Esportes

FINAL DISPUTADA

Jogador de MS pode ser campeão da Libertadores neste sábado

O atacante Matheus Martins, de 21 anos, é um dos reservas mais usados pelo técnico do clube carioca e também criador do lema usado pelos torcedores neste segundo semestre do ano: "É tempo de Botafogo!"

Continue lendo...

Com o campo-grandense Matheus Martins no elenco, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG neste sábado (30) pela final da Copa Libertadores da América de 2024. O clube carioca nunca foi campeão da competição continental e busca seu primeiro título de expressão desde 1995, quando ergueu a taça de campeão brasileiro.

O atacante sul-mato-grossense de 21 anos chegou há, aproximadamente, quatro meses no clube carioca e logo caiu nas graças do torcedor, principalmente por ter sido idealizador da frase mais usada pelos botafoguenses nesses meses de ouro que o time vive: "É tempo de Botafogo!".

A primeira vez que o atleta usou essa frase foi em um post no Instagram após sua coletiva de apresentação no clube e, na chegada do elenco à Argentina, país-sede da final deste sábado, os próprios jogadores botafoguenses estavam usando uma camisa especial com a frase. 

Nesta semana, em entrevista ao canal oficial do Botafogo no Youtube, o BotafogoTV, Matheus revelou surpresa pela repercussão do lema.

"Acabou pegando, mas foi bem natural. Não sabia que ia estar saindo com a repercussão toda. E a torcida agora usa nos estádios. Já vi bandeira no estádio do Nilton Santos, em todo lugar. Virou uma marca mesmo. Fico feliz de ter participado disso também. Então, acho que encaixei muito bem aqui, estou muito feliz", disse o campo-grandense.

 

 

 

 

 

A final acontece neste sábado (30), às 16h (horário de MS), no Estádio Más Monumental, em Buenos Aires, na Argentina. É esperado um público de 70 a 75 mil torcedores, além de show musical do rapper atleticano Djonga e do sambista botafoguense Marcelo Adnet.

Como dito, se o Botafogo vencer, será o primeiro título continental da história do clube. Já o Galo está em busca do bicampeonato continental (o único foi conquistado em 2013), mas vem de 10 jogos sem vencer. Está é a quarta decisão entre clubes brasileiros nas últimas cinco decisões da Libertadores.

Tem estrela

Na atual temporada, Matheus Martins soma 17 atuações com a camisa da Estrela Solitária, com dois gols e uma assistência, e são nestes números que está o outro motivo para o jogador ter caído nas graças da torcida de forma tão precoce: sua estrela em decisão.

No dia 18 de agosto, o Botafogo venceu o clássico contra o Flamengo pelo placar de 4x1 e Matheus saiu do banco para marcar dois gols. Na mesma semana, no dia 21, o campo-grandense foi responsável por uma assistência contra o Palmeiras, pelas oitavas de final da Libertadores, jogo que acabou na classificação do clube carioca para a próxima fase da competição, pelo placar agregado de 4x3.

Falando em próxima fase, nas quartas de final do torneio continental o clube carioca enfrentou o São Paulo e viu a classificação para a semifinal sair dos pés de Matheus Martins

No dia 25 de julho, a disputa foi para os pênaltis após empatar em 1x1 no agregado. O São Paulo foi pior e perdeu duas (com Calleri e Rodrigo Nestor) de seis cobranças. Enquanto isso, o Botafogo foi mais eficiente e, em cobrança de Matheus Martins no canto superior direito, a vaga na semifinal foi para o clube carioca em pleno território paulista.

"Eu estava muito confiante, porque na base eu sempre batia muito pênalti assim, da mesma maneira que eu bati. É só na hora que você vai caminhando que passa um filme na cabeça, da história do Botafogo, do tanto que a gente precisava da classificação. E fui feliz de converter o pênalti da classificação para a semifinal", explicou Matheus em entrevista à BotafogoTV.

