Cidades

TRANSPORTE PÚBLICO

Consórcio Guaicurus paga folha de novembro, última parcela do 13º e impede greve de motoristas

Além do salário atrasado, trabalhadores ainda esperam uma correção salarial e negociações devem continuar

Continue lendo...

Dinheiro na conta - ainda refente ao mês de novembro - do trabalhador do transporte público, na manhã desta sexta-feira (09), vêm para impedir uma greve entre os profissionais, pelo menos por enquanto. 

Na manhã de hoje (9), o diretor do Consórcio Guaicurus, Robson Luis Strengari confirmou o pagamento ao Correio do Estado. 

"Pagamos hoje folha de novembro e a segunda parcela do 13 salário", afirmou. 

Ainda, ele aponta que não receberam posição ou resposta do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (STTCU-CG). 

Vale ressaltar que R$ 11.700.000 foram empregados para o pagamento dos salários atrasados, após uma real "força-tarefa" montada pela Prefeitura para evitar uma possível greve, sinalizada pelo STTCU para acontecer sábado (10). 

Medidas necessárias

Como adiantou o Correio do Estado, essa união teve representantes da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg), Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Estima-se que 700 motoristas e outros 1.300 funcionários do Transporte Público receberam os valores na manhã de hoje (9). 

Ainda assim, a medida apenas coloca panos quentes na situação do transporte coletivo em Campo Grande. 

Importante frisar que os motoristas ainda buscam uma renegociação salarial, que deve exigir mais um esforço da Prefeitura Municipal, que já afirmou não ter dinheiro em caixa para o pagamento de professores

"Ainda continuam sim [as negociações] porque não definimos os parâmetros para 2023. Tudo depende do que acertar com a Prefeitura Municipal de Campo Grande", destaca Robdson Strengari. 

Com esse dinheiro na conta, conforme apurado pela reportagem, a assembleia da categoria marcada para a manhã desta sexta-feira (9), que definiria os rumos da greve, não aconteceu. 

Também, a equipe do Correio do Estado tem tentado há dias contato com o presidente do STTCU, Demétrio Freitas, que até o fechamento desta reportagem não manifestou uma posição. ** (Colaborou Judson Marinho)

 

Assine o Correio do Estado

ANO LETIVO 2026

Rede Estadual: 180 mil alunos voltam às aulas, sendo 111 mil em período integral

Governador de MS, Eduardo Riedel, acompanhou o início do ano letivo

09/02/2026 09h50

Governador Riedel deu boas vindas aos alunos no ano letivo 2026

Governador Riedel deu boas vindas aos alunos no ano letivo 2026 MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Ano letivo 2026 teve início na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE-MS).

190 mil alunos, sendo 180 mil da zona urbana e 10 mil da zona rural, voltam às aulas nesta segunda-feira (9), em 352 escolas estaduais, nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Dos 180 mil, 111 mil (62%) estudam em tempo integral. Ao todo 32 mil servidores (professores, colaboradores e coordenadores) também já estão na ativa para mais um ano letivo.

Os alunos que estudam em período integral recebem três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Já os alunos que estudam em apenas um período recebem uma refeição: café da manhã.

Os alunos começaram o ano com kit escolar e uniforme novo. O kit compõe lápis de cor, canetinhas, borracha, apontador, caderno e régua. A entrega iniciou na semana do Natal.

De acordo com o secretário de educação, Hélio Daher, uma escola reformada é entregue a cada seis dias em Mato Grosso do Sul.

Para este ano, a novidade é que mais três escolas estão sendo construídas e serão entregues em Ponta Porã, Campo Grande e Ribas do Rio Pardo, ainda nesta semana.

  • Campo Grande: Escola Estadual Vereador Cristóvão Silveira, localizada no Jardim Noroeste, oferece Ensino Fundamental – Anos Finais (8º e 9º anos), Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (EJA) Mulher
  • Ribas do Rio Pardo: Escola Estadual Professora Maria Augusta Costa Ramos da Silva conta com turmas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais (4º e 5º anos), Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional
  • Ponta Porã: Escola Estadual Professor Adir Teixeira de Oliveira oferece turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio e Educação Profissional

“O retorno dos estudantes às escolas representa a concretização de todo o planejamento construído durante a Jornada Formativa. É um momento de acolhimento, de retomada da rotina escolar e de reafirmação do nosso compromisso com a aprendizagem, com a equidade e com a qualidade do Ensino Público em Mato Grosso do Sul”, afirmou Daher.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, acompanhou o início do ano letivo pessoalmente, na manhã desta segunda-feira (9), na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, localizada na avenida Monte Castelo, número 50, bairro Monte Castelo, em Campo Grande.

