Colunistas

GIBA UM

"Sigo Juscelino Kubitschek, sobre não ter compromisso com o erro"

do senador ALESSANDRO VIEIRA // ex-apoiador de Bolsonaro, que disse que errou em seu apoio há 4 anos.

Continue lendo...

Luana Carvalho, filha da sambista Beth Carvalho (falecida em 2019), abriu um processo por conta do uso indevido da música Vou Festejar de autoria de sua mãe na campanha de reeleição de Jair Bolsonaro contra Fábio Farias

Mais: Faria não fez qualquer pedido de autorização do uso da música para ela ou para a Sony Music, dona da canção, quebrando assim a lei de propriedade intelectual. E vale lembrar que Beth Carvalho era apoiadora de Lula.

In – Drink fantasminha

Out – Ponche de Halloween

Nova direita

Para analistas, consolidou-se um novo ciclo político no Brasil, com a substituição de uma centro-direita social liberal por uma direita bolsonarista na liderança de uma das duas grandes coalizões que disputam o poder no Brasil. A nova locomotiva que fixará as forças conservadoras e o PL, partido que elegeu 99 deputados federais. Ele deve ocupar o lugar que foi do PSDB. Ou como legenda de Bolsonaro ou como força política que agregará a oposição a Lula.

ROUQUIDÃO

Nas últimas horas, Lula tem se dedicado a descansar a voz. Nos comícios, a rouquidão é tão forte que muita gente não entende o que o petista está falando. No debate da Band, a rouquidão incomodou o ex-presidente que agora trata a garganta com água morna e sal e chá de limão com mel, receitas caseiras de Janja. Seus médicos já afirmaram que não há presença de nódulos ou pólipos vocais. É a chamada rouquidão emocional.

Contra as mulheres

Mais uma vez, nos últimos dias, Jair Bolsonaro atirou contra as mulheres. Na investigação contra Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa, afastado por conta de assédio sexual, o presidente disse “não ter visto nenhum depoimento mais contundente a qualquer mulher”, o que despertou a ira das assediadas por Guimarães no banco contra o Chefe do Governo.

Elas acham que ele está sendo protegido por Bolsonaro. Simone Tebet, em seus mais recentes discursos, tem convocado: “Vamos tirar a faixa do que desrespeita as mulheres”.

PROFECIA

Profetas de plantão estão achando que, no caso de vitória de Lula, ainda no domingo à noite, o Brasil poderia ser palco de conflitos e agitação em muitas cidades, supostamente até alimentados pelo presidente, a partir da suspeita de fraude em emissoras de rádio no Nordeste.

Um quadro de convulsão social permitiria ao Chefe do Governo adotar medidas de exceção ou seja, convocar o Conselho da República e/ ou Conselho de Defesa Nacional – para decretar estado de defesa ou mesmo sítio.

Elogios de Maduro

Os filhos de Jair Bolsonaro, Carlos, Eduardo e Flávio disseminaram no Twitter um vídeo em que Nicolás Maduro parabeniza Lula e diz que “ainda há muito a fazer”. Carlucho escreveu: “Ditador Maduro da Venezuela deseja parabéns mais que apaixonado ao irmão Lula.

A realidade bate à sua porta. Já que, ao que parece, estamos impedidos de dizer a verdade, escute-a pelo próprio sucessor de Chávez”. Detalhe: a gravação é de 2020 e foi editada para parecer atual.

Mais uma vez Bruna

A atriz Bruna Marquezine (primeira foto à esquerda), 27 anos, mostrou que está muito bem longe do Brasil. Em junho ela foi anunciada como a nova “Friend of the House” da joalheria americana Tiffany & Co se juntando com a atriz Camila Queiroz e a influenciadora Helena Bordon, para representar a marca no Brasil. Na quarta-feira (26) ela foi uma das convidadas do jantar promovido pela grife de joias no Sunset Tower Hotel, Los Angeles, para promover o lançamento da nova coleção batizada de “Lock Collection”.

Enquanto não estreia o longa Besouro Azul (prevista para agosto de 2023) e não faz outros trabalhos ela segue em Nova York, para onde já confessou que planeja se mudar e vai aproveitando alguns passeios ao lado de Xolo Maridueña (protagonista junto com Bruna no filme), que está sendo apontado como seu novo namorado.

