Esportes

HISTÓRICO

Yeltsin Jacques, de Campo Grande, brilha novamente e conquista seu segundo ouro nas Paralimpíadas

Medalha de Yeltsin Jacques foi o centésimo ouro do Brasil em Paralimpíadas

Continue lendo...

O para-atleta de Campo Grande, Yeltsin Jacques, fez história na noite desta segunda-feira (30) nos Jogos Paralímpicos de Tóquio ao conquistar a centésima medalha de ouro para o Brasil em paralimpíadas, e também a sua segunda medalha dourada na competição que é realizada no Japão neste ano.  

Para acrescentar a noite histórica, o campo-grandense ainda quebrou o recorde mundial ao vencer a final dos 1.500 metros na categoria T11, classe para atletas cegos, com a marca de 3min57s60.  

Na semana passada Yeltsin já havia conquistado seu primeiro ouro paralímpico, na prova dos 5.000 metros T11. Com o resultado, os para-atletas brasileiros chegam 13 medalhas no atletismo em Tóquio: seis ouros, três pratas e quatro bronzes.

“Quero agradecer a minha família, a minha esposa, e a todos de Campo Grande que sempre me apoiam”, disse Jacques após se consagrar mais uma vez.  

Últimas notícias

O campo-grandense venceu com folga e Bira, o guia dele, disse que segurou Yeltsin depois que a medalha já estava garantida. 

O Brasil já chegou ao Japão com muita expectativa em relação a essa marca. Com 87 ouros contabilizados até o início dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a centésima não parecia um sonho distante, já que em cada uma das quatro Paralimpíadas imediatamente anteriores foram conquistados mais de 13 ouros: 14 em Atenas 2004, 16 em Pequim 2008, 21 em Londres 2012 e 14 na Rio 2013. 

Dos cem ouros brasileiros, portanto, 78 se concentraram nas últimas cinco edições, incluindo os 13 de Tóquio 2020. E essa coleção ainda pode aumentar um bocado até dia 5 de agosto, quando as Paralimpíadas se encerram.

Da primeira à centésima medalha dourada brasileira, ambas no atletismo, houve uma enorme evolução no esporte paralímpico do país. O Brasil começou a participar dos Jogos na sua quarta edição, em Heidelberg, em 1972. Mas o primeiro ouro só chegou em 1984, com a vitória de Marcia Malsar nos 200m rasos C6. 

E dos cem, 83 se dividem entre duas modalidades: 47 no atletismo e 36 na natação. Foi nas piscinas, inclusive, que se consagrou o atleta que mais fez o hino brasileiro ser tocado, Daniel Dias, 14 vezes campeão paralímpico.

BOA FASE

Douradense marca mais um e "preocupa" Neto ao se aproximar de meta

Ferreirinha foi o autor do gol são-paulino no empate diante do Cruzeiro, pelo Brasileirão, e chegou ao 3° gol na temporada, restando sete para o apresentador pagar aposta feita em rede nacional

14/04/2025 08h45

Ferreirinha na comemoração de mais um gol na temporada

Ferreirinha na comemoração de mais um gol na temporada Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net

Continue Lendo...

Neste domingo (13), o douradense Ferreirinha marcou seu 3° gol na temporada e divertiu a web por se aproximar cada vez mais da vitória em "aposta" com o Craque Neto.

Após balançar as redes duas vezes na última quinta-feira (10), o ponta ganhou muita moral com os torcedores são-paulinos e com o técnico Zubeldía, tanto que ganhou mais uma oportunidade como titular na temporada, motivada também pelas lesões de Lucas Moura e Oscar. 

Contra o Cruzeiro, o douradense buscava seu primeiro gol neste Campeonato Brasileiro, já que sua noite artilheira foi na Copa Libertadores. Depois de um primeiro tempo sem muita emoção, o São Paulo voltou querendo tirar o zero do placar.

Aos sete minutos da segunda etapa, após boa troca de passes pelo lado direito do campo, o lateral Cédric Soares cruzou na cabeça de Ferreirinha, que veio "igual uma flecha" para cabecear no contrapé de Cássio e abrir o marcador. Confira:

 

 

Nas redes sociais, o próprio Craque Neto, que assistia o jogo em sua casa, brincou com a aposta feita na última quinta-feira em rede nacional e exaltou mais um gol do douradense nesta temporada, afirmando que "deu sorte" ao jogador.

