Cidades

Cidades

Domingo será quente em todo o Estado, com previsão de pancadas de chuvas isoladas

Em Campo Grande, a previsão é de 37°C, enquanto a mais alta será em Corumbá, onde os termômetros podem atingir 39°C

Continue lendo...

A temperatura volta a subir neste domingo (13), podendo alcançar entre 34°C e 37°C em todo o Estado, segundo dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec).

Além disso, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 40%. Entretanto, podem ocorrer pancadas de chuva e tempestades isoladas.

Conforme o boletim meteorológico, o domingo será marcado por sol predominante, com tendência de nebulosidade em algumas regiões.

Capital

Em Campo Grande, a temperatura indica 19°C (mínima) e 37°C (máxima), com umidade relativa do ar variando entre 90% e 30%.

O domingo amanheceu com nebulosidade, e à tarde a previsão aponta aumento de nuvens, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Outras regiões

Em Aquidauana e Corumbá, na região oeste, o calor retorna com força, com máxima indicando 39°C.

O índice de umidade do ar para os municípios é de 30%, o que exige atenção à saúde entre idosos e crianças.

Na região do Bolsão sul-mato-grossense, no município de Água Clara, a máxima pode alcançar 38°C; em Porto Murtinho, 35°C; e em Três Lagoas, 36°C.

Já nos municípios que correspondem ao Cone Sul, a tendência em Iguatemi é de 30°C; em Mundo Novo e Eldorado, 31°C.

Na região Norte do Estado, em Pedro Gomes e Figueirão, a máxima é de 35°C; em Rio Verde de Mato Grosso, o calor retorna com força e pode chegar a 39°C.

Cuidados redobrados

Em decorrência das temperaturas elevadas e da baixa umidade do ar, a população precisa tomar alguns cuidados, como:

  • Evitar a prática de esportes e a exposição ao sol em horários mais quentes e secos;
  • Hidratação frequente, especialmente em grupos de risco (idosos e crianças);
  • Vestir roupas leves;
  • Umidificar o ambiente com toalha molhada ou bacia com água.

Assine o Correio do Estado

2025 CHUVOSO

Primeiro sábado do ano deve ser chuvoso em MS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, precipitação pode chegar aos 50 mm, acompanhada de ventos fortes, com previsão de duração até a manhã deste domingo (05), mas os dias ainda devem ser calorentos

04/01/2025 10h30

Chuvas intensas devem atingir todo o território sul-mato-grossense neste sábado (04)

Chuvas intensas devem atingir todo o território sul-mato-grossense neste sábado (04) Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um aviso para mais da metade dos municípios brasileiros, incluindo todos do Mato Grosso do Sul, alertando para chuvas intensas neste sábado (04) até manhã de domingo (05), o primeiro fim de semana de 2025.

Segundo a notificação do órgão, devem ser observadas chuvas de 20 mm a 50 mm nas próximas 24 horas, acompanhadas de ventos fortes de 40 a 60 km/h. Porém, é “baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, de acordo com a própria instituição meteorológica.

O Inmet também disponibiliza orientações a serem seguidas durante esta chuva intensa que deve atingir o estado: não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; e obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Temperaturas no sábado

Estão previstas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 32°C para as regiões SulLeste Sudeste do Estado.

Nas regiões Pantaneira Sudoeste esperam-se mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 27°C e 31°C.

Já nas regiões do Bolsão Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 29°C e 33°C.

Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 21°C e 23°C e máximas entre 26°C e 28°C.

Previsão para domingo (05)

Em grande parte do Estado, a previsão indica predomínio de sol e variação de nebulosidade para o domingo.

Nas regiões Centro-Norte, Pantaneira e Bolsão há possibilidade para chuvas de intensidade fraca a moderada devido ao avanço da frente fria.

"Não descarta-se que,pontualmente, possam ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios", acrescenta o Cemtec.

Temperaturas

Estão previstas mínimas entre 18°C e 22°C e máximas entre 31°C e 35°C para as regiões SulLeste Sudeste do Estado.

Nas regiões Pantaneira Sudoeste esperam-se mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 31°C e 34°C.

Já nas regiões do Bolsão Norte são esperadas mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 30°C e 33°C.

Em Campo Grande, mínimas entre 20°C e 22°C e máximas entre 29°C e 31°C.

E ontem?

Nesta sexta-feira (03), segundo dados fornecidos novamente pelo Instituto, alguns municípios sul-mato-grossenses registraram precipitação, com destaque para Paranaíba (25,4 mm), Coxim (15,6 mm), Nhumirim (14,8 mm) e Sonora (10,4 mm). Outras cidades também choveram:

  • Ivinhema (5,8 mm)
  • Rio Brilhante (5,4 mm)
  • São Gabriel do Oeste (3,8 mm)
  • Campo Grande (1 mm)

Já o restante, municípios como Três Lagoas, Cassilândia e Miranda, registraram milímetros de chuva abaixo de 1.

Prognóstico do verão (Jan-Fev-Mar)

O verão em Mato Grosso do Sul será de calor intenso, forte 'mormaço' e chuvas de rápida duração, as famosas "chuvas de verão".

A informação foi divulgada pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), em publicação de prognóstico da estação climática no estado. O verão começou oficialmente em 21 de dezembro e vai até 20 de março.

Ainda segundo o Cemtec, o forte calor deve superar as médias históricas para o período. Este cenário favorece a formação de ondas de calor, nos momentos em que não houver ocorrência de nuvens e chuvas.

As chuvas, contudo, deverão ter rápida duração e ocorrer de maneira irregular. Essa irregularidade pode agravar a recuperação das condições hídricas da região, o que acende um alerta para o setor agropecuário. 

Conforme o Cemtec, mesmo que as chuvas se mantenham dentro da média histórica no próximos meses, isso não será suficiente para reverter o cenário de seca que afeta a região central do país, incluindo o estado de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, para os pesquisadores, o cenário é de incerteza.

Essa tendência incerta está diretamente relacionada ao fenômeno La Niña. O evento climático provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que impacta na ocorrência irregular das chuvas e na imprevisibilidade do clima no estado.

*Colaborou Alanis Netto e Lucas Caxito

Assine o Correio do Estado

Acidente

Motorista colide com carro estacionado e foge no Tiradentes

Acidente ocorreu na madrugada deste sábado (4), câmeras de seguranças capturaram o momento da batida

04/01/2025 10h15

Câmeras da região flagraram o momento do acidente e a fuga

Câmeras da região flagraram o momento do acidente e a fuga Reprodução

Continue Lendo...

Na madrugada deste sábado (4), por volta das 3h58, um condutor de um Corsa Sedan colidiu violentamente contra um veículo estacionado na rua Rogério Cavalari, no bairro Tiradentes.

O impacto da colisão foi tão intenso que o veículo atingido foi arrastado por alguns metros para dentro de um matagal próximo. Não haviam pessoas no automóvel no momento do acidente.

Testemunhas relataram que o motorista responsável pela colisão apresentava sinais visíveis de embriaguez. Aproximadamente uma hora após o incidente, o condutor do Corsa Sedan, com a ajuda de outro homem, retirou o veículo do local do acidente.

Imagens capturadas por câmeras de segurança de condomínios da região mostram os dois indivíduos empurrando o veículo danificado pelas ruas do bairro, enfrentando dificuldades devido aos danos causados pela colisão, que deixou a parte dianteira do veículo muito amassada.

O proprietário do veículo atingido, ao tomar conhecimento do ocorrido, acionou as autoridades policiais para investigar o caso. A polícia deverá analisar as imagens de segurança e coletar depoimentos de testemunhas para tentar identificar e localizar o motorista fugitivo.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).