No final de semana passado eles estiveram na Bélgica na divulgação da nova temporada de Cobra Kai, da Netflix que Xolo também é protagonista. Bruna esteve ao lado de outras celebridades, como Hailey Bieber (segunda foto), que é embaixadora e uma das garotas-propaganda da joalheria, Kris e Kim Kardashian (terceira foto), a atriz intérprete da nova versão da Mulher Maravilha, Gal Gadot (quarta foto) e da modelo australiana Miranda Kerr.

Última chance

Hoje é o dia do debate entre presidenciáveis na Globo, a última chance para qualquer um deles “tirar um coelho da cartola”, um fato novo que desequilibre o outro a ponto de levá-lo a derrota. As pesquisas são favoráveis – ainda que um tanto apertadas e sujeitas a surpresas – ao ex-presidente Lula que, nos últimos dois dias, ensaiou com assessores de confianças como rebater as investidas de Bolsonaro, o que não aconteceu, no debate anterior, no quesito corrupção no governo petista. Não será permitido no debate de hoje que nenhum deles encoste a mão no ombro do outro (cria um desconforto).

Lula repetirá sua posição de colocar o rosto mais perto da câmera, que garante melhor postura ofensiva. Assim como aconteceu no debate da Band, Lula praticou com a jornalista Olga Curado, princípios do aikido (arte marcial japonesa), psicologia, budismo e meditação.

Ela já havia auxiliado o petista na eleição de 2006, quando venceu no segundo turno a disputa contra seu atual vice, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin. Olga também tem prestado serviços a Fernando Haddad, candidato do PT ao governo de São Paulo que, nas pesquisas, está quase empatado com Tarcísio de Freitas, candidato de Jair Bolsonaro. Deverão ajudá-la Edinho Silva, Rui Falcão e o ex-ministro Franklin Martins.

Tenha um retrovisor

“Tenha um retrovisor para você sempre olhar de onde você veio”, esta é a frase usada pela cantora Gilmelândia ou Gil, que ganhou fama ao substituir o cantor Netinho na Banda Beijo em 1998. Apesar de não fazer tanto sucesso mais porque o Axé não está mais em alta ela se mante focada.

“Nunca me deslumbrei com a fama, até por esse hábito de preservar a minha essência. Tudo o que sonhei, conquistei porque sou organizada”. E completa: “Hoje brinco que sou casamenteira. Quando caso alguém, essa pessoa não se separa. Faço muitas festas de aniversário também. O povo gosta da minha alegria e me chama demais para isso. Na vida tudo é um aprendizado. A gente não vai ficar triste porque choveu porque a chuva é necessária. Na carreira é assim também”.

No Itamaraty

Jair Bolsonaro conta com a volta de Tereza Cristina ao governo em caso de reeleição. Além da hipótese mais provável, o retorno ao Ministério da Agricultura, o nome da senadora eleita está cotado para o Itamaraty.

No primeiro mandato para quem tem memória curta, Tereza teve muitas vezes um papel importante na diplomacia com a China. Na época, um contraponto aos delírios de Ernesto Araújo.

Fundo Brasil

Quase em cima do pleito, o ministro Paulo Guedes (Economia) quer reforçar a ideia do Fundo Brasil. É a possibilidade da União arrecadar R$ 1 trilhão com a venda de imóveis e outro tanto com privatizações. Cerca de 25% seriam destinados ao combate da pobreza e outros 25% para obras públicas.

No debate de hoje, Bolsonaro pode falar sobre esse projeto que repete promessas de Guedes no início do governo. Só que imóveis não foram vendidos e as privatizações encalharam. A única novidade é o rótulo Fundo Brasil; o resto é replay. Mais: nada é detalhado, nem tem projeto para executar. É o caso de “combate à pobreza”.

Pãozinho mais caro

O preço do pãozinho pode subir. O Ministério da Agricultura monitora, com apreensão, o nível dos estoques de trigo na Argentina. Há o risco do governo de Alberto Fernández conter as exportações do produto para reequilibrar a oferta local no momento em que a indústria de panificação aumenta o ritmo de produção para o Natal. A última safra de trigo na Argentina foi duramente afetada pelas secas e tudo isso é má notícia para o Brasil. O país exporta cerca de 60% do trigo que consome. Desse total, mais de 85% vêm do país vizinho.