Lembrando que a aposta consiste em, caso o jogador alcance a marca de 10 gols em 2025, o ex-jogador apresentará o programa Os Donos da Bola, da Band, usando apenas uma "tanguinha", ou seja, semi-nu.

Porém, o tento de Ferreirinha não foi, mais uma vez, suficiente para dar a vitória ao tricolor paulista. Pouco tempo depois do gol são-paulino, o Cruzeiro chegaria ao empate com Kaio Jorge. Um ponto conquistado para ambos os lados e vaias de torcedores tricolores depois do apito final, fato que pressiona ainda mais o trabalho questionável de Zubeldía, que balança no cargo.

Assim como na partida contra o Alianza Lima (PER), o ponta foi novamente eleito o melhor da partida, tanto pelos comentaristas da Globo na transmissão ao vivo quanto no aplicativo Sofascore, onde recebeu uma nota 7.6 pela atuação do dia. Em entrevista pós-jogo, ele exaltou a boa fase, mas lamentou dois empates seguidos com "gosto de derrota".

"Fica com um gosto de derrota porque saímos na frente e nas duas vezes levamos o empate. Viemos de alguns empates, agora é trabalhar e pensar no Botafogo. Fico feliz pelo meu momento, mas triste pelo momento coletivo da equipe", disse Ferreirinha à TV Globo.

Na próxima quarta-feira (16), o São Paulo volta a campo para enfrentar o Botafogo, atual campeão da competição, fora de casa, às 17h30 (horário de MS). Como não há expectativa de retorno de Lucas Moura e Oscar para este jogo, o douradense deverá ser titular mais uma vez.

Na web

Nas redes sociais, os torcedores se divertiram com mais um gol marcado pelo ponta e a relação da boa fase começar após a aposta feita pelo apresentador. Confira algumas publicações:

Trajetória - Ferreirinha

Nascido em Dourados no dia 31 de dezembro de 1997, Aldemir dos Santos Ferreira, conhecido apenas como Ferreira ou Ferreirinha, começou sua trajetória nas categorias de base do Operário Atlético Clube, de Caarapó, entre 2011 e 2013, participando de campeonatos municipais e estaduais.

Em 2014, com 16 anos, o atleta ingressou na base do Grêmio, de Porto Alegre (RS). Porém, foi emprestado para quatro clubes de menor expressão: São Luiz (RS), Toledo (PR), Cianorte (PR) e Aimoré (RS).

A partir de 2019, Ferreirinha integrou o elenco profissional do clube, quando o time era comandado pelo ídolo gremista Renato Gaúcho. Com a camisa do tricolor gaúcho, atuou em 162 partidas, marcou 27 gols e distribuiu 22 assistências. Em 2022, o Grêmio anunciou que o douradense seria o camisa 10, junto com a renovação do contrato.

Em janeiro do ano passado, foi vendido ao São Paulo por R$ 22 milhões por 65% dos seus direitos econômicos, onde permanece até hoje. Em 62 jogos no time do Morumbi, marcou 11 gols e distribuiu duas assistências. 

No site Transfermarkt, especializado no mercado do mundo do futebol, Ferreirinha vale cerca de 6 milhões de euros (R$ 36 milhões na cotação atual).

Assine o Correio do Estado

Lisura

Presidente filiou 19 clubes amadores "às vésperas" da eleição

Em pleito acirrado com André Baird, votos de instituições semiprofissionais decidiram a vitória de Estevão Petrallás, enquanto o concorrente venceu entre as equipes que estão na elite do futebol sul-mato-grossense

11/04/2025 17h55

Estevão Petrallás foi eleito presidente da FFMS com clubes amadores sendo decisivos

Estevão Petrallás foi eleito presidente da FFMS com clubes amadores sendo decisivos Foto: Gerson Oliveira/Correio do Estado

Continue Lendo...

Determinantes para a condução de Estevão Petrallás à cadeira de novo presidente da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), 19 clubes amadores foram filiados às vésperas da eleição vencida pelo ex-dirigente do Operário na última terça-feira (8).

Segundo relatório presente no site oficial da entidade, em novembro do ano passado, apenas 37 clubes e instituições estavam aptos a participar da eleição, contudo, o número de votantes subiu para 51 no mês da disputa, crescimento de 37%, justificado pela adesão de novos filiados.

Passado o período eleitoral, alguns dirigentes questionam justamente a lisura do processo, visto que a lista oficial com o nome das equipes que participaram da eleição foi publicada somente na semana dos votos. 

