Correio B

SAÚDE

Refeições saudáveis e feitas em casa podem diminuir a ansiedade e a vontade de comer doce

Segundo nutricionistas, a comida de verdade, feita em casa e sem adição de conservantes, beneficia o corpo e ajuda o intestino

Continue lendo...

Nos últimos anos, a alimentação saudável, feita em casa e sem a adição de processados, tem ganhado força entre médicos e nutricionistas. A chamada “comida de verdade”, com arroz, feijão, proteína, verduras e legumes, é capaz não só de diminuir a gordura corporal, mas de prevenir o aparecimento de doenças e até melhorar o humor e a ansiedade.  

Segundo a nutricionista Kátia Wolff, parte dessa melhora do humor se deve à saúde do intestino, que é composto por uma microbiota, ou seja, vários micro-organismos, como fungos, bactérias, vírus e protozoários, que vivem em equilíbrio e são capazes de produzir diversos nutrientes benéficos para o corpo. 

“Alguns micro-organismos produzem vitaminas, minerais e nutrientes para o nosso organismo, como ômega 3 e vitaminas do complexo B. Quando a gente tem uma alimentação baseada em comida de verdade, como arroz, feijão, carne, vegetais, saladas, frutas, verduras e castanhas, comida mesmo, feita por um ser humano, a gente alimenta essas bactérias boas”, explica.

A estimativa é de que o intestino carregue cerca de 100 trilhões de bactérias, que poderiam pesar, por exemplo, de dois quilos a três quilos.  

Porém, além desses micro-organismos benéficos, o corpo também tem as bactérias patogênicas, que se alimentam de outros tipos de comida. 

“Se eu como um produto industrializado, entre eles, fast-food, bolachas, biscoitos, pizzas, lanches e produtos refinados, eu alimento os micro-organismos patogênicos, maléficos, que não produzem substâncias boas e ainda inflamam o intestino”, diz a nutricionista.  

Esse desequilíbrio também pode prejudicar a produção de serotonina no intestino, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que ajuda no controle da ansiedade, famoso por aparecer com frequência no cérebro.  

“O intestino libera substâncias químicas, como a serotonina, por exemplo, em resposta à nutrição e à digestão saudável. Quando comemos bem, com variedade e com uma contribuição proporcional de todos os nutrientes, e se temos um almoço saudável, sem pressa, mastigando bem e sem distração, nosso sistema digestivo nos responde e nos agradece com uma sensação de bem-estar, dando-nos um bom suprimento de energia, vitalidade e otimismo”, explica a nutricionista esportiva e funcional Tatiane Passarini.  

A intoxicação, por outro lado, pode comprometer o bom funcionamento do intestino e a produção desses neurotransmissores. 

“Se por algum motivo a digestão e/ou o trânsito intestinal é lento e incompleto, estamos acumulando resíduos, o que pode causar uma sobrecarga tóxica ou autointoxicação. Percebam que muitas vezes o bem-estar ou o mal-estar emocional podem estar intimamente ligados à qualidade da nossa alimentação e ao adequado funcionamento do trato gastrointestinal”, pontua Tatiane.  

Últimas notícias

Ciclo sem fim

De acordo com Kátia Wolff, que também atua como professora do curso de Nutrição da Uniderp, em casos de ansiedade, os seres humanos tendem a buscar alimentos com os quais tenham uma relação emocional, ou seja, que remetam a situações de alegria e bem-estar. 

Nessa lista, normalmente, o doce e as comidas mais gordurosas vencem a disputa contra as frutas e as verduras. 

“Nós seres humanos temos a formação do nosso paladar por volta dos cinco anos, então, se essa pessoa foi exposta na infância em situações de alegria e felicidade a doces, ela vai associar o alimento a esse momento. Agora, se na infância ela tinha refeições com alimentos salgados e se sentia feliz, essa pessoa vai ter preferência por alimentos salgados”, explica. 

No caso da relação da ansiedade com o açúcar, a situação pode virar um ciclo sem fim. “Acabamos vivendo um looping. A gente come doce para ter prazer, mas alimenta a microbiota ruim, não produz nutrientes adequadamente e vai querer mais doce. Vira um ciclo”, afirma.  

Kátia, porém, esclarece que em relação à ansiedade também podem existir outras causas.

“A questão psicológica pode ter uma correlação com alguma deficiência na produção de algum neurotransmissor ou receptor. Tem que ver a parte fisiológica, porque também existe a parte genética”, frisa.