 

PRIORIDADE

Nesta semana o ex-juiz e senador eleito pelo Paraná, Sérgio Moro (União Brasil) participou do Flow Podcast e teve que responder porque se reaproximou de Jair Bolsonaro e que pediu ao presidente em troca de seu apoio. Ele foi direto: “Tenho minhas divergências com o Bolsonaro. Não estou reescrevendo o passado, quero deixar isso claro. Mas nesse momento a prioridade é derrotar o PT e o Lula. É estranho ter reaparecido ao lado do presidente após sua saída do governo, mas vou dizer o seguinte. Não vou compor o governo. Não vou ser ministro do governo. Eu não barganhei vaga no Supremo. Vou ser um senador independente”.

MISTURA FINA

O MINISTÉRIO de Minas e Energia estuda reduzir, nos próximos dias, o índice de etanol misturado à gasolina, hoje em 27%. É uma tentativa de conter novos aumentos dos preços dos combustíveis, em razão da entressafra na produção de cana-de-açúcar e do consequente impacto sobre a oferta do álcool no país.

NOS últimos dias, o ex-chanceler Celso Amorim tem mantido interlocução com autoridades diplomáticas dos Estados Unidos. Em pauta, o rápido reconhecimento do governo norte-americano ao resultado das eleições brasileiras no caso de vitória de Lula.

A CARTA de Lula aos evangélicos acabou sendo aprovada até por alguns opositores. Só que, segundo os próprios seguidores do ex-presidente, chegou tarde ao destino. Quem escreveu foi Gilberto Carvalho, que ocupou postos chegados nas duas gestões de Lula e que é católico praticante. Vai à missa dominical frequentemente e deu à carta o tom de fraternidade que Lula desejava.

ASSSESSORES econômicos de Lula, a começar por Aloízio Mercadante, têm levado proposta para empresários do setor portuário. O objetivo é acalmar líderes do segmento depois das notícias que o petista vai suspender privatizações na área.

HÁ um ponto de fissura na base aliada de Jair Bolsonaro. Valdemar Costa Neto, dono do PL tem sinalizado que poderá lançar um candidato de seu partido para disputar a presidência da Câmara contra Arhur Lira, do PP, em fevereiro do ano que bem. O nome mais cotado é do deputado Altineu Cortes, do Rio de janeiro.

DOIS grandes segmentos da indústria em São Paulo – metalúrgica e papel e celulose – decidiram empurrar as negociações sobre o reajuste salarial das respectivas categorias para depois das eleições. Os sindicatos patronais apostam todas as suas fichas na reeleição de Jair Bolsonaro, dado o risco embutido na decisão. Uma vitória de Lula daria força aos trabalhadores na mesa de negociações.

O EX-presidente Lula tem conversado com frequência com o economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real e depois, do Plano Cruzado. Resende, por sua vez, tem sido convidado para eventos especiais do petista – e tem aceitado participar. Contudo, nada oficial por enquanto.

FHC gravou um vídeo em que pede voto para Lula (PT). Ele lembra o Plano Real ao se dirigir àqueles que “melhoraram de vida” e “acreditam no Brasil”. E emenda: “Nessas eleições, não tenha dúvida, vote 13, vote no Lula porque ele vai melhorar ainda mais sua vida”. No primeiro turno, FHC já havia declarado voto no petista, com quem disputou as eleições de 1994 e 1998.

Assine o Correio do Estado 

Cláudio Humberto

"Graças a quem fez o L"

Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), sobre disparada da inflação dos mais pobres

25/05/2026 07h00

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Continue Lendo...

Acordo de Vorcaro supera orçamento de 25 capitais

Se o Banco Master é “terceira divisão do sistema financeiro”, como minimizou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, a grana que o dono do enrolado banco Daniel Vorcaro pode ter que devolver segue o “padrão Fifa”. Confirmada a devolução do montante de R$60 bilhões no acordo entre o banqueiro e a Procuradoria-Geral da República, o valor é maior do que o orçamento de quase todas as capitais brasileiras; só não consegue superar São Paulo (R$137 bilhões) e Brasília (R$74,4 bilhões).

