Política

Eleições 2024

PRD abre mão de candidatura própria e irá apoiar Adriane Lopes

André Luís, que era o pré-candidato do partido, se manifestou contra a coligação, mas foi voto vencido e poderá ter o nome indicado a vice de Adriane

Continue lendo...

O Partido da Renovação Democrática (PRD) desistiu de lançar o vereador Professor André Luís como candidato a prefeito de Campo Grande. Em convenção realizada na tarde deste domingo (4), a comissão executiva da sigla decidiu, por maioria de votos, apoiar o PP, partido que tem a atual prefeita Adriane Lopes como candidata a reeleição.

"Ao longo desses meses, nós fizemos algumas avaliações e algumas conversas sobre possíveis coligações e ontem nós fizemos uma conversa com o Partido Progressista, no qual uma deliberação, inclusive da nacional do partido, optou por nós formamos uma coligação junto ao PP em Campo Grande e outras cidades do Estado", disse o presidente do diretório municipal do PRD, Adauto Alves Souto.

O professor André Luís foi oficializado como pré-candidato do PRD em março deste ano e, neste domingo, antes da votação para definir se haveria de fato a coligação, pediu para se manifestar, criticou o PP e se posicionou contra o apoio.

"Eu sou candidato e não abro mão do meu direito de ser candidato. Hoje nós temos três consórcios de partidos querendo dominar Campo Grande, não existe mais ideal na política. Campo Grande está sofrendo muito, está com as contas negativas, a atual gestão administra por ordem do Ministério Público Estadual e é justamente com essa gestão que está vindo a proposta de fazer coligação", disse

"Eu como vereador e cidadão tenho quatro ações contra essa coligação, que trabalha muito mal por Campo Grande, e a proposta é de nos juntarmos justamente a esse grupo. Eu fico muito chateado com a proposta de nos juntarmos a esse grupo. Eu pensei que nosso partido fosse o PRD, o Partido da Renovação Democrática, mas pelo visto nós somos o Partido da Retórica Demagógica. A gente fala na luta do Davi e Golias, mas a gente tá querendo se coligar com o Golias, assim a gente não reformar nada, vai fazer o mesmo que sempre foi", acrescentou.

Por fim, ele disse ser contra a reeleição, motivo pelo qual não irá se candidatar a vereador, e reforçou que mantinha o nome como pré-candidato a prefeito de Campo Grande.

O ex-senador Delcídio do Amaral, presidente estadual do PRD, disse que a coligação é importante devido a, entre outros fatores, o PRB ser um partido jovem e que o momento é de se considerar a proposta de aliança para avançar. Ele também criticou o PSDB em vários momentos.

"Não estou dizendo que não é importante ganhar uma eleição majoritária, mas a gente tem que medir bem até onde a gente pode ir. Então surgiu essa proposta, a oportunidade de se fazer uma aliança, até porque agora a prefeita do PP representa uma oposição ao Beto Pereira [PSDB]", disse.

Ele também explicou que houve promessa de que o PRD tenha uma secretaria forte na eventual nova administração da prefeita.

"Mais do que nunca, a gente andar com as nossas próprias pernas elegendo vereadores e vereadoras. Isso é muito forte porque a majoritária pode fazer doações oficiais para candidaturas nossas, como o PRD também o fará, dentro da legalidade, e isso nos dá força para eleger nossos quadros. Então é por isso, e por nenhum outro motivo, que essa proposta foi colocada", disse Delcídio.

Em discussão e votação realizada a portas fechadas, a comissão executiva abriu mão de ter um candidato próprio e aprovou a coligação com o PP.

Nesta segunda-feira (5), será decidido se o partido irá levar o nome de André Luís como possibilidade de candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Adriane Lopes. O vereador deixou o local da convenção antes do fim da votação, sem dar declarações.

DANÇA DAS CADEIRAS

Riedel deverá trocar até 4 secretários depois das eleições municipais

O governador estaria estudando mudar os titulares das Pastas de Saúde, de Segurança, da Casa Civil e de Assistência Social

10/09/2024 08h00

Os secretários de Estado Maurício Simões, Antônio Videira, Eduardo Rocha e Patrícia Cozzolino

Os secretários de Estado Maurício Simões, Antônio Videira, Eduardo Rocha e Patrícia Cozzolino Foto: Montagem

Continue Lendo...

