O Hotel Campo Grande, construído em pleno Centro da cidade, com sua recepção devidamente paramentada, piano bar, contando sempre com a presença de hóspedes célebres, representou um marco do desenvolvimento, da pujança econômica, social e cultural de uma cidade promissora e encantadora, apelidada carinhosamente de Cidade Morena. Em seu térreo funcionava o Banco Financial, de propriedade da família Coelho, a mesma que o construiu.
O hotel era o ícone de um centro que vivia o seu apogeu: os cine Alhambra, Acapulco, Santa Helena-Rialto; com o surgimento do Terminal Novo Oeste, foram inaugurados os cines Plaza e o Center; as churrascarias Cabana Gaucha-Ponteio, Vitorios, La Carreta que ofereciam música ao vivo com artistas de renomes; clubes como o Radio Clube, Surian e Libanês estimulavam os encontros campo-grandenses. Os supermercados Soares, a rede Serve Bem, as Lojas americanas, dominavam o comércio varejista; os bairros serviam de locais de moradia, onde funcionavam pequenos comércios, empórios, lojas de secos e molhados e mercearias.
No quesito expansão imobiliária e demográfica, Campo Grande se tornou uma gigante. As vias Ceará e Zahran eram o anel viário que desafogava o trânsito de carros pesados; o perímetro urbano era limitado à Rua Ceará.
Com a construção e a entrega de conjuntos habitacionais como o das Moreninhas, Aero Rancho, Coophavila, surgiriam cidades-bairro, aliadas à expansão provocada pela descentralização econômica. Fruto de uma busca por redução de custos, o comércio iniciou uma transição inaugurando novas tendências e, de forma espontânea, corredores regionais de desenvolvimento cultural e econômico foram brotando como as ruas Pontalina, Ana Luiza de Souza e Spipe Calarge; não existe hoje uma região que não seja contemplada com grandes hipermercados, atacadistas e os terminais de transbordo, que esvaziaram a rodoviária – e com isso o terminal novo oeste perdeu a sua importância no ordenamento do transporte público.
Resulta que no cenário atual, o Centro foi perdendo força, e a partir das 18h o Centro se torna um deserto. É por esta razão que ele está sendo revitalizado. O que se busca não é um passado que já não mais existe, mas trata-se de incorporar uma área nobre e não permitir que ela continue se deteriorando cada dia mais. Se o Centro está sendo revitalizado urbanisticamente, agora ele precisa ser humanizado.
Resolver as rotinas a pé ou de bike: morando no Centro, a rotina do dia a dia fica mais fácil. Você vai poder ir para o trabalho, ao banco, ao mercado, a padaria, fazer compras, ir à academia, ao médico, ao dentista ou ao cinema sempre de forma rápida, ganhando tempo e qualidade de vida. Sem pegar trânsito ou ficar horas rodando atrás de estacionamento. Além disso, pode curtir a paisagem, olhar vitrines e ainda encontrar amigos pelo caminho.
2 – Mais opções de lazer: é no Centro de Passo Fundo que você encontra muitas opções de lazer para todas as idades. Para as crianças, as praças são ótima escolha para passeios de bike e parquinhos. Para os jovens, bares, cafeterias, boates e lanchonetes ficam sempre pelo Centro. Já para os casais, restaurantes, pizzarias e comércio em geral são uma ótima pedida de lazer. E tudo está no Centro.
3 – Economia: quando você consegue deixar o carro na garagem no dia a dia, o resultado acaba refletindo no seu bolso, já que vai gastar menos combustível. E, no preço que está a gasolina, vai representar uma bela economia no fim do mês para você se divertir com o que mais gosta.
4 – Segurança: por incrível que pareça, morar no Centro é muito mais seguro do que nos bairros. Isso porque as ruas são mais iluminadas, existe maior circulação de pessoas e até o policiamento no Centro é mais ostensivo.
5 – Saúde: quando você escolhe caminhar mais ou usar a bike como meio de transporte, seu corpo e sua mente agradecem. A tendência de trabalhar o dia inteiro sentado – o que acontece com a maioria das pessoas –, traz muitos prejuízos para a circulação sanguínea, sem falar na maior disposição ao ganho de peso. Andar ou pedalar exercita o corpo e ainda desopila dos contratempos rotineiros, melhorando sua saúde física e mental.