Brasil e Haiti (77).

Além de marcar a estreia de Curaçao, o duelo colocou Dick Advocaat na história do maior evento do futebol. O holandês, de 78 anos, que comanda a seleção caribenha, tornou-se o técnico mais velho a trabalhar em um Mundial. Do lado germânico, estava justamente o técnico mais jovem desta edição: Julian Nagelsmann, de 38 anos

As seleções voltam a campo no sábado que vem (20). Às 17h (horário de Brasília), a Alemanha vai ao Canadá enfrentar a Costa do Marfim, no Toronto Field. Curaçao, por sua vez, permanece nos Estados Unidos e joga contra o Equador, às 21h, no Arrowhead Stadium, em Kansas City.

Gol aos cinco minutos

A pressão exercida pelos alemães desde o primeiro pontapé se transformou em gol logo aos cinco minutos. Após tabelar com Florian Wirtz na entrada da área pela direita, o também meia Nmecha chutou cruzado, no canto do goleiro. Eloy Room sequer conseguiu esboçar reação para defender.

Quem esperava ver Curaçao fragilizado após sair atrás tão cedo se surpreendeu. A seleção caribenha conseguiu conter a ofensiva alemã e sair para o jogo em velocidade. Aos 20 minutos, veio a recompensa. Em contra-ataque pela esquerda, o volante Livano Comenencia pegou a sobra de uma finalização travada do atacante Juergen Locadia na área e mandou de primeira. A bola ainda desviou no lateral Joshua Kimmich e saiu do alcance do goleiro Manuel Neuer. O primeiro gol da história do país em uma Copa.

A pausa para hidratação, cinco minutos após o empate, ajudou a Alemanha a retomar o equilíbrio e controle sobre o duelo. Curaçao resistiu até os 37 minutos, quando o lateral Nathaniel Brown cobrou escanteio pela direita e o zagueiro Nico Schlotterbeck, de cabeça, recolocou os europeus em vantagem. Nos acréscimos, Nmecha foi derrubado na área pelo zagueiro Riechedly Bazoer. O atacante Kai Havertz bateu e fez o terceiro.

Mais quatro no segundo tempo

A discrepância técnica entre as equipes seguiu evidente na volta do intervalo. No primeiro minuto da segunda etapa, Kimmich lançou Jamal Musiala, na área, às costas da zaga pela direita. O meia chutou rasteiro e cruzado e marcou o quarto dos alemães.

Aos 22, Comenencia cortou o passe de Wirtz na entrada da área, mas a bola sobrou com Deniz Undav. O atacante, que tinha acabado de entrar no lugar de Musiala, ajeitou para Brown bater de primeira e fazer o quinto. Dez minutos depois, na sequência de uma boa troca de passes, Havertz cruzou pela esquerda, Kimmich dominou e rolou para Undav mandar para as redes.

Ainda deu tempo para, aos 42 minutos, Havertz ser lançado por Undav, superar dois marcadores de Curaçao na velocidade e tocar na saída de Room. Alemanha 7 a 1.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).