Esportes

Ele fica!

Em reunião marcada por troca de acusações, clubes aceitam Petrallás à frente da FFMS

Em assembleia tumultuada, os dirigentes decidiram que o atual gestor interino da federação será vigiado por cinco presidentes pelos próximos 90 dias

Continue lendo...

Após três horas de acaloradas discussões e trocas de acusações entre presidentes, os clubes acataram a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e aceitaram manter o nome de Estevão Petrallas como gestor interino da Federação de Mato Grosso do Sul (FFMS) pelos próximos 90 dias. Isso pode mudar caso o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) aprove as condenações do presidente do Comercial, Cláudio Barbosa, em julgamento marcado para a próxima semana em Campo Grande.

A reunião, marcada para iniciar às 14h, começou com atraso devido à desorganização entre os dirigentes. Antes do início da assembleia, havia descontentamento com a nomeação de Estevão Petrallas à frente da federação.

Inclusive, alguns deles assinaram um documento direcionado ao presidente do TJD-MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul), Patrick Hernandes Santana Ribeiro, contestando a decisão da CBF sobre a escolha de Petrallás.

Ao iniciar a assembleia, a troca de farpas marcou a reunião, criando um clima de dérbi Comerário. O momento mais tenso foi quando Estevão Petrallas teve seu momento de falar com os clubes, mas direcionou sua fala diretamente ao presidente do Comercial, Cláudio Barbosa, acusando-o de dialogar com os clubes com a intenção de derrubá-lo da FFMS e, assim, desacatar a escolha da entidade máxima do futebol.

Conforme apurado pelo Correio do Estado, durante a reunião, os clubes estavam desconfiados de que o presidente do Comercial, Cláudio Barbosa, teria escolhido nomes para uma possível fiscalização na gestão de Petrallas, sem consultar os demais clubes.

Esse cenário ficou ainda mais visível quando o presidente do União ABC, Fábio Manso, apresentou uma proposta aos dirigentes, que teve boa aceitação.

“Gente, prestem atenção. Não estamos conseguindo dialogar e não vamos chegar a lugar nenhum dessa forma. Quem nunca errou nessa sala ergue a mão! Eu já errei e tenho certeza que vocês também já erraram alguma vez. Estamos a horas tentando conversar e não vamos chegar a lugar nenhum. Aceitamos o Estevão na federação, e ele precisa jurar que vai ouvir as nossas demandas, perfeito?”, explanou durante a reunião. 

As falas do presidente do União ABC, Fábio Manso, apaziguaram o clima tenso e foram bem vistas pelos dirigentes, que aprovaram a permanência de Estevão Petrallas no comando da federação, sob a fiscalização de um grupo formado por cinco presidentes de clubes.

“Você percebeu como é difícil dialogar entre a gente. Pelo que entendi, assim que cheguei na assembleia, já tinham nomes escolhidos que seriam; um presidente seria responsável pela região sul, outro pela região norte e três de Campo Grande. Isso revoltou alguns dirigentes e se movimentaram durante a reunião, mudando seus votos ", relatou o presidente do Águia Negra, Ilie Vital ao Correio do Estado. 

Clubes votaram pelo SIM da permanência de Estevão Petrallas na FFMS: 

Corumbaense Futebol Clube
União ABC
Dourados Atlético Clube
Clube Esportivo Naviraiense 
Esporte Clube Águia Negra
Náutico Futebol Clube
Operário Futebol Clube
Operário Atlético Clube  
União Recreativo Social Olímpico (URSO) 
São Gabriel Futebol Clube
Sociedade Esportiva Recreativa de Chapadão do Sul (SERC)
Coxim Atlético Clube 
Costa Rica Esporte Clube
CEART FUTEBOL CLUBE
Campo Grande Atlético Clube
Ubiratan Esporte Clube
Associação Atlética Moreninhas
7 de Dourados 
Moreninhas Futebol Clube 
Maracaju Atlético Clube

Votaram NÃO pelo nome de Estevão Petrallás na FFMS 

Esporte Clube Comercial
Novo Futebol Clube 
Sociedade Esportiva Pontaporanense 

Ausente 

Aquidauanense 

 “O nosso voto seria para o Estevão não ficar na federação, mas a reunião foi bastante tensa e mudamos de voto depois de uma conversa entre os presidentes e decidimos votar a favor para que a Portuguesa possa dialogar e cobrar de alguém nos próximos 90 dias. Também fizemos este movimento para não entrar em atrito com a CBF e as decisões judiciais. Podemos falar que o dialogo venceu hoje”, relatou o presidente da Portuguesa, Gilmar Ribeiro.

Fotos: João Gabriel Vilalba 

Estevão será fiscalizado  
 

Ainda durante a reunião, os clubes votaram para criar um grupo que fiscalizará o trabalho de Estevão Petrallas à frente da federação. O grupo será composto por André Baird (Costa Rica), Iliê Vidal (Águia Negra), Bosco Delgado (Corumbaense), Gilmar Ribeiro (Portuguesa) e Ítalo Milhomem, representando o futebol amador.

