Correio B

DEBORAH SECCO

Atriz pretende lançar filme da série 'Confissões de Adolescente'

Atriz pretende lançar filme da série 'Confissões de Adolescente'

FAMOSIDADES

27/06/2012 - 00h00
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Embora tenha sido elogiada pelo diretor Steven Spielberg, a atriz Deborah Secco não aposta todas as suas fichas em uma carreira no exterior. “Não sei se pretendo seguir a carreira internacional. Essa não é a minha meta, eu não morreria por isso. E se não desse certo, aprenderia uma outra forma de trabalhar.

Mas é lógico que se surgir uma oportunidade, vai ser muito bacana”, disse ela durante o Pop Music Festival 2012, em São Paulo. Com novos projetos profissionais à vista, a atriz tem um em particular que não vê a hora de dar certo: o filme da série “Confissões de Adolescente”.

“Torço muito para que ele vingue. Quero fazer a Carol já mais crescida. Comecei minha carreira com esse personagem e quero que aconteça”, confessou Deborah, que também está engajada no longa sobre a banda Calypso, no qual vai dar vida a Joelma. As filmagens devem começar entre janeiro e fevereiro de 2013.

Diálogo

Com o passar dos dias, a roubalheira no INSS por entidades fraudadoras...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna desta sexta-feira (20/06)

20/06/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Millôr Fernandes -escritor brasileiro
"Vocês não sabem como é divertido o absoluto ceticismo. 
Pode-se brincar com a hipocrisia alheia como quem brinca 
com a roleta-russa, com a certeza de que a arma está descarregada".

 

FELPUDA

Com o passar dos dias, a roubalheira no INSS por entidades fraudadoras caminha para uma tentativa de se jogar o caso para debaixo do tapete. Outras ditas autoridades fazem cara de paisagem, políticos esbravejam uns contra os outros só faltando trocarem sopapos e alguns embarcam para China, França, etc., em tour da "Comitiva Não Tô Nem Aí". Não se ouviu falar nem sequer de prisão  e o governo começou a enrolação para providenciar a devolução do que foi afanado dos beneficiários e pensionistas. O mesmo empenho que se verificou para processar quem supostamente "perturbou" baleias não se verificou neste lastimável episódio que lesou milhões de pessoas.

Diálogo

Redução

Projeto do Tribunal de Justiça de MS reduz de cinco para três a composição do Conselho Superior da Magistratura, retornando à composição original. Historicamente, o conselho era constituído exclusivamente pelo presidente, o vice-presidente e o corregedor-geral de Justiça. 

Mais

A ampliação, incorporando dois desembargadores mais antigos da Corte, aconteceu por força de lei em 2021. O projeto menciona que a prática administrativa e a experiência demonstraram que a atuação do conselho com três membros sempre se mostrou eficaz.

DiálogoDra. Josete Adames
DiálogoFernanda Marques

Tentativa

Depois do desacerto com o Podemos, o "voo" do alto tucanato é em direção ao Republicanos para tentar formar uma federação, incluindo o MDB e o PSD. Isso acontecendo, Reinaldo Azambuja e Eduardo Riedel estariam em um campo extremamente "fértil" com a mudança do cenário político. Como já publicado pelo Diálogo, os cargos na majoritária e nas chapas proporcionais estariam praticamente completos.  

Campeã

A celulose foi o principal destaque das exportações de MS no período entre janeiro e maio deste ano: contabilizou US$ 1,44 bilhão, do total geral de US$ 4,288 bilhões. A soja, segundo item da pauta em termos de valor, totalizou US$ 1,16 bilhão, seguida da carne bovina, US$ 605,5 milhões, das carnes de aves, US$ 145,69 milhões, dando salto de 17,5% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados estão na Carta de Conjuntura do Comércio Exterior elaborada pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc.

Adiada

Senadores da Comissão de Constituição e Justiça decidiram adiar a votação do projeto de lei complementar que atualiza o Código Eleitoral. A proposta deverá ser votada no colegiado no dia 9 de julho. O dia 2 de julho foi estabelecido como prazo final para apresentação de emendas. Questões como voto impresso e "quarentena" para agentes da lei poderem se candidatar a cargos eletivos são alguns pontos ainda em debates.

