A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PRE) inaugura na próxima terça-feira o Centro de Comando e Controle (C3) que vai auxiliar na fiscalização das rodovias de Mato Grosso do Sul. A partir de uma sala de operações montada na base em Campo Grande, policiais vão monitorar as câmeras de segurança instaladas nas estradas e também um aplicativo de celular para atendimento aos motoristas. Todas as ligações de emergência a partir do número 198, de qualquer área do estado, serão direcionadas à central.
Segundo o coronel Wagner Ferreira da Silva, comandante da PRE, a estrutura vai além de uma sala com equipamentos de informática. "É um conceito de rodovia inteligente e de aparelhamento da polícia, com tecnologias que vão fortalecer a segurança nas nossas estradas", explicou. O projeto desenvolvido com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pùblica (Sejusp) é implementado aos poucos e a primeira rodovia inteligente, em caráter experimental, será um trecho da MS-164, em Maracaju, acesso à fronteira com o Paraguai e uma das principais rotas do tráfico de drogas, de armas e do contrabando.
"Sem dúvida, é um ponto sensível escolhido estrategicamente. Mas o objetivo é expandir para todas as rodovias do estado", pontuou. Em frente à base da PRE na MS-164, foram colocadas duas câmeras de capazes de lerem placas de veículos suspeitos. Além disso, as 25 viaturas disponíveis para policiamento passam a contar com GPS, tablet com acesso à internet para compartilhamento de informações e serviço de rastreamento. Deste modo, os operadores vão saber em tempo real onde se encontram cada um dos veículos.
"Desta forma, poderemos saber qual a viatura mais próxima para darmos uma rápida resposta". O próximo passo é levar o sistema com câmeras também para Ponta Porã e Nova Andradina. Outra novidade é o lançamento de um aplicativo para celular pelo qual será possível fazer denúncias, reclamações e receber informações sobre as condições de tráfego. "Se um motorista tiver o carro roubado, por exemplo, ele pode acionar a PRE diretamente pelo aplicativo, informando a placa, antes mesmo de registrar boletim de ocorrência".
Tal aplicativo será operado por policiais que devem sempre responder às solicitações. Também será possível informar sobre obras e buracos na pista, bem como consultar a situação das rodovias. "Já estamos trabalhando neste projeto como um todo há seis meses e corrigindo as falhas", afirmou o coronel que não revelou os valores investidos neste momento, já que o plano é visto como "piloto" e a tendência é de que, caso funcione, seja ampliado. Ao todo, dois policiais por turno, comandados por oficial, vão operar o centro de controle.
CORRUPÇÃO
Ainda segundo Wagner, o reforço tecnológico na fiscalização será útil para a PRE combater a corrupção de policiais. O assunto é pertinente tendo em vista que recentes operações, tanto do Ministério Público Estadual como da Polícia Federal, prenderam PMs ligados ao contrabando e ao tráfico de drogas e que, inclusive, chefiavam organizações criminosas. "A criminalidade se reinventa, mas teremos mais meios de investigar e analisar a conduta dos policiais, principalmente com rastreamento nas viaturas e câmeras, pois sabemos por onde os militares passaram".
Deputado Estadual João Henrique, neto de Marcelo Miranda.
Paulo Eduardo, filho de Marcelo Miranda.
Paulo Henrique, filho de Marcelo Miranda.
João Leite Schimidt, ex-deputado federal e amigo e amigo de Marcelo Miranda.
Deputado Estadual Junior Mochi (MDB).

