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Centro é a região mais perigosa de Campo Grande, aponta levantamento

Em novembro, foram 80 boletins de ocorrência de furto na localidade, enquanto os outros bairros têm menos de 20 casos

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De acordo com levantamento realizado pelo Correio do Estado, com dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Centro é o bairro mais perigoso da Capital. Enquanto em outros locais o índice de boletins de ocorrência de furtos fica abaixo de 20 registros, na região central ele chega a 80 casos. 

O Centro também tem mais ocorrências de roubos e homicídios do que os outros bairros de Campo Grande. Enquanto o Centro registrou 16 boletins de roubo, o segundo bairro com mais notificações é o Amambaí, com 6 boletins. 

Em relação aos furtos, o segundo bairro com maiores notificações do crime também é o Amambaí, com 18 boletins de ocorrência, seguido por Tiradentes, com 13, e Taveirópolis, com 9 registros de furto. 

No quadrilátero central do comércio, lojistas divergem a respeito da segurança. Daiane Sampaio trabalha em uma lanchonete que fecha mais tarde que o horário comercial normal, por causa do serviço de delivery, e já teve uma colega assaltada ao sair do trabalho. 

“Mesmo tendo câmera e tudo mais, é arriscado. Às vezes passa uma viatura, mas não tem segurança aqui na região. Vai acabar que, com o tempo, não vamos ficar até mais tarde, e isso prejudica, porque um dos melhores movimentos nosso é à noite”, relatou Daiane. 

Já Marcos Salomão é ambulante e trabalha diretamente com dinheiro. “Falta muita segurança. Às vezes, você vê [policial], mas, na hora em que você precisa, não tem”, diz o trabalhador, que prefere encerrar as atividades às 16h durante a semana, para se prevenir. 

Entretanto, funcionários de lojas que saem no horário comercial convencional afirmam ter segurança no local. Roberta Vendramini é cabelereira e reclama apenas da divisão de pontos de panfletagem. 

“Teve panfleteiro que correu atrás de parceiros meus com faca, ameaçando. Eu acho que deveria ter mais policiamento aqui na esquina, mas de noite aqui é tranquilo, é mais briga de panfleteiro com panfleteiro”, afirmou. 

A vendedora Keyla Gonçalves afirma que vê seguranças no horário de saída, mas não tem coragem de ir ao trabalho de moto, pois tem receio de ser roubada. 

“Eu venho de ônibus porque eu não quero deixar ela [moto] em frente à loja, pois eu tenho medo de alguém roubar. Até com cadeado: você coloca e quando sai não tem mais. Eu tenho amigos que já perderam”, informa a vendedora. 

O especialista em segurança Edgar Marcon aponta como problemas para a segurança na área central,a falta de políticas públicas em áreas como saúde e educação e penas ínfimas para esses tipos de crimes.

“Pessoas desocupadas que perambulam diuturnamente em busca de alimentação e drogas e, sem fonte de renda, encontram no furto a saída para uma subsistência mínima”, comenta o especialista. 

Para Marcon, aumentar o número de rondas não seria suficiente para intimidar as ações. “Não tem como fazer ronda a noite toda, precisaria um número absurdo de policiais ou câmeras para cobrir a área”, finaliza. O Centro, por outro lado, é o bairro mais monitorado da Capital. 

Para o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Avelar, que atende a região central, a maior parte das ocorrências são registradas na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro (Depac-Centro), e isso acaba contabilizando as ocorrências no bairro. 

Avelar informa que os crimes de furto, que são os mais comuns no bairro, são solucionados quase imediatamente. 

“Na verdade, o trabalho tem surtido resultados positivos quando os crimes ocorrem na área central. Nossas viaturas estão diuturnamente realizando rondas e abordagens”, explica o comandante. 

No levantamento feito pelo Correio do Estado, há registros de boletins sem a localização informada – sendo 5 furtos e 5 roubos sem o bairro registrado – e em terminais ou ônibus –1 roubo e 6 furtos. 

