Política

Política

Brasil retoma processo de adesão à Agência Internacional de Energias Renováveis, diz MME

O Ministério de Minas e Energia anunciou neste sábado (11) a retomada do processo de adesão do Brasil à Agência Internacional de Energias Renováveis

Continue lendo...

O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou neste sábado (11) a retomada do processo de adesão do Brasil à Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), durante agenda oficial do ministro Alexandre Silveira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O governo do ex-presidente Bolsonaro havia interrompido as tratativas para a adesão brasileira.

Segundo o MME, a adesão plena à Irena proporcionará ao Brasil "maior influência nas discussões globais" sobre energias renováveis. A pasta também cita, como benefício, a contribuição para o desenvolvimento de novas tecnologias e práticas sustentáveis no setor energético.

"Este é um passo fundamental para fortalecer nossa colaboração com a comunidade internacional e acelerar a implementação de soluções sustentáveis que beneficiem o planeta e as futuras gerações", disse o ministro brasileiro.

Em reunião com o diretor-geral da Agência, Francesco La Camera, o ministro Alexandre Silveira entregou um convite à entidade para secretariar a chamada "Coalizão Global para Planejamento da Transição e Segurança Energética" - que é um desdobramento das discussões realizadas durante a presidência brasileira do G20 em 2024.

Essa Coalizão será oficialmente lançada no Rio de Janeiro, em junho. O MME classifica como um "espaço para o diálogo e a ação conjunta entre países, empresas e organizações não governamentais".

Em nota divulgada neste sábado pelo Ministério, Alexandre Silveira comentou a sanção da Lei das eólicas offshore. Para ele, o texto é um "avanço no fortalecimento" do setor de energias renováveis no país, com ampliação do potencial de geração de energia limpa e diversificação da matriz energética. O presidente Lula sancionou a Lei com veto a artigos que traziam benefícios à térmicas a gás e a carvão, por exemplo.

Assine o Correio do Estado

Campo Grande

Secretariado: Adriane acomoda ex-vereadores derrotados em 2024

Valdir Gomes, Sandro Benites e Paulo Lands Filho terão secretarias secundárias; Thelma Mendes Lopes e Marcelo Miglioli ganham força

10/01/2025 19h50

Sando Benites, Valdir Gomes e Paulo Lands, ex-vereadores, agora serão secretários

Sando Benites, Valdir Gomes e Paulo Lands, ex-vereadores, agora serão secretários Arquivo

Continue Lendo...

A prefeita Adriane Lopes (PP) divulgou no início da noite desta sexta-feira o que promete ser uma das últimas rodadas de nomeações de novos secretários.

Entre as novidades estão ex-vereadores que não conseguiram se reeleger em 2024 e que lhe deram apoio, além de dois dos nomes fortes de sua administração: o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, e sua concunhada, chefe da Casa Civil, Thelma Mendes Lopes.

Os ex-vereadores que Adriane Lopes acomodou em secretarias são Sandro Benites, que vai comandar a Fundação Municipal de Esportes; Valdir Gomes, que será o secretário-executivo da Cultura; e Paulo Lands Filho, que assumirá como secretário-executivo da Juventude.

No caso específico de Benites, trata-se de um rebaixamento em nível de importância, uma vez que, até meados do ano passado, ele foi o secretário de Saúde de Campo Grande.

Nesta pasta, uma das mais importantes e demandadas da cidade, ficará à frente Rosana Leite Melo, que chegou a ser subordinada de Benites.

Poderosos

A lista conta com Marcelo Miglioli, que ganhou ainda mais força na nova gestão de Adriane após executar um trabalho intenso de pavimentação de vias na cidade durante o período pré-eleitoral.

A atuação firme de Miglioli na Infraestrutura o credenciou para continuar na nova gestão e, inclusive, levou integrantes do PP a considerá-lo um possível sucessor de Adriane Lopes.

A nomeação mais importante, em termos de poder, é a de Thelma Mendes Lopes. Ela será a chefe da Casa Civil. A relação de Thelma com Adriane é familiar: o marido de Thelma é irmão do deputado estadual Lídio Lopes, marido de Adriane.

Dentro desse gabinete estão autarquias importantes para a gestão, como a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), a Agência Municipal de Regulação (Agereg) e a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), concentrando decisões estratégicas para a cidade no círculo familiar e de confiança da prefeita.

A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social será ocupada por Anderson Gonzaga. Ele é guarda civil há 16 anos e já foi comandante da Guarda Civil Metropolitana, o novo nome da antiga Guarda Municipal de Campo Grande, que, oficialmente, ainda não possui uma região metropolitana estabelecida.

