Cidades

Enem 2023

Primeiro dia de Enem: sonhos, ansiedade e atrasos

O primeiro dia do exame contou com "água da aprovação", torcida para candidatos que chegaram faltando poucos minutos para fechamento dos portões. E, é claro, atrasados

Continue lendo...

O movimento em uma universidade que foi local de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), teve variação de sentimentos como expectativa, nervosismo e ansiedade de estudantes e pais, neste domingo (5), em Campo Grande.

Em Mato Grosso do Sul, 47.470 estudantes realizam a primeira etapa do Enem, em 1.629 salas distribuídas em 114 locais de prova nos 41 municípios. Sendo que na Capital estão previstos que 20.008 façam o exame.

No estado, os portões foram abertos às 11h da manhã e faltavam poucos minutos para às 12h, quando os portões são fechados, uma torcida de acadêmicos, pais, professores fizeram coro para animar os candidatos durante a corrida, dando aquele "gás".

Candidato consegue chegar faltando dois minutos para o fechamento dos portões

 Veja o vídeo:

 

 

 

Sempre é tempo

O candidato Genilson Marques de Oliveira, de 36 anos, compareceu para prestar o exame pela segunda vez com intuito de testar seus conhecimentos.

"É como um aprendizado, um termômetro. Estou há muito tempo sem estudar e quero saber onde estão meus pontos fracos e meus pontos fortes. Onde posso melhorar e atualizar os meus conhecimentos. Mas se der certo, por que não agora?", explicou. 

Motivada por professores, Evanir Santana da Silva, de 40 anos, contou ao Correio do Estado que está prestando o Enem pela segunda vez, desde o início do ano estudou com ajuda de cursinho online.

"Tenho um sonho de terminar uma faculdade de História. Os meus professores sempre falavam muito que a gente não tem que desistir e sempre correr atrás dos seus sonhos. Meu sonho sempre foi ser professora de história e estou tentando", contou Evanir.

Atrasos

Ao menos mais de quatro estudantes chegaram atrasados e não quiseram falar com a imprensa. Um deles faria o processo seletivo pela primeira vez. Já uma mulher, explicou que teve problemas com a filha por isso não conseguiu chegar no horário.

O estudante Pedro Henrique Sebastião Serra, de 18 aos, natural de Santarém (PA) não conseguiu chegar no local de prova a tempo. E lamentou o ocorrido explicando que se confundiu com o horário de Brasília. 

“Já estou no curso de Farmácia, pretendia fazer para talvez entrar em outro curso. E confundi o horário. Agora vou continuar minha faculdade normal e ano que vem me preparar de novo para fazer o Enem”, explicou João Henrique. 

Documentos 

Durante a realização do exame, estudantes deixaram o local de prova por esquecer o documento de identidade, como o caso da estudante Giulia Mergarejo, de 16 anos, que pretendia prestar a prova como teste. “Eu vim para ter experiência de fazer o Enem”.
 

02 1123 0070 Sem Documento ENEM GO

Já o estudante Rafael Antônio, de 19 anos, vítima de furto há alguns meses, até apresentou o boletim de ocorrência e um xérox da identidade, mas não conseguiu fazer a prova
“Fui furtado uns meses atrás. Fiz o boletim [de ocorrência], mas aparentemente o boletim expirou em agosto. Não tive tempo de fazer outro daí perdi a prova”, lamentou o estudante que faria o Enem pela primeira vez.

 

Falta de transcritor

Outro caso que gerou revolta na família da estudante Selena Raquel Alonso, de 17 anos, que está com o braço quebrado, devido a um acidente de carro em que chegou a perder os avós, foi a falta de assistência previamente solicitada.

A família solicitou, por meio de protocolo no site do Enem, um transcritor. Já que a estudante é destra e está com o braço imobilizado. Só souberam no momento da aplicação do exame que o transcritor não estava no local para ajudar a estudante.

Escreva a legenda aqui

“É muito ruim porque me esforcei o ensino médio inteiro para chegar nesse dia e não poder fazer a prova e ter a chance de realizar o meu sonho”, lamentou Selena que pretende cursar medicina. 