“Você sabe muito bem o que penso sobre o futebol e votamos a favor do Estevão para termos um diálogo com a federação. Vamos agora acompanhar de perto e preparar para as eleições daqui 90 dias” explicou Gilmar para a reportagem, sobre a sua indicação para ser um supervisor de Estevão Petrallás. 

 

Após o final da reunião, Petrallas reconheceu a responsabilidade do cargo e deve dialogar com os clubes nos próximos dias. Questionado, ele aceitou tranquilamente que o grupo fiscalize o seu trabalho nos próximos meses

“Até o momento não tive tranquilidade para trabalhar por causa dessa enxurrada de críticas. Não entendi essa reunião que para a minha visão é para confrontar a decisão da CBF. Precisamos agora é unir, até porque o governo tem total interesse no esporte”, relatou. 
 

A reportagem questionou Estevão Petrallas sobre o atrito com o presidente do Comercial, Cláudio Barbosa. De acordo com o atual gestor interino da FFMS, mesmo com os atritos, vai sentar-se com o Comercial e eles serão tratados da mesma forma que os outros clubes que votaram em meu nome.

"Agora é seguir com as competições e precisamos de união entre os clubes", finalizou.

Estevão Petrallás. Fotos: João Gabriel Vilalba 

Governador Eduardo Riedel mostrou apoio na decisão 

Durante a assembleia dos clubes para determinar o futuro da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), ocorrida nesta sexta-feira (7), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, compareceu rapidamente à reunião, causando surpresa a todos os presidentes presentes. 

Neste momento único, já que minutos antes os presidentes estavam trocando acusações, ao pegar o microfone, o silêncio reinou na sala e os dirigentes prestaram atenção nas falas do governador.

Em sua pronúncia, Ridel reforçou o compromisso do governo estadual com o futebol, destacando que seguirá com o apoio financeiro nas competições e ajudará também no desenvolvimento do esporte, ndependentemente das escolhas internas dos clubes sobre a liderança da FFMS, desde que essas decisões sejam tomadas de forma democrática e saudável.

“Neste momento precisamos de equilíbrio, porque tem muita coisa que precisa ser apurada nessas investigações. Vocês precisam discutir o futebol e dialogar para chegar em um bom termo. O nosso compromisso continua e precisamos discutir o futuro do Morenão”, disse para os presidentes. 

Ainda durante o discurso, o governador deixou claro que não pretende interferir na gestão da federação e nem na escolha do presidente da entidade. 

“Não estou aqui para indicar ninguém, quem decide são vocês. Isto aqui não é papel do governo, o nosso é estar ao lado de vocês e do futebol sul-mato-grossense. Sei que a solução não é simples, mas vocês precisam é se unir e tomar a melhor decisão”, finalizou. 

Governador Eduardo Riedel cumprimentando os presidentes de clubes. Fotos: João Gabriel Vilalba 


Assembleia 

A assembleia entre os clubes foi convocada em meio a um contexto de turbulência desde a prisão de Estevão Petrallas à frente da federação. O encontro contou com a participação de 24 clubes profissionais e cinco amadores. Também estiveram presentes diversos representantes de ligas interessados na escolha dos presidentes.

A reunião foi convocada pelo Esporte Clube Comercial e presidida pelo advogado Reinaldo Leão. A reunião expressou forte descontentamento com a nomeação de Petrallas, questionando os critérios utilizados pela CBF.

Caso os clubes votassem contra ao nome de Petrallás, a decisão seria encaminhada ao  Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul que posteriormente a enviará à CBF. 

 

Assine o Correio do Estado 


 

 

Relembre

Antes de polêmica com Daiane Muniz, árbitro de MS anulou pênalti contra o Flamengo

Após confusão, Paulo Volkopf, que apitou a final do sul-mato-grossense de 2025, desmarcou penalidade para time catarinense

10/04/2025 12h15

Paulo Volkopf anulou marcação após dois minutos de debate

Paulo Volkopf anulou marcação após dois minutos de debate Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Afastada após erro crucial na partida entre Internacional e Cruzeiro no último final de semana, a árbitra de Três Lagoas Daiane Muniz não é a única sul-mato-grossense a se envolver em polêmica de arbitragem pelo Brasil.

Há sete anos, em julho de 2017, Paulo Vollkopf, árbitro da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025, assinalou pênalti em favor do Avaí, em confronto diante do Flamengo, entretanto, após dois minutos de espera, voltou atrás da decisão, e anulou o lance. A decisão gerou grande repercussão negativa em cima da atuação de Volkopf, e causou revolta em catarinenses e cariocas. 

Ao Correio do Estado, Volkopf declarou que apesar da demora, a decisão tomada à época foi acertada, visto que naquele período, os árbitros do país não contavam com o auxílio do árbitro de vídeo [VAR], recurso o qual Daiane Muniz detinha e não utilizou no último final de semana.

Cabe destacar que o vídeo suporte foi utilizado pela primeira vez durante a Copa do Mundo de 2018, ou seja, após a polêmica vivida pelo sul-mato-grossense no Estádio da Ressacada, em Santa Catarina. 

Na súmula da partida, o árbitro não citou a confusão gerada após a marcação do pênalti de Everton em Diego Tavares.

