Esportes

Esportes

Ex-seleção brasileira detona Vini Júnior: 'Atleta limitado, não é um cara decisivo'

Vinicius Júnior foi eleito o melhor do mundo pela Fifa na temporada de 2024

Continue lendo...

O ex-jogador Giovanni deu uma opinião polêmica sobre Vinicius Júnior. O ex-meia do Santos, Barcelona e seleção brasileira afirmou que o atleta do Real Madrid é um jogador "normal".

Vinicius Júnior foi eleito o melhor do mundo pela Fifa na temporada de 2024. Para Giovanni, porém, o atacante do Real Madrid não é um "jogador decisivo".

"(Um jogador) Normal. No Real ele tem uma outra importância. É um atleta limitado. É mais drible em velocidade. Só. Se você colocar um cara forte e rápido com ele, para mim, ele não vai fazer nada", disse Giovanni, em entrevista ao programa Benja Me Mucho, do jornalista Benjamin Bach, no YouTube.

O ex-meia ainda criticou a atual safra de jogadores da seleção brasileira. "(Vinicius Jr.) Vai passar algumas jogadas, sim. Mas ele não é um cara decisivo. Hoje na seleção nós não temos caras decisivos. Sabem jogar, com a bola no pé, mas não tem um cara como nós tínhamos, como Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo, Romário, Ronaldo... não tem", completou.

No último domingo, 1, Vinicius Júnior foi um dos destaques da vitória do Real Madrid por 2 a 1 sobre o Rayo Vallecano, pelo Campeonato Espanhol. O brasileiro anotou um golaço no primeiro tempo do jogo.

Giovanni foi revelado no futebol paraense e ganhou projeção nacional com a camisa do Santos. Na Europa, se destacou por Barcelona e Olympiacos, recebendo o apelido de "Messias". Ele disputou a Copa do Mundo de 1998.

Esportes

Quem é Eduardo da Cruz, árbitro assistente sul-mato-grossense contratado pela CBF

Com carreira consolidada nacionalmente, foi incluído no quadro de aspirantes da Fifa em 2015

02/02/2026 18h15

Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O árbitro-assistente Eduardo Gonçalves da Cruz, de Campo Grande, de 43 anos passou a integrar o seleto grupo dos 72 profissionais contratados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no novo programa de profissionalização da arbitragem brasileira.

Com carreira consolidada nacinalmente, foi incluído no quadro de aspirantes da Fifa em 2015, quando tinha 33 anos, tornando-se o primeiro assistente de Mato Grosso do Sul a alcançar tal patamar.

Parte do quadro da CBF desde 2009, construiu carreira marcada por regularidade e bom desempenho técnico. Ao longo de 2025, participou de 34 partidas oficiais, mantendo médias que o credenciaram à nova política de contratação da entidade.

Natural de Campo Grande, é formado em engenharia civil e elétrica e conciliou a carreira acadêmica com a atuação nos gramados.

Em 2015, mesmo ano em que passou a integrar o quadro de aspirantes da Fifa, foi eleito pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) como o melhor assistente da temporada.

A lista divulgada pela CBF na última semana reúne 20 árbitros centrais, 40 assistentes e 12 árbitros de vídeo (VAR).

A escolha levou em consideração critérios técnicos rigorosos, como avaliações de desempenho nas temporadas 2024 e 2025, além da certificação FIFA. O modelo adotado é baseado em quatro pilares: treinamento técnico, saúde e performance, tecnologia e governança/estrutura.

Os profissionais contratados passarão por avaliações constantes, com possibilidade de rebaixamento ao final de cada temporada, abrindo espaço para novos destaques. Para viabilizar o projeto, a CBF prevê investimento de cerca de R$ 195 milhões no biênio 2026/2027.

Assine o Correio do Estado

Esportes

Lorenzo Musetti anuncia desistência do Rio Open por não conseguir se recuperar de lesão

Anúncio foi feito pelas redes sociais do evento e a desistência acontece em razão de uma contusão

01/02/2026 23h00

Lorenzo Musetti, tenista italiano

Lorenzo Musetti, tenista italiano Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Segundo melhor tenista da Itália e nº 5 do ranking mundial, Lorenzo Musetti está oficialmente fora do Rio Open, que será disputado entre os dias 14 e 22 de fevereiro. O anúncio foi feito pelas redes sociais do evento e a desistência acontece em razão de uma contusão.

"Oi, pessoal. Depois que me lesionei no Australian Open, eu e minha equipe avaliamos a situação e, infelizmente, preciso informar que a recuperação vai levar mais tempo do que esperávamos e, infelizmente, não poderei disputar o Rio Open", anunciou Musetti em vídeo no X (antigo Twitter).

"Estou realmente muito triste, porque estava animado em dividir meu tênis com vocês e sentir a energia dos fãs brasileiros e a paixão que vocês têm pelo esporte. Desejo que tudo vá bem e que seja um evento maravilhoso para todos. Espero voltar ao Brasil em breve. Tchau", finalizou.

Musetti se machucou há quatro dias, quando disputava o Australian Open. Na ocasião, o italiano disputava as quartas de final contra Novak Djokovic, que teve de ter atendimentos médicos por conta de bolhas no pé. O sérvio voltou à partida, mas quem optou por não continuar foi o italiano, que sentiu dores na virilha. Ele ainda voltou para mais um game, mas acabou desistindo.

Aos 23 anos, Lorenzo Musetti é o 5º tenista do ranking da ATP, enquanto Djokovic é o 4º lugar. O sérvio disputou neste domingo a final contra Carlos Alcaraz, que levou o título e deu a Nole seu primeiro revés em uma decisão do Grand Slam australiano.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).