No dia 30 de outubro, Matheus foi titular no jogo de volta da semifinal, contra o Peñarol (Uruguai), mas não foi uma de suas noites mais inspiradas. No Sofascore, aplicativo especialista em estatísticas e resultados esportivos, ele ficou com nota 6.5, com poucas ações. No final, o Botafogo se classificou com placar agregado de 6x3 (5x0 no jogo de ida e 1x3 no jogo de volta).

Trajetória profissional

Matheus subiu para o profissional da equipe carioca antes de completar a maioridade, com apenas 17 anos. Durante seu tempo no elenco profissional do tricolor, ele atuou em 51 partidas, fez 6 gols e deu 5 assistências. Em janeiro de 2023, ele foi vendido à Udinese, pela bagatela de R$ 46,8 milhões. Porém, um dias depois de chegar ao clube italiano, o atacante foi emprestado ao Watford, da Inglaterra.

No clube inglês, ele ficou um ano e meio, sendo responsável por 6 gols e 3 assistências em 48 partidas. Após o fim do período de empréstimo, a negociação entre Botafogo e Udinese para transferência em definitivo chegou ao fim, com final feliz para a equipe carioca. 

No dia 1º de agosto, o time do empresário norte-americano John Textor pagou 10 milhões de euros (R$ 60 milhões na cotação da época) ao Udinese, da Itália. Agora, Matheus pode terminar o ano como campeão brasileiro e campeão da Libertadores.

Enquanto vivia bom momento no Watford, Matheus apareceu em convocações da seleção brasileira sub-20, do qual chegou a atuar pela Copa do Mundo de 2023 da categoria, que não teve final feliz para o Brasil, sendo eliminado nas quartas de final para Israel, por 3x2. Na seleção, ele tem seis gols em 10 partidas.

Saiba

Além da disputa pelo título continental, Matheus também pode ser campeão brasileiro, já que o Botafogo está na liderança do Brasileirão, com 73 pontos, três a mais que o vice Palmeiras. Na última terça-feira (26), o clube carioca bateu o alviverde paulista por 3x1, no Allianz Parque, e viu suas chances de título ir a 75,3%, segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Assine o Correio do Estado

Brasileirão 2025

Operário traz 2 reforços para disputar a Série D

A diretoria do Galo de Campo Grande não esperou a partida final do Estadual

04/04/2025 11h00

Fernandinho foi campeão pelo Galo em 2022 e 2024 e agora retorna para a Série D do Brasileirão

Fernandinho foi campeão pelo Galo em 2022 e 2024 e agora retorna para a Série D do Brasileirão Vinícius Eduardo

Continue Lendo...

O Operário decide o título do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2025 neste domingo, contra o Ivinhema, mas a diretoria trabalha também na organização para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro 2025, reforçando o elenco para a competição nacional.

Dois jogadores foram anunciados pelas redes sociais do clube para o meio-campo. 

O primeiro deles já é um conhecido do torcedor operariano: o meia Fernandinho.

Campeão estadual pelo clube em 2022 e 2024, o atleta de 32 anos já defendeu outros clubes do Estado, como o Sete de Setembro e o Águia Negra, além de ter passagem pelo URT-MG e pelo futebol português.

Já com relação ao outro reforço, o torcedor do Galo de Campo Grande também conhece – mas não com alegria: o volante Tássio foi um dos destaques da Portuguesa/FC Pantanal no Estadual, com cinco gols marcados, dois deles contra o Operário.

A primeira goleada ocorreu na primeira fase e a segunda, na semifinal, ambas de cabeça – sua especialidade quando vai ao ataque, aproveitando sua altura de 1,93 m.

Tássio também tem 32 anos e já defendeu diversos clubes pelo interior do Brasil como o Caxias-RS, o São Luiz-RS, o Linense-SP, o Grêmio Novorizontino-SP, o Sampaio Corrêa-MA, entre outros.

ESTRELA DA CASA

O único representante de Mato Grosso do Sul na Série D do Campeonato Brasileiro está no grupo A7 e estreia no dia 12 ou 13, contra o Cianorte-PR, fora de casa.

Além do time paranaense, o Galo enfrenta o Goiatuba-GO, o Itabirito-MG, o Inter de Limeira, o Monte Azul-SP, o Uberlândia-MG e o Cascavel-PR.

