Cidades

Operação Tromper

Gaeco prende quatro suspeitos em operação que investiga corrupção na administração de Sidrolândia

Entre os investigados, estão servidores públicos e empresários

Continue lendo...

Nesta sexta-feira (21), o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) deflagrou a segunda fase da Operação “Tromper”, que investiga um esquema de corrupção na atividade administrativa de Sidrolândia, município localizado a aproximadamente 64 quilômetros de Campo Grande.

A ação teve como alvo o cumprimento de quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, e foi realizada por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Sidrolândia, do Grupo Especial de Combate à Corrupção (GECOC) e do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).

Depois da primeira fase, realizada no dia 18 de maio deste ano, as investigações identificaram o efetivo conluio entre empresas que participaram de esquema de corrupção e fraudes em licitações em contratos firmados com a Prefeitura Municipal de Sidrolândia, que somados chegam a valores milionários.

Segun do o Ministério Público, também se apurou a existência de uma organização criminosa voltada a fraudes em licitações e desvio de dinheiro público, bem como o pagamento de propina a agentes públicos, inclusive em troca do compartilhamento de informações privilegiadas da administração pública.

Conforme apurou o Correio do Estado, foram detidos dois empresários e dois servidores municipais. Um dos servidores é Tiago Basso da Silva, ex-chefe do setor de execução e fiscalização de contratos do município, e outro o comissionado César Bertoldo, que atua na área de licitação da prefeitura. 

Os empresários investigados são Uevertom da Silva Macedo, candidato do Partido Social Democrático (PSD) na última eleição, e Roberto da Conceição Valençuela, dono da R&C Comércio e Serviços.

Primeira Fase

No dia 18 de maio deste ano, a Operação Tromper cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em residências de servidores municipais, empresas prestadoras de serviços da administração municipal e em uma garagem de veículos. 

À época, o MPMS apontou que o esquema de corrupção na atividade administrativa de Sidrolândia, envolvendo empresas que prestam serviço para a prefeitura, servidores, entre outros, funcionava desde 2017, com a finalidade de obter vantagens ilícitas.

Essas vantagens vinham por meio da prática de crimes de peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal. 

Para dar legitimidade ao esquema fraudulento e aos processos de licitação, onde promoviam o desvio de recursos públicos reservados para a execução dos contratos, os investigados viabilizavam a abertura de empresas e o registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ou se aproveitavam da existência de cadastramento preexistente para incrementar o objeto social sem que o estabelecimento comercial apresentasse experiência, estrutura ou capacidade  técnica para a execução do serviço contratado ou fornecimento do material adquirido pelo Município. 

O MP pediu à Justiça a incriminação dos denunciados por peculato, falsidade ideológica, fraude às licitações, associação criminosa e sonegação fiscal.

Entre os envolvidos estavam servidores, um deles com cargo de chefia e que, com a quebra do sigilo bancário, descobriu-se depósitos em suas contas de empresas do esquema que alternavam de R$ 2 a R$ 7 mil, e três empresas.

Na ocasião, ao menos onze pessoas - entre as quais empresários e servidores municipais - deveriam ter sido presas, mas não foram porque a Justiça rejeitou a solicitação do MPMS. Sendo assim, foram efetuados somente os mandados de busca e apreensão.

  

 TROMPER

Verbo que dá nome à operação traduz-se da língua francesa como ‘enganar’.

 

Colaborou: Glaucea Vaccari e Celso Bejarano

Assine o Correio do Estado.

Qualificação

Inscrições para Instituto Mirim ficam abertas até amanhã (7)

São aceitos adolescentes entre 14 e 16 anos

06/11/2024 18h30

Instituto Mirim

Instituto Mirim Divulgação

Continue Lendo...

As inscrições para o Instituto Mirim de Campo Grande (IMCG) estão abertas até quinta-feira (7), direcionadas a jovens de 14 a 16 anos interessados em ingressar no programa.

O Instituto

O Instituto Mirim de Campo Grande – IMCG é uma entidade de assistência social, não governamental e sem fins lucrativos, que realiza atendimentos sociais por meio de programas e projetos voltados para adolescentes entre 14 e 18 anos.

O público-alvo são jovens com perfil socioeconômico de famílias em situação de risco ou vulnerabilidade social, que enfrentam situações como privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, vínculos afetivo-relacionais fragilizados, desvantagens pessoais devido a deficiências físicas e intelectuais leves a moderadas, abandono, violência física, psicológica e doméstica, abuso ou exploração sexual, trabalho infantil, discriminação étnica, e violação de direitos da criança e do adolescente.

Os jovens inscritos no Programa de Qualificação Socioprofissional – Ingresso IMCG, serão atendidos no contraturno escolar. O programa socioassistencial oferece atividades de qualificação socioprofissional, convivência e fortalecimento de vínculos. As oficinas incluem educação socioemocional, cultural, convivência e capacitação para o mundo do trabalho.