Motivação

Enquanto os candidatos chegavam para o exame, a recepção conforme anos anteriores girou em torno de profissionais de outras universidades atraindo jovens para se inscrever em futuras bolsas de estudo. 

Fazendo a acolhida para elevar os ânimos dos estudantes estava presente a professora de espanhol, Andreia Arguero de um colégio particular. “Estou aqui para incentivar e apoiar os nossos alunos nesse momento tão importante na vida deles” e complementou:

“A expectativa é a melhor possível, eles se prepararam para isso e vão conseguir”.

Águas da aprovação

Acadêmicas de Medicina da UEMS "abençoando calouros" com a água a aprovação / Foto: Gerson Oliveira

Na hora do exame toda “fézinha” é bem-vinda. No caso das Acadêmicas do primeiro ano de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul inovaram no comércio e é claro, o incentivo aos colegas vendendo paçoquinha, balas, caneta e a tal da “água da aprovação” com a promessa de abençoar os futuros calouros.

A acadêmica Yasmim Souza Beletatti, de 19 anos, que estava acompanhada de suas colegas, explicou que além de prestar apoio, estavam aproveitando para vender produtos para arrecadar dinheiro da formatura.

“A gente veio dar apoio e vender nossos produtinhos, tem água, paçoca, caneta, para a gente levantar dinheiro para a nossa formatura também. Mas principalmente para incentivar nossos calouros porque ano passado a gente estava aqui fazendo o Enem nessa mesma posição. Então, agora a gente está incentivando às outras pessoas”, contou.


Com o grupo, Ingrid Gonçalves Paiva, de 25 anos, que está cursando o primeiro ano de medicina, contou que há um ano, quando prestou o Enem, apesar de ser um momento em que o estudante está muito nervoso e ansioso, a calma nessa hora é fundamental.“A gente vê que quando você está do lado de cá você vê que tudo valeu a pena”. 

 

Prova

No próximo domingo (12), os estudantes retornam ao local de prova para a segunda etapa do exame, que consiste em 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões objetivas de Matemática. 

 Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 12h, e o exame começa às 12h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e de cinco horas no segundo.

 

Assine o Correio do Estado

 

Cidades

Consórcio paga parte dos atrasados, mas motoristas confirmam greve a partir de segunda

Sem acordo com o Consórcio Guaicurus, a greve está prevista para segunda-feira (15), segundo informou o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande

13/12/2025 11h23

Crédito: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Com o Consórcio Guaicurus tendo atendido “em partes” à reivindicação definida em assembleia, a greve dos motoristas de ônibus deve iniciar nesta segunda-feira (15), em Campo Grande.

Em conversa com o Correio do Estado, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano da Capital (STTCU-CG), Demétrios Feiras, informou que os trabalhadores receberam, na sexta-feira (15), somente 50% do salário referente ao mês de novembro.

“O Consórcio Guaicurus, no final da tarde, depositou 50% do valor dos salários, referente ao mês de novembro, que era para ser pago no quinto dia útil do mês de dezembro. Foi a única coisa que o Consórcio pagou”, informou Demétrios.

Durante assembleia, a categoria reivindicou o pagamento do salário integral, do adiantamento, da segunda parcela do décimo terceiro e do vale (adiantamento salarial). No entanto, houve apenas o depósito de 50%, e a paralisação segue confirmada.

Segundo o presidente do STTCU-CG, não está prevista, para este fim de semana, qualquer tentativa de negociação com a empresa responsável pelo transporte coletivo na Cidade Morena.

Com isso, Demétrios reforçou que os ônibus só retornarão às ruas quando o Consórcio efetuar o pagamento do que ficou definido pela classe.

“E a gente só volta a trabalhar com o pagamento desses três vencimentos. Caso contrário, continua parado na terça, na quarta, até que o Consórcio efetue esses pagamentos”, pontuou Demétrios.

A justificativa para não realizar o pagamento, conforme explicou Demétrios, é a falta de dinheiro em caixa. Como adiantou o Correio do Estado, o Consórcio Guaicurus alega um “rombo” em dívidas de R$ 15,2 milhões, sendo que desse valor R$ 8,2 milhões são referentes aos salários dos funcionários.

Por conta disso, a concessionária pediu que o valor do subsídio pago pelo poder público seja ainda maior.

Entenda

No dia 5, o Consórcio Guaicurus, responsável pela administração do transporte coletivo de Campo Grande, anunciou que a situação financeira estaria insustentável para a continuidade da operação, motivada por supostos atrasos nos repasses por parte do poder público.

Além das dificuldades relacionadas a questões operacionais, como combustíveis, manutenção da frota e encargos, o consórcio também enfrenta negociações com a classe de funcionários, principalmente os motoristas.

Motoristas do Consórcio Guaicurus realizaram assembleia geral, na madrugada desta quinta-feira (11) e optaram pela paralisação. Eles reivindicam por:

  • Pagamento do 5º dia útil, que deveria ter sido depositado em 5 de dezembro – efetuaram o depósito de 50%
  • Pagamento da segunda parcela do 13º salário – vai vencer em 20 de dezembro
  • Pagamento do vale (adiantamento) – vai vencer em 20 de dezembro

** Colaborou Felipe Machado e Naiara Camargo

Assine o Correio do Estado

EXAME UFMS

PASSE UFMS: triênio 2023-2025 tem terceira e última etapa amanhã

Oportunidade de ingressar na Universidade Federal para quem vem do ensino médio tem mais de 18 mil inscritos em prova que acontece nesse domingo (14)

13/12/2025 11h10

Sede da UFMS em Campo Grande

Sede da UFMS em Campo Grande Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Programa de Avaliação Seriada Seletiva, o Passe, acontece no próximo domingo (14). Neste ano, a prova para ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 18 mil inscritos em todo o Estado.

Com característica específica voltada para alunos que estão no Ensino Médio (EM), o "Passe UFMS" é um modelo de prova que avalia o estudante desde o seu primeiro ano da última etapa da escola.

De forma cumulativa, o aluno deve se inscrever e realizar a prova durante o triênio que encerrará sua fase escolar. Então, no último ano do ensino médio, durante a inscrição da avaliação, é possível escolher o curso que deseja ingressar.

Com a soma dos pontos ao longo das três etapas, a classificação para entrar na Universidade Federal do Estado é baseada na média adquirida. A pontuação de cada uma das tapas tem pesos diferentes na somatória para formar a média geral, sendo a 3ª com maior peso.

  • Neste ano, alunos que completaram o 1º ano do ensino médio irão realizar a primeira etapa do triênio 2025-2027.
     
  • Alunos que no ano de 2025 terminaram o 2º ano do ensino médio irão realizar a segunda etapa do triênio 2024-2026.
     
  • Por fim, os que encerraram o ensino médio e saíram do 3º ano, irão realizar a terceira e última etapa do triênio 2023-2025, para no ano que vem ingressar na universidade.

As provas acontecem das 08h às 13h, no horário de Mato Grosso do Sul nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Com 60 questões contemplando as quatro áreas de conhecimento, a pontuação máxima total é de 120 pontos. Cada pergunta equivale a 2 pontos, o que totaliza 30 pontos em cada área, sendo elas:

  • 15 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Ciências Humanas e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - 30 pontos;
  • 15 de Matemática e suas Tecnologias - 30 pontos;

Cada fase aborda conteúdos que seguem a proposta curricular do respectivo ano. Além disso, as três etapas incluem uma redação dissertativo-argumentativa que soma a pontuação de cada fase e à média final ao terceiro ano.

Recomendações

A Fapec, banca responsável pela organização e realização da prova, divulgou o edital com horário e ensalamento de cada aluno, e recomenda que o candidato chegue com 30 minutos de antecedência do horário de fechamento dos portões.

Para fazer o exame é necessário ter em mãos um documento original de identificação com foto, além de o ensalamento anotado para facilitar. 

Confira o ensalamento de cada etapa nos links abaixo:

1ª etapa triênio 2025-2027: https://ingresso.ufms.br/files/2025/11/Edital_prograd_480.pdf;
2ª etapa triênio 2024-2026: https://ingresso.ufms.br/files/2025/11/Edital_prograd_483.pdf;
3ª etapa triênio 2023-2025: https://ingresso.ufms.br/files/2025/11/edital_prograd_486.pdf.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).