Cidades

CAMPO GRANDE

Prefeitura promete solução para impasse salarial com professores para terça-feira

Até lá, indicativo de greve continua, e há promessa de nova paralisação da categoria

Continue lendo...

Em assembleia geral, os profissionais da educação pública da Rede Municipal de Ensino (Reme) verbalizam o acordo acerca do reajuste salarial entre a categoria e a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Nesta sexta-feira (25), o presidente do Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS), Lucilio Nobre, destacou, na sede do sindicato, que o ajuste de 10,39% solicitado pelos profissionais da educação será cumprido pela prefeitura da Capital.

“A decisão da categoria é de indicar que é tolerante, que vai esperar a prefeita. (..) vou pegar a proposta na terça de manhã e apresentar na assembleia, se os demais (profissionais da educação) concordarem, está desfeito o indicativo de greve no próximo dia 1 de dezembro”, destacou.

Questionado sobre a paralisação desta tarde, Nobre disse que as aulas paralisadas em razão dos protestos dos profissionais, serão repostas. “A paralisação de hoje iremos repor no próximo dia 3 e a do próximo dia 29, no sábado (seguinte) ou no final do calendário escolar, teremos que negociar”, disse o sindicalista. 

Caso o acordo não seja cumprido, Lucilio Nobre disse que “a greve pode durar um dia, dois dias, depende da prefeita cumprir o acordado entre as partes", destacou.

“Por isso deixamos para quinta -feira , 1 de dezembro, por um tempo maior para ela apresentar a ofensiva, para reconhecer e valorizar o trabalho dos professores e mais que isso, cumprir a lei, e não deixar de dar o reajuste aos professores", frisou.

Iniciadas no dia 3 de março, com recesso escolar entre os dias 11 e 25 julho,  o período letivo da Reme está previsto para o dia 22 de dezembro de 2022. 

Paralisação

Nesta manhã, os profissionais da educação se concentraram em frente à prefeitura de Campo Grande e justificaram a manifestação  em luta pelo cumprimento do pagamento de uma correção salarial, já prometida e garantida por Lei.

Os profissionais da educação defendem não existir abertura para negociação, exigindo o pagamento de 10,39% do piso salarial, que precisa ser realizado até o dia 30 deste mês.

Assine o Correio do Estado

2025

Show dos atrasados: estudantes chegam segundos depois e perdem 1º dia de Enem

Candidatos chegaram 40 segundos atrasados, deram de cara com o portão fechado e ficaram de fora da prova

09/11/2025 12h15

Lucas Gabrik, de 15 anos, foi um dos atrasados

Lucas Gabrik, de 15 anos, foi um dos atrasados Gerson Oliveira

Continue Lendo...

“Show dos atrasados” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abriu as cortinas mais uma vez na edição de 2025.

Portões fecharam pontualmente às 12 horas (horário de Mato Grosso do Sul) e algumas pessoas, que chegaram 40 segundos atrasadas, deram de cara com o portão fechado e ficaram de fora. 

Neste domingo (9), os "atrasados do Enem" perderam as provas de Redação, Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

De praxe, como todos os anos, viram motivo de aplausos, gritarias e piadas na frente dos locais de prova.

Lucas Gabrik, de 15 anos, foi um dos atrasados. Ele é treineiro e seria sua primeira vez fazendo a prova.

"Vim de carona com o meu pai e a gente se atrasou. Ano que vem vou tentar de novo. Quero seguir a área de Tecnologia. Estudo no Lúcia Martins Coelho. Minha preparação foi até que dedicada, mas infelizmente cheguei aqui e perdi”, contou.

