Esportes

COPA DO MUNDO

Torcedores estão confiantes na vitória do Brasil, apesar dos desfalques de Neymar e Danilo

Richarlison é o favorito para fazer os gols da possível vitória contra a Suíça

Continue lendo...

O Brasil entra em campo para o segundo jogo da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar 2022, para enfrentar a Suíça, um time que costuma dar trabalho como adversária. No entanto, mesmo com os desfalques de Neymar e Danilo, os brasileiros estão apostando na vitória da seleção.

Após um primeiro jogo com uma vitória convincente, os torcedores de Campo Grande acreditam que a Suíça será um adversário difícil, mas contam com Richarlison para garantir a vitória brasileira.

O dono dos dois primeiros gols do Brasil na Copa do Mundo do Qatar, é o favorito entre os brasileiros, para marcar novamente nesse segundo jogo. Vinícius Junior também aparece entre as apostas.

“É um time (Suíça) que joga muito na retranca e o Brasil sem o Neymar fica meio carente, porque ele joga muito em função do Neymar. Mas eu acredito que vai ser o placar de 2x1 pro Brasil, acho que a Suíça vai fazer um gol e de novo eu aposto no Richarlison”, comentou Irinaldo Cardoso, corretor de imóveis.

Já o amigo de Irinaldo, Eduardo Pracs, está mais confiante. “Eu acredito que o Brasil vai dominar o jogo e deve repetir o resultado do primeiro, 2x0 pro Brasil. Eu acredito que o Richarlison vai fazer mais um gol, e o outro fica pra gente descobrir amanhã”. Os dois amigos costumam assistir aos jogos da seleção em bares da capital, e nessa segunda-feira (28) farão o mesmo.

Enquanto isso, a engenheira Ana Flávia, vai assistir ao jogo em casa, devido ao horário, que será na hora do almoço, às 12h de Campo Grande. A torcedora acredita que não será um jogo fácil, mas aposta no 2x0, com gols de RIcharlison e de Rodrygo ou Vini Júnior, companheiros de time no Real Madrid.

Gilson Marcos também é engenheiro, e confia em uma vitória tímida, de 1x0, com gol de Richarlison. “Geralmente assisto os jogos em casa, com a família, tomando uma cervejinha, mais tranquilo”, afirmou o torcedor.

As lesões que tiraram Neymar e Danilo dos dois últimos jogos da fase de grupos, não parecem afetar tanto os ânimos dos brasileiros, que acreditam que a seleção dará conta do recado e trará mais três pontos para casa, dando um passo a mais na busca do hexa. A falta mais sentida será do camisa 10 da seleção.

“O Neymar é muito diferente do que tem na seleção. Agora o Danilo é uma lesão, mas a gente tem alguém pra repor no lugar, mas o Neymar, não tem ninguém igual”, comentou o engenheiro, que espera que Rodrygo entre no lugar do camisa 10, e o Militão no lugar de Danilo.

O jogador do Real Madrid também é a aposta de Ana Flávia. “Eu acho que no lugar do Neymar ele (Tite) vai acabar colocando o Danilo, que é uma pessoa que já joga com o Vini Jr no Real Madrid, que é uma pessoa que já tem um entrosamento, e na lateral direita eu não sei, ou ele improvisa o Militão, que é zagueiro, mas joga na lateral direita, ou ele coloca o Dani (Alves), mas acredito que o Dani não consiga jogar os 90 minutos”, diz a engenheira.

Já o bombeiro militar João Agenor acredita que a falta de Neymar não será sentida, e aposta em 3x1 para o placar, a favor do Brasil. “Eu acho que ele (Tite) vai colocar o Fred, aí na frente fica Richarlison, Vinícius Júnior e o Raphinha, e o Neymar não vai fazer muita falta, porque ele só cava falta, e o Danilo é a mesma coisa que o Daniel Alves, um pelo outro não vai fazer diferença”.

A seleção entra em campo nessa segunda-feira às 12h, horário de Campo Grande, para enfrentar a Suíça, no estádio 974. 

TÁ ACABANDO

França e Inglaterra disputam terceiro lugar da Copa do Mundo 2026

Rivalidade histórica teve poucos capítulos em Copas do Mundo

18/07/2026 13h00

Kylian Mbappé busca retomar a liderança da artilharia

Kylian Mbappé busca retomar a liderança da artilharia Foto: Reprodução/Instagram

Continue Lendo...

França e Inglaterra entram em campo neste sábado (18) para decidir a terceira colocação da Copa do Mundo de 2026. A rivalidade entre os dois países atravessa séculos, sendo marcante para a história europeia – ainda que com poucos capítulos em termos de Copas do Mundo.

A batalha de hoje será às 18h, em Miami, nos Estados Unidos. A partida reúne duas seleções que chegaram ao torneio apontadas como favoritas ao título, mas acabaram eliminadas nas semifinais.

A França foi derrotada pela Espanha nas semifinais, enquanto a Inglaterra perdeu para a Argentina. Duas derrotas que colocaram frente a frente duas das maiores potências do futebol europeu que raramente se enfrentaram em Copas do Mundo.

Histórico em Copas do Mundo
1966: Inglaterra 2 x 0 França
1982: Inglaterra 3 x 1 França
2022: França 2 x 1 Inglaterra

Antes da disputa pelo terceiro lugar de 2026, os dois países haviam se encontrado apenas três vezes na história da competição, que tem o Brasil como o maior ganhador com cinco títulos. O retrospecto favorece a Inglaterra, com duas vitórias, contra uma da França.

O primeiro duelo ocorreu na fase de grupos da Copa de 1966, disputada na Inglaterra. Em Wembley, os anfitriões venceram por 2 a 0 – resultado que ajudou na campanha que terminaria com a conquista do único título mundial inglês.

