Esportes

CAMPEONATO BRASILEIRO

Ponte Preta aproveita má pontaria do Flamengo e vence

O Rubro-Negro foi melhor durante quase os 90 minutos, mas a Ponte foi mais feliz

PORTAL TERRA

09/08/2015 - 18h01
Continue lendo...

O Flamengo foi a Campinas na tarde deste domingo (9) para enfrentar a Ponte Preta pela décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro foi melhor durante quase os 90 minutos, e criou várias oportunidades de gol, mas a Ponte foi mais feliz conseguiu marcar numa cobrança de escanteio e saiu com a vitória por 1 a 0. O zagueiro Pablo foi o autor do gol da Macaca.

A vitória na estreia do técnico Doriva fez com que a Ponte ultrapassasse o Flamengo na tabela. Os três pontos fizeram os campineiros ir dos 19 aos 22 pontos, enquanto os cariocas se mantiveram com 20.

Na próxima rodada, o Flamengo buscará a recuperação diante do Atlético Paranaense, quarta-feira, no Maracanã. Já a Ponte volta a jogar em Campinas na quinta, contra o Avaí.

O jogo – A partida no Moisés Lucarelli começou quente. A Ponte adotou uma postura de respeito em relação aos nomes do ataque do Flamengo e chegou inclusive a fazer marcação individual em cima de Paolo Guerreiro. Os comandados de Doriva tentavam se fechar atrás e partir sempre em velocidade.

O Flamengo tinha mais posse de bola e também tentava fazer jogadas rápidas para furar o bloqueio da Macaca. Guerrero foi o primeiro a arriscar de fora da área, mas a bola passou longe. Aos quatro minutos, entretanto, o peruano rolou para Emerson sheik e o atacante soltou a bomba da intermediária, fazendo a bola passar perto do travessão.

A Ponte mostrou suas armas aos seis minutos numa boa jogada de Fernando Bob. O meia enfiou na medida para Gilson, entre a zaga do Fla. César saiu em cima do atacante e evitou o gol num lance de coragem.

O Rubro-Negro tomou mais a iniciativa e encurralou a Ponte em seu campo. Aos 25, Alan Patrick sofreu falta na ponta direita. Ele mesmo cobrou e levantou na área. Guerrero foi mais rápido que seu marcador e acertou uma cabeçada na trave.

Dois minutos depois a pressão do Fla resultou num bate rebate e várias tentativas em gol, na última Márcio Araújo pegou mal na bola e ela saiu pela linha de fundo.

O técnico Doriva, preocupado, pediu que sua equipe saísse lá de trás, e a Ponte respondeu aos 31. Bady recebeu na linha média, avançou até a intermediária e enfiou para Felipe Azevedo na direita do ataque. O meia cortou para o pé esquerdo dentro da área e foi travado na hora da conclusão por César Martins.

Aos 41, o Fla esteve mais uma vez perto de abrir o placar em Campinas. Jogada do lateral Jorge pela esquerda, ele rola para Everton, que toca para Sheik quase sem ângulo acertar a trave. A bola segue para o outro lado da área e Guerrero perde o gol ao mandar por cima do travessão.

No intervalo, Cristóvão Borges sacou Alan Patrick para a entrada de Luiz Antônio. A alteração não mudou o panorama do jogo. Logo aos dois minutos, Márcio Araújo roubou uma bola no meio, tabelou com Luiz Antônio e achou Guerrero livre na frente. O atacante avançou e mandou um balaço, mas Marcelo Lomba fez excelente defesa e impediu o gol.

O Fla seguia com maior volume de jogo, e aos 18 o gol quase saiu. Jorge fez jogada de efeito pela ponta esquerda, entrou na área e rolou para o meio. A bola passou por Lomba e sobrou no pé direito de Sheik, quase debaixo da linha. A conclusão saiu meio prensada e tirou tinta da trave.

Mesmo melhor em campo o Flamengo foi punido na bola parada aos 25. Biro Biro cobrou escanteio e Pablo subiu mais que a zaga para cabecear. A bola desviou em Márcio Araújo e enganou César. Ponte 1 a 0.

Cristóvão tenta reforçar o ataque e tira Márcio Araújo para a entrada de Gabriel. O Fla, mesmo sem a mesma organização de antes, tenta pressionar. Aos 35, Luiz Antônio tenta de fora da área e acerta uma bomba, mas novamente Marcelo Lomba salva a Ponte.

Aos 43, Everton cruza da esquerda para Guerrero, mas o cabeceio sai sem força e Lomba não teve dificuldades para fazer a defesa.

