Cidades

QUITANDO AS DÍVIDAS

Lista de devedores de impostos cresce com condomínios de luxo e magistrados

Entre empreendimentos imobiliários e associação de togados, Prefeitura dá 10 dias de prazo para regularização de débitos

Continue lendo...

Se há menos de uma semana ex-prefeito e ex-deputado entravam para lista com quase 2 mil "caloteiros" do dito Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), agora, em suplemento publicado hoje (21) no Diário Oficial de Campo Grande, o Executivo Municipal adicionou vários outros nomes à lista, desde alguns condomínios de luxo locais até associação de magistrados. 

Através da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin) e da Procuradoria-Geral, o Diogrande trouxe 166 páginas em suplemento que contém quatro editais totais de notificação da dita dívida. 

Ainda que os valores unitários de cada notificação seja relativamente baixos, se comparado com as centenas de milhares de reais acumulados em alguns relacionados na lista anterior, alguns dos relacionados atualmente também despertam curiosidade 

Entre alguns parcelamentos, taxas e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), boa parte dos tributos pendentes identificados correspondem ao "bom e velho" IPTU, pagamento esse que aparece sendo ignorado pelos mais diversos contribuintes. 

Dos devedores, os chamados empreendimentos imobiliários se destacam pelo volume de vezes que aparecem, como por exemplo: 

  • 81 vezes - ARAKAKI EMPREENDIMENTOS 
  • 108 vezes - CAIOBA LOTEAMENTOS 
  • 117 vezes - GOLD ARGELIA 
  • 161 vezes - FERZELI EMPREENDIMENTOS 
  • 452 vezes - HEDGE DGS

Quanto aos nomes mais conhecidos, a popular "Associação Terras do Golfe", por exemplo, aparece listada seis vezes, de impostos que datam há mais de uma década, em valores que beiram quase R$15, conforme as dívidas que vêm sendo inscritas a partir de 2021. 

Já a Associação Magistrados Mato Grosso Sul (Amamsul), conforme o Diogrande, têm quinze inscrições que foram feitas a partir de 2021, em valores totais que inicialmente somados chegam a R$17.729,55.

Logo abaixo você confere a versão do Diogrande, publicado nesta segunda-feira (21): 

Entenda

A Prefeitura de Campo Grande passou a divulgar, desde o último dia 18, uma notificação em ultimato, prevendo o prazo de 10 dias a partir da divulgação para uma possível regularização dos débitos inscritos em dívida ativa. 

Além da já falida Bigolin, que já apareceu na relação anterior como bem abordado pelo Correio do Estado, a lista chama atenção pelo "gabarito" dos contribuintes, tendo em vista que personalidades de renome são relacionadas. 

  • Alcides Bernal  
  • Edson Giroto
  • Ex-deputada federal Carla Charbel Stefanini
  • Empresário Jaime Valler e familiares
  • Condomínio de Luxo Damha 
  • Magali Picarelli, etc.

Importante explicar que, segundo o Guia Prático da Sefin, atualizado em outubro de 2024, há uma série de grupos que podem ser beneficiados pela isenção do chamado Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).  

Essa isenção é reservada, por exemplo, para militares brasileiros (os ditos "expedicionários"), portadores de diploma de medalha de campanha ou mesmo suas respectivas viúvas que conseguem comprovar a filiação, que é concedida através da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária. 

Para além desse, as casas que sejam a única propriedade do contribuinte, que a estimativa de preço não passe de 10 mil da unidade fiscal de referência, também fica isenta da cobrança de IPTU, o que vale também para: 

  • Aposentados e pensionistas
  • Idosos 65+ 
  • Contribuinte deficiente beneficiário de Pensão Especial aos portadores da Síndrome da Talidomida
  • Pessoa portadora de câncer
  • Recebedor do "Minha Casa, Minha Vida" (faixa social)
  • Imóveis reconhecidos como de interesse histórico, cultural ou ecológico, etc. 

Seja pela associação de magistrados, ou o próprio município se intimando em cobrança, há certas inconsistências nas divulgações e é preciso estar atento, sendo possível tirar dúvidas das 8h às 16h, na Central de Atendimento ao Cidadão, que fica na Rua Cândido Mariano, nº2.655, no centro de Campo Grande. 

