Cidades

CORRUPÇÃO

Policial civil é preso com 538 kg de cocaína e outro está sendo caçado

A droga foi transportada do Paraguai até Dourados em uma viatura da 1ª Delegacia de Ponta Porã

Continue lendo...

Um policial civil foi preso em flagrante na noite desta terça-feira e outro está sendo caçado por envolvimento no tráfico de 538,1 quilos de cocaína em Dourados. A prisão e a apreensão da droga fazem parte de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) e da Corregedoria-Geral da Polícia Civil. Agentes do DOF deram apoio operacional à operação. 

Conforme informações da assessoria do Ministério Público, os 500 tabletes de cocaína, avaliados em mais de R$ 40 milhões, foram transportados da fronteira com o Paraguai até Dourados em uma viatura oficial da 1ª Delegacia de Ponta Porã. 

Ainda de acordo com o MPE, uma segunda pessoa foi presa em flagrante durante a operação, mas a identidade não foi revelada. Nota do Departamento de Operações de Fronteira, por sua vez, informa que se trata de um homem de 37 anos, que seria o responsável por guardar os entorpecentes no imóvel na Vila Rosa, na região norte de Dourados. 

A nota do DOF diz ainda que ao ser “questionado sobre o entorpecente, o homem informou que a droga veio da cidade de Ponta Porã no início da manhã e sairia do local na tarde do mesmo dia. O homem, a carga de cloridrato de cocaína e o veículo, um Fiat Uno (utilizado no crime) foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, que dará continuidade nas investigações”.

As informações do DOF não fazem menção à prisão do policial e nem ao fato de a droga ter sido transportada em uma viatura policial. Cita apenas que um Uno utilizado no crime havia sido apreendido. 

Esta foi uma das maiores apreensões de cocaína das quais o DOF participou até hoje, mas em 2023 as apreensões do gênero do grupo de elite da polícia estadual despencaram em comparação com o ano passado. 

Nos primeiros seis meses do ano passado, conforme dados divulgados pelo DOF, foram apreendidos 1.777 quilos de cocaína e pasta base. No mesmo período de 2023, o volume ficou abaixo de cem quilos. 

Antes da descoberta desta terça-feira, a maior apreensão do ano havia ocorrido na BR-262, no dia 30 de junho, quando o DOF anunciou ter interceptado 40,2 quilos. Outra apreensão significativa aconteceu no dia 28 de agosto, quando foram interceptados 36,2 quilos, em Laguna Carapã.

A interceptação de agora se assemelha às descobertas de  fevereiro de 2022, quando agentes do DOF encontraram 525 quilos de cocaína às margens de uma pista de pouso entre as cidades de Coronel Sapucaia e Paranhos, na fronteira com o Paraguai. Alguns dias antes, eles já haviam encontrado outros 494 quilos enterrados na mesma propriedade.

Outra prisão

No dia 30 de junho deste ano, o sargento Ygor Nunes Nascimento, que à época fazia parte do DOF, foi preso em operação da Polícia Federal por suspeita de que ele estivesse envolvido na quadrilha que seria comandada por Antônio Joaquim da Mota, conhecido como Motinha ou Don.

Conforme a PF, Motinha é um dos maiores traficantes de cocaína da região de fronteira com o Paraguai, mas conseguiu fugir de helicóptero um dia antes da operação. A suspeita é de que ele tenha sido informado sobre a ação policial e por isso conseguiu escapar. Ele já havia escapado em maio. 

Depois de ser preso, o DOF informou que o sargento Ygor ainda estava em uma espécie de estágio e que foi excluído do grupo de elite assim que foi detido. 

PRF

Por outro lado, as apreensões de cocaína feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dispararam em 2023. Até domingo (2), haviam sido interceptados 10,88 toneladas em Mato Grosso do Sul, o que representa pouco mais de 36% de toda a cocaína apreendida pela PRF no país neste ano. 

