Cidades

PROVIDÊNCIA

Moradores da região da Duque de Caxias exigem fim da manifestação bolsonarista e alegam falta de paz

O barulho é um dos principais problemas destacados pelos moradores, algo que incomoda também alguns trabalhadores

Continue lendo...

Conforme divulgado por um grupo de moradores da região próxima a Avenida Duque de Caxias, nesta quinta-feira (11), a partir das 8h45, moradores e comerciantes contrariados com a perturbação do sossego, vão reunir-se na Câmara dos Vereadores, para  pedir a desobstrução da avenida. 

Os moradores orientam que todos aqueles que quiserem apoiar o pedido, priorizem usar vestimentas da cor branca, em alusão à paz na região.

Há 9 dias, manifestantes bolsonaristas contrariados com o resultado obtido de forma democrática nas urnas, no domingo (30), pedem por intervenção militar, após Jair Bolsonaro (PL) não ter sido eleito como presidente. Eles ficam reunidos em frente ao Comando Militar do Oeste. 

Durante os atos realizados ao longo desses dias, regados a muita comida, incluindo churrasco e cerveja, os manifestantes dispararam fogos de artifício e, por vezes, deixam parte da avenida sem passagem para os carros que trafegam na região. 

Desse modo, um grupo de moradores alega não aguentar mais, alegando que não terem mais sossego e paz, incluindo o fato de seus animais estarem muito estressados. 

O barulho é um dos principais problemas destacados pelos moradores, algo que incomoda também alguns trabalhadores. 

Além disso, eles vão entregar um texto de uma solicitação de providências protocolada no Ministério Público Estadual, produzido por uma moradora que prefere não se identificar.  

Denúncias  

Em sua solicitação ao Ministério Público, a moradora da região próxima ao Comando Militar do Oeste alega que carros, caminhonetes, caminhões e motos estão estacionados em cima do canteiro central. 

Desde então, ela explica que há “uma grande multidão gritando, buzinando, produzindo ruídos altos com escapamentos das motocicletas, soltando rojões e tumultuando o direito de ir e vir, como também a paz dos cidadãos que vivem nas casas do entorno”, informou.

Ela conta que no bairro há muitos idosos, inclusive sua mãe, uma senhora de 92 anos que, segundo ela, está bastante abalada. 

“O barulho é alto e ininterrupto, causando um grande desconforto e importunando a saúde mental de quem é obrigado a permanecer próximo. Devemos levar em consideração também que há possibilidade de pessoas com espectro autista, com Alzheimer e animais que estão em situação de muito estresse”, disse. 

Outros moradores contam, ainda, que comércio, trabalhadores, pessoas em translado para diversos bairros, aeroporto, polo industrial oeste, bem como para outros municípios, estão sendo prejudicados com a obstrução permanente desta importante via pública, além das vias adjacentes.

Em nota, o grupo informa que “crianças, idosos e animais domésticos estão em permanente estresse pelo excesso de barulho de fogos de artifício, discursos, aparelhagens de sons potentes, com hinos desde o amanhecer do dia, até tarde da noite, que perturbam o sossego de toda região”. 

O referido grupo explica que, diante da inação da prefeitura, irá até a Câmara de Vereadores solicitar a intervenção do Legislativo, inclusive através de ação judicial para que a prefeitura cumpra a lei. 

Poder público 

Em nota divulgada hoje (08), a  Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), informou que irá se reunir com a Polícia Federal para discutir formas de dar cumprimento à decisão do Ministro Alexandre de Moraes. 

O ministro determinou que seja realizado o envio de todas as informações sobre a identificação dos caminhões e veículos que participam ou participaram ativamente dos bloqueios em rodovias, vias e manifestações em frente aos quartéis das Forças Armadas. 

Os dados devem incluir informações dos respectivos proprietários, pessoas físicas ou jurídicas. 

Foi determinada, ainda, a identificação de líderes, organizadores e/ou financiadores dos
referidos atos.

A decisão inclui a aplicação de multa horária no valor de R$ 100 mil para os proprietários de veículos que criarem dificuldade à passagem, inclusive canteiros, calçadas, etc, algo que já ocorre na Avenida Duque de Caxias. 

Ato antidemocrático  

A atitude caracteriza uma ação antidemocrática, levando em consideração a importância de serem respeitados os resultados que são assegurados pelo Tribunal Superior Eleitoral. 

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, afirmou no domingo (30) que não vê risco de contestação das eleições.

Com 99,97% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 50,90% dos votos válidos, ante 49,10% de Jair Bolsonaro (PL).

"Não vislumbramos nenhum risco real de contestação", disse. "O resultado foi proclamado, foi aceito e aqueles que foram eleitos serão diplomados e tomarão posse”, afirma. 

"Compete muito mais aos vencedores unir o país. Aqueles que foram eleitos governarão para todos", declarou por fim. 

Cidades

Professor regente e fundador do Coro da UFMS morre aos 65 anos

O docente do curso de música morreu nesta quinta-feira (20); o velório será no Parque das Primaveras, a partir das 22 horas

20/03/2025 17h53

Reprodução UFMS

Continue Lendo...

Manoel Camara Rasslan faleceu nesta quinta-feira (20), aos 65 anos. O educador deixa um legado na área da educação e da música.

O professor, conhecido por seu talento no piano, lecionava no Curso de Música (Licenciatura). Além disso, fundou o Coral e o Coro de Câmara da UFMS.

Por meio das redes sociais, um de seus muitos amigos relatou sua trajetória ao lado do mestre. Uma das publicações relembra que, no início da década de 1990, organizaram, juntamente com o professor Evandro Higa, semanas de música em Campo Grande.

Entre elas, destacam-se a “Cantata a Céu Aberto”, em 1993, e “Peabiru”, no ano 2000, além de concertos da Orquestra de Câmara do Pantanal.

“Partiu Manoel Rasslan, amigo de longuíssima data, daqueles que a gente encontra pouco por causa da distância, mas de quem se lembra sempre! Era leonino como eu, e nossos próximos aniversários traziam a oportunidade de nos telefonarmos duas vezes em seguida para colocar os assuntos em dia. Tinha um maravilhoso senso de humor e era impagável em suas piadas e imitações. E é assim que vou me lembrar dele: fazendo música e se divertindo com a vida. Vá em paz, amigo!”, lamentou um amigo.

A Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música (Anppom) emitiu uma nota de pesar e destacou que Manoel era um regente de coro e educador comprometido tanto com a música brasileira quanto com o processo de formação de pessoas em todo o país.

“Sua atuação deixou frutos importantes em Mato Grosso do Sul e em diversos outros lugares do país. A Anppom lamenta sua morte, mas ressalta, sobretudo, a grande contribuição do seu legado para a área da música e para a sociedade brasileira como um todo. Nosso carinho e nossa solidariedade à família e a todas as pessoas próximas de Manoel”, escreveu a Anppom.

Outra entidade que se manifestou foi a Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). Leia a nota na íntegra:

“A Abem recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento do professor e regente Manoel Camara Rasslan, docente do Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Sua trajetória foi marcada pelo comprometimento com a educação musical, especialmente no campo do canto coral, no qual exerceu papel fundamental na formação de professores e na difusão da prática coral no Brasil.

Ao longo de sua carreira, Manoel Rasslan contribuiu de maneira significativa para a pesquisa e o ensino da música, sempre articulando sua experiência como docente, regente e pesquisador. Mesmo enfrentando sérios desafios de saúde nos últimos anos, permaneceu ativo até seus últimos dias, orientando estudantes, participando de reuniões acadêmicas e contribuindo com a estruturação do curso de Música da UFMS. Sua dedicação à educação musical e ao trabalho coletivo evidencia a força de seu compromisso com a área.

Além de sua relevante produção acadêmica e pedagógica, Manoel Rasslan será lembrado pela forma respeitosa e atenciosa com que interagia com seus pares e estudantes. Sua capacidade de diálogo e seu compromisso com a formação musical e humana marcaram sua trajetória e o tornaram uma referência para a comunidade da educação musical.

Neste momento de perda, a Abem expressa solidariedade à família, aos amigos, aos colegas da UFMS e a todas as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ele. Seu impacto na educação musical permanecerá vivo, ecoando na memória e no trabalho daqueles que seguirão trilhando os caminhos por ele abertos”.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan, prestou condolências e lamentou profundamente o falecimento de Manoel Camara Rasslan, irmão do desembargador Marcelo Camara Rasslan.

“Durante sua trajetória, Manoel contribuiu para a área de Artes, abordando temas como educação musical, canto coral, prática musical e regência coral. Foi colaborador de diversos corais, incluindo o Coral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.”

Formação

 

  • Formou-se em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (1993);
  • Concluiu Especialização em Música Brasileira na Universidade Federal de Mato Grosso (1997);
  • Cursou o mestrado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007).
  • Concluiu o doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UFMS (2013).
  • Licenciou-se em Geografia pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1985);
  • Recebeu o Diploma Pedagógico pela Associação Internacional de Educação Musical Willems em (2000).
     

A Universidade Federal também publicou uma nota de pesar:

“Com pesar, informamos o falecimento do professor da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação Manoel Camara Rasslan. O servidor contribuiu com a Universidade por 42 anos, primeiro como regente e depois como professor. A UFMS se solidariza com familiares e amigos nesse momento tão difícil, agradece pela dedicação à nossa instituição e expressa seus mais sinceros sentimentos.”

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul confirmou que o velório será realizado no Parque das Primaveras, a partir das 22 horas. O sepultamento está previsto para as 16 horas de amanhã, dia 21 de março.

Assine o Correio do Estado

 

Cadastro Positivo

Motoristas que não cometeram infrações terão desconto na renovação da CNH

O programa da Secretaria Nacional de Trânsito já está vigente e oferece 10% de desconto a condutores que buscam determinados serviços no Detran-MS

20/03/2025 17h33

Crédito: Lidiana Cuiabano / Agência Brasil

Continue Lendo...

Motoristas que têm histórico positivo de condução terão 10% de desconto nas taxas de renovação, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso do Sul.

O benefício foi possível com a criação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), uma ação inovadora implementada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS).

O RNPC, ou Cadastro Positivo de Condutores, foi criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes por meio da Lei nº 14.071/2020 e regulamentado pela Resolução nº 975/2022.

Nas vias sul-mato-grossenses, o “crédito” de bom condutor passou a valer em março deste ano, como parte de uma iniciativa que busca incentivar a direção responsável.

Estão aptos a receber o desconto motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses.

O secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou que o programa funcionará como motivação para que os condutores sigam com boas práticas no trânsito:

“Nossa parceria com os órgãos de trânsito nos estados e no Distrito Federal é fundamental. Mato Grosso do Sul dá exemplo do potencial transformador do Cadastro Positivo de Condutores. Quando premiamos o bom condutor, incentivamos uma mudança cultural profunda, em que o respeito às leis, à segurança viária e à vida no trânsito está em primeiro lugar.”

Já o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade, parabenizou a iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito em premiar bons condutores:

“Tudo que é positivo nós sempre buscamos implementar aqui. O desconto na CNH já está funcionando, e muitos condutores já aproveitaram esse benefício. Estamos estudando a possibilidade de incluir novos incentivos para os bons condutores de Mato Grosso do Sul."

Implementação


Desde que o cadastro passou a valer, conforme levantamento da Senatran, dos 1.077.279 condutores de Mato Grosso do Sul, 207.333 já autorizaram sua participação no RNPC, o equivalente a 19,2% do total.

Cerca de 153.404 motoristas estão com o status ativo, ou seja, não cometeram infrações e podem usufruir dos descontos.

Já 53.929 condutores não podem aderir ao serviço por não atenderem às regras do programa, que exige ausência de infrações recentes.

Com isso, o Estado lidera a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), com 100% de seus municípios participando.

Outros estados que se destacam por aderir:

  • Rio Grande do Sul (98%)
  • Rio de Janeiro (84%)


A integração total permite que todas as cidades sul-mato-grossenses acessem recursos para educação no trânsito, implementem políticas públicas locais e participem do Sistema Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Rnainf).

Como participar

Para ter acesso ao benefício é necessário que o condutor esteja cadastrado no RNPC. Quem não teve infração na CNH nos últimos 12 meses – e aderiu voluntariamente a participação no Cadastro Positivo de Condutores – é incluído automaticamente.

Caso não tenha aderido, o cidadão fazer isso via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou diretamente no Portal de Serviços da Senatran. Ao fazer isso, o participante consente que seu nome seja consultado e constatado que está apto a receber os benefícios.

Empresas privadas e órgãos públicos que quiserem atuar com o RNPC devem comunicar o interesse à Senatran, além de apresentar os benefícios que serão oferecidos a motoristas. Para isso, podem se cadastrar via formulário online como Parceiros do Bom Condutor. O selo é uma recompensa aos parceiros da iniciativa.

** Com Ministério dos Transportes

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).