FIM DE ANO 

Com a chegada das festividades de Natal e Ano-Novo, a Prefeitura de Campo Grande intensificou a segurança na região comercial do centro. A Operação Boas Festas começou na segunda-feira (5) e vai até o dia 9 de janeiro. Lojistas já notam a diferença no dia a dia. 

“Sempre vi segurança, mas não tanto quanto tem agora. Aumentou este mês”, comenta Keyla Gonçalves. 

Ao todo, cinco mil policiais reforçarão a segurança das cidades do interior e da Capital, sendo 200 agentes para Campo Grande, atuando em todas as regiões da cidade.


 

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Itaquiraí

Mãe e filha morrem em acidente triplo na BR-487

Colisão ocorreu em trecho conhecido como estrada boiadeira, próximo ao município de Itaquiraí

13/12/2025 16h30

Foto: Portal Conesul

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Gabrieli de Freitas Vieira e sua filha Julia Pereira de Freitas, de apenas 3 anos morreram na manhã deste sábado após um acidente triplo na manhã deste sábado (13), na BR-487, próximo a região do Assentamento Santo Antônio, situado em Itaquiraí, distante 405 quilômetros de Campo Grande.

Conforme a imprensa local, ambas estavam em um Jeep Compass com uma familiar de 40 anos, e seguiam de Maringá (PR) com destino a Dourados, cidade em que possuíam comércio. A família seguia na rodovia sentido BR-163 quando tentou uma ultrapassagem forçada e atingiu a traseira de um veículo Polo, que seguia na mesma direção.

Com o impacto da colisão, testemunhas afirmam que o veículo teria capotado e batido na traseira de uma carreta que seguia na pista contrária, impacto suficiente para arremeçar o carro da família para fora da pista, ao lado de uma borracharia. 

De acordo com a imprensa local, o acidente aconteceu por volta das 9h30. Gabrieli e a filha morreram no local. Socorrida, a outra pessoa da família foi levada ao hospital de Itaquiraí, consciente e orientada, apesar de cortes na cabeça.

Os demais motoristas envolvidos não sofreram ferimentos graves e testaram negativo para consumo de álcool.. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil, da Polícia Rodoviária Federal e da Perícia estiveram no local. As causas do acidente serão investigadas na Delegacia de Itaquiraí.

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Cidades

TCE suspende licitação para reforma de ponte sobre o rio Paraguai

Inconsistências e riscos de gastos excessivos na licitação levaram o Tribunal de Contas do Estado a suspender o certame

13/12/2025 13h30

Imagem divulgação

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Menos de um mês depois de assumir como conselheiro do Tribunal de Contas, o ex-integrante do governo do Estado, Sérgio de Paula, suspendeu a licitação de R$ 11,7 milhões para obras na ponte da BR-262, sobre o Rio Paraguai.

A decisão foi publicada nesta sexta-feira (12), em edição extra do Diário Oficial do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul.

No dia 26 de novembro, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul (Agesul) lançou a licitação prevendo investimento de até R$ 11.728.608,10 para a execução de obras de recuperação estrutural.

Os envelopes com as propostas feitas pelas empreiteiras seriam abertos na segunda-feira (15). No entanto, foi determinada a suspensão do certame após a equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS) identificar “inconsistências e lacunas” em informações como:

  • Caderno de desenhos;
  • Relatório de critérios e especificações técnicas;
  • Verificação estrutural;
  • Projeto de recuperação estrutural;
  • Projeto de sinalização temporária;
  • Plano de execução.

A justificativa para suspender o processo licitatório da reforma da ponte foram inconsistências no Projeto Básico, que podem gerar gastos acima do necessário. Para isso, foi apontada a necessidade de atualização dos dados técnicos.

“Tais inconsistências podem acarretar riscos de sobrepreço, aditivos contratuais futuros e execução inadequada da obra, comprometendo a economicidade e a eficiência, em desacordo com a Lei nº 14.133/2021. Embora o projeto tenha avançado em sua conformidade com a nova Lei de Licitações, as lacunas técnicas e a necessidade de atualização são significativas. Para uma decisão embasada e para mitigar risos futuros, é crucial que as informações complementares e as atualizações necessárias sejam providenciadas e analisadas”, consta no ato.