FICHA TÉCNICA 
PONTE PRETA 1 X 0 FLAMENGO

Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) 
Data: 9 de agosto de 2015, domingo 
Hora: 16h (de Brasília) 
Renda: R$ 353.830,00 
Público: 11.694 pagantes 
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA) 
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Ivan Carlos Bohn (PR) 
Cartões amarelos: Pablo, Renato Chaves (Ponte); Everton, Jorge, Luiz Antônio, Guerrero (Fla)

PONTE PRETA: Marcelo Lomba, Rodinei, Renato Chaves, Pablo e Gilson; Josimar, Fernando Bob, Felipe Azevedo, Bady (Cesinha) e Biro Biro (Elton); Borges (Diego Oliveira) 
Técnico: Doriva

FLAMENGO: César, Pará, Cesar Martins, Wallace e Jorge; Márcio Araújo (Gabriel), Hector Canteros, Alan Patrick (Luiz Antônio) e Everton; Emerson e Guerrero 
Técnico: Cristóvão Borges

Esportes

Julio Brant é indicado pelo governador para impulsionar o futebol em MS

Indicado pelo Governador Eduardo Riedel, o ex-conselheiro e ex-presidente do Vasco da Gama, Julio Brant, chega a MS para atrair novos investimentos e trazer novas ideias para a gestão esportiva.

19/07/2024 18h00

Jùlio Brant qjá mora em Campo Grande, vem para MS para ajudar no desenvolvimento do futebol do estado

Jùlio Brant qjá mora em Campo Grande, vem para MS para ajudar no desenvolvimento do futebol do estado Divulgação/ Redes

Continue Lendo...

Buscando estratégias e melhorias na gestão esportiva do futebol sul-mato-grossense, além de atrair investidores para Mato Grosso do Sul, o Governador Eduardo Riedel, em colaboração com a Federação de Futebol de MS (FFMS), indicou o ex-conselheiro e ex-vice-presidente do Vasco, Julio Brant, como responsável pelo planejamento estratégico para o desenvolvimento do futebol em MS. 

A apresentação do ex-presidente do Vasco, Julio Brant, aos clubes filiados à Federação de Futebol ocorreu a portas fechadas na governadoria, com a participação do Governador Eduardo Riedel, na manhã desta sexta-feira (19).

Em entrevista ao Correio do Estado, o empresário expressou entusiasmo em trabalhar no desenvolvimento do futebol sul-mato-grossense.

 "Não vejo a hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar no desenvolvimento dos clubes. Recebi o convite diretamente do governador Eduardo Riedel para ajudar na reformulação e também atrair o olhar do mercado investidor para o estado", relatou o ex-presidente presidente do Vasco 

Brant também explicou à reportagem o que considerou positivo em Mato Grosso do Sul e como esses aspectos podem atrair mais investimentos para o futebol local e fomentar ainda mais a economia do estado.

"Já estou morando em Campo Grande há algumas semanas e, nos primeiros dias, percebi que a cidade é tranquila, segura e possui uma economia forte, com oportunidades para empresários desbravarem o mercado local. Meu papel é atrair mais investidores e trazer mais atletas para desenvolver os clubes do estado."

 

Mudanças na estrutura dos clubes? 

Em entrevista ao Correio do Estado, Brant afirmou que percebeu a oportunidade de realizar um trabalho a longo prazo no desenvolvimento da estrutura dos clubes e, possivelmente, atrair novas empresas para investir em Mato Grosso do Sul, utilizando o esporte como um fator econômico principal no estado.

"O futebol de Mato Grosso do Sul não pode estar na penúltima colocação no ranking da CBF, com uma das cinco melhores  renda per capita do país. Isso é assustador e algo precisa ser feito para conseguirmos dar um 'bum' no investimento privado e atrair investidores para desenvolver o seu trabalho no estado".   


O presidente da Associação Atlética Portuguesa, Gilma Ribeiro, participou da reunião e se mostrou animado com a indicação de Julio Brant para ajudar no desenvolvimento do futebol local.

"O cara é muito inteligente e parcial. Ele não faz parte do estado e vem para trazer ideias de como funcionam os melhores campeonatos do país. Eu mesmo entendi que o futebol precisa de desenvolvimento e profissionalização, por isso gostei do nome e do futuro promissor do futebol sul-mato-grossense. 


Clubes convocam assembleia para discutir novas eleições na FFMS 

Clubes filiados à Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) convocaram uma nova Assembleia Geral Extraordinária para o próximo dia 25 deste mês. O objetivo é discutir o novo modelo do estatuto da entidade, a eleição de novos membros e outros temas relacionados à FFMS. A reunião será às 14h, no Grand Park Hotel, em Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem do Correio do Estado, entre as pautas que serão abordadas durante a reunião dos clubes está a destituição integral dos atuais membros da Presidência e Vice-Presidência Estatutária da Federação.

Conforme a nova proposta, a destituição, caso aprovada entre os clubes filiados, não interfere na nomeação de Estevão Petrallas, designado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para os próximos 90 dias. O prazo se encerrará no dia 5 de agosto. 