O único registro foi a expulsão de Marquinhos, que já no banco de reservas, recebeu cartão vermelho após reclamar da decisão da arbitragem. Com gols de Rômulo e Leandro Damião, a partida terminou empatada em 1 a 1. 

“Em 2017 nós não tínhamos o recurso do VAR. Acontece que eu faço a marcação [do pênalti] e o meu assistente me chama e diz que eu havia errado, voltei atrás e corrigi o erro”, disse o árbitro, que na ocasião foi auxiliado pelos também sul-mato-grossenses Eduardo Gonçalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo, quem o auxiliou no lance.

Veja lance

Questionado sobre o erro mais recente de Daiane Muniz, o professor de educação física disse que a falha dela (que atuava como VAR), foi não ter chamado o árbitro de campo para rever o lance que ocasionou o pênalti que abriu o placar para o time gaúcho.

A partida foi comandada por Marcelo de Lima Henrique, junto de Daiane, também afastado pela Confederação Brasileira de Futebol. Além deles, os assistentes Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE); o quarto árbitro Luciano da Silva Miranda (CE) e a auxiliar de vídeo Amanda Matias, também foram afastados e passarão por reciclagem, de pelo menos, 30 dias. 

Reciclagem

Uma pessoa ligada ao quadro de arbitragem da FFMS destacou à reportagem como funcionam os processos de reciclagem dos árbitros, sobretudo após erros de grande repercussão. 

Conforme apurado, após os erros, os envolvidos são prontamente afastados dos campos e participam de uma reunião junto à CBF para que a confederação possa compreender a dinâmica do erro. 

Após isso, os árbitros passam por testes técnicos, uma espécie de prova, realizada através de formulários que atestam os conhecimentos de todos. Por fim, os formulários são enviados à CBF, que atesta se aqueles que erraram possuem nível técnico suficiente para voltar aos gramados.

Assine o Correio do Estado 

ESPORTE REGIONAL

Estado destina R$ 7 milhões para Jogos da Juventude e da Melhor Idade

Edital foi publicado nesta quinta-feira (10) para organizações interessadas em realizar ambas as competições se inscreverem

10/04/2025 11h00

Jogos Escolares da Juventude de MS e da Melhor Idade começarão em breve

Jogos Escolares da Juventude de MS e da Melhor Idade começarão em breve Foto: Lucas Castro

Continue Lendo...

Através do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (10), o Governo de Mato Grosso do Sul divulgou os editais de chamamento público para realização dos Jogos Escolares da Juventude de MS e dos Jogos da Melhor Idade de MS, sob investimento somado de quase R$ 7,2 milhões.

Para a competição infanto-juvenil sul-mato-grossense, a organização vencedora será responsável pela execução dos  Jogos Escolares da Juventude de MS 12 a 14 anos (modalidades individuais e coletivas 1ª e 2ª divisão), Jogos Escolares da Juventude de MS 15 a 17 anos (modalidades: natação, ginástica artística e wrestling), Jogos Escolares da Juventude de MS 12 a 14 anos (futsal e voleibol 3ª divisão), Jogos Escolares da Juventude 12 a 14 anos (atletismo) e Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), tudo isso sob investimento estadual de R$ 5.106.789,15.

Na edição do ano passado, a 1ª etapa da competição, destinada aos estudantes-atletas de 12 a 14 anos, reuniu 2,5 mil inscritos, 40% a mais do que o registrado em 2023. Já na 2ª etapa, com inscritos de 15 a 17 anos, os Jogos reuniram 3,5 mil jovens atletas, 16% a mais que no ano anterior.

Para os Jogos da Melhor Idade, a organização vencedora ficará responsável pela realização das etapas individuais e duplas, voleibol, bocha e dança coreografada, além de “promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os idosos-atletas dos 79 municípios do estado, proporcionando a participação dos melhores atletas dos municípios nas etapas estaduais”. Para isso, o estado anunciou investimento de até R$ 2.030.372,40, com prazo de 12 meses para execução desses planos.

Os resultados de ambos os editais sairão no dia 02 de junho, com divulgação das decisões recursais proferidas (se houver).

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul acontecem anualmente desde 2019, sob organização da Fundesporte. A competição escolar também serve como uma seletiva para a Etapa Regional e Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude do Comitê Olímpico do Brasil.

Segundo consta no site da organização, a finalidade do projeto é “aumentar a participação dos alunos em atividades esportivas nas Instituições de Ensino, públicas e privadas, do Estado de Mato Grosso do Sul, e promover a ampla mobilização da juventude estudantil estadual em torno do esporte”.

Jogos da Melhor Idade

De acordo com o Governo, os Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul "objetivam instrumentalizar os municípios e sensibilizar a sociedade para novas formas de participação da pessoa idosa, proporcionando canais de comunicação, o convívio social, a promoção da autoestima, troca de experiências com as demais gerações, contribuindo para a qualidade de vida e reversão da imagem do idoso em nossa sociedade".

Geralmente, a competição ocorre em três a cinco dias, com modalidades como atletismo, bocha, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, sinuca, tênis de mesa, truco ponto acima, voleibol adaptado e xadrez.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).