Inscrição

O processo de inscrição é anual, destinado a candidatos nascidos entre 01/07/08 e 30/06/2010. As inscrições devem ser feitas online pelo site www.institutomirim.org.br até as 23h59 do dia 7 de novembro.

Após a inscrição, as entrevistas sociais serão realizadas via teleatendimento entre 05 de novembro e 06 de dezembro. A data e horário das entrevistas estarão no comprovante de inscrição.

O resultado final será divulgado nos dias 30 e 31 de janeiro de 2025, no site da instituição.

Como participar

Para participar do Processo de Ingresso, o responsável legal do adolescente deve inscrevê-lo no período divulgado, anexar na plataforma online todos os documentos solicitados e atender aos requisitos mínimos de participação.

É necessário participar das entrevistas para a verificação e comprovação dos indicadores sociais de vulnerabilidade. São requisitos prioritários:

  • Estar no Cadastro Único para Programas Sociais, com dados atualizados;
  • Comprovante do Número de Inscrição Social/NIS atualizado nos últimos 24 meses;
  • Renda familiar per capita de até ½ salário mínimo;
  • Adolescente nascido entre 01/07/2008 e 30/06/2010;
  • Estar matriculado e frequentando o Ensino Regular;
  • Participar das entrevistas sociais e apresentar os documentos solicitados.

Os beneficiados para o Ingresso IMCG 2025 serão inscritos e atendidos socialmente através do Programa Socioassistencial. A equipe técnica realizará análise e visitas domiciliares para avaliar os indicadores sociais e a vulnerabilidade das famílias.

Os critérios incluem privação de renda, acesso precário a serviços públicos, vínculos sociais fragilizados, desvantagens pessoais por deficiência física e intelectual leve a moderada, e direitos violados.

O perfil dos usuários atendidos inclui adolescentes e jovens de 14 a 18 anos, pertencentes a famílias beneficiárias de programas de transferência de renda, egressos de medidas socioeducativas ou acolhimento institucional, participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e jovens com deficiência, entre outros.

Assine o Correio do Estado

Prevenção

MS possui alto índice de câncer de boca entre homens; saiba como prevenir

O Instituto Nacional do Câncer levantou que o Estado ocupa a sexta colocação no número de casos, o que representa 8,82 por 100 mil habitantes

06/11/2024 18h15

Foto: Sesau/ Divulgação

Continue Lendo...

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca apresenta maior incidência entre homens. Em Mato Grosso do Sul, esse grupo ocupa a sexta colocação no país em termos de incidência da doença.

Enquanto o público feminino ocupa a 14ª posição, o que corresponde a 3,66 por 100 mil habitantes. Já os homens são 8,82 por 100 mil habitantes.

Foto: Sesau/ Divulgação

Dia D

Somente em Campo Grande, de acordo com dados do INCA, a estimativa é de cerca de 1.700 casos anuais. Para combater o cenário, nesta quarta-feira (06), o município lançou o Dia D do combate ao câncer de boca.

Três unidades de saúde ofereceram testes rápidos em colaboração com acadêmicos de odontologia da Universidade Anhanguera (Uniderp) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Durante a manhã de hoje, foram atendidos cerca de 102 pacientes nas seguintes unidades de saúde da Capital:

  • Clínica da Família Nova Lima;
  • USF Batistão;
  • USF Moreninhas.

A Sesau apontou que 16 pacientes apresentaram lesões suspeitas. Com isso, serão encaminhados a um Centro de Especialidade Odontológica (CEO) para fazer a biópsia.

Os pacientes que desejam passar por exames podem ir a qualquer uma das 74 unidades de saúde da Capital que oferecem exames nesse sentido.

A recomendação da Sesau é que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e agende uma consulta. Muito embora sejam desenvolvidas estratégias, o diagnóstico acaba ocorrendo em casos avançados da doença, o que termina por dificultar o tratamento.

A semana de prevenção foi estabelecida por meio da lei federal (13.230 de 2015) de Combate ao Câncer de Boca na primeira semana de novembro.

O município realiza a ação em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, Universidades e o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul.

Fatores de risco

A principal causa do câncer de boca está nos seguintes fatores:

  • consumo de álcool;
  • exposição ao sol sem proteção;
  • tabagismo;
  • dieta pobre em frutas e vegetais;
  • exposição dos lábios ao sol sem proteção, que também aumenta o risco de câncer de boca.

A responsável pela Rede de Atenção Odontológica da SESAU, Christiane Saliba, apontou que o número de casos da doença entre pessoas que fazem uso do cigarro é três vezes maior do que entre os não fumantes.

“É importante que o paciente, ao notar qualquer anormalidade na boca, como uma ferida que persiste por mais de 15 dias, manchas vermelhas ou esbranquiçadas, ou nódulos nas bochechas e no pescoço, busque atendimento. Esses podem ser sinais iniciais de câncer na cavidade oral”, disse Christiane.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).