Diógenes Rodrigues, 17 anos, também fez parte do “show dos atrasados” e agora aposta da Avaliação Seriada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“Vim de uber. Esse é o meu primeiro ano fazendo Enem. Estou fazendo como treineiro, meu foco está mais para o PASSE da UFMS mais para o fim do ano. Mas querendo ou não é uma oportunidade que eu perdi. Fazer o Enem como treineiro ajuda para o próximo ano. Ano que vem já vou para o terceiro ano e já farei a prova para valer. Estou no 2º ano da Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade”. Quero trabalhar na parte da psiquiatria, conheço muitas pessoas que tem problema de cabeça e queria ajudar tratar essas pessoas", disse.

Este ano não teve "acrobacias" para entrar, enquanto o portão fechava, em um local de provas da avenida Ceará, mas, nos últimos segundos, perto de 12h, um estudante conseguiu pegar um documento pelo vão, no momento em que o portão já estava fechando. Veja o vídeo:

ENEM 2025

As provas do ENEM ocorrem em dois domingos, 9 e 16 de novembro de 2025. O resultado será divulgado em janeiro de 2026, mas, ainda não há uma data específica.

A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e meia.

A segunda prova, no outro domingo (16), é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas.

O exame possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. As matérias cobradas na prova são português, literatura, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 85,00 para quem não pediu isenção. O período de inscrição foi de foi de 26 de maio a 13 de junho de 2025.

No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aceitam a nota do ENEM como porta de entrada.

Com a nota, é possível cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

NÚMEROS

57.941 pessoas vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste domingo (9), em 41 municípios de Mato Grosso do Sul. O número representa 1,2% dos inscritos do Brasil (4,8 milhões).

Mulheres (60,15%) representam a maioria dos inscritos, enquanto homens (39,85%) a minoria.
Ao todo, 70.126 pessoas se inscreveram, mas 57.941 estão de fato confirmadas. Desse número, 32.626 são inscrições gratuitas e 25.315 pagas. 

Dos inscritos, 10.288 possuem 16 anos ou menos, 15.240 têm 17 anos, 10.399 possuem 18 anos, 4.518 têm 19 anos, 2.669 possuem 20 anos, 8.905 têm de 21 a 30 anos e 5.763 possuem de 31 a 59 anos. 

Dos estudantes que vão realizar as provas em Mato Grosso do Sul, 23.445 são pardos, 26.577 são brancos, 4.359 são pretos, 1.947 são indígenas, 1.004 são amarelos e 559 não tem etnia declarada.

Além disso, 20.907 já concluíram o Ensino Médio, 1.654 não estão cursando ou não concluíram o Ensino Médio, 22.692 estão cursando o último ano do Ensino Médio e 12.688 estão cursando o Ensino Médio, mas não vão concluir em 2025.

1º DIA DE PROVA

Enem: vestibulandos e concurseiros estão confiantes para o primeiro dia de prova

Provas de redação, linguagens e ciências humanas ocorrem neste domingo (5)

09/11/2025 11h00

Vinícius e Vitor, concurseiros que fazem o Enem

Vinícius e Vitor, concurseiros que fazem o Enem "por fazer" Gerson Oliveira

Continue Lendo...

Ao todo, 57.941 estudantes fazem a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9), em 41 municípios de Mato Grosso do Sul.

A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O exame tem 90 questões, com duração de 5 horas e meia. Em Campo Grande, 24.385 candidatos farão as provas na tarde deste domingo (5).

O movimento na avenida Ceará, em frente a uma universidade particular, foi extremamente intenso às 11h10min deste domingo (9), com um “mar” de alunos entrando pelos portões, que abriram pontualmente às 11 horas (horário de MS).

Além disso, uma fila gigantesca de carros se formou para deixar os estudantes na porta do local de provas. Veja o vídeo:

Mariana Costa, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio e sonha cursar Educação Física.

"Deixei para estudar nos últimos minutos. Eu recebi bastante apoio da minha família, não cobranças. Minha facilidade é em linguagens. Eu estou apostando nos temas de redação sobre Evasão Escolar ou Neurodivergente. Trouxe doces para comer durante a prova, peguei os doces que eu gosto", contou.