Diante dos indícios de irregularidades no Estudo Técnico Preliminar (ETP) e no Projeto Básico, o relator, conselheiro Sérgio de Paula, determinou a aplicação de medida cautelar para suspender o processo licitatório até a regularização dos pontos apontados.

Previsão

Com previsão de início das obras somente no segundo trimestre de 2026, o valor estimado, como adiantou o Correio do Estado, indica que a reforma da ponte pode custar o dobro do apontado pelo ex-secretário de Obras, Hélio Peluffo.

Em 2023, ele previu gastos em torno de R$ 6 milhões na recuperação da estrutura da ponte, que tem sofrido diversas intervenções e situações que resultaram em tráfego em meia pista.

Essa situação ocorreu em 2023, quando a interdição durou mais de um ano, até que os reparos emergenciais fossem concluídos na pista de rolamento.

Além disso, há situação emergencial nos “amortecedores” instalados entre as pilastras e a parte superior da ponte (pista), que apresentam desgaste por falta de manutenção. Essa obra deverá ser bancada, agora, com recursos públicos.

Pedagiada "até ontem"
 

Investimento público em uma ponte seria algo normal não fosse a cobrança de pedágio, feita até setembro de 2022. Pequena fatia da receita era repassada ao Estado e a única obrigação da empresa era fazer a manutenção da estrutura, que tem dois quilômetros e foi inaugurada em 2001.

Porém, em 15 de maio de 2023 a empresa Porto Morrinho encerrou o contrato e devolveu a ponte Poeta Manoel de Barros sem condições plenas de uso, embora tivesse faturamento milionário.

Em 2022,  com tarifa de R$ 14,10 para carro de passeio ou eixo de veículo de carga, a cobrança rendeu R$ 2,6 milhões por mês, ou R$ 21 milhões nos oito primeiros meses daquele ano.

No ano anterior, o faturamento médio mensal ficou em R$ 2,3 milhões. Conforme os dados oficiais, 622 mil veículos pagaram pedágio naquele ano. Grande parte deste fluxo é de caminhões transportando minério. A maior parte destes veículos têm nove eixos e por isso deixavam R$ 126,9 na ida e o mesmo valor na volta.

Esse contrato durou longos 14 anos, com início em dezembro de 2008, e rendeu em torno de R$ 430 milhões, levando em consideração o faturamento do último ano de concessão. 

Em março de 2017, a Porto Morrinho conseguiu um abatimento de 61% no valor da outorga. Na assinatura, em 22 de dezembro de 2008, o acordo previa repasse de 35%  do faturamento bruto obtido com a arrecadação tarifária estabelecida em sua proposta comercial. A partir de março de 2017, porém, este valor caiu para 13,7%. 

Se tivesse de repassar 35% dos R$ 2,6 milhões arrecadados por mês em 2022, a Porto Morrinho teria de pagar R$ 910 mil por mês ao Estado. Com a repactuação do contrato, porém, este valor caiu para a casa dos R$ 355 mil. Em ambos os casos os valores teriam alguma variação porque ainda seria necessário descontar impostos.

Ou seja, a repactuação garantiu R$ 555 mil mensais a mais aos cobres da concessionária, que mesmo assim não cumpriu com sua única obrigação, que era manter a ponte em condições de uso. 

E, mesmo depois de parar de cobrar pedágio, ela continuou cuidando da ponte, entre setembro de 2022 até maio de 2023.  Neste período, recebeu indenização milionária, de pouco mais de R$ 6 milhões. 

O pedágio acabou por causa do fim do acordo do governo estadual, que construiu a ponte, com o DNIT, já que a rodovia é federal. Porém, o governo federal só aceita receber a ponte depois que estiver em boas condições de uso. 

** Colaborou Neri Kaspary

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