Adriane também estreia sua Secretaria Especial de Articulação Regional com o administrador Darci Caldo. Ele é assessor especial na prefeitura de Campo Grande desde 2020 e agora ocupará um cargo de primeiro escalão.

Caldo vem de Dourados, onde atuou na gestão do ex-prefeito (já falecido) Ari Artuzzi, que foi alvo da Operação Uragano da Polícia Federal.

Mais cedo, o Correio do Estado publicou que a vice-prefeita, Camila Nascimento, será secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

A policial civil Angélica Fontanari será a secretária-executiva da Mulher.

Assine o Correio do Estado

Política

Vice-prefeita assume Secretaria de Assistência Social e Cidadania em Campo Grande

Camila Nascimento assume secretaria em "dança das cadeiras" que levou o antigo titular, José Mauro para a Agereg

10/01/2025 18h00

Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

A vice-prefeita Camila Nascimento (Avante) irá assumir a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Com isso, a prefeita Adriane Lopes cumpre a promessa de uma gestão ativa com o compromisso que firmaram com a população de Campo Grande. 

A reportagem do Correio do Estado recebeu, em primeira mão, a informação de que Camila irá ocupar a secretaria, anteriormente dirigida por José Mauro, que agora passou a comandar a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg).

Dança das cadeiras

Enquanto as mudanças apresentadas apareciam apenas pela reforma administrativa que transformou a Secretaria de Assistência Social (SAS) que passou a ser Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Os bastidores não devem ter parado desde a posse, e o alinhamento que gerou a "dança das cadeiras" na gestão de Adriane Lopes (PP) traz, como primeira novidade, o nome da vice no comando de uma secretaria.

No final da noite de quinta-feira (09), a prefeita divulgou o nome do antigo titular da então Secretaria de Assistência Social (SAS),  José Mário Antunes para o comando da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg) , onde atuará como diretor.

 

Perfil

Camila é formada em odontologia pela Universidade de Cuiabá. Em São Gabriel do Oeste, foi secretária Municipal de Saúde  e Diretora-Presidente do Hospital Municipal.

Ela foi ainda membro do Conselho Nacional de Entidades de Saúde dos Servidores Públicos (CONESSP) e certificada pela Secretaria de Previdência do Ministério da Previdência Social, para atuar como Dirigente de Regime Próprio (RPPS), alcançando a Certificação Nível ll do Programa Pró-Gestão, contribuindo com a modernização e profissionalização do RPPS, estabelecendo padrões de atividades com maior controle e transparência.

A odontóloga dirigia o IMPCG desde agosto de 2017, e deixou o cargo em março deste ano para concorrer como vereadora pelo Avante.

Secretariado

Para esta gestão, a prefeita já nomeou 11 secretários ou diretores-presidentes, sendo todos que já faziam parte da administração no mandato anterior. Confira os nomes já oficializados:

  • Lucas Henrique Bitencourt de Souza - Secretaria Municipal de Educação (Semed)
  • Berenice Maria Jacob Domingues - Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb)
  • Paulo da Silva - Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran)
  • André Brandão - Secretário Especial de Licitações e Contratos (SELC)
  • Catiana Sabadin Zamarrenho - Secretária Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas (SEPPE)
  • Márcia Helena Hokama - Secretaria de Fazenda (Sefaz)
  • Andréa Alves Ferreira Rocha - Secretaria de Administração e Inovação (Semadi)
  • Ademar Silva Junior - Secretaria de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico (Semades)
  • Leandro Basmage - Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec)
  • Cláudio Marques Costa Júnior - Agência Municipal de Habitação (Emha)

Solenidade de posse

Na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, às 8 horas, será realizada a solenidade de posse dos novos secretários e diretores-presidentes das secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Campo Grande, nomeados pela Prefeita Adriane Lopes para o mandato de 2025-2028. O ato ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal de Campo Grande.

A cerimônia marca o início oficial da nova gestão, reafirmando o compromisso da administração municipal em dar continuidade aos projetos e ações estratégicas que visam ao desenvolvimento da cidade e ao bem-estar da população. Os novos titulares terão a missão de dar seguimento às políticas públicas que vêm transformando Campo Grande em áreas como educação, saúde, mobilidade urbana e desenvolvimento social.

A prefeita Adriane Lopes destacou a importância da composição da equipe para consolidar as conquistas já obtidas e avançar ainda mais nas melhorias planejadas para os próximos quatro anos.

** Colaborou Glaucea Vaccari

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).