O volume de agora já supera as apreensões feitas nos doze meses de 2022, quando a PRF apreendeu 10,2 toneladas de cocaína e pasta base ao longo das rodovias de Mato Grosso do Sul. 

Conforme dados disponíveis no site da secretaria de Justiça e Segurança Pública, desde o começo do ano foram interceptadas 13,86 toneladas de cocaína no Estado.  A PRF sozinha, que tem cerca de 5% do efetivo policial do Estado, responde por quase 80% deste volume. 

NOTA 

Em nota , a corregedoria informou que "a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul reitera seu compromisso de combater a criminalidade, zelar pela segurança da sociedade, bem como manter a integridade da Instituição Policial com forte atuação da Corregedoria-Geral da Polícia Civil e registra que qualquer desvio de conduta por parte de seus membros será rigorosamente investigado e punido, em conformidade com a lei".

Saúde

Teste do Pezinho: dia nacional reforça importância do exame em recém-nascidos

O exame ampliado consegue identificar até 50 patologias em bebês

05/06/2026 17h45

Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado no dia 6 de junho

Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado no dia 6 de junho Divulgação

Continue Lendo...

Celebrado em todo o Brasil neste sábado, 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho é um lembrete para a importância do exame em recém-nascidos para identificar precocemente doentas genéticas, metabólicas, congênitas e infecciosas. 

O exame é feito a partir da coleta de gotinhas de sangue extraídos do calcanhar do bebê em um papel filtro, e encaminhado para análise laboratorial. 

O ideal é que a coleta seja feita entre o terceiro e quinto dia de vida dos recém-nascidos, já que a fase apresenta uma eficácia maior na detecção de possíveis alterações. 

O teste é realizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é obrigatório, já que pode evitar sequelas graves por identificar diagnósticos precoces. 

Para a técnica de enfermagem do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), Camila Santos Galvão Benitez, o exame permite localizar doenças antes mesmo do aparecimento de sintomas, possibilitando um início rápido do tratamento. 

“Por meio do teste do pezinho é possível detectar precocemente doenças como anemia falciforme, fibrose cística e hipotireoidismo congênito, entre outras. Quando identificadas logo no início da vida, conseguimos iniciar o tratamento adequado precocemente, aumentando significativamente as chances de desenvolvimento saudável da criança”, explicou. 

Ela ressalta que o teste é garantido por lei a todos os recém-nascidos e é realizado de forma gratuita pelo SUS, além de ser "simples, rápido e extremamente importante para evitar complicações futuras e até salvar vidas". 

Quando o teste começou a ser realizado pelo SUS, ele identificava apenas seis doenças:  fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase.

Com a ampliação do teste, o exame passou a rastrear e identificar até 50 doenças raras e condições genéticas. 

Especialistas explicam que muitas doenças identificadas pelo teste não apresentam sintomas no período neonatal mas podem resultar em complicações futuras caso não sejam diagnosticadas precocemente, como o comprometimento no desenvolvimento físico e intelectual da criança. 

"A campanha do Dia Nacional do Teste do Pezinho busca conscientizar pais e responsáveis sobre a necessidade de realizar o exame dentro do prazo recomendado e reforçar a importância do acompanhamento médico após a coleta, especialmente nos casos em que há necessidade de confirmação diagnóstica e início do tratamento", afirmou o HU em nota. 

Teste do pezinho ampliado

O teste do pezinho ampliado passou a ser ofertado pelo SUS em Mato Grosso do Sul em janeiro de 2026, após uma parceria entre o  Governo do Estado com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE de Campo Grande (IPED/APAE), instituição responsável pela realização dos exames laboratoriais de triagem neonatal, habilitada pelo Ministério da Saúde. 

O teste do pezinho surgiu na década de 1960 para investigar a fenilcetonúria, uma doença capaz de causar deficiência intelectual. 

Normalmente, o teste costuma ser feito no terceiro dia de vida do bebê. Com as tecnologias mais modernas, o teste do pezinho ampliado já pode ser coletado com 24 horas de vida. 