Além disso, fica disponível o atendimento telefônico, pelo número 156, das 7h30 às 21h, sendo que há também a possibilidade de emissão de guia para pagamentos através do site www.campogrande.ms.gov.br, bem como solicitar o documento no telefone (67) 4042-1320, ou nos seguintes números de whatsapp: (67) 98471-0487 e (67) 98478-8873.
**(Colaborou Lucas Caxito)

 

Assine o Correio do Estado 

mão única

Agetran altera sentido de ruas no Jardim Bela Vista a partir de segunda-feira

As alterações também incluem a retirada das rotatórias da Avenida Rodolfo José Pinho, que serão substituídas por semáforos

23/06/2026 15h00

Reordenamento viário prevê retirada das rotatórias da Avenida e alteração de sentido de ruas no bairro

Reordenamento viário prevê retirada das rotatórias da Avenida e alteração de sentido de ruas no bairro Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) irá iniciar uma fase de reordenamento viário no bairro Jardim Bela Vista a partir da próxima segunda-feira (29). 

Inicialmente, duas vias na Rua dos Vendas passarão a ter sentido único, a fim de dar fluidez ao trânsito, que é impactado pela presença de cinco escolas no entorno, ocasionando em uma circulação de aproximadamento 2.770 veículos a cada meia hora na região. 

"A alteração na Rua dos Vendas começa pela implantação da continuidade da mão única na Rua Francisco Bento, entre a Ricardo Brandão e a Joaquim Murtinho, e depois na continuidade dos vendas na Luiz Dódaro, entre a Rodolfo José Pinho e a Avenida Eduardo Elias Zahran", explicou a diretora de Planejamento e Mobilidade Urbana da Agetran, Andréa Figueiredo. 

Esse reordenamento faz parte de um plano viário, que deve alterar mais rotas em torno do bairro, além da retirada das duas rotatórias na avenida Rodolfo José Pinho, que serão substituídas por semáforos. 

A necessidade das alterações, segundo Andrea, foi o aumento da quantidade de veículos, resultando um aumento de acidentes na região. Além disso, também vêm sendo implantados novos empreendimentos e em torno de 470 novas unidades habitacionais somadas às cinco escolas. 

"Antes de todas as intervenções, nós fazemos estudos, ouvimos a comunidade, os moradores, fazemos entrevistas pessoalmente com os moradores, realizamos reuniões com a comunidade local justamente para que a gente possa intervir. Nós precisamos estudar todos os impactos não só naquele ponto, mas em todo o entorno", afirmou o diretor presidente da Agetran, Ciro Vieira. 

As mudanças devem acontecer de forma gradual, por trechos, com avisos prévios, a fim de minimizar os impactos aos motoristas que utilizam os trechos. 

Entenda o que muda nas ruas do bairro: 

  • Rua Francisco Bento: A partir da Avenida Ricardo Brandão, a via passa a operar com sentido único em direção à Avenida Joaquim Murtinho, seguindo a mesma direção já adotada em outro trecho da via. 
  • Rua Jerônima Paes Benjamin: Adota o sentido único de fluxo em direção à Avenida Rodolfo José Pinho. 
  • Rua Fidelina da Silva Vendas: A partir da Rua Caetano Rosa, o tráfego operará exclusivamente em direção à Avenida Joaquim Murtinho. 
  • Rua Patagônia: A partir da Rua Caetano Rosa, a via passa a fluir apenas em direção à Avenida Rodolfo José Pinho. 
  • Rua Augusto Figueiredo: A partir da Rua Caetano Rosa, o deslocamento de veículos ocorrerá somente em direção à Avenida Joaquim Murtinho. 
  • Rua Luiz Dodero: A partir da Avenida Rodolfo José Pinho, a rua passa a operar em direção à Avenida Eduardo Elias Zahran.

Somente após as mudanças de sentido nas vias, serão implantados os semáforos no lugar das rotatórias nos cruzamentos na Rua dos Vendas e da Chaad Scaff. 

"A retirada da rotatória é o ponto mais crítico, porque ele envolve interdições, desvios de tráfego, então os semáforos serão colocados por último, quando já tivermos o reordenamento funcionando das mãos únicas no entorno no bairro", explicou a diretora. 

A estimativa da Agetran é que as intervenções durem de 15 a 20 dias.

Reordenamento viário prevê retirada das rotatórias da Avenida e alteração de sentido de ruas no bairroMapa das alterações previstas para os próximos 20 dias / Fonte: Agetran

Orientações

Para os motoristas que trafegam no local diariamente, a orientação é que tenham cautela e sigam as orientações dos agentes de trânsito que estarão no local. 

"Todo reordenamento, como é feito por partes, causa um pouco de transtorno no início, mas nós teremos o apoio dos agentes, de sinalizações e informações sobre os dias que iniciarãos os trechos das intervenções. O que a gente pede para todo mundo é que a população do entorno tenha paciência", pediu o diretor presidente Ciro Vieira. 

Além disso, também é recomendado que, se possível, os motoristas busquem rotas alternativas durante o período, que também serão disponibilizadas pela Agetran, além de diminuir a velocidade nos locais e observar as sinalizações indicadas. 

 

INTERIOR

MS abre nesta quarta sessões que tiram água para aldeias de Dourados do papel

Empresas que participam dos processos são avisadas sobre divulgação da análise de proposta e manifestação de recurso em certames em prol das Terras Indígenas Jaguapiru e Bororó

23/06/2026 13h13

Sanesul adiantou que ordens de serviço para obras de água em aldeias indígenas devem sair antes do início do prazo eleitoral. 

Sanesul adiantou que ordens de serviço para obras de água em aldeias indígenas devem sair antes do início do prazo eleitoral.  Divulgação: Governo do Estado

Continue Lendo...

Conforme divulgado através da edição desta terça-feira (23) do Diário Oficial Eletrônico (DOE), o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul realiza amanhã (24) as sessões para divulgação das análises sobre as propostas que buscam tirar do papel a água que deve beneficiar Terras Indígenas (T.I) de Dourados. 

Vale destacar que a sessão referente às obras de implantação do sistema de abastecimento de água da Aldeia Bororó, etapa 01 perfuração do poço, está marcada para às 14h30 desta quarta-feira (24). 

O endereço para acompanhar o prosseguimento da sessão trata-se do próprio portal de licitações da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) - que você acessa CLICANDO AQUI -. Já o andamento referente à obra de implantação do sistema de abastecimento de água para a Aldeia Jaguapiru está marcado para começar trinta minutos depois, às 15h. 

Durante evento de apresentação de estudo do Instituto Trata Brasil ontem (22), na Governadoria de MS, o diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio da Silva, adiantou que as ordens de serviço para executar obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água em aldeias indígenas devem sair antes do início do prazo eleitoral. 

Ainda segundo o diretor-presidente, serão dois processos, um abrangendo Dourados e Itaporã, cuja licitação já foi aberta e houve sucesso no processo licitatório, e um segundo contemplando os municípios de Japorã e Tacuru. 

Indígenas sem água

Há tempos a falta de água potável é um problema recorrente para os povos originários sul-mato-grossenses. Em 16 de janeiro deste ano, a Sanesul informou o investimento de R$50.766.282,00 para a implantação de sistemas de abastecimento de água potável nas aldeias.

Sistemas de abastecimento que contam com captação de água por meio de poços tubulares, vazão de até 150 mil litros por hora, tratamento com cloração, reservatórios, além de tanques elevados e redes de distribuição com ligações domiciliares, foi divulgado os recursos seriam distribuídos da seguinte forma: 

  • R$24,3 milhões para a Jaguapiru;
  • R$26,4 milhões para a Bororó.

Já em abril deste ano o ministro dos Povos Indígenas, Eloy Terena, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Lucia Alberta Andrade de Oliveira, assinaram a permissão para que as obras em busca de água potável ocorram nessas localidades, após mais de 100 anos da criação dessas reservas.

Somente para a Aldeia Bororó, esse sistema em questão foi dimensionado para atender a uma população de 14.179 habitantes, com o serviço para a Jaguapiru tendo a capacidade prevista de atender ainda mais pessoas, 15.304 habitantes até 2033.

Também cabe frisar que todos esses investimentos só saíram do papel após protestos dos povos originários de ambas as aldeias pela falta de água na região, em novembro de 2024, ocasião em que  Governo do Mato Grosso do Sul chegou a oferecer dois litros de água por indígena para que a rodovia MS-156 fosse liberada. 

Como esse bloqueio foi removido por agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar, e com alegada truculência, várias medidas foram anunciadas e algumas chegaram a ser feitas. Ainda em 2025 o governo de MS realizou a entrega de dois caminhões-pipa para abastecimento emergencial das aldeias Jaguapiru e Bororó. 

Veículos com capacidade para transportar 15 mil litros de água cada, os caminhões-pipa foram adquiridos com investimento de R$1,5 milhão, recurso viabilizado através do governo em parceria com a emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Houve também a perfuração de dois poços, com investimento de aproximadamente R$490 mil.

Além disso, o governo federal disponibilizou outros R$2 milhões para perfuração de outros poços. Pelo menos 18 foram perfurados no intervalo entre abril e junho de 2025, conforme balanço do Ministério dos Povos Indígenas.

Caixas d’água com capacidade para comportar 30 mil litros também foram instaladas em alguns pontos das aldeias. Em junho do ano passado, porém, uma delas desabou na aldeia Jaguapiru. Além dessa, 19 haviam sido instaladas na região.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).