Cidades

Enem 2024

Mesmo sem redação, candidatas avaliam segundo dia do Enem como o 'mais difícil'

Neste domingo (10), estudantes respondem 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de química, física e biologia, e 45 de matemática

Continue lendo...

Acontece neste domingo (10) o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Os portões foram abertos às 11h, com fechamento ao meio-dia e início de aplicação às 12h30 e duração máxima de cinco horas.

Preparados para enfrentar mais um dia de Enem, muitos estudantes chegaram no horário de abertura dos portões para evitar possíveis atrasos e se dirigir à sala de provas com tranquilidade.

Em entrevista ao Correio do Estado, candidatas que realizam a prova no polo Estácio Campo Grande avaliaram o primeiro dia de Enem como tranquilo, e disseram temer mais o segundo dia.

Julia Abreu, que comemora 18 anos neste domingo, faz o terceirão no Colégio Harmonia, e pretende cursar medicina. Mesmo não tendo a redação - que é motivo de apreensão por parte da maioria dos estudantes -, ela considera o segundo dia de provas mais difícil do que o primeiro.

"Eu não estava preparada para o tema [da redação], mas foi tranquilo de escrever. O segundo dia é pior, a preparação é diferente, porque eu tenho mais dificuldade", afirmou.

Além das aulas preparatórias da escola, Júlia contou com os amigos para estudar.

"A gente fazia muito isso de estudar junto para se ajudar, porque está todo mundo no mesmo barco, todo mundo pensando a mesma coisa (...) eu fiz bastante exercício e estudei mais o que eu não sabia, e o que eu sabia eu revisei", explicou Júlia.

Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Kaillany Feijó, de 20 anos, natural de Rio Branco, no Acre, e residente de Mato Grosso do Sul há quase cinco anos, também sonha com a vaga no curso de medicina, e avaliou o segundo dia de provas como seu "calcanhar de Aquiles".

"O primeiro é sempre um dia mais tranquilo para mim, porque é mais interpretativo. A redação também foi super tranquila. O que 'me pega' é o segundo dia mesmo, que é natureza e matemática, que é o meu calcanhar de Aquiles", revelou.

E para se preparar, não teve segredo: muitas questões e simulados. 

"Faço cursinho há três anos, e é uma rotina bem cansativa. Me dediquei muito, fiz muitos simulados, muitas questões, redações. O que me pega mesmo é o nervosismo", concluiu.

Amigas estudam na mesma sala, e foram juntas realizar a prova

As amigas Maria Luiza e Pâmela Anauany, ambas de 17 anos, são estudantes do terceirão da escola estadual Paulo Francisco Cândido de Rezende, de Anhanduí, e foram juntas realizar a prova.

Maria Luiza, que quer cursar psicologia, disse ter gostado do tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil" para a redação do primeiro dia da prova, e afirmou que esse era um assunto que ela já estava esperando que fosse abordado.

"O primeiro dia foi tranquilo, eu acho. Não estava difícil. O tema da redação também estava bem 'de boa', a gente já estava imaginando um tema relacionado a isso ou a meio ambiente. Foi um tema bem bacana, bem fácil", comentou.

Quanto à preparação, a estudante afirmou ter dedicado dois turnos para estudar por conta, além dos aulões já oferecidos pela escola.

"Sendo de escola pública, achei minha preparação boa até. A gente teve aulão, mas estudei bastante sozinha em casa, então foi bom. Ia à escola à tarde, então estudava de manhã e de noite para a prova", disse Maria Luiza, que quer cursar psicologia.

Assine o Correio do Estado. 

Chuvas intensas

Inmet emite alerta para 79 cidades de Mato Grosso do Sul

O aviso, renovado na tarde desta sexta-feira (6), coloca os 79 municípios de Mato Grosso do Sul em alerta para chuvas de até 50 mm/h e ventos acima de 60 km/h

06/12/2024 13h30

A primavera deve trazer chuvas irregulares para Mato Grosso do Sul

A primavera deve trazer chuvas irregulares para Mato Grosso do Sul Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

O clima em Mato Grosso do Sul seguirá instável neste final de semana, com possibilidade de chuvas de até 50 milímetros e ventos de até 100 quilômetros por hora em todos os 79 municípios do estado.

Na manhã desta sexta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta para chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos acima de 60 km/h. Apesar do risco considerado baixo, há possibilidade de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o órgão federal orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade. Recomenda-se também não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada.

Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193.


Como fica o tempo para este final de semana 

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para sábado é de instabilidade, com chuvas de intensidade fraca e moderada em todas as regiões do estado. As chuvas mais pontuais devem ocorrer nas regiões centro-sul e oeste, acompanhadas de tempestades e rajadas de vento.

As temperaturas mínimas variam entre 22ºC e 24ºC, enquanto as máximas devem alcançar entre 28ºC e 32ºC em cidades de Mato Grosso do Sul.

No domingo (8), o dia começa com calor, mas a instabilidade deve se instalar à tarde, com chuvas fracas e moderadas em diversas regiões do estado.

Podem ocorrer chuvas acumuladas, tempestades e rajadas de vento na região sul do estado.

São esperadas temperaturas mínimas entre 22ºC e 24ºC e máximas entre 27ºC e 32ºC para as regiões sul, leste e sudeste. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 23ºC e 26ºC, com máximas entre 29ºC e 31ºC. Já nas regiões do bolsão e norte, as mínimas devem ficar entre 23ºC e 25ºC, e as máximas entre 32ºC e 35ºC. Em Campo Grande, as mínimas devem variar entre 22ºC e 24ºC, e as máximas entre 27ºC e 31ºC.

INVESTIGAÇÃO

Justiça afasta delegado e 2 policiais que teriam extorquido contrabandistas

Os policiais trabalham em Dourados e o delegado tem menos de três anos no cargo. Os três são monitorados com tornozeleira eltrônica

06/12/2024 12h59

Corregedoria da Polícia Civil afastou os policiais de Dourados três dias depois de determinação judicial neste sentido

Corregedoria da Polícia Civil afastou os policiais de Dourados três dias depois de determinação judicial neste sentido

Continue Lendo...

Publicação do diário oficial do Estado desta sexta-feira (6) afastou, por 90 dias, o delegado da Polícia  Civil Luccas Rodrigues Gomes, e os investigadores Fernando César Guerra Bagordache e Dagoberto Peters.

O afastamento ocorreu após decisão judicial e, apesar de a corregedoria manter o caso sob sigilo, o afastamento ocorreu em decorrência de suposto envolvimento dos três policiais em um suposto esquema de extorsão de contrabandistas da região de Dourados. 

De acordo com as investigações, eles teriam apreendido produtos eletrônicos no chamado “hotel do contrabando”, não fizeram o registro oficial das apreensões e não teriam devolvido as mercadorias supostamente recolhidas neste local. 

No dia 23 de outubro, este hotel foi alvo de uma operação Polícia Federal e agentes da Receita Federal que resultou no bloqueio de bens da ordem R$ 3 milhões de pessoas ligadas a este depósito clandestino de mercadorias contrabandeadas. Conforme a Polícia Federal, o proprietário deste hotel era o principal responsável pelo esquema de contrabando. 

Antes disso, esse mesmo local já havia sido alvo de uma operação em setembro de 2021. Mesmo assim, o hotel continuou recebendo as chamadas “formiguinhas” do contrabando, que transportam desde cigarros, perfumes, eletrônicos, relógios, roupas, equipamentos para a pesca, essência de narguilé e, principalmente, celulares. 

A corregedoria não informa se o afastamento dos três policiais, que ocorreu após decisão judicial proferida na terça-feira (3), tem alguma ligação com as operações da Polícia e da Receita Federal ou se foi em decorrência de alguma denúcia dos próprios contrabandistas. 

O delegado, que estava lotado na 2ª  Delegacia de Polícia de Dourados, foi aprovado no concurso realizado no final de 2021 e foi empossado no cargo em julho de 2022.

Além de serem afastados de suas atividades e de terem recolhidas as armas e demais pertences funcionais, os três policiais estão sendo monitorados por tornozeleira eletrônica. A corregedoria suspendeu também as senhas com as quais têm acesso aos sistemas da secretaria de Justiça e Segurança Pública.  
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).