Cidades

COVID-19

Pandemia de Covid está próxima do fim, avalia infectologista Júlio Croda

Segundo ele, covid deve entrar em fase endêmica, com períodos sazonais, como ocorre com a gripe e dengue

Continue lendo...

A pandemia de Covid-19 pode estar se encaminhando para o fim, segundo o infectologista, pesquisador da Fiocruz e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Júlio Croda.

Em entrevista ao jornal O Globo, Croda, que também é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), disse que, ainda neste ano, a pandemia pode entrar em uma fase endêmica, com menos impactos na saúde.

“Eu diria que estamos caminhando para o fim da pandemia e vamos entrar numa fase endêmica, com períodos sazonais epidêmicos, como já acontece com a gripe e a dengue, por exemplo”, disse.

Essa passagem de pandemia para endemia, segundo ele, significa que o impacto da doença em internações e mortes será menor.

Desta forma, o infectologista acredita que não serão mais necessárias algumas medidas restritivas, como uso de máscaras.

No entanto, ele ressalta a necessidade da vacinação e de se manter medidas protetivas para que se chegue a esse cenário.

“Estamos avançando muito mais às custas de vacinação do que da infecção. Ela foi a grande mudança de paradigma, que reduziu a letalidade da Covid-19 de um número 20 vezes maior que o da Influenza para duas vezes maior, nesse momento”, disse na entrevista.

Apesar da perspectiva otimista, Croda afirma que o grande marcador da pandemia é a letalidade.

A tendência é que, com o avanço da vacinação, a letalidade diminua, principalmente nos grupos de risco.

“Foi assim com a influenza H1N1, quando surgiu a pandemia em 2009. Partimos de uma letalidade de 6% e isso foi reduzido para 0,1%”, explicou.

Como a vacinação ocorre em ritmo diferente dependendo de cada região, o infectologista afirma que o fim da pandemia se dará de forma diferente nos locais, “pois depende da cobertura vacinal, da letalidade e da dinâmica da transmissão”.  

Dados demonstram que a Europa já está se encaminhando para o fim da pandemia mais rapidamente, onde já diminuíram as restrições e a cobertura vacinal segue alta.

No Brasil, a expectativa é que ainda no primeiro semestre deste ano a situação seja mais favorável, sendo possível declarar o fim da emergência de saúde pública.

“O número de hospitalizações e óbitos é que vai determinar o impacto sobre o serviço de saúde”, disse.

Em meio ao aumento de casos, que começou em novembro do ano passado com o surgimento da variante Ômicron, Croda afirma que, mesmo com as perspectivas boas, não é o momento de se relaxar as restrições no Brasil seguindo o exemplo da Europa.

“A nossa cobertura vacinal é diferente, a dinâmica da pandemia aqui é diferente, ela chegou mais tardiamente. Temos que observar nossos indicadores”.

A discussão deve ser mais efetiva a partir de maio, pois ainda deve haver muita transmissibilidade neste fim de fevereiro, devido ao Carnaval.

Mesmo assim, Croda afirma que as ondas de Covid têm sido similares, com quatro a seis semanas de subida e depois a queda.

“Mesmo com um evento de massa, que eventualmente esteja associado a aglomeração e transmissão, não haverá suscetíveis suficientes para uma nova onda”, explicou.

“Quando tivermos uma situação favorável, os gestores vão começar a copiar as medidas que foram implementadas na Europa, principalmente no que diz respeito às flexibilizações”, afirmou.

“Isso deve acontecer à medida que a média móvel de óbitos, que é o último indicador a cair, chegue nos períodos pré-Ômicron.A curva de novos casos já começou a cair e a de mortes deve começar a diminuir em breve”, concluiu o infectologista.

Cidades

De 20 mil inscritos, apenas sete tiraram nota mil na redação do vestibular UFMS

Provas foram aplicadas em dezembro do ano passado e resultado foi divulgado ontem

10/01/2025 15h00

Resultado do vestibular da UFMS foi divulgado na quinta-feira

Resultado do vestibular da UFMS foi divulgado na quinta-feira Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve cerca de 20 mil inscritos e apenas sete candidatos tiraram nota mil na redação, que é a nota máxima. 