O primeiro jogo do Galo no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, será contra o Monte Azul, no dia 20. Com 64 clubes, de todos os estados do País e também do Distrito Federal, a competição tem começo previsto para o dia 13.

As datas-base dos jogos de ida e volta da final são os dias 21 e 28 de setembro, respectivamente. O Retrô-PE é o atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro e subiu para a Série C com o Anápolis-GO, o Maringá-PR e o Itabaiana-SE.

Segundo o regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro, os times se enfrentam todos contra todos dentro da chave, em turno e returno. Após 14 rodadas da primeira fase, prevista para terminar nos dias 19 e 20 de julho, os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, quando a competição passa a ser disputada em confrontos eliminatórios em ida e volta até a decisão. 

Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C em 2026.

FINAL

Na tarde deste domingo, o Operário e o Ivinhema fazem a segunda partida da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol 2025 – o Galo tem a vantagem de jogar por um empate.

A primeira partida da decisão, realizada no sábado, terminou com a vitória para o Alvinegra de Campo Grande. 

O Operário recebeu o Ivinhema na Capital e, com gol nos acréscimos do segundo tempo marcado por Matheus Bidick, venceu o duelo, por 1 a 0.

Com o resultado, o Galo leva vantagem para a partida de volta, marcada para ocorrer neste domingo, às 17h, no estádio Saraivão, em Ivinhema, e pode ser bicampeão com um empate.

Já o Ivinhema, que voltou a decidir a competição após 10 anos, precisa de uma vitória por dois ou mais de vantagem para ficar com o título pela segunda vez no tempo normal. Em caso de vitória simples, por qualquer placar, a disputa pela taça termina nos pênaltis.

Assine o Correio do Estado

Ótimo desempenho

Filipinho dá show e 6 surfistas brasileiros avançam direto ao round 3 na etapa de El Salvador

Filipinho entrou na água na sétima bateria do round 1 em Punta Roca, com o compatriota Ian Gouveia e o mexicano Alan Cleland

03/04/2025 23h00

Filipinho é um dos principais candidatos ao título deste ano

Filipinho é um dos principais candidatos ao título deste ano Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Nono colocado do Circuito Mundial de Surfe, Filipe Toledo, o Filipinho, deu show nas ondas de Punta Roca, em El Salvador, nesta quinta-feira, garantindo a melhor nota do dia, um belíssimo 15,77, avançando direto ao round 3. Além dele, o líder da temporada Italo Ferreira, João Chianca, o Chumbinho, Yago Dora, Ian Gouveia e Deivid Silva também se classificaram. Alejo Muniz, Edgard Groggia, Samuel Pupo e Miguel Pupo vão disputar a repescagem.

Filipinho entrou na água na sétima bateria do round 1 em Punta Roca, com o compatriota Ian Gouveia e o mexicano Alan Cleland e simplesmente sobrou na disputa. Foram duas impressionantes notas, de 8,00 e 7,77, com direito a aéreo, para um total de 15,77, a melhor da fase. Ian ganhou do mexicano por pouco, com 10,90 a 10,34.

Em grande momento neste início de temporada, na qual é o líder geral - esta é a quarta etapa -, Italo Ferreira também não teve trabalho para vencer a sua chave, com 14,67, avançando ao lado do australiano George Pittar, que fez 14,17.

A outra bateria do dia a contar com o esquadrão verde e amarelo foi a 1ª e última, na qual dois brasileiros brigaram até o fim pela vaga: Deivid Silva virou na reta decisiva e se garantiu, em segundo, com 9,56, com Miguel Pupo caindo à repescagem após fazer apenas 9.20. O norte-americano Jake Marshall passou em primeiro: 12,16.

As quatro primeiras baterias ocorreram ainda na quarta-feira, com Alejo em terceiro na largada. Chianca levou a melhor sobre o australiano Jack Robinson, com 9,40 a 9,17. Groggia ficou em último na segunda disputa do dia. Depois foi a vez de Samuel Pupo também fracassar. Por fim, Dora passou em segundo.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).