Esportes

ELIMINADO

Operário leva empate nos últimos minutos, perde nos pênaltis, e dá adeus a Copa Verde

O galo buscava classificação inédita em torneio regional no qual disputou pela terceira vez

Continue lendo...

Garantindo a classificação as Oitavas de Final da Copa Verde até os três minutos de acrescimo do segundo tempo, Operário toma empate, perde pênalti em seguida ainda no tempo normal, e dá adeus a competição em derrota nas cobranças de pênaltis por 5 a 4.

Em partida eliminitória de jogo único, o Galo enfrentou o Tocantinópolis neste sábado(18), no estádio Ribeirão, no Estado de Tocantís, pela primeira fase da Copa Verde.

Vindo de uma derrota de 1 a 0 contra a Serc, pela quarta rodada do Estadual sul-mato-grossense, o Operário começou a partida sofrendo pressão do Tocantinópolis.

Mas na metade do primeiro tempo o Galo melhorou, igualando o domínio do jogo, até marcar o primeiro gol da partida que começou com levantamento na área do atacante Tony Júnior, que passou a bola para o Johnny, que de voleio estufou as redes do Tocantinópolis, 1 a 0 para o Operário.

Na segunda etapa o time do Mato Grosso do Sul administrou mais a partida, priorizando se defender com o resultado positivo ao seu favor, a partindo para jogadas de contra ataque.

Até então o goleiro do Galo, Vitor Prada, estava garantindo a classificação do Operário, fazendo boas defesas no centro do gol.

Porém aos 49 minutos, em uma bola desviada na área do Galo, o jogador Andrezinho do Tocantinópolis conseguiu pegar o rebote na cara do gol, empatando o jogo.

Três minutos após o empate o Operário teve uma chance de ganhar ainda no tempo normal, com pênalti marcado ao seu favor, porém, o meio-campo Leomir camisa 10 do time, errou a cobrança que decretaria a vitória.

Com o empate, nas cobranças de pênaltis o atacante Irapuan, do Galo, foi o único que não conseguiu colocar a bola na rede, terminando o jogo com o placar de 5 a 4 na decisão por penalidades.

COMPETIÇÃO

A Copa Verde é um torneio regional disputado por equipes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espirito Santo.

Neste ano, a competição conta com a participação de 24 equipes em formato eliminatório. Na primeira fase, 16 equipes se enfrentam e os oito classificados do confronto único jogam a segunda fase com os oito clubes previamente garantidos nesta etapa.

O maior campeão da Copa Verde é o Paysandu, com três títulos (2016, 2018 e 2022), seguido de perto pelo Cuiabá, que detém duas taças conquistadas em 2015 e 2019.

RETROSPECTO MS

Os times de Mato Grosso do Sul caíram na primeira fase da competição em sete das nove edições da Copa Verde.

A primeira classificação para a segunda fase ocorreu em dose dupla em 2019, quando o Costa Rica e o União ABC eliminaram o Gênus (RO) e o Galvez (AC) em partidas de ida e volta.

Na segunda fase, o União caiu diante do Luverdense, e o Costa Rica foi mais adiante, chegando às quartas de final deixando o Sinop (MT) para trás. A um passo da semifinal, a Cobra do Norte não conseguiu superar o Cuiabá.

Em 2021, foi a vez do Aquidauanense repetir o feito de chegar até as quartas de final da Copa Verde, o Azulão eliminou pelo caminho o Gama (DF) em partida única, vencida por 1 a 0, passou nos pênaltis contra o Atlético Acreano, e perdeu nas quartas contra o Vila Nova (GO).

  

 

nova política

Tifanny se pronuncia após regra que veta trans no vôlei: "Retrocesso"

A jogadora, de 41 anos, é a primeira transgênero a atuar na Superliga e afirmou que não desistirá de seguir jogando

16/08/2026 22h00

Tifanny defende a equipe do Osasco São Cristóvão Saúde

Tifanny defende a equipe do Osasco São Cristóvão Saúde Foto: Divulgação / Osasco

Continue Lendo...

A oposta Tifanny, que defende a equipe do Osasco São Cristóvão Saúde, manifestou-se, pela primeira vez, sobre a nova política de elegibilidade da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que restringe a participação nas competições entre mulheres a atletas designadas com o sexo biológico feminino ao nascer.

A jogadora, de 41 anos, a primeira transgênero a atuar na Superliga, considerou um "enorme retrocesso" e afirmou que não desistirá de seguir jogando.

"A CBV está tirando tudo o que eu tenho, que é o amor pelo voleibol e a profissão que eu venho exercendo todos esses anos. Mas isso não afeta só a mim. Afeta o meu clube, a torcida, patrocinadores, as pessoas que se inspiram em mim e o direito de todas as pessoas trans. É um enorme retrocesso na luta pelo reconhecimento e pela inclusão. Voltamos para a forma vexatória como se testavam as atletas nos anos 60 e 70", disse Tifanny, em pronunciamento compartilhado pela assessoria de imprensa do Osasco.

"Não vou me calar e vou tomar todas as medidas possíveis para que a minha luta pelo direito à visibilidade, à inclusão e à prática do esporte não tenha sido em vão", emendou a oposta, que atua no vôlei feminino desde 2017 e foi campeã da Superliga em 2025, sendo a primeira trans a conquistar o principal torneio do país na modalidade.

O pronunciamento foi feito após a estreia do Osasco no Campeonato Paulista da modalidade, na noite do último sábado (15), em casa, no Ginásio José Liberatti, contra o Pinheiros.

Apesar dos 19 pontos de Tifanny, muito festejada pela torcida osasquense, as visitantes levaram a melhor e venceram por 3 sets a 2, com parciais de 25/21, 25/16, 21/25, 23/25 e 15/11, após pouco mais de duas horas de partida.

A participação da oposta no jogo, mesmo depois de a nova política da CBV ser anunciada, ocorreu após a Federação Paulista de Volleyball (FPV) informar que o Estadual seguiria o regulamento em vigor desde o início do torneio. Segundo a entidade, "eventuais medidas" serão tomadas "para as próximas competições [...] após análise e manifestação das áreas jurídica e de saúde".

O novo critério de elegibilidade foi anunciado pela CBV na última sexta-feira (14). Segundo a entidade, a meta é estar em conformidade com regras do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). De acordo com a confederação, as atletas deverão atender a critérios estabelecidos pela nova política, que incluem a apresentação de resultado negativo para o gene SRY.

Antes, mulheres trans podiam atuar desde que os níveis de testosterona sérica estivessem abaixo de determinado limite. A nova determinação é válida já para as edições deste ano da Superliga (nas duas principais divisões) e da Supercopa, além da Copa Brasil e do Circuito Brasileiro de vôlei de praia de 2027.

Masters 1000

João Fonseca estreia com vitória e agora enfrenta o 129º em Cincinnati

Fonseca já igualou a campanha do ano passado em Cincinnati, quando foi eliminado na terceira rodada pelo francês Terence Atmane

16/08/2026 15h30

João Fonseca

João Fonseca Julien Crosnier / Federação Francesa de Tenis (FFT)

Continue Lendo...

João Fonseca estreou com vitória em sua segunda participação no Masters 1000 de Cincinnati. Neste domingo, o tenista de 19 anos venceu Botic van de Zandschulp, da Holanda, por 2 a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7/2). Na próxima rodada, o brasileiro, 26º do ranking, tem um confronto teoricamente mais tranquilo e enfrenta o australiano Christopher O'Connell, apenas o 129º do mundo e que veio do qualifying.

Com a segunda vitória seguida em sua terceira partida contra Van De Zandschulp, número 59 do ranking, Fonseca já igualou a campanha do ano passado em Cincinnati, quando foi eliminado na terceira rodada pelo francês Terence Atmane, que ocupava a modesta 136ª colocação no ranking.

Nesta temporada, como cabeça de chave, o brasileiro folgou na primeira rodada e sofreu contra Van De Zandschulp a primeira quebra da partida, no terceiro game, mas conseguiu confirmar o break point na sequência e empatou em 2 a 2. O confronto ficou equilibrado, com os tenistas confirmando seus serviços até o 10º game, quando Fonseca conseguiu a quebra e fechou em 6/4.

No segundo set, o brasileiro conseguiu abrir uma vantagem de 4 a 1, mas permitiu a reação do adversário, que venceu três games seguidos e desperdiçou um break point no nono game. Os tenistas foram confirmando seus saques e a definição do set foi para o tie break. Fonseca começou o desempate com agressividade e logo abriu 4 a 0, depois só precisou administrar a vantagem para fechar em 7/2 e 2 a 0 em 1h47.

O'Connell chegou à terceira rodada passando pelo norueguês Cásper Ruud neste domingo no Masters 1000 de Cincinnati. O ex-vice-líder do ranking e atual 17º abandonou a partida com problema físico quando o placar marcava 7/5 e 2/1 para o adversário. Será a primeira partida entre Fonseca e O'Connell, que tem 32 anos.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).