Em caso de aprovação deste novo modelo, que aborda governança, compliance e requisitos para futuras candidaturas, uma nova assembleia deverá convocar eleições gerais. Para que isso ocorra, o novo estatuto precisa ser aprovado pelos clubes filiados durante a assembleia. 

A proposta que será discutida foi elaborada pela Junta Governativa, com base em estudos e referências de outras federações, como as de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco. 

Quem faz parte da Junta Governativa?


Gilmar Ribeiro representante da Capital
Iliê Vidal Águia Negra
André Baird Costa Rica
Luiz Bosco Corumbaense
Italo Milhomen representante das ligas amadora
s

 

 

 

Assine o Correio do Estado 

SELEÇÃO BRASILEIRA

De Campo Grande, Marcênio é convocado para Copa do Mundo de Futsal

Atleta tem 36 anos e atua pelo Jaraguá (SC), além de acumular passagens na Europa; a Copa do Mundo vai acontecer em setembro e outubro, no Uzbequistão

19/07/2024 11h45

Marcênio comemorando gol pela Seleção Brasileira de Futsal

Marcênio comemorando gol pela Seleção Brasileira de Futsal Foto: Conmebol

Continue Lendo...

O Mato Grosso do Sul estará na Copa do Mundo de Futsal, que acontecerá entre 14 de setembro e 6 de outubro, no Uzbequistão. O ala Marcênio, natural de Campo Grande, foi convocado para representar a seleção brasileira durante a competição, primeira participação do atleta no mundial.

Atualmente, o jogador defende as cores do Jaraguá (SC), com 6 gols marcados em 16 jogos nesta temporada. Antes de estar no time catarinense, Marcênio ficou seis meses no Anderlecht (Bélgica) e cinco temporadas no Barcelona (Espanha), um dos melhores clubes do mundo. 

Durante sua passagem no clube espanhol, o atleta campo-grandense conquistou 16 títulos, incluindo a Champions League da modalidade, sua segunda da carreira, já que também venceu o torneio continental pela equipe russa Gazprom-Ugra. No Barcelona, além das conquistas, ele jogou 212 partidas e marcou 37 gols.

Em Campo Grande, o jogador atuou na Geração 2000, em 1997, e, posteriormente, passou pelo time do Colégio ABC, ficando até 2007, quando foi para o Santa Fé Futsal, da cidade Santa Fé do Sul (SP), já como atleta profissional.

Em 2024, Marcênio também participou da Copa América e fez parte do elenco campeão contra a Argentina. Na competição, marcou dois gols e uma assistência na campanha perfeita da seleção brasileira. Ao todo, o atleta tem sete gols em 29 jogos com a camisa amarela. Nas redes sociais, o jogador comemorou a convocação e afirmou que realizou um sonho de criança.

Recentemente, no dia 14 de maio, Marcênio foi um dos organizadores do “Jogo das Estrelas", que aconteceu em Campo Grande, e, obviamente, também contribuiu com sua habilidade dentro de quadra. Além do jogador campo-grandense, o evento contou com o craque Falcão, considerado por muitos o maior da história da modalidade, o que também ajudou a ter dois mil espectadores no Ginásio Guanandizão neste dia.

No Uzbequistão, tal qual no futebol, a seleção brasileira vai em busca da sexta estrela e é o maior campeão mundial no futsal (conquistou em 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012). Em 2021, na última Copa do Mundo, o Brasil ficou em terceiro lugar, do qual foi derrotado para os rivais argentinos na semifinal. 

Neste mundial, a seleção está no grupo B, composto por Cuba, Croácia e Tailândia. Ao todo, foram 15 atletas convocados pelo treinador pelo treinador Marquinhos Xavier, feita nesta quinta-feira (18), mas um será cortado antes da competição. Os jogadores devem se apresentar no dia 10 de agosto, em Nova Friburgo (RJ). A estreia na competição acontece no dia 14 de setembro, às 8h30 (horário de MS), contra Cuba. Confira a convocação completa: 

Goleiros

  • Guitta - Ukhta (RUS)
  • Roncaglio - Anderlecht (BEL)
  • Willian - Norilsk Nickel (RUS)

Fixos

  • Marlon - ElPozzo (ESP)
  • Neguinho - Palma (ESP)
  • Lucas Gomes - Magnus (BRA)

Alas

  • Dyego - Barcelona (ESP)
  • Marcênio - Jaraguá (BRA)
  • Marcel - ElPozzo (ESP)
  • F. Valério - ElPozzo (ESP)
  • L. Lino - Magnus (BRA)
  • Arthur - Benfica (POR)

Pivôs

  • Pito - Barcelona (ESP)
  • Rafa Santos - El Pozzo (ESP)
  • Ferrão - Semey (CAZ)

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).