Cidades

PANDEMIA

Criação de leitos não acompanha volume de internações

Infectologista prevê que, na próxima semana, Capital pode não ter vagas em hospitais

Continue lendo...

Campo Grande se tornou o epicentro da Covid-19 em Mato Grosso do Sul neste mês. A Capital aumentou em 145% o número de casos e passou de 8 mortes para 66 mortes. 

Crescimento também registrado no número de internações: até a noite de ontem, a taxa de ocupação em unidades de terapia intensiva (UTIs) chegou a 83%. Com isso, especialista avalia que mesmo com a abertura de leitos, previstas para os próximos dias, isso não será suficiente em função do aumento de casos.

“Eles [administração municipal e estadual] estão abrindo leitos, mas a velocidade de casos [novos] é muito maior. Então, nesta semana ou na próxima, esses leitos vão ser preenchidos muito rapidamente. Estamos com um aumento de casos muito importante, e esta semana ou na outra vai faltar leitos para quem precisar”, avalia o médico infectologista Julio Croda, que é pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Ontem, a prefeitura e o governo do Estado conseguiram contratualizar mais cinco leitos de UTI no Hospital Adventista do Pênfigo, além de 10 vagas clínicas. A previsão é que, nesta manhã, abram mais 10 leitos na Santa Casa de Campo Grande. Na semana passada, houve a abertura de 20 leitos no Hospital do Câncer Alfredo Abrão.

Entretanto, todas essas vagas são para pacientes que não estão com Covid-19, e a referência para tratamento da doença continua sendo o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, que ontem chegou a 97,7% de sua capacidade em relação aos leitos críticos (UTI e semi-intensivo).  

Das 83 vagas no Regional, apenas duas estavam disponíveis, sendo 67 leitos eram ocupados por pacientes confirmados do novo coronavírus. 

Para o infectologista, a cidade está com um crescimento muito acelerado de casos e, por conta do aumento das internações, pode ter problemas até que as medidas implantadas pela prefeitura façam efeito, já que o impacto das restrições só devem começar a serem sentidos a partir da segunda semana que elas estiverem em vigor.

“Estamos na fase exponencial de casos, e depende da dinâmica do que o município vai fazer para sabermos como será esse crescimento daqui um tempo, mas, pelos dados que temos hoje, ainda vai demorar para a Capital chegar no pico. A cidade ainda tem muito a crescer [no número de casos], só agora começou”, diz Croda.

O infectologista ainda ressalta: “Estamos em ritmo acelerado de crescimento. Não há nenhum sinal de estabilização de casos e de ocupação de leitos”, declarou.

A afirmação foi endossada pelo secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, que avalia que o pico de casos na Capital deve acontecer entre fim de julho e início de agosto. 

“Ainda vai chegar [o pico], ainda vamos de duas a cinco semanas nesse ritmo. É muito grande o porcentual dos positivos hoje em Campo Grande, quase chegando a 20%, quando a média é 5%”. Conforme o secretário, hoje a Capital é a cidade que “mais preocupa” a Secretaria de Estado de Saúde (SES).  

Hoje, Campo Grande tem 6.216 confirmações. Resende avalia que esses números só baixarão se houver uma varredura de casos e “rastreamento rigoroso” de contaminados.

“Campo Grande só vai conseguir quebrar a cadeia de transmissão se tivermos monitoramento muito fino de todos os casos positivos. Isso deve ser feito na atenção primária, todas as unidades de saúde precisam fazer varredura dos casos para rastreamento rigoroso dos seus contatos”, declarou Resende.

O secretário avalia que a falta de leitos pode acontecer, mas afirmou que espera que isso não aconteça e pediu compaixão aos sul-mato-grossenses. 

“Não vai ser suficiente [a quantidade de leitos]. Temos de levar em consideração o que um especialista na área diz, mas vamos lutar para isso não acontecer. Acredito que a população vai ficar em casa, que a consciência civil vai aflorar nas pessoas e que elas terão compaixão ao próximo”.

Capital

Ator de 32 anos vai a motel com 2 homens e é encontrado morto horas depois

Segundo a polícia, ele havia entrado no local na companhia de dois homens, mas eles deixaram o motel algum tempo depois

06/06/2026 12h30

Ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos

Ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O ator de teatro José Patrik Machado, de 32 anos, foi encontrado morto na madrugada desta sexta-feira (5), em um motel na região do Jardim Paulista. Segundo a polícia, o jovem chegou ao local na companhia de dois homens, que deixaram o motel algum tempo após o check-in.

O corpo foi encontrado por funcionários do estabelecimento. A suspeita é de que a vítima tenha morrido de overdose. A polícia investiga o caso.

Conforme o registro policial, a Polícia Militar foi acionada por volta de 0h29, após a comunicação de que havia uma pessoa possivelmente sem vida no local. José Patrik foi encontrado caído no quarto 206 do estabelecimento. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o motel. O médico da equipe constatou o óbito e informou que a vítima já apresentava rigidez cadavérica.