Os países voltaram a se enfrentar em 1982, também na fase de grupos. Novamente a Inglaterra levou a melhor, vencendo Les Bleus (como os franceses são conhecidos) por 3 a 1.

A primeira vitória francesa veio apenas quarenta anos depois, durante as quartas de final da Copa do Mundo do Catar, em 2022. A França derrotou a Inglaterra por 2 a 1, garantindo vaga nas semifinais da competição.

Guerra dos Cem Anos

Assim, além da medalha de bronze, a partida em Miami representará, na verdade, o confronto esportivo mais importante da história entre estes dois países que são rivais seculares, protagonistas da história do Continente Europeu.

Uma rivalidade que vai muito além de campos de futebol, envolvendo os dois adversários da chamada Guerra dos Cem Anos (1337-1453), disputa travada pelo controle do trono francês e de territórios estratégicos.

Nos primeiros anos da guerra, os ingleses saíram na frente, com vitórias militares que possibilitaram a conquista de extensas áreas do território francês.

Na sequência, os franceses conseguiram se reorganizar e, em contra ataques, recuperaram territórios que estavam sob domínio inglês.

A partida começou a mudar quando entrou em campo Joana d'Arc. Sob sua liderança, tropas francesas obtiveram vitórias importantes em momentos decisivos como o levantamento do Cerco de Orléans (1429), considerado o ponto de virada da guerra, quando os franceses conseguiram romper o bloqueio inglês. A região de Orléans, segundo historiadores, relevante na reconquista de territórios e para a vitória final da França no conflito.

ELE FICA

Após recuo de gigante inglês, jogador de MS assina renovação na Itália

Éderson e Atalanta firmaram novo acordo que vai até meados de 2031, quando o jogador terá 32 anos

18/07/2026 07h30

Éderson fica na Atalanta depois do Manchester United desistir da contratação

Éderson fica na Atalanta depois do Manchester United desistir da contratação Foto: Atalanta

Continue Lendo...

O campo-grandense Éderson renovou o contrato com a Atalanta, da Itália, por mais cinco anos depois do gigante inglês Manchester United recuar e se retirar da negociação para contratar o volante.

Nesta sexta-feira, o clube italiano anunciou oficialmente a assinatura de um novo vínculo com Éderson, um dos pilares da equipe há três temporadas, o que foi citado pela instituição ao noticiar a renovação.

“Desde sua primeira temporada, 2022/23, “Édi” [como é chamado na Italia] se destacou como um dos líderes técnicos da equipe, tornando-se também um dos queridos pelos torcedores nerazzurri por seu número técnico e ardor competitivo”, descreve a Atalanta.

Na mesma nota, o clube italiano também cita a conquista da Liga Europa em 2024, quando o campo-grandense foi um dos protagonistas da equipe, e também os números com a camisa azul e preta: 180 jogos, 16 gols e 6 assistências.

Mesmo que no comunicado a Atalanta tenha evitado confirmar até quando vai o novo vínculo entre as partes, o jornalista Fabrizio Romano informou que vai até julho de 2031, quando o volante terá 32 anos.

Vale lembrar que o clube italiano está sob nova direção desde o mês passado, quando Maurizio Sarri foi anunciado como treinador da equipe a partir da temporada 2026/27. Na última temporada, a Atalanta amargou a 7ª colocação na liga nacional, o que lhe rendeu “apenas” uma vaga à Conference League.

Negócio fracassado

Nos últimos meses, Éderson e Manchester United estavam “flertando”, que se intensificou após Casemiro anunciar a saída do clube antes mesmo da Copa do Mundo, levando as partes a firmarem um acordo verbal antes mesmo da Atalanta aprovar os termos da transferência. Com o negócio praticamente fechado, faltavam apenas exames médicos para a contratação ser anunciada oficialmente pelo clube inglês.

Porém, devido à convocação de última hora do volante para a Copa do Mundo, esta etapa acabou sendo adiada, sendo realizada após a participação da seleção brasileira da competição.

De forma não esperada, Éderson foi reprovado nos exames médicos e o Manchester United se retirou da negociação, o que frustrou tanto o jogador quanto o clube, que já adotava muita cautela nas últimas semanas acerca da transferência.

Mesmo com outros clubes interessados, Éderson decidiu ficar na Atalanta e agora deve ser o principal jogador da equipe por pelo menos mais quatro temporadas. Do outro lado, o Manchester United anunciou duas novas contratações para o meio-campo: o brasileiro Andrey Santos e o belga Youri Tielemans.

Trajetória

Aos 13 anos, Éderson começou a ser construído como jogador na escolinha de futebol do bairro Tiradentes, na região leste de Campo Grande. Pouco tempo depois, foi levado para o clube Desportivo Brasil (SP), para então seguir a sua carreira profissional.

Em julho de 2019, o Cruzeiro se interessou pelo jogador e pagou cerca de R$ 1,6 milhão pelo futebol do volante. Em apenas sete meses no clube mineiro, Éderson se transferiu para o Corinthians a custo zero. 

No clube alvinegro, atuou em 25 jogos e marcou três gols, fazendo parte do elenco vice-campeão do Campeonato Paulista em 2020. Em março de 2021, foi emprestado ao Fortaleza , sendo um dos destaques do Campeonato Brasileiro naquele ano.

Em janeiro do ano seguinte, por necessidade financeira, o Corinthians deu fim ao empréstimo e acertou a venda do atleta ao Salernitana (Itália) por 6,5 milhões de euros. 

No clube italiano, se destacou rapidamente e em menos de seis meses no clube, despertou o interesse da Atalanta, também da Itália, que pagou cerca de 22,9 milhões de euros pelo jogador.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).