Outro ponto de incômodo aos demais dirigentes, foi a falta de transparência da FFMS quanto ao período em que os novos clubes se filiaram. Cabe destacar que o estatuto destaca que todos os votantes deveriam se filiar, pelo menos, 60 dias antes da eleição, fator que não é passível de ser confirmado junto à entidade. 

“Parágrafo terceiro do Art. 18 do estatuto da FFMS: Serão consideradas entidades filiadas aptas a votarem, aquelas que atendam às condições deste Estatuto Social e estejam em dia com suas obrigações financeiras com a Federação e a CBF, com 60 (sessenta dias) de antecedência ao pleito eleitoral”, conforme consta no estatuto da entidade sul-mato-grossense.

Abaixo a lista de clubes filiados durante o período mencionado

  • Bataguassu
  • Pelezinho
  • CEART
  • Atlético Santista
  • Camapuã Atlético Clube
  • Clube Atlético de Mato Grosso do Sul
  • Clube Esportivo Guaicurus
  • Esporte Clube Rio Pardo
  • Instituto Bola de Ouro
  • Instituto Operário Solidário
  • Liga Esportiva Aquidauanense
  • Liga Esportiva Coxinense
  • Liga Esportiva de Anastácio
  • MS Fênix Atividades Esportivas S.A
  • Ponta Porã Sociedade Esportiva
  • Redenção Futebol Clube
  • SERC
  • Sociedade Esportiva Nova Andradina
  • Terenos E.C./Falcões

Todos os citados acima, instituições amadoras, tiveram peso 1 na eleição para presidente da entidade. Como reportado pelo Correio do Estado, Petrallás venceu André Baird por uma diferença de apenas 9 votos.

A disputa

Interinamente no cargo desde maio de 2024, Petrallás venceu de forma oficial a disputa pela presidência da Federação de Futebol de Mato-Grosso do Sul na última terça-feira (8), e por um placar apertado de 48 a 39, levou a melhor diante de André Baird, presidente do Costa Rica Esporte Clube.

Além das comemorações, a vitória garantiu a Petrallás um mandato até 2027, e um salário de R$ 215 mil, montante repassado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aos presidentes de federações, [conforme divulgado pela Revista Piauí ao longo da última semana].

Diante da diferença de votos e do sistema de disputa, é possível afirmar que Petrallás venceu graças aos clubes amadores. Isso porque com 51 filiados, os votos das equipes profissionais da elite tinham peso 3; clubes profissionais fora da elite votaram com peso 2, enquanto os demais votantes possuíam peso 1 na disputa.

Entre os clubes profissionais da elite, Baird recebeu seis votos, enquanto Petrallás foi o escolhido por quatro equipes; entre as equipes com peso 2, a disputa foi acirrada, com Petrallás escolhido por 9 equipes, e Baird por 8.

Ou seja, após a atribuição de peso aos votos, Baird estava à frente de Petrallás pelo placar de 34 a 30, entretanto, o então presidente interino conquistou a preferência de 18 equipes amadoras, enquanto André Baird foi selecionado por apenas cinco times. 

Além de garantir a chefia do futebol sul-mato-grossense até 2027, o ex-presidente do Operário também assegurou um salário de R$ 215 mil, já que todos os presidentes de federações estaduais receberam aumento salarial de 330%, como noticiado pela Revista Piauí na polêmica edição de abril.

FFMS & Eleições

Chefão do futebol sul-mato-grossense nos últimos 28 anos, Francisco Cezário foi preso em maio do último ano durante a deflagração da Operação Cartão Vermelho. Com a queda, o cargo de presidente da FFMS ficou vago, mas Estevão Petrallás assumiu interinamente depois da CBF decidir pela sua nomeação.

Em novembro, em documento assinado por Ednaldo Rodrigues, seu mandato interino foi renovado por mais seis meses. Em janeiro deste ano, Petrallás concedeu entrevista exclusive ao Correio do Estado. Para conferir ela completa, clique aqui.

Em retorno ao Correio do Estado, Andre Baird disse que não vai questionar o pleito, entretanto, disse que caso haja alguma alteração jurídica que permita a retomada da disputa, ele está à disposição.

"Não vou questionar a disputa, sobretudo porque qualquer coisa neste sentido poderia me colocar como um 'mal perdedor', e não quero isso. Voltei para Costa Rica, e neste momento volto minha preocupação ao clube", disse à reportagem.  

*Saiba

A reportagem entrou em contato com a FFMS para saber a data de filiação dessas 19 instituições. Em retorno, a entidade destacou que a demanda será respondida entre os próximos três dias. 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).