Ana Clara Ferreira, de 17 anos, deseja cursar Psicologia e trouxe muitos doces para ficar mais "ligada" durante a prova.

"Trouxe doce, porque o doce me mantém ligada, peguei algo para ficar mais alerta na prova para não querer dormir", disse.

Não faz o Enem só quem quer entrar na faculdade, mas concurseiros também fazem "por fazer", ou seja, para treinar para concursos. 

Vitor Augusto, de 21 anos, afirmou que não estuda para o Enem, mas sim para concursos e que mesmo assim irá fazer a prova com muita dedicação.

"Eu não estudo focado para o Enem, estudo focado para outros concursos. Para os meus concursos Linguagens é uma área importante, espero me sair bem hoje. Desde janeiro estou focado nas provas. Tem algumas matérias que não estudo tanto, tipo Biologia, que peguei [para estudar] algumas semanas antes do Enem. A rotina é pesada, estudo 6 horas por dia e assisto 3 horas de aula por dia. O estudo é a minha vida, o meu trabalho, é isso que eu faço. É uma obrigação a gente ficar até o fim e sair com o caderno de provas", contou.

Vinícius Santos, de 19 anos, se dedica para concurso militar e sua média diária de estudos é de oito/nove horas.

"Eu sou concurseiro público também, faço concurso militar para a segurança do MS. Nunca fiz Enem por estar focado em concurso público e eu sempre estudei para concurso. Minha média de estudos é 8/9 horas por dia. Meu foco não não é o Enem/faculdade. Mas se eu conseguir uma nota para Direito eu entro. Minha expectativa está alta, estou bem tranquilo. 100% do tempo focado na prova, sem lanche, nada. Em toda prova nós ficamos até o final, para pegar o caderno de questões, corrigir e ver se tem como entrar com recurso em alguma questão", afirmou.

ENEM 2025

As provas do ENEM ocorrem em dois domingos, 9 e 16 de novembro de 2025. O resultado será divulgado em janeiro de 2026, mas, ainda não há uma data específica.

A primeira prova é de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e meia.

A segunda prova, no outro domingo (16), é de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 5 horas.

O exame possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. As matérias cobradas na prova são português, literatura, matemática, química, física, biologia, história, geografia, sociologia, filosofia, artes e inglês ou espanhol.

O valor da taxa de inscrição foi de R$ 85,00 para quem não pediu isenção. O período de inscrição foi de foi de 26 de maio a 13 de junho de 2025.

No Estado, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) aceitam a nota do ENEM como porta de entrada.

Com a nota, é possível cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificado (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Financiamento Estudantil (Fies).

NÚMEROS

57.941 pessoas vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), neste domingo (9), em 41 municípios de Mato Grosso do Sul. O número representa 1,2% dos inscritos do Brasil (4,8 milhões).

Mulheres (60,15%) representam a maioria dos inscritos, enquanto homens (39,85%) a minoria.
Ao todo, 70.126 pessoas se inscreveram, mas 57.941 estão de fato confirmadas. Desse número, 32.626 são inscrições gratuitas e 25.315 pagas. 

Dos inscritos, 10.288 possuem 16 anos ou menos, 15.240 têm 17 anos, 10.399 possuem 18 anos, 4.518 têm 19 anos, 2.669 possuem 20 anos, 8.905 têm de 21 a 30 anos e 5.763 possuem de 31 a 59 anos. 

Dos estudantes que vão realizar as provas em Mato Grosso do Sul, 23.445 são pardos, 26.577 são brancos, 4.359 são pretos, 1.947 são indígenas, 1.004 são amarelos e 559 não tem etnia declarada.

Além disso, 20.907 já concluíram o Ensino Médio, 1.654 não estão cursando ou não concluíram o Ensino Médio, 22.692 estão cursando o último ano do Ensino Médio e 12.688 estão cursando o Ensino Médio, mas não vão concluir em 2025.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).