O resultado preliminar foi divulgado nessa quinta-feira (9) e não traz informações como nome ou de quais cidades do Estado são os estudantes que tiraram a maior nota.

A prova de redação tem caráter classificatório e eliminatório, sendo aplicada junto com a objetiva. Para a nota, que varia de 0 a 1000, são consideradas:

  • Adequação temática
  • Organização e progressão textual
  • Estrutura e desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo
  • Aspectos de coesão e coerência do texto
  • Emprego da norma padrão da Língua Portuguesa

As provas do vestibular foram aplicadas no dia 1º de dezembro de 2024, em 11 municípios do Estado.

O tema da redação nesta edição do vestibular da UFMS foi: “Ações Individuais no combate às mudanças climáticas: obrigação moral ou solução ineficiente?”.

No outro lado, 542 candidatos zeraram a redação e foram eliminados, por diferentes motivos.

A maioria foi desclassificada por entregar a folha de redação em branco, seguido pelos que entregaram a redação com menos ou mais linhas do que o exigido, que era de 15 a 30.

Também zeraram a prova candidados que fizeram a redação composta predominantemente por cópias de trechos de outras partes da prova e outros que plagiaram textos divulgados em mídias digitais e impressas.

Ainda dentre os que zeraram, houve quem entregou a folha de redação com desenhos, outro que apresentou forma proposital de anulação com recusa em cumprir o tema proposto e uma pessoa que fez o texto desarticulado verbalmente ou com códigos alheios à Língua Portuguesa escrita.

Resultado preliminar

O resultado preliminar das provas objetivas e de redação do Vestibular UFMS 2025 estão disponíveis para consulta no site da institutição.

Segundo o diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação, Dionisio Leite Filho, os participantes devem atentar-se à sua pontuação.

“O candidato possui os espelhos da redação e cartão resposta na Área do Candidato. As notas são dispostas apenas no edital. Após a análise de recursos, são publicados os editais de resultado final e convocação de matrícula”, explica.

Em caso de inconsistências, os candidatos poderão apresentar recurso administrativo desta sexta (10) até segunda-feira (13).

A previsão é de que o resultado dos recursos seja publicado juntamente com o resultado final do processo seletivo em 4 de fevereiro.

Já os resultados preliminares do Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE) UFMS estão previstos para serem publicados até o fim desta sexta-feira (10).

O ingresso dos aprovados no vestibular da UFMS ocorrerá no primeiro semestre de 2025.

Cidades

Confira as interdições para o final de semana em Campo Grande

Cinco pontos da cidade estarão interditados

10/01/2025 14h30

Agente de trânsito da Agetran

Agente de trânsito da Agetran Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) divulgou as interdições de trânsito programadas para o próximo final de semana e períodos subsequentes. O objetivo é manter a ordem e a segurança no trânsito da cidade. 

Interdições

Captação de Águas Pluviais

  • Local: Rua Antônio Maria Coelho, entre Rua Espírito Santo e Rua Goiás (meia pista)
  • Data: Sem previsão de término
  • Horário: Integral

Carreta do Hospital do Amor

  • Local: Rua Aqueluz, entre Evaristo da Veiga e Frei Caneca
  • Data: 09/01 e 10/01/2025
  • Horário: Das 06h às 18h

Obra

  • Local: Rua 13 de Maio, nº 2825 e nº 2795
  • Data: 01/01 a 28/01/2025
  • Horário: Integral

Recapeamento da Malha Viária

  • Local 1: Rua Eduardo Santos Pereira, entre Rua Ceará e Travessa Clementina
    • Data: Previsão de liberação até às 12:00 do mesmo dia
    • Horário: Integral
  • Local 2: Rua Jerônimo Paes Benjamim, da Av. Eduardo Elias Zahran até Rua Júlio Dantas, estendendo-se até a Rua Rodolfo José Pinho
    • Data: Sem previsão de duração
    • Horário: Período vespertino

Observação: O recapeamento da Rua Jerônimo Paes Benjamim foi adiado e terá início amanhã. Os condutores são aconselhados a planejar suas rotas com antecedência e estar atentos às sinalizações temporárias nas áreas afetadas.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).