Esportes

SALTO TRIPLO

França celebra um fenômeno no salto

França celebra um fenômeno no salto

ESTADÃO

07/03/2011 - 08h50
Continue lendo...

Ele tem apenas 21 anos, mas já mostra ser um fenômeno no salto triplo. O francês Teddy Thamgo, filho de camaroneses nascido em Paris, é apontado como o homem que pode, enfim, alcançar o recorde mundial da distância (18,29 m) nas provas ao ar livre, estabelecido há mais de 15 anos pelo britânico Jonathan Edwards. Até porque, nas disputas em pista coberta, não há quem consiga vencê-lo.

Ontem, no último dia do Campeonato Europeu Indoor, Thamgo bateu o recorde mundial que já era dele. Entrou na final como o dono de 17,91 m - obtido dia 20 durante o Campeonato Francês - e, logo no 2.º salto, melhorou a marca em um centímetro. Não bastasse isso, repetiu a dose na 4.ª tentativa. No torneio disputado em casa, fez a festa.

"Não fui tão longe quanto poderia. Queria garantir o resultado pois não iria aceitar uma derrota em casa. Isso prova que eu posso saltar na casa dos 17,90 m sempre que quiser."

As declarações de Thamgo fazem o mundo do atletismo aguardar, com expectativa, a temporada ao ar livre que começa em maio - lembrando que, em agosto, haverá a disputa do Mundial em Daegu, na Coreia do Sul.

E será apenas a terceira temporada internacional de Thamgo entre adultos. No ano passado, foi eleito a revelação do atletismo europeu, após começar 2010 com um resultado incrível: o ouro no Mundial Indoor de Doha, quando bateu o recorde mundial pela primeira vez (17,90 m). Para mostrar que, naquele março, não teve sorte de iniciante, cravou 17,98 m durante a etapa nova-iorquina da Liga de Diamante, disputada em junho, já na temporada ao ar livre. Tornou-se, assim, dono da 3.ª melhor marca da prova na história. / COM AGÊNCIAS




Série B de MS

Águia Negra e Naviraiense disputam o título do estadual da Série B

Para perder o título, a equipe de Naviraí precisa sofrer uma goleada de 7 gols de diferença do Operário Caarapoense. Já a hora do Rio Brilhante precisa apenas de torcer para conquistar o título

08/11/2024 18h30

Águia Negra e Naviraiense disputam o título do estadual Série B

Águia Negra e Naviraiense disputam o título do estadual Série B @rogerioborgesfotografia

Continue Lendo...

Garantidos no Campeonato Sul-Mato-Grossense de 2025, Águia Negra e Naviraiense disputam o título da Série B nesta final de semana, em confrontos que devem mexer com a população das cidades de Rio Brilhante e Naviraí.

À frente na tabela, o Naviraiense matematicamente está com as duas mãos na taça. A equipe de Naviraí perde o título se perder pela diferença de sete gols contra o Operário Caarapoense, neste domingo (8), no estádio do Carecão, em Caarapó. 

O segundo colocado na tabela também garantido na elite do futebol sul-mato-grossense, o Águia Negra, não entra em campo nesta rodada. A equipe do Rio Brilhante finalizou sua participação na Série B, mas precisará torcer por uma sonora goleada do rival, o Naviraiense, para conquistar o título da Série B.

Outras três vezes que cumprem tabela neste final de semana, o Esporte Clube Comercial e o Sete de Setembro se enfrentam no estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, também apenas para cumprir tabela. Todos os jogos da rodada começam no mesmo horário, às 15h deste domingo (10).


Denúncia 

Como sempre acontece no futebol sul-mato-grossense, o extra-campo movimenta a paixão dos torcedores. Na última semana, os dirigentes do Sete de Setembro acionaram o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) contra o Naviraiense, alegando que a equipa não apresentou a prestação de contas referente ao ano de 2023.

A denúncia chegou à mesa dos juízes, mas não prosperou na Procuradoria por falta de provas, sendo o caso arquivado.

Caso nada aconteça fora de campo, Naviraiense e Águia Negra se juntam a outras oito equipes já garantidas na Série A de 2025: Operário, DAC, Portuguesa, Corumbaense, Ivinhema, CREC, Aquidauanense e Coxim.

O Campeonato Sul-mato-grossense tem data prevista para início em janeiro de 2025. 

Águia Negra e Naviraiense disputam o título do estadual Série B Foto: Rodrigo Moreira/FFMS

Assine o Correio do Estado.

MS NO RIO DE JANEIRO

MS leva delegação de 23 atletas para Copa do Brasil de Taekwondo

Competição vale vaga para o Grand Slam da categoria e soma pontos para o ranking nacional

07/11/2024 09h45

Delegação de Mato Grosso do Sul participa de campeonato de taekwondo até este domingo

Delegação de Mato Grosso do Sul participa de campeonato de taekwondo até este domingo Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Atletas sul-mato-grossenses de taekwondo disputam nesta semana lutas importantes pela Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2024 e pelo Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas. Ambas as competições acontecem no Rio de Janeiro.

De acordo com a Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS), até este domingo, 23 taekwondistas entrarão no tatame para representar o Estado no evento nacional, que terá como palco a Arena Carioca I do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro.

Para o mestre Fábio Costa, presidente da FTKDMS, os atletas do Estado estão prontos para lutarem na competição, que é umas das mais importantes e esperadas nesta categoria.

“Os atletas estão prontos para disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro de Faixas Coloridas, pois se dedicaram intensamente e estão bem preparados para estas competições”, diz mestre Fábio.

Fábio Costa trabalha na competição com os demais técnicos das associações filiadas à federação, que incluem o mestre Celso de Souza (Chapadão do Sul), mestre Paulo Barbosa (Ponta Porã) e professor Higor Luis da Silva (Rio Brilhante).

Os atletas do Estado que viajaram para a competição são de três municípios de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (Associação Fábio Costa), Rio Brilhante (Associação José Selvino Bellini), Ponta Porã (Associação Red Wolf) e Chapadão do Sul.

As competições valem pontos no ranking nacional e são importantes para a disputa por uma vaga no Grand Slam, evento que vai definir a seleção brasileira de taekwondo de 2025.

Pelo Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas, os atletas que vão representar o Estado são: Eraldo Diego Severio Fróes, categoria juvenil até 55 kg, de Campo Grande, e Lorenzo Rosin Martins, categoria cadete até 37 kg, de Chapadão do Sul.

As competições acontecem das 8h às 20h (horário de Brasília) e podem ser acompanhadas por meio do canal no YouTube da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

UNIVERSITÁRIO

Convocado pela CBTKD, o atleta sul-mato-grossense Luiz Felipe Aquino, que se prepara para buscar uma vaga na próxima Olimpíada, competirá no 3º FISU America Games Cali 2024, evento universitário que é considerado o mais importante das Américas.

Luiz disputa a competição nas categorias individual até 63 kg e equipe TK3 – kyorugui (luta). As lutas acontecerão de sexta-feira a domingo, na instituição universitária Escola Nacional do Esporte, em Cali, na Colômbia.

Recentemente, o taekwondo sul-mato-grossense participou pela primeira vez na história dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB), e começou com o pé direito, conquistando duas medalhas, sendo uma de prata e uma de ouro.

O lugar mais alto do pódio veio com o aluno da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Luiz Felipe Aquino, que venceu o pernambucano Vinny Matheus na final da categoria até 63 kg para faixas pretas.

Já a prata foi conquistada por Yasmin Santos da Silva, acadêmica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na categoria até 57 kg. Ela foi derrotada na final pela catarinense Maria Clara Farina.

Saiba

As competições nacionais têm organização da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil, do Comitê Paralímpico Brasileiro e da Marinha.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).