 

Pobrezinhas

Rio de Janeiro (R$52 bilhões) e Belo Horizonte (R$24,1 bilhões) seguem o ranking dos maiores orçamentos, mas menores que o cofre de Vorcaro.

 

PIB Vorcaro

Listando as capitais pelo tamanho do orçamento, a delação de Vorcaro supera a somatória da receita de 14 capitais.

 

Bate Itaú

Para efeito comparativo, o lucro líquido do Itaú Unibanco em 2025, com 70 milhões de clientes, foi de R$46,8 bilhões.

 

Vorcarobras

A delação é mais da metade do que faturou a Petrobras em 2025, R$110,1 bilhões. E mais do que o lucro de 2024, R$36,6 bilhões.

 

Negócio de produtora do DarkHorse cresceu 1.180%

Uma das empresas de Karina Gama, que produziu o filme Dark Horse, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, registrou surpreendente crescimento de 1.180% entre as eleições de 2020 e 2024. A coluna descobriu que Karina, além de dona da Go Up Entertainment, que fez o filme, também é sócia da GO7 Assessoria, que usa o nome Conhecer Brasil Assessoria, Produção e Marketing Cultural. A empresa estreou no circuito eleitoral em 2020 em uma modesta campanha de vereança.

 

Um trocadinho

Na campanha para vereadora de Patrícia Alonso (Rep-SP), que não foi eleita, a produtora recebeu R$13.352,45.

 

Vento em popa

Em 2022, foram R$67 mil nas campanhas de Mario Frias (R$54 mil), do PL-SP. E mais R$13 mil de Felipe Carmona (PL-SP), não eleito estadual.

 

Negócio de ouro

Nas últimas eleições, de 2024, a empresa faturou ainda mais com políticos. Foram R$171 mil em duas campanhas para vereador.

 

Distinção necessária

A vitória de Zambelli é um sinal de que, mesmo sob pressão, alguns tribunais europeus ainda distinguem crime comum de dissidência política. No Brasil de 2026, essa distinção parece cada vez mais difícil.

 

Explica aí

Rosângela Moro (PL-SP) ironizou o ministro Dario Durigan (Fazenda), que jura que o governo segurou gastos. “Se houve contenção, como explicar o recorde de gastos com propaganda, viagens e Lei Rouanet?”.

 

No seu quadrado

Pré-candidato ao governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB) diz que a aliança com o PL é local e só vale para o estado. No cenário nacional, diz Gomes, não há envolvimento. E chamou a versão de “mentira”.

 

Tapinha dói sim

No Senado, a Comissão de Direitos Humanos aprovou um projeto que obriga governos a criarem cursos para orientar pais a educarem filhos sem violência física. O texto segue para análise de outras comissões.

 

Aperto comemorado

Adriana Ventura (Novo-SP) criticou o discurso do governo Lula sobre arrecadação recorde: “Coloca como uma grande conquista de gestão. Mas, na verdade, é o peso dos impostos em cima dos brasileiros”, diz.

 

Pique-esconde

Flávio Bolsonaro ainda questiona o motivo pelo qual a esquerda não quer investigar o caso do Banco Master: “Tô até agora esperando os parlamentares de esquerda levantarem a mão para apoiar a CPMI”.

 

Confirmou

Em entrevista ao programa “Sem Censura”, da sua TV estatal, Lula confirmou: pediu para que o encontro com Donald Trump não tivesse imprensa, por medo de ser humilhado pelo presidente americano.

 

Há controvérsias

Condenado e depois livrado pelo STF, Lula classificou a Lava Jato, maior operação de combate à corrupção da História, como a “grande mentira do século XXI”. E chamou Sergio Moro e Deltan Dallagnol de “monstros”.

 

Pensando bem...

...a ‘grande mentira do século XXI’ pode ser pessoa física.

 

PODER SEM PUDOR

Mato sem cachorro

Getúlio Vargas depôs Washington Luís, no começo dos anos 30, e iniciou um processo de mudanças. O ex-presidente se exilou nos Estados Unidos e acompanhava à distância os movimentos do ditador. Certo dia, ele soube que, apesar das promessas de mudança, Getúlio reconduzira Coriolano de Góes ao cargo de Chefe de Polícia, que exercera no governo deposto. Informado, Washington Luís sorriu, afagou seus bigodes e observou: “Este Getúlio está perdido. Caçando com meus cães, vai acabar como eu: num mato sem cachorro”.

Giba Um

"Flávio Bolsonaro tem que ser investigado, como estou sendo. Se for inocente, que seja...

...sua inocência. Se for culpado, tem que pagar exemplarmente", de Ciro Nogueira, que já foi cotado para vice de Flávio e que recebia de R$ 300 mil a R$ 500 mil de Vorcaro, mensalmente.

25/05/2026 06h00

Giba Um

Giba Um Foto: Reprodução

Continue Lendo...

Mesmo separada de Vinicius Junior, Virginia Fonseca não deixará de ir à Copa do Mundo. Fará um quadro semanal durante o torneio para o “Domingão com Huck”, na Globo. Virginia pensou em desistir da atração, mas foi convencida por Huck a continuar. A mulher do apresentador, Angélica, ajudou a convencer Virginia.

Mais: Angélica e Virginia ficaram amigas nos últimos meses. Huck acha que isso pode ser muito bom para Virginia, trazendo novos frutos profissionais. Ela mostrará o clima das torcidas e as curiosidades das cidades-sede da competição. Vale lembrar que Virginia já tem experiência em apresentação de um programa.

“Eu tenho a força”

Na semana passada, Davi Alcolumbre resolveu mostrar “quem tem a força” (um senador chegou a lembrar do personagem das aventuras infantis na TV, o “He-Man”) durante uma sessão do Congresso, quando parlamentares do governo e da oposição esperneavam e, num raro momento de consenso, todos cobravam a instalação da CPI do Master. “Vossa Excelência não vai conseguir ficar sentado em cima dessa CPI”, bradou Lindbergh Farias. Depois de hora e meia de tumulto, Alcolumbre avisou que queria fazer um “esclarecimento” e disse que não leria os requerimentos de abertura da CPI. Também afirmou que a decisão seria “um ato discricionário da Mesa do Congresso”, ou seja, dele mesmo. Alcolumbre teria suposto envolvimento em um episódio do Master na Amprev (Amapá Previdência), de R$ 400 milhões.

A farra dos cartões

A farra dos cartões corporativos no governo Lula já ultrapassou R$ 172,92 milhões este ano. O cobiçado item foi distribuído para 3.762 servidores do Executivo federal, que não têm dó de esbanjar à vontade. O servidor Henrique Araujo Hohne, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, é quem mais gastou: R$ 357,3 mil. Colado em Henrique está Wander Kija Carvalho, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que torrou R$ 343,4 mil. A Presidência da República não fica atrás: torrou mais de R$ 2,4 milhões em 2.770 pagamentos realizados com cartões. No ano passado, a gastança alcançou R$ 434,48 milhões.

“Passado perturbador”

Analistas de plantão dizem que, enquanto Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro trocam elogios “numa verdadeira comédia” (a observação é do jornalista e escritor Tom Farias), no fundo há uma realidade nua e crua. Escondem-se laços que podem vir de um passado ainda mais perturbador: a campanha presidencial do chefe do clã, Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas. Se comprovados, trariam novas turbulências para a já turbulenta campanha do parlamentar-candidato, a poucos meses das eleições. Ao financiar um filme de um político decadente, Vorcaro, preso por fraudes bilionárias, estaria tentando comprar sua posteridade por meio da filantropia, abrindo portas para novas investidas.

Marchas para Jesus

Em meio à turbulência que assola sua campanha presidencial, o senador Flávio Bolsonaro quer demonstrar que a candidatura segue de pé. Antes de ir aos Estados Unidos, participou da Marcha para Jesus no Rio, no domingo (23), e participar da marcha de São Paulo, no dia 4 de junho. Também quer anunciar ao menos um integrante da futura equipe de governo, provavelmente na área econômica. Por conta das revelações da “amizade” com Vorcaro, Flávio mudará a estratégia de “jogar parado” e começará a ser mais explícito sobre as propostas.

Giba Um

Fase especial

A atriz Erika Januza vive uma fase especial na carreira, e a semana passada foi mais uma prova disso. Ela chamou atenção ao apresentar, ao lado do jornalista Tino Marcos, a cerimônia de convocação da Seleção Brasileira masculina. Sobre o momento, resumiu: “É uma honra para mim apresentar a cerimônia de convocação da Seleção Brasileira, porque o esporte, assim como a arte, modifica vidas”. Além de estar na capa da ELLE View, Erika está em franco crescimento tanto na televisão quanto nas plataformas de streaming, fazendo parte de produções como Dona Beja, A Nobreza do Amor, Arcanjo Renegado, além do programa Saia Justa. Na entrevista, falou sobre autoestima, liberdade e autocuidado. “Precisei desaprender que o meu cabelo era ‘ruim’. Acho que mulheres negras passaram muito por isso. Eu usava mega hair e cabelo alisado como um escudo protetor. Hoje, tenho consciência de que o meu cabelo crespo e cacheado, do jeito que está, é bonito. E, se quiser usar curto e liso também, eu uso. A diferença é que hoje faço isso sem medo, com liberdade, porque sei quem sou e qual é a minha identidade”. E, olhando para o futuro, revela dois grandes sonhos: “Sonho em fazer a Elza Soares no audiovisual. Sonho muito com uma biografia dela. E sonho em ser vilã. Quero viver muitas coisas ainda. Atuar é um trabalho que não tem idade, basta ter oportunidade”. 

Flávio em inglês: “Lula não entende”

O pré-candidato à Presidência (ainda) e “irmão” de Daniel Vorcaro, Flávio Bolsonaro, protagonizou uma cena cômica na semana passada, quando anunciou que viajaria para os Estados Unidos, garantindo que ninguém pediu um encontro com Donald Trump, e falou em inglês: “Nobody asked” (“Ninguém pediu”). E emendou, novamente em inglês: “I'm speaking like this because Lula cannot understand what I'm talking about” (“Estou falando assim porque Lula não consegue entender o que estou dizendo”). Alguns jornalistas acharam que era piada e deram risada (não era piada). Neste começo de semana, Flávio tenta uma reunião com Trump com ajuda de aliados que possuem interlocução direta com o presidente americano. O filho “01” não antecipou o que quer conversar na Casa Branca, onde, há dias, Trump recebeu Lula e lhe dedicou diversos elogios. O irmão Eduardo poderá estar ao lado de Flávio: ele e Mário Frias estavam no Bahrein (Frias disse que, em “missão oficial” de Hugo Motta), longe da crise Flávio-Vorcaro sobre o filme de Bolsonaro. Dudu Bananinha hoje tem menos intimidade com Trump. O Bahrein é um pequeno país insular, formado por 30 ilhas, entre Arábia Saudita e Catar.

“Parecia ser o mais santo”

No final da semana passada, Lula voltou a falar sobre o que Flávio anda fazendo. “Aquele menino que parecia ser o mais santo da família Bolsonaro estava pegando milhões para fazer um filme do pai. Isso é apenas o que a gente sabe agora. Vai aparecer muito mais coisa”, (em referência à relação entre o senador e o dono do Banco Master). “Nós nunca vamos atrás da Lei Daniel Vorcaro para financiar nenhum artista brasileiro”. Lula estava em Aracruz, anunciando ações para a cultura.

Giba Um

Fora da mídia

Maria Paula brilhou por mais de 15 anos no programa humorístico Casseta & Planeta, Urgente!, onde mesclou suas competências de apresentação e atuação, permanecendo no elenco de 1994 a 2010. Antes de embarcar nessa jornada, ela deu início à carreira na MTV Brasil, rapidamente se tornando uma figura conhecida na televisão. Durante sua trajetória, fez parte de séries, filmes e uma variedade de programas. Seus trabalhos mais recentes nas telas incluem sua participação em Dancing Brasil, exibido pela Record em 2019, e no filme “De Pernas pro Ar 3”. Fora da mídia, Maria Paula construiu uma carreira consistente no campo da Psicologia. Ela se graduou pela Universidade Paulista, completou um mestrado na Universidade de Brasília e dedicou-se à saúde mental, à inteligência emocional e a iniciativas humanitárias. Atualmente, trabalha como palestrante e Embaixadora da Paz, recebendo reconhecimento por suas contribuições, inclusive do Governo Federal. Ela se considera uma “artivista” e recentemente participou de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, que discutiu a formação da Frente Parlamentar pela Paz Mundial. Na vida pessoal, vive desde 2020 com o mestre de kung fu Leo Imamura. 