Após a eleição municipal em Campo Grande, a qual, pelo menos a princípio, poderá ir para o segundo turno, o secretariado do governador Eduardo Riedel (PSDB) deverá sofrer novas modificações nos titulares das Pastas de Saúde, de Justiça e Segurança Pública, da Casa Civil e de Assistência Social e dos Direitos Humanos.

O Correio do Estado apurou que as mudanças terão balizamento no resultado do pleito na Capital e, talvez, no dos maiores municípios do interior, a fim de trazer um maior equilíbrio da força política já de olho nas eleições de 2026, quando Riedel tentará a reeleição, enquanto o ex-governador Reinaldo Azambuja, presidente estadual do PSDB, buscará uma das duas cadeiras de MS no Senado.

Essa sintonia fina da segunda metade do primeiro mandato do atual governador seria um tema já pacificado dentro da administração estadual, uma vez que, recentemente, houve a troca do titular da Secretaria de  Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), o ex-prefeito de Ponta Porã Hélio Peluffo, pelo engenheiro civil Guilherme Alcântara.

PRÓXIMOS QUATRO

No entanto, conforme informações obtidas pela reportagem, essa substituição foi apenas a primeira de um total de cinco trocas. Os próximos a deixarem o governo Riedel serão o médico Maurício Simões Corrêa (Saúde), o delegado de Polícia Civil Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública), o economista Eduardo Rocha (Casa Civil) e a defensora pública Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira (Assistência Social e dos Direitos Humanos).

Além disso, o governador já tinha substituído na Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) o deputado estadual Pedro Caravina pelo administrador Rodrigo Perez Ramos, enquanto na Secretaria de Estado de Administração (SAD) a advogada Ana Carolina Nardes foi trocada pelo também advogado Frederico Felini.

Riedel ainda dividiu a Pasta de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania em duas, ficando o professor de Educação Física Marcelo Miranda como titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e sua secretária-adjunta, a professora de História Viviane Luiza da Silva, como mandatária da Secretaria de Estado da Cidadania (SEC), a qual absorveu as oito subsecretarias.

MOTIVAÇÃO

O Correio do Estado também apurou que, no caso dos secretários Maurício Simões Corrêa (Saúde) e Antônio Carlos Videira (Segurança), eles mesmos teriam solicitado suas respectivas substituições ao governador – e isso por duas vezes.

O primeiro, que veio da iniciativa privada, não estaria se adaptando ao serviço público, enquanto o segundo, o qual já está no cargo desde a gestão de Azambuja, pretende passar um tempo com a família.

No caso dos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil) e Patrícia Cozzolino (Assistência Social), a reportagem foi informada que o primeiro estaria pretendo experimentar novos ares e também ficar mais próximo da família, pois, com a esposa à frente do Ministério do Planejamento e Orçamento (Simone Tebet), falta tempo para reunir todos.

Já a substituição de Patrícia seria uma opção do próprio governador, o qual teria outros planos para a Pasta, focando mais na questão política do cargo, pois se trata de uma secretaria muito importante para a administração estadual.

FORTALECIMENTO

Fontes ouvidas pelo Correio do Estado também informaram que os quatro novos secretários serão escolhidos levando em consideração o fortalecimento político da gestão Riedel. Nesse sentido, o resultado das eleições municipais será determinante.

A exemplo da administração anterior, de Azambuja, a atual também preza muito pelo municipalismo. Por isso, Riedel espera a definição dos novos prefeitos para fazer uma repactuação da parceria do governo estadual com as administrações municipais.

Hoje, o PSDB tem 51 prefeituras, e o governador do Estado quer saber com quantas o partido continuará após o pleito de outubro, pois, em Mato Grosso do Sul, só a Capital tem a possibilidade de ir ao segundo turno (por ter mais de 200 mil eleitores). Nos demais municípios, a eleição será concluída no primeiro turno.

