Atletas de nove estados do País participam amanhã e domingo, no Centro Olímpico da Vila Nasser, do Troféu Centro-Oeste de Atletismo de Mirins. Serão desportistas entre 13 e 15 anos na disputa de 13 categorias, nos naipes masculinos e femininos. Dos 350 atletas, 42 representam seis cidades de Mato Grosso do Sul, com isso o Estado terá representantes em todas as provas.
Pela primeira vez a cidade realiza a competição, que tem como intuito descobrir novos valores do atletismo e promover o intercâmbio técnico entre os estados.
Entre os destaques sul-mato-grossenses está Ágatha Vitória, de 14 anos. Depois de participar dos Jogos Escolares da Juventude, nos quais não obteve medalha, ela espera conseguir o pódio no lançamento de dardo. “Correr aqui é bem mais fácil, estou acostumada com o ambiente”, comenta. Para o campeão estadual no arremesso de peso e lançamento de disco, Maykon Riquelme, 14, o objetivo é alcançar o pódio. “Foram quatro meses treinando, vamos buscar”, disse.
Para o técnico Valdir Nogueira, será a chance de manter os atletas participando de campeonatos de nível técnico elevados. “Desta maneira, mantemos os atletas em atividade e, assim, analisamos o grau de competividade dos atletas daqui”, disse. Valdir confia que o troféu elevará as categorias de base do Estado, para, futuramente, disputar em critérios de igualdade com os grandes destaques do atletismo nacional. “Campeões brasileiros irão vir, isso é bom, motiva mais para que possamos dar continuidade em nossos trabalhos. E para chegarmos em outras competições com chances claras de medalhas”.
São esperados competidores de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Acre, Espirito Santo, Rondônia, Minas Gerais e Distrito Federal. O início será amanhã, às 8h. As provas seguem durante todo o dia e retornam domingo no mesmo horário.