Esportes

COPA AMÉRICA 2019

De volta ao Maracanã, Seleção enfrenta Peru pelo 1º título da era Tite

De volta ao Maracanã, Seleção enfrenta Peru pelo 1º título da era Tite

RAFAEL RIBEIRO

07/07/2019 - 07h29
Continue lendo...

O Brasil retorna ao Maracanã às 16 horas (de MS) deste domingo. De volta ao mítico estádio do Rio de Janeiro após seis anos de afastamento, a Seleção disputa a final da Copa América contra o surpreendente Peru em busca do primeiro título da Era Tite.

A Seleção Brasileira não joga no Maracanã desde 30 de junho de 2013, data em que venceu a Espanha por 3 a 0 e conquistou a Copa das Confederações. Apesar de contar com o apoio da torcida diante de um adversário inesperado, o zagueiro Marquinhos rejeita o status de favorito.

“O Peru eliminou Uruguai e Chile. Então, essa história de favoritismo, a gente deixa de lado. Não existe mais no futebol de hoje. É dentro de campo que as coisas se decidem. Não é camisa nem nome que vão fazer um time ganhar uma partida de futebol, mas sim um jogo bem jogado”, declarou.

Recuperado de virose, Marquinhos deve ser titular ao lado de Thiago Silva. O goleiro Alisson chegou a ser poupado durante a semana, mas a tendência é que não tenha problemas para a final. Na lateral esquerda, Filipe Luis é dúvida e Alex Sandro deve permanecer entre os titulares.

Em jogo válido pela primeira fase da Copa América, o Brasil goleou o Peru por 5 a 0 em Itaquera e ainda desperdiçou um pênalti. Em busca do primeiro título de Tite, a solidez defensiva é um trunfo, uma vez que a Seleção ainda não sofreu gols na competição.

Já o Peru, campeão das edições de 1939 e 1975 da Copa América, não disputa a final desde que triunfou pela última vez. Responsável por conduzir o país de volta à Copa do Mundo em 2018 após 32 anos de jejum, o técnico argentino Ricardo Gareca já conseguiu mais um feito e tem em Paolo Guerrero seu principal jogador.

“Para nós, dentro de campo, não tem favorito. Há muita gente que está faltando com o respeito ao Peru”, declarou o experiente centroavante, com passagens por Corinthians, Flamengo e Internacional. “Estou feliz por enfrentar o Brasil, país pelo qual tenho muito respeito”, completou.

Diante do Peru, na final da Copa América, a Seleção Brasileira entrará no gramado do Maracanã defendendo uma invencibilidade histórica. A última e única derrota canarinha em jogos oficiais no lendário estádio aconteceu na Copa do Mundo de 1950, no que foi chamado de Maracanazo.

Naquele Mundial, 13 países foram divididos em quatro grupos e apenas os líderes passavam para o quadrangular final. Brasil, Uruguai, Suécia e Espanha avançaram, mas só os dois primeiros chegaram à rodada derradeira com chances de levantar o troféu. Coincidentemente, brasileiros e uruguaios iriam se enfrentar no Maracanã.

Para alegria dos quase 200 mil brasileiros que lotavam as arquibancadas do local, Friaça abriu o placar para o time de Flávio Costa, que jogava pelo empate para ser campeão, já no segundo tempo. O Uruguai, entretanto, igualou na sequência com Schiaffino e garantiu a vitória na reta final, através de Ghiggia, responsável por silenciar o estádio e um país inteiro naquele 16 de julho de 1950.

No total, a Seleção Brasileira entrou no gramado do Maracanã para partidas de torneios oficiais 34 vezes, válidas por Copas Américas, Minicopa de 1972 e Eliminatórias, além da Copa do Mundo de 1950, obtendo 26 vitórias, 7 empates e 1 derrota. Contando todos os jogos, são 76 vitórias, 23 empates e sete derrotas.