Giba Um

Jatinhos: 400 viagens

Entre janeiro e abril, autoridades do governo Lula realizaram 400 viagens em jatinhos da FAB. Somente no mês passado, eles voaram 117 vezes nos jatinhos, recorde do ano até agora. Mesmo sem voar em abril, o ministro Camilo Santana (Educação) é o recordista de 2026: 52 viagens. Hugo Motta (Câmara) voou 43 vezes, o mesmo número de viagens dos ministros do STF. Quem mais viajou em abril foi o ministro Alexandre Padilha (18 voos). Hoje, 60 autoridades do governo podem pedir para usar jatinhos: presidentes de Poderes, ministros de Estado, ministros do STF e chefes militares.

“Forasteira” Simone 1

Veteranos do PSB, principalmente os filiados ao partido em São Paulo, mal escondem a irritação com Lula e Geraldo Alckmin. Esses socialistas, ligados a Márcio França (ele aparece em quinto lugar nas pesquisas para o Senado em São Paulo) e a Tabata Amaral, falam cobras e lagartos da “forasteira” Simone Tebet, que não tem história no PSB e muito menos na estrada política do Estado. Não se elegeria nem mesmo em Mato Grosso do Sul, seu estado, mas obteve a bênção de Lula e Alckmin para o Senado, sacrificando os “veteranos”.

“Forasteira” Simone 2

Por outro lado, a chamada “forasteira” Simone Tebet está em segundo lugar nas pesquisas ao Senado em São Paulo, praticamente colada na primeira colocada, a ex-ministra Marina Silva. As duas carregam as maiores intenções de voto do levantamento. Desde 2024, o PSB vivia a expectativa da candidatura de Márcio França ao governo ou ao Senado, mas a própria cúpula do partido recebeu Simone e acertou a candidatura. França tentou uma solução amigável, despachando Tebet ou Marina para vice de Fernando Haddad ao governo: tudo inútil.

Mistura Fina

A reação de Michelle Bolsonaro à crise envolvendo o senador Flávio Bolsonaro abriu um novo foco de tensão dentro da própria família. Carlos e Eduardo Bolsonaro reclamaram da ausência de uma defesa pública da ex-primeira-dama, que disse que perguntas sobre o tema deveriam “ser feitas ao próprio Flávio”. A fala provocou irritação entre aliados próximos dos filhos do ex-presidente, que esperavam uma abordagem de Michelle em solidariedade a Flávio.

Ainda Michelle vs. clã Bolsonaro: o desconforto aumentou porque Michelle, no mesmo dia, se referiu ao ministro Alexandre de Moraes (STF) como “irmão em Cristo”. Ao comentar a autorização dada para que Jair recebesse um cabeleireiro na prisão domiciliar, Michelle não deixou por menos: “Vou profetizar aqui porque Deus transformou Saulo em Paulo. Nosso irmão em Cristo, Alexandre de Moraes, liberou o cabeleireiro”.

É do deputado Carlos Veras (PT-PE) o título de gabinete que mais torrou dinheiro do pagador de impostos este ano, até agora. Levantamento aponta que o petista já queimou R$ 260.130,54. Em ano eleitoral, a maior despesa do parlamentar foi com “divulgação da atividade parlamentar” — e lá se foram R$ 78.912,00. Com aluguel de carrões, outra pequena fortuna: R$ 60 mil por conta do contribuinte. O irmão de Veras controla a Contag, entidade acusada na CPMI do INSS de ter subtraído R$ 3,4 bilhões de aposentados sem autorização.

A “manutenção do escritório” do deputado, que custou R$ 42.753,40, beirou o que foi gasto com combustível por Veras: R$ 40.454,87. Um trocado atrás, o ranking segue com Zé Adriano (PP-AC), que gastou R$ 260.119,08. Só com propaganda do mandato, foram R$ 126,7 mil. Entre as lideranças partidárias, o PT também aparece esbanjando. É o partido que mais gastou: mais de R$ 112 mil entre janeiro e meados de maio.

In — Chicória ao forno com creme branco

Out — Chicória refogada com alho-poró

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).