A diferença entre o teste do pezinho e o teste do pezinho ampliado é a quantidade de doenças contempladas por cada um. 

O exame é feito a partir de uma pequena quantidade de sangue do recém-nascido. A coleta é feita pelo calcanhar ou por meio de outras veias periféricas, como da mão ou da dobra do cotovelo. 

A amostra não é armazenada em tubo, como ocorre em adultos, mas sim, em um papel filtro. Depois, em laboratório, são dosadas substâncias que todo bebê deve ter em seu sangue, como hormônios, aminoácidos e enzimas. 

Caso seja observada alguma anomalia, o recém-nascido deve ser submetido a outros exames para que haja uma investigação mais detalhada até um diagnóstico. 

migração ilegal

Criminosos que atravessavam haitianos ilegalmente de Corumbá para a Bolívia são condenados

Os chamados coiotes cobravam valores abusivos para levar migrantes de forma ilegal ao país vizinho através de travessia clandestina

05/06/2026 17h30

Criminosos articulavam um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como

Criminosos articulavam um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como "Trilha do Gaúcho" Foto: Divulgação / PF

Continue Lendo...

A 1ª Vara Federal de Corumbá condenou oito pessoas por participação em um esquema criminoso que promovia a migração ilegal, através da travessia de estrangeiros, principalmente haitianos, na fronteira do Brasil com a Bolívia. As penas variam de três a 11 anos de prisão.

Conforme a Justiça Federal, o grupo criminoso atuou entre outubro e dezembro de 2021, transportando os estrangeiros de forma clandestino para o país vizinho de Mato Grosso do Sul, visando lucro, em ações coordenadas e repetidas, caracterizando crime continuado.

Os acusados foram presos em dezembro de 2021, durante a Operação Fom'Ale II, deflagrada pela Polícia Federal. Na ocasião foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão.

Conforme reportagem do Correio do Estado, a investigação que levou a prisão do grupo detectou que os criminosos articulavam um esquema de travessia de haitianos pelo local conhecido como “Trilha do Gaúcho”, na divisa do Brasil com a Bolívia.

Nos períodos da manhã e noite, os criminosos, que atuavam como coiotes, buscavam meios de atravessar ilegalmente os migrantes, entre eles diversas crianças e mulheres grávidas, sempre exigindo dinheiro para tal fim.

Já dentro da trilha, os estrangeiros eram auxiliados por “carregadores” bolivianos, que tinham a função de mostrar o percurso até a Bolívia, além de prestar apoio no transporte das malas dos haitianos, mediante o pagamento de valores abusivos.

O esquema tinha divisão de tarefas: alguns integrantes captavam migrantes na rodoviária, outros faziam o transporte até casas de passagem e a fronteira, enquanto havia responsáveis por hospedagem e articulação com atravessadores bolivianos. 

As investigações indicaram que os migrantes pagavam valores que chegavam a 150 dólares por pessoa para a travessia ilegal.

Em ocasiões em que os “coiotes” foram acompanhados pelos policiais, foi possível observar que, ao menos uma vez, cidadãos haitianos foram abandonados no meio da rua, após os criminosos perceberem a aproximação da polícia.

O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra oito investigados, imputando-lhes os crimes de promoção de migração ilegal e organização criminosa.

Sentença

O juiz federal substituto, Rubens Petrucci Junior, ao julgar o processo, enfatizou que a prática envolvia “exploração econômica sistemática de migrantes em situação de máxima vulnerabilidade”, além de riscos impostos durante travessias clandestinas. 

“A atividade cruzava sistematicamente a fronteira Brasil-Bolívia, com acordos e pagamentos envolvendo bolivianos e operações até o Chile”, registrou o magistrado na sentença. 

O conjunto de provas, que incluem depoimentos, monitoramentos e dados de celulares, demonstrou, segundo o juiz federal, a atuação coordenada do grupo, resultando na condenação dos investigados pelos crimes de promoção de migração ilegal e integração em organização criminosa, nos termos da denúncia.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).