Aniversariantes

João Figueiredo Júnior (João Fígar),
Therezinha de Alencar Selem,
Tarley do Carmo Meza,
Dra. Silene Anache Borges, 
Maria Aparecida Ribeiro de Souza (Cidinha Ribeiro),
Ana Maria Santo Andréa Ortega,
Paulo Roberto Nogueira Mussi,
José Sedeval Delarissa,
Alice Keiko Higa Terra,
Cláudio Fernandes Nunes,
Daniele Recalde Piccolo,
Armando Morais de Souza,
Walter Pael Barbosa,
Antônia Siqueira Fernandes,
Marcio Antonio Arakaki,
Sônia Ferreira Martins,
Mario Silverio Vilanova,
Karina Ribeiro Mauro Scaff,
Airde Ferreira Gil de Menezes,
Dr. Wilson Tavares de Lima,
Elder Seiji Ishiyi,
Rudi Paetzold, 
Dr. Gustavo Henrique dos Santos Ferreira, 
Dr. Silvino de Jesus Canale Gamarra, Maria Aparecida Salmaze,
Michele Elizabete Massochin, Ivaldino Xavier da Silva,
Claudemiro Pereira Roberto,
Giovana Hegedus,
Marcos Antonio Messias da Silva,
Vicente Gonçalo Fontes Martins,
Paulo Cezar Peron Palhano,
Mileta Rosa Vieira,
Wilson Ribeiro de Paula,
Moises Moreira da Cunha,
Solange Bonatti,
Helena Demétrio Gasparini,
Padre João Justino Sobrinho,
Fernando Reginatto,
Maria Eline Messa,
Joaquim Santos Oliveira,
Marisa Chena,
Silvia Melina Fernandes Gonçalves,
Eliane Terezinha Martins Costa,
Gabriel Ortiz Veloso, 
Dr. Silvério Arakaki, 
Vera Lúcia Menegale,
Angela Maria Bender,
Carmen Asato,
Adriana Arruda Negrisoli,
Francisco Bueno Filho,
Odilza Fernandes Bittar,
Reinaldo Benjamin Ferreira,
Plínio Bicudo,
Ana Paula Tinoco Santiago,
Pedro Carlos Garcia de Medeiros,
Eric Barcellos de Souza,
Itirada Miyashiro,
Marcio Edgard Lucas Lima Filho,
Avelino Rondina,
Rosangela Santiago da Silva,
Rosely Borges Paula,
Marta Lopes da Silva,
José Cabral de Arruda,
Élbio Soares da Silva,
Manoel Evaristo de Jesus,
Zélia Franco Rozas,
Denize Tôrres de Deus,
Dr. João Baptista de Paiva Pinheiro,
Juliana Belle Toniazzo, 
Nilce Marangoni Iglécias,
Severino Luiz Vinholi,
Rosa Amélia de Mello,
Alcides Moreira Neto,
Maria Bernadete Bueno,
João Carlos Nogueira e Silva,
Doralice Delmondes Areco,
Hélio Antonio Zara de Souza,
Ailton Ferreira Gonçalves,
Marcelo Dib Rahim,
Ana Maria Lopes,
Mathias Heriberto Melgarejo,
Mario Eduardo Fernandes Abelha,
Elza Pereira da Silva,
Eraldo Sandes Magalhães,
Magnum de Souza Nogueira,
Francisco da Silva Bandeira,
Julian Pascual Mondragon,
Davy Windson Coqueiro Ferro,
Maria de Freitas Queiroz,
Fabrizzia Giordano Sadalla, 
Amaury Domingos Candeloro, Adriana Barbosa de Moraes,
Orlando Marin Cruz de Oliveira,
Danieli Manvailer de Carvalho,
Emerson Missiano da Silva,
Dimas Akucevikius Junior,
Maria Rosângela Sigrist,
Eduardo Garcia da Silveira Neto,
Vânia Ferreira Rodrigues Margato,
Léia Raquel Pires Debesa Torres,
Emerson Santa Terra Ortega,
Jorciane Albertone dos Santos,
Eliane Avila Tussi,
Elsio de Oliveira Klain,
Keila Rodrigues de Barros Vaz,
Wilson Huberto Grunewaldt,
Luiz Cézar Freddi Lomba,
Eva Maria Saraiva,
Welton Servian da Silva.

Colaborou Tatyane Gameiro
 

CINEMA

Entre fé, crise e humanidade, Danny Boyle revisita seu apocalipse zumbi

Filme com Alfie Williams, Jodie Comer e Ralph Fiennes, "Extermínio: A Evolução" debate o futuro da criação artística em tempos de IA

19/06/2025 10h00

Alfie Williams, Jodie Comer e Ralph Fiennes em cena de

Alfie Williams, Jodie Comer e Ralph Fiennes em cena de "Extermínio: A Evolução", de Danny Boyle Divulgação

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Embora não tenham se passado os 28 anos sugeridos pelo título original, as mais de duas décadas entre o clássico “Extermínio”, de 2002, e seu retorno distópico foram marcadas por uma pandemia que aproximou o mundo real do universo criado por Danny Boyle.

Entre coincidências e situações verídicas que fortaleceram o projeto, “Extermínio: A Evolução” reforça o que tornou a empreitada original tão reconhecida: o humanismo presente em frente e atrás das câmeras.

Em meio às hordas de zumbis que hoje invadem os cinemas, o jovem Spike, papel do estreante Alfie Williams, tenta mostrar resiliência aos pais.

Habituado a uma Inglaterra em quarentena – e agora estranha à internet e à energia elétrica –, ele teme pela saúde da mãe, Ilsa, vivida por Jodie Comer, enquanto busca sobreviver às provações do pai, Jamie, personagem de Aaron Taylor-Johnson.

Ao descobrir que a cura de Ilsa pode estar além da ilha onde vive, o garoto ultrapassa a hierarquia local e parte em direção ao desconhecido. Apesar da escala épica desse pós-apocalipse, que promete ser o início de uma trilogia, a conexão entre os sobreviventes se mantém no centro.

Diante da falência de aspectos modernos, o filme caracteriza uma comunidade que retornou a alguns costumes da Idade Média. Brasões monárquicos estampam bandeiras imponentes e arcos e flechas são inscritos no vestuário masculino. Postos de madeira ficam espalhados pelas fronteiras, e a população passa as noites entre danças e bebedeiras.

Isoladas do resto do mundo – no universo de Boyle, os britânicos são os únicos condenados à quarentena junto ao vírus da raiva, que converte homens em infectados –, as relações parecem ter regredido a um grau anterior de pureza, quase ingênuo. Apesar da ameaça febril, a liberdade entre os personagens supera até mesmo aquela que tivemos durante o auge da Covid-19.

“Se tivéssemos feito esse filme logo após o original, acredito que eu e Danny teríamos um repertório limitado. Não teríamos passado pela pandemia ou testemunhado o Brexit [a retirada do Reino Unido da União Europeia], por exemplo. Embora algumas inspirações tenham sido inconscientes, nossa ideia seria completamente diferente”, afirma o roteirista Alex Garland, que colaborou com o diretor em “Extermínio” e diversos projetos.

Aos fatores que oxigenaram a produção, ele também adiciona o acréscimo recente de políticas populistas, que costumam apelar para a aproximação entre governantes e o seu povo. No processo, a tendência é de que a manutenção do que separa os dois grupos se revele um objetivo inicial.

Em “A Evolução”, o assunto é pincelado a partir de alegorias religiosas. Refletida em rituais, máscaras e superstições, a mitologia na vila de Spike exerce certo controle. A discussão, todavia, deve ser levada a fundo nos próximos capítulos. Neste primeiro, é mais importante que a simbologia resgate outra face humana: a capacidade de criar histórias e imagens.

“Lembro de uma pergunta que respondi certa vez: ‘Será que os robôs vão acreditar em Jesus?’ Por que eles acreditariam? É uma ideia que pode parecer completamente irracional e ridícula, então, eles não seriam capazes. Por que os humanos acreditam em Jesus? Eu acho que é porque eles acreditam que nós fazemos filmes”, diz Boyle, ao defender que a inteligência artificial (IA) jamais substituirá a criatividade.

Garland, por outro lado, já é mais pessimista. Numa indústria tomada por algoritmos para evitar fracassos de bilheteria, ele coloca o caso de Edward Snowden e a ascensão das big techs como prenúncios de possíveis catástrofes que foram completamente ignorados.

Talvez, por esse receio, os bastidores da produção – que também encena uma realidade assolada por cérebros uniformizados e apodrecidos – tenham substituído tecnologias comuns aos sets de filmagem.

Se o longa original usou câmeras digitais de baixa definição, a nova aposta teve cenas filmadas com iPhone – com direito a um truque que Boyle apelidou de “efeito Matrix pobre”. O celular permite a gravação em espaços muito fechados, ou mesmo se aproxima de rostos e seres rastejantes para realçar expressões e maquiagens. Tudo mira o artesanato e os dramas por trás do fim de mundo.

“Nada disso importaria se o fator humano não estivesse no centro do filme. Creio que essa humanidade ainda existe”, afirma Boyle. Em paralelo aos ritos coletivos do longa, ele questiona o repórter sobre seu gosto por futebol. O cineasta britânico parece se decepcionar com a resposta.

“O que será que a IA pode fazer com o esporte? Sinto que existe ali uma sabedoria civilizada, natural das competições esportivas, que cria uma sensação coletiva fenomenal”, diz ele. “Talvez o cinema seja assim também”.

Serviço: 

Quando estreia?
Hoje, nos cinemas.

Classificação: 18 anos.

Elenco: Alfie Williams, Jodie Comer e Ralph Fiennes.

Produção: Estados Unidos, Reino Unido, 2025.

Direção: Danny Boyle.

 

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