Se for só vontade constante, e não compulsão ou outra patologia, o ideal é insistir na mudança do estilo de vida, a começar pela alimentação. 

“A melhor forma é regular o processo bioquímico e fisiológico daquele indivíduo. Por exemplo, por mais que ele coma muito, ele pode ter deficiências de nutrientes, principalmente do complexo B, magnésio e zinco, que são importantes para formar neurotransmissores que geram prazer e bem-estar”, ressalta Kátia.

Outro ponto importante é a prática de exercícios físicos. “Realizar exercícios físicos com frequência produz noradrenalina, dopamina, serotonina, e tudo isso ajuda no controle da ansiedade”, orienta Kátia. 

Alimentação saudável

Dicas para diminuir o consumo de doces:

1. Mantenha horários regulares para as refeições

Realizar um planejamento para as refeições ao longo do dia ajuda a diminuir as chances de ficar com fome e exagerar durante a alimentação.  

2. Inclua uma fonte de proteína

Segundo a nutricionista Kátia Wolff, o ideal é que a refeição tenha uma fonte de proteína, como ovos, queijos, iogurte, frango, sardinha ou atum. “A proteína regula a produção de hormônios e ajuda o nosso corpo a entender que vai ter alimentos de boa qualidade ao longo do dia, o que pode ajudar na diminuição da vontade de consumir doces”, pontua.

3. Aumente a ingestão de fibras

De acordo com Kátia, as fibras podem ser consumidas por meio de frutas, verduras e legumes.

4. Invista na salada

As saladas ajudam a aumentar a saciedade.

5. Exercícios físicos

Os exercícios físicos ajudam na produção de noradrenalina, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que é liberado na corrente sanguínea para transmitir sinais nervosos que ajudam a regular funções cerebrais importantes, como humor, concentração, atenção e memória. 

Além disso, também estimulam a produção de dopamina – neurotransmissor que provoca a sensação de prazer e aumenta a motivação –, e serotonina, substância responsável por coordenar diversos quesitos, incluindo humor e apetite.

Assine o Correio do Estado

AGENDA CULTURAL

Blocos de rua mantêm a contagem regressiva para o Carnaval neste fim de semana

Os blocos de rua mantêm a contagem regressiva para o Carnaval em alta vibração neste fim de semana, com eventos na Rua Barão do Rio Branco, na Esplanada Ferroviária e na Feira Borogodó

30/01/2026 10h00

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã Divulgação

Continue Lendo...

A vibração pré-carnavalesca segue em alta em Campo Grande, com eventos dos blocos de rua animando diferentes regiões da cidade, além dos ensaios técnicos das escolas de samba. O baticum já começa amanhã de manhã, quando os 13 blocos que integram o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) se reúnem, a partir das 9h, no Bar do Zé, na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.213.

A proposta do evento é marcar “simbolicamente o início da folia”, com o lançamento oficial do calendário do carnaval de rua da entidade. Cordão Valu, Capivara Blasé, Farofolia, Farofa com Dendê, Forrozeiros MS, IPA Lê Lê, Bloco do Reggae, Nada Sobre Nós Sem Nós, Só Love, Bloco As Depravadas, Calcinha Molhada, Bloco Eita e Subaquera são os blocos atualmente filiados ao ABC, que foi criado em julho de 2024.

Ou seja, do forró (Forrozeiros MS) ao reggae (Bloco Reggae), naturalmente passando pelo samba, as marchinhas e o axé baiano, um mosaico bem diversificado da música de Carnaval deve ressoar na calçada do Bar do Zé, dando partida à festança.

“O Carnaval é diverso por natureza. Blocos grandes só fazem sentido se caminharem junto com os menores, que trazem inovação, identidade e resistência cultural. Essa convivência garante um Carnaval plural, democrático e verdadeiramente popular”, diz Silvana Valu, idealizadora do Cordão Valu.

BLOCO REGGAE

Também neste sábado, o Bloco Reggae marca presença na Plataforma Cultural (Esplanada Ferroviária), das 16h às 22h, recebendo dois sound systems – o Rockers e o Radiola Reggae. As duas atrações prometem embalar o público presente com clássicos e novidades do gênero, do roots reggae ao raggamuffin e o dancehall, vertente consagrada por nomes como os jamaicanos Shabba Ranks e Shaggy. O último esquenta do bloco tem uma feirinha com arte, artesanato e moda e a tradicional campanha para doação de alimentos não perecíveis.

