Após ficar de fora da Copa da Rússia, a Holanda retorna a um mundial com uma equipe renovada. Se em 2014 a equipe europeia brilhou em gramados brasileiros, capitaneada por Robin van Persie e Arjen Robben, nesta edição as esperanças recaem no zagueiro van Dijk (Liverpool) e no atacante Depay (Barcelona). Em campo, o Brasil terá representantes, mas na arbitragem.
O primeiro confronto dos holandeses será contra o Senegal, hoje, às 12h (de MS), no Al Thumama, em Doha, pelo Grupo A.
Em sua 11ª participação em mundiais, a seleção holandesa será comandada por um técnico experiente: Louis van Gaal, que liderou times como Barcelona, Manchester United, Ajax e Bayern de Munique.
A Holanda já esteve bem perto de levantar o troféu mundial, mas acabou sendo vice-campeã nas edições de 1974, 1978 e 2010. A equipe é a oitava colocada no ranking da Fifa.
O Senegal chega ao Catar como uma das equipes de menor tradição em mundiais, mas promete ser uma das atrações mais interessantes. Para fazer uma boa campanha, terá de lidar com o desfalque de última hora de sua grande estrela: Sadio Mané.
O atacante do Bayern de Munique é a grande referência técnica dos Leões de Teranga. Porém, uma lesão na perna direita o levou a ser cortado da equipe.
Com isso, as grandes esperanças da equipe passam a ser o goleiro Édouard Mendy e o zagueiro Kalidou Koulibaly (ambos do Chelsea). Sem Mané, o técnico senegalês Aliou Cissé convocou o defensor Moussa N’Diaye, que atua pelo Anderlecht, da Bélgica.
Apesar de esta ser apenas a terceira Copa dos Leões de Teranga, a equipe chega muito motivada após conquistar sua primeira Copa Africana das Nações. Em mundiais, a melhor campanha foi em 2002, na estreia, quando se classificou às quartas de final. O Senegal é o número 18 no ranking da Fifa.
Entre os comandados de van Gaal, o destaque Memphis Depay, do Barcelona, deve começar a partida no banco, pois ainda se recupera de uma lesão na coxa esquerda.
ARBITRAGEM
Dentro de campo, o Brasil também terá representantes. O árbitro Wilton Sampaio apita a partida de estreia da Holanda no mundial, ao lado dos assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires.
O quarto árbitro auxiliar será o argentino Andres Matias Matonte Cabrera, e o responsável pelo VAR será o equatoriano Juan Soto. O árbitro tem 40 anos e representa a Federação Goiana de Futebol. Ele está no quadro da Fifa desde 2013, logo depois de ser eleito como melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2012.
OUTROS JOGOS
Neste segundo dia de jogos da Copa do Mundo do Catar, o confronto que abre a rodada de hoje será entre Inglaterra e Irã, às 9h (horário de MS), partida válida pelo Grupo B.
O confronto será no Estádio Internacional Khalifa. A partida será apitada pelo também brasileiro Raphael Claus, que terá como auxiliares Rodrigo Figueiredo e Danilo Manis. Kevin Ortega, do Peru, será o quarto árbitro.
Outra partida desta segunda-feira, que encerra a rodada do segundo dia da competição, será entre Estados Unidos e País de Gales. O jogo, válido pelo Grupo B, começará às 15h (horário de Mato Grosso do Sul) e será diputada no Al Rayyan Stadium, localizado na cidade de Al Rayyan.