FICHA TÉCNICA:
BRASIL X PERU

Data: 7 de julho de 2019, domingo
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Horário: 16 horas (de MS)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Thiago Alves, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Gabriel Jesus, Firmino e Everton Cebolinha
Técnico: Tite

PERU: Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia, Yotún, Carrillo, Cueva e Flores; Paolo Guerrero
Técnico: Ricardo Gareca

Na frente

Na Malásia, Verstappen faz sua primeira pole position da temporada

Tetracampeão tenta primeira vitória em 2026; Bortoleto largará em 10º

03/10/2026 23h00

Verstappen

Verstappen Reprodução/Twitter F1

Continue Lendo...

Na manhã deste sábado (3), o holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, fez o que ainda não havia conseguido em 2026. Na 16ª etapa da temporada, enfim, veio a primeira pole position para o piloto tetracampeão do mundo de Fórmula 1.

No GP do Bahrein, que este ano está sendo disputado na Malásia por conta das tensões bélicas no Oriente Médio, Verstappen encerrou um jejum que começou em dezembro de 2025, quando fez o melhor tempo no treino classificatório no GP de Abu Dhabi, que encerrou o calendário da categoria no ano passado. 

Verstappen fez o tempo de 1min35s130, ficando 0s298 à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari e 0s501 do atual líder da temporada, o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes.

O companheiro de Verstappen na RBR, o francês Isack Hadjar, originalmente havia registrado o terceiro melhor tempo, mas foi punido com a perda de cinco posições por ter feito trocas no motor. Esta foi a 49ª pole position na carreira de Verstappen, que no momento ocupa a sexta colocação no Mundial de pilotos.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Audi, fez o décimo melhor tempo da classificação e vai largar dentro da zona de pontuação na corrida marcada para a madrugada deste domingo, a partir das 4h da manhã no horário de Brasília.

Cria de MS

Arthur Dias atua por 60 minutos em amistoso contra a Índia

Em vitória parcial, zagueiro sul-mato-grossense é titular pela Seleção Brasileira

03/10/2026 11h54

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil

Nascido em Campo Grande, Arthur Dias, é titular pela primeira vez com a camisa do Brasil Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Em partida amistosa entre Brasil e Índia, disputada na manhã deste sábado (3), o defensor nascido em Campo Grande, Arthur Dias fez sua estreia na equipe titular da Seleção Brasileira. 

Na ocasião, o atleta do Athletico Paranaense jogou por 60 minutos e foi substituído aos 15 minutos da etapa complementar, dando lugar à entrada do zagueiro Jair, ex-Santos e que atualmente defende as cores do Nottingham Forest, da Inglaterra. 

Arthus fez uma partida regular, sem nenhum erro defensivo grave. Durante o jogo cometeu uma falta, recuperou uma posse de bola, acertou 100% dos desarmes e não sofreu nenhum drible enquanto estava em campo. 

O zagueiro também foi efetivo no quesito de passe, onde terminou a partida com 95% dos passes certos, acertando 56 dos 59 passes tentados. Dentre os acertos, o defensor obteve êxito em 6 passes longos certos, sendo o jogador do Brasil que mais deu passe neste quesito. 

Histórico do atleta 

O campo-grandense iniciou sua trajetória no Athletico Paranaense em 2022, nas categorias de base. O jogador também passou pelas seleções brasileiras Sub-17 e Sub-20, conquistando o Sul-Americano Sub-20 em 2025.

A estreia profissional aconteceu em julho de 2025, contra o América-MG. Apesar de um início difícil, com um pênalti cometido nos minutos finais, Arthur superou o episódio e terminou a temporada como titular do Athletico, disputando 18 partidas e ajudando o clube 
na campanha de acesso à Série A.

Em 2026, o zagueiro se consolidou como destaque do time e recebeu sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal. Ele estreou na vitória por 4 a 2 sobre a Austrália, tornando-se o 17º jogador da história do Athletico a defender o Brasil.
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).