Saiba

Atualmente, a gestão Riedel conta com 12 secretarias de Estado: Casa Civil, Governo, Administração, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Cidadania, Assistência Social, Turismo e Cultura, Infraestrutura, Segurança e Fazenda.

Assine o Correio do Estado

ELEIÇÕES 2024

Para evitar ataques, Dione Hashioka desiste de participar de debate em Nova Andradina

A candidata a prefeita pelo União Brasil lidera todas as pesquisas para a prefeitura municipal

09/09/2024 17h18

A candidata a prefeita de Nova Andradina pelo União Brasil, a ex-deputada estadual Dione Hashioka

A candidata a prefeita de Nova Andradina pelo União Brasil, a ex-deputada estadual Dione Hashioka Reprodução/Mídias sociais

Continue Lendo...

Candidata a prefeita de Nova Andradina, a ex-deputada estadual Dione Hashioka (União Brasil) postou um vídeo nesta segunda-feira (12) nas suas redes sociais para explicar o motivo da desistência de participar do bate com os demais candidatos que será realizado logo mais às 19 horas pelo Jornal da Nova.
 
No vídeo, Dione Hashioka informou que desde o início da campanha eleitoral tem se dedicado a apresentar de forma transparente e direta o seu plano de governo. “Dialogando com cada um de vocês e tenho realizado visitas constantes aos bairros, participado de reuniões com lideranças e empresas e mantido uma agenda próxima com a comunidade”, disse.
 
Além disso, completou a candidata, “acredito que esse contato direto seja o caminho mais eficiente para ouvir as demandas e compartilhar as nossas propostas”. “Infelizmente, tenho enfrentado e ataques recorrentes de alguns veículos de comunicação, que demonstram parcialidade e se posicionam contra a minha candidatura”, revelou.
 
Ela ressaltou ainda que, todas as vezes que participou de entrevistas, foi alvo de vídeos manipulados e compartilhamento de fake news. “Entendo, portanto, que minha participação no debate de hoje seria uma oportunidade que estão procurando para novas manipulações, o que não contribuiria para um processo democrático saudável", afirmou.
 
Em razão disso, Dione Hashioka confirmou a ausência e reforçou que sua agenda de campanha segue firme. “Minha prioridade sempre foi e será o compromisso por cada um de vocês. Continuarei focada em apresentar soluções concretas para o futuro de Nova Andradina, de maneira mais direta e verdadeira, sem permitir que o processo eleitoral seja distorcido por interesses que não representam o bem da nossa cidade”, argumentou a candidata que lidera todas as pesquisas de intenções de votos.

O debate

O debate que será promovido pelo Jornal da Nova terá a mediação da advogada e vice-presidente da OAB local, Daniela de Oliveira Línea, para assegurar que todos os candidatos tenham igualdade de expor suas ideias e programas de governo.
 
Já confirmaram presença os candidatos a prefeito Leandro Fedossi (PSDB), Marcos Dan (PT), Marcos Guimarães (Novo) e Milton Sena (PDT). O debate contará com cinco blocos e a participação de um comitê de advogados indicados pela OAB para analisar eventuais pedidos de direito de resposta.
 
Os convites e as regras foram aprovados pelos candidatos participantes, sendo ainda enviada cópia para a Justiça Eleitoral. Os quatro primeiros blocos são dedicados à apresentação, discussão e confronto das propostas dos candidatos.
 
O bloco 5, último, será reservado para as considerações finais de cada candidato, permitindo que cada um resuma seus principais pontos e reforce sua mensagem de compromisso para os eleitores. Os temas abordados variam entre temas livres, perguntas formuladas por entidades públicas e privadas e da imprensa local.
 
São eles: Jornal Nova Notícias, Nova News, Jornal Vale do Ivinhema, Jornal Imagem, Jornal Nova Fogo, Jornal Do Oeste, Campus da UEMS de Nova Andradina, 7ª Subseção da OAB/MS de Nova Andradina, ACINA (Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina) e SIMTED (Sindicato dos Trabalhadores em Educação).

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).