A recepcionista do estabelecimento contou que Patrik Machado entrou acompanhado de dois homens, ainda não identificados pela polícia. Depois de um período, os dois deixaram o local, e ele permaneceu sozinho no quarto. Ainda conforme o relato, a recepcionista chegou a falar com a vítima pelo interfone para saber se ela continuaria usando o quarto e recebeu resposta positiva.

Horas mais tarde, após não obter resposta pelo interfone, os funcionários decidiram verificar o quarto e se depararam com o ator sem sinais vitais. A Polícia Civil enviou equipe técnica para perícia no local.

Após os procedimentos realizados no quarto, os pertences da vítima foram recolhidos, assim como substâncias encontradas junto à cama, que ainda serão analisadas. O celular de José Patrik foi apreendido para análise.

O corpo foi encaminhado para perícia no Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como morte decorrente de fato atípico na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).

Ator de teatro

Patrik era ator de teatro e esteve atuando em várias apresentações em Campo Grande. Em nota de pesar, a Companhia Teatral Adote destacou a contribuição artística do ator e a marca que deixou entre colegas e amigos.

"Para quem teve o privilégio de estar em cena com ele, e além dos palcos, ficam a memória do seu talento, a leveza do seu humor e a generosidade com que habitava o palco e a vida", escreveu a companhia. A publicação ainda definiu a perda como um luto para a comunidade artística.

O corpo do ator foi velado e sepultado, na manhã deste sábado (6) no Cemitério Parque de Campo Grande.

*Com informações de Estadão Conteúdo 

AINDA DA TEMPO

Inscrições para o Enem são adiadas até a próxima sexta-feira (12)

Estudantes da rede pública possuem inscrição automática, mas precisam confirmar a participação na Página do Estudante

06/06/2026 12h30

Divulgação

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério de Educação (MEC) prorrogaram por uma semana o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O período para garantir a participação na prova é até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira.

O novo prazo também abrange todos os outros procedimentos, como solicitar atendimento especializado ou uso do nome social.

A primeira opção é destinada a pessoas com deficiências física, auditiva, intelectual, gestantes, lactantes, diabéticos, TEA, idosos e estudantes em classe hospitalar ou com outra condição específica, entre outras especificações.

Para o uso do nome social, pessoas travestis, transexuais ou transgêneros devem verificar se os dados cadastrados na Receita Federal estão atualizados e receberão o tratamento pelo nome social automaticamente.

O MEC reforça a necessidade de alunos da rede pública do último ano do ensino médio confirmarem a inscrição no exame. Os estudantes que encaixam nessas características possuem cadastro automático, mas é necessário acessar a Página do Participante e complementar informações para realizar a prova em novembro.

No portal deverão disponibilizar o município de realização das provas, qual língua estrangeira deseja fazer a prova (inglês ou espanhol) e também solicitar recursos de acessibilidade, caso necessário. Estudantes que foram aceitos na isenção da taxa também devem confirmar a inscrição no mesmo portal.

Os demais alunos de outra rede de ensino do último ano, treineiros e mesmo aqueles que não solicitaram a isenção devem realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 85 disponível por boleto, pix, cartão de crédito ou débito agora até o dia 17 de junho.

A emissão do boleto ou outras informações de pagamento são informadas exclusivamente pelo portal do Inep, na Página do Participante.

Cronograma

O edital do exame divulgado no Diário Oficial da União em maio disponibiliza o cronograma das etapas até o dia das provas, regras da edição deste ano, procedimentos e orientações que os estudantes devem seguir. Além disso, há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o Enem.

Confira as datas atualizadas:

  • Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho (sexta-feira);
  • Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho;
  • Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;
  • Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
  • Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
  • Resultado do recurso: 10 de julho;
  • Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.

Conforme segue o modelo de aplicação anualmente, o primeiro dia de prova, no dia 08 de novembro abrange a área de linguagens, humanas e a redação, que tem o tema divulgado apenas no dia da prova. A outra prova, no dia 11 de novembro inclui todas as áreas de ciências e exatas.

Ambas as provas possuem 90 questões e os portões abrem as 11h, com fechamento às 12h e início da prova 30 minutos depois, às 12h30, seguindo horário de Mato Grosso do Sul.

Pé-de-Meia

Estudantes participantes do Pé-de-Meia que irão concluir o ensino médio neste ano e participarem dos dois dias de prova do Enem receberão o valor de R$ 200 como incentivo adicional.

O pagamento será efetuado após confirmar a conclusão da etapa escolar e cairá na mesma conta cadastrada para receber o auxílio.

Enem

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e é possível fazer por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do exame para selecionar os estudantes como único critério ou completementar. Além disso é possível utilizar a nota em processos seletivos em instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).