Durante a visita, o governador vistoriou a escola, interagiu com alunos e professores e ainda comeu chipa.

“Alunos tem acesso a três refeições, tem um ensino de qualidade, tem material moderno, como a gente viu ali no laboratório, tem equipamento, tem profissionais capacitados e motivados, sem dúvida nenhuma essa equação é fundamental para o nosso desenvolvimento”, pontuou o governador.

MATRÍCULA

O período de matrículas da Rede Estadual de Ensino foi aberto em novembro de 2025 e seguiu até as primeiras semanas de 2026.

Mas, para quem ainda tem interesse em ingressar, pode participar de um processo conhecido como “autodesignação”.

A etapa permanece aberta durante o ano todo, permitindo que pais/responsáveis preencham os dados e realizem as matrículas nas unidades com vagas disponíveis, conforme sistema da Central de Matrículas.

Interessados devem entrar em contato com a Central de Matrículas por meio:

  • Número: Do telefone 0800-647-0028 (telefone fixo) ou 3314-1212 (telefone celular)
  • Virtualmente: site da Matrícula Digital
  • Presencialmente: Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612, bairro Itanhangá Park, em Campo Grande. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para o atendimento presencial nas demais regiões do Estado, deve-se procurar pela unidade escolar da Rede Estadual de Ensino mais próxima.

AQUIDAUANA

Casal indígena morre em batida entre moto e carro no interior de MS

Acidente aconteceu durante a madrugada desta segunda-feira (09) e velório acontece na igreja católica da Aldeia Limão Verde

09/02/2026 08h34

Morte do casal Rodinei e Genice tem gerado comoção, internamente, na comunidade

Morte do casal Rodinei e Genice tem gerado comoção, internamente, na comunidade Reprodução/APrincesinhaNews

Continue Lendo...

Durante a madrugada desta segunda-feira (09), na região do bairro Jardim Aeroporto em Aquidauana, um homem e uma mulher morreram em um acidente, após a moto em que esse casal indígena estava colidir com um automóvel de passeio. 

Distante aproximadamente 143 quilômetros de Campo Grande, esse grave acidente foi registrado na rua Antônio Campelo, que fica próxima ao Asilo São Francisco, segundo informações do portal local A Princesinha News, na região do Jardim Aeroporto. 

Conforme descrito, o casal estava em uma motocicleta que ficou com a parte da frente completamente destruída devido à violência do impacto com o carro de passeio, que tratava-se de um Fiat Palio branco. 

Morte do casal Rodinei e Genice tem gerado comoção, internamente, na comunidadeMotocicleta ficou com a parte da frente completamente destruída devido à violência do impacto. Foto:APrincesinhaNews

Justamente pela força da batida, o homem, identificado posteriormente como Rodinei Carlos Malheiro, morreu ainda no local do acidente antes mesmo que as equipes de socorristas chegassem nesse ponto. 

Diferente do companheiro, a mulher identificada como Genice Barros Chimenes chegou a ser socorrida em estado grave, sendo encaminhada até a ala de Pronto-Socorro do Hospital Regional Estácio Muniz. 

Entretanto, segundo divulgado no município, Genice Barros não conseguiu resistir aos ferimentos da batida, com o óbito da mulher sendo registrada pouco tempo após sua entrada na unidade hospitalar de Aquidauana. 

Além desse casal indígena, o condutor do veículo Fiat Palio também precisou ser encaminhado até uma unidade hospitalar, onde foi deixado sob atendimento médico. 

Moradores da Aldeia Limão Verde, a morte do casal Rodinei e Genice tem gerado comoção, internamente, na comunidade, que compartilha o luto com os familiares e lamentam em conjunto a perda descrita como "irreparável". Ambos serão velados na Igreja Católica da Aldeia Limão Verde, no município de Aquidauana. 
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).