Nesta quarta-feira (12), a população de Campo Grande pode participar, gratuitamente, dos eventos de Cultura de Rua, Arena Disco e Moda no Festival Campão Cultural.
Na manhã deste feriado, começou a atividade Muralismo, no Centro Cultural José, desde às 8h.
No período da tarde, começa uma diversidade de atividades relacionadas à moda. Todas as ações do tema serão realizadas no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MS), a partir das 14h.
As atividades de moda incluem palestras e desfiles que vão até às 19h30:
- 14h - Fashion Day.
- 14h30 - Desfile Infantil em comemoração ao Dia das Crianças.
- 15h - Palestra - Costureiras: quem são, onde estão e o que fazem?.
- 16h/ 17h30/ 19h/ 21h - MODA - Desfile das Marcas.
- 16H30 - Palestra - Inovação para empreendedores.
- 18h - Palestra - Moda decolonial.
- 19H30 - Palestra - Porque precisamos de uma revolução da Moda.
Cultura de Rua – Sound System
Na Esplanada Ferroviária, tem Cultura de Rua, com Encontro da Cultura Sound System, que deve durar 14h às 23h.
Conforme a divulgação, o Encontro da Cultura Sound System é um marco na programação do Festival Campão Cultural.
O evento celebra a cultura de rua e mostra a força que os Sound System do MS representam, aqui e em todo o Brasil.
Nos últimos 15 anos as equipes Rockers Sound System e Vamo Apelá Sistema de Som desbravam e fomentam a música reggae, produzindo eventos, lançando novos artistas locais e promovendo intercâmbio entre outros artistas de fora.
Nesta edição as equipes terão um dia inteiro dedicado a música reggae e com convidados como: Jeru Banto (RJ), Marina Peralta (MS/SP) , Regiane Cordeiro (SP), Erick Poor (SP), Paulera (SP) e também o veterano jamaicano Robert Lee.
Cultura de Rua – Hip Hop
A Praça do Rádio conta com Palco Tráfico de Informações e vai ter Batalha de Breaking, das 14h às 21h30.
Conforme divulgado, haverá o Liga Breaking 13 anos, que está sempre levando ao público os elementos da Cultura Hip Hop: o MC, o DJ, o Breaking, o Graffiti, entre outros.
O Liga Breaking realiza no II Campão Cultural uma grande festa do movimento que além de promover uma grande batalha de breaking também proporcionará a integração entre a sociedade, sem idade, através da dança, da energia, da superação e da arte.
Nesse sentido, o público pode esperar batalhas de alto nível e apreciar apresentações artísticas e culturais que fazem parte deste movimento cultural.
Arena Disco
No Armazém Cultural, localizado na Esplanada Ferroviária, haverá o Arena Disco, das 16h às 23h. Confira quem são os artistas:
- 19h00 às 19h45 – DJ Diego DS
- 19h45 às 20h30 – DJ Anicca
- 20h30 às 21h15 – DJ Looparina
- 21h15 às 22h00 – DJ Vovô Carlito
- 22h00 às 22h45 – DJ Marquinhos Espinosa
- 22h45 às 23h00 – DJ Toulouse 84 e Jay C
Dança
Na Concha Acústica Helena Meireles, localizada na Rua Antônio Maria Coelho, haverá apresentação do espetáculo Gatinha Mexerica – Cia Fusion de Dança Urbanas (MG), às 19h.
Segundo a divulgação, Mexerica é uma gatinha dançante e muito curiosa, mas um tanto ressabiada. Junto com sua amiguinha Sardinha, vai conhecer um mundo novo em que cachorros e gatos do Hip Hop, um pássaro b. boy e uma coelhinha surda ensinam que conviver com as diferenças pode ser muito divertido e enriquecedor.
Artes visuais
Na Casa de Ensaio – R. Visc. de Taunay, 203 – Amambai, acontece a palestra de Artes Visuais “Como é ser artista visual no Brasil profundo”, com Humberto Espíndola sendo homenageado, às 18h.
Culinária e Artesanato
Em todos os dias, há os stands de artesanato e culinária, localizados no gramado da esplanada, ao fundo do Armazém Cultural.
Na alimentação tem culinária japonesa com Chez Rejala; Espetinho do Lê; Ponto Hambúrguer; e japonesa com Rangô. Os stands culinários começam a funcionar às 16h.
Os stands de artesanato estão expostos durante o dia todo no mesmo local.