BOROGODÓ

Já a 20ª edição da Feira Borogodó, neste domingo, das 9h às 15h, na Praça Coophafé (Rua das Garças), promove mais um encontro dos blocos de rua, com a participação de passistas da escola de samba Igrejinha, roda de samba do grupo SambaCaos e do Samba do Borogodó, a pipoca do cantor Silveira, aula de axé com Roberto Coutinho e matinê infantil, além feira de expositores de economia criativa, envolvendo, arte, artesanato, colecionismo, antiguidades e moda.

BÊBADOS

No lineup rocker da Cervejaria Canalhas (Rua Oceano Atlântico, nº 99, Chácara Cachoeira), tem duas bandas fazendo covers hoje – Dona Zica e Rock de Garagem (R$ 15 + R$ 3,99 de taxa via Sympla) – e mais dois shows gratuitos – Brothers Jam, amanhã, e Bêbados Habilidosos, no domingo. Sempre a partir das 19h.

CINEMA

Na trama de “Socorro!”, novo longa do diretor Sam Raimi (“Homem-Aranha”, “Uma Noite Alucinante”, “Oz: Mágico e Poderoso”, “Rápida e Mortal”), dois colegas, interpretados por Rachel McAdams e Dylan O’Brien, vão parar em uma ilha deserta e são os únicos sobreviventes de um acidente de avião. Eles devem superar ressentimentos passados e trabalhar juntos para sobreviver, mas, em última análise, é uma batalha de vontades e inteligência para sair de lá vivos.

Com Kate Hudson e Hugh Jackman nos papéis principais, “Song Sung Blue”, do diretor Craig Brewer (do remake de “Footloose” e de “Um Príncipe em Nova York 2”), mostra dois artistas da música cheios de azar que acabam formando uma banda tributo a Neil Diamond, “provando que nunca é tarde demais para encontrar o amor e seguir seus sonhos”.

E em “O Primata”, de Johannes Roberts (“Medo Profundo”, “Do Outro Lado da Porta”), um chimpanzé em fúria persegue a estudante universitária Lucy (Johnny Sequoyah) e seus amigos.

Cordão Valu

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã, a partir das 9h, no Bar do Zé, na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.213; grátis

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

Bloco Reggae

Rockers Sound System e Radiola Reggae são os grupos de sound system que comandam o som no último esquenta do bloco; amanhã, a partir das 16h, na Plataforma Cultural, grátis

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

Feira Borogodó 

O grupo SambaCaos, o cantor Silveira e passistas da escola de samba Igrejinha estão entre as atrações da 20ª edição da feira cultural, na Praça Coophafé; no domingo, das 9h às 15h, grátis

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

Bêbados Habilidosos 

A banda, que se apresenta gratuitamente no domingo, está entre as atrações da Cervejaria Canalhas neste fim de semana; Dona Zica, Rock de Garagem e Brothers Jam também estão no lineup da casa 

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

 “Socorro!” 

Rachel McAdams (foto) e Dylan O’Brien protagonizam o novo longa de Sam Raimi (“Homem-Aranha”), em que dois colegas lutam para sobreviver numa ilha deserta cheia de riscos letais.

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

“Song Sung Blue” 

Dois músicos azarentos e idealistas – Kate Hudson e Hugh Jackman – acabam fazendo sucesso com covers de Neil Diamond, astro dos anos 1970, e enfrentam vários dilemas para seguirem com os seus sonhos.

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

“O Primata” 

A estudante Lucy (Johnny Sequoyah) e seus amigos precisam enfrentar os ataques de fúria de um incansável chimpanzé.

O Cordão Valu é um dos 13 blocos que marcam presença no encontro que o Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande (ABC) promove amanhã

Assine o Correio do Estado 

Diálogo

Vem chamando atenção e, ao mesmo tempo, causando preocupação a "safra" de... Leia na coluna de hoje

Leia a coluna desta sexta-feira (30)

30/01/2026 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Roberto Shinyashiki - escritor brasileiro

A grande verdade é que você é a pessoa que escolhe ser. Todos os dias você decide se continua do jeito que é ou muda. A grande glória do ser humano é poder participar de sua autocriação".

Felpuda

Vem chamando atenção e, ao mesmo tempo, causando preocupação a "safra" de motoristas que trafegam tendo pets no colo, com direito a cafunés, só faltando colocar os bichinhos ao volante para conduzir os veículos. Esse é apenas um dos casos, pois motociclistas, na área central da cidade ou nos bairros, adotaram como "código de trânsito pessoal" fazer ultrapassagens pela direita, colocando em risco suas vidas e as de outras pessoas. O abuso é tão grande que muitos dessa galera fazem gestