Cidades

Cidades

Obras no Lago do Amor devem "esticar" por mais três meses além do prazo

Serviços começaram em 3 de abril, custando R$ 3,8 milhões aos cofres públicos e deveriam ser entregues até o próximo dia 31 de julho

Continue lendo...

Classificada como "devagar quase parando", a obra de reparo no ponto do Lago do Amor que deveria ser entregue já no próximo dia 31 de julho, deve ter o prazo prorrogado em até três meses, ficando para o último trimestre de 2023. 

No local, poucos empregados se debruçam nos serviços da atual etapa do projeto que, segundo o engenheiro técnico da prefeitura, encontra-se em uma fase de "desenformar" as armações, sendo preciso esperar pelo menos mais três dias para a "cura" do concreto. 

Segundo o profissional engenheiro, essa etapa deve ser rápida e, posteriormente, o aterro deverá ser colocado no local para reestruturação do ponto onde se abriu a cratera. 

Ele faz questão de frisar que, a aparência de que as obras estavam paradas se dá devido à etapa do projeto, que foi "subempreitado" pela CCO para uma terceira firma. 

"E também devido ao frio né. Não é questão de pagamento, que até atrasa uma vez ou outra, mas quem aqui não atrasa no Brasil?", pontua Nasser. 

Ele frisa que, faltando pouco mais de um mês, como o cronograma não foi seguido devido às inconsistências climáticas, inclusive, no máximo mais três meses serão acrescidos ao prazo final.

Relembre os problemas

Estrago "mais velho" deste 2023, cratera no Lago do Amor foi aberta pela força das chuvas, registradas ainda em 04 de janeiro, responsável por transformar ruas em rios com os 92,6 milímetros registrados em seis horas seguidas de precipitação. 

Diante desse primeiro estrago, cada nova chuva trazia maiores proporções para a cratera, que em três meses já engolia parte da ciclovia.

Longe de ser a solução definitiva para o problema do Lago do Amor, que sofre de assoreamento, o projeto visa instalar um novo vertedouro, que ficará em um nível mais alto do que a primeira saída de água.

Mas, pelo menos desde 2008, a situação do Lago do Amor é acompanhada pelo Laboratório de Hidrologia, Erosão e Sedimentos (Heros), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Hidrosed Engenharia. 

Conforme o estudo, devido ao assoreamento, em uma década, o ponto registrava perda de 37% de volume em comparação com o primeiro levantamento. 

Em 14 anos, aponta o Heros, o reservatório acumulou 88 mil metros cúbicos de volume de sedimentos e, diagnósticos classificam o "tempo de vida" do lago em aproximadamente mais 15 anos, caso o assoreamento não seja resolvido até lá. 

 

Assine o Correio do Estado

Direito à Cidadania

Eleições 2024: PRF não fará blitz nem apreensões de veículos

A operação começa no sábado (5), a partir da meia-noite, e se estende até às 23h59 de domingo (6)

03/10/2024 22h00

Divulgação PRF

Continue Lendo...

Seguindo uma nova diretriz, a Polícia Rodoviária Federal (PRF não fará blitz ou apreensões administrativas de veículos durante as eleições municipais.

As Operações Eleições 2024 têm início no sábado (5), a partir da meia-noite, e se estendem até às 23h59 de domingo (6) em todo Mato Grosso do Sul.

Determinação

O comando foi dado pelo diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, em resposta à portaria publicada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como irá funcionar?

Os policiais rodoviários federais garantirão que o fluxo do tráfego siga normalmente para assegurar o livre acesso aos eleitores.

A portaria determinou que a intervenção deve ocorrer somente em caso de infrações graves ou em situações que impute risco à segurança dos condutores.

“O voto é um direito fundamental, e a PRF está comprometida em garantir que todos possam exercer esse direito sem impedimentos. A atuação será focada em manter as estradas livres”, disse o diretor-geral da PRF.

Alinhamento

Durante dois meses, Fernando esteve em oito estados em reuniões com presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), traçando estratégias de segurança.

“A atuação da PRF está focada na promoção da democracia, respeitando as diretrizes da portaria conjunta. Todos estão preparados para atuar de forma coordenada, garantindo que os eleitores cheguem às urnas com segurança e exerçam seu direito ao voto”, pontuou o diretor-geral da PRF.

Assine o Correio do Estado

Oportunidade

Consumidor com conta de água atrasada pode renegociar dívida em até 60 vezes

A campanha Fique em Dia oferecerá superdesconto para dívidas antigas de clientes em Campo Grande

03/10/2024 21h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Clientes que estão com a conta de água atrasada têm a oportunidade de renegociar dívidas antigas com descontos de até 95% e opção de parcelamento em até sessenta vezes em Campo Grande.

O Feirão de Renegociação de Dívidas será neste sábado (05), na Loja Central da Águas Guariroba. O evento pretende facilitar o acerto sem pesar no bolso do consumidor.

Além disso, os clientes que regularizarem os débitos irão concorrer a um sorteio com prêmios.

“O feirão foi criado pensando nos clientes que trabalham durante a semana e não conseguem ir até as lojas de atendimento no horário normal de funcionamento”, explicou Mayara Garcia, gerente da Loja Central, e completou:

“Além de ser uma grande oportunidade para aqueles com dívidas antigas quitarem o valor com até 95% de desconto e parcelamento em até sessenta vezes.”

A ação faz parte da campanha “Fique em Dia” e os consumidores terão todo o mês de setembro para comparecer ao espaço físico da concessionária ou por meio dos canais de atendimento: 0800 642 0115 como também  https://www.aguasguariroba.com.br/contato/(os canais eletrônicos).

Serviço:


Feirão de Negociação
Endereço: Rua Marechal Rondon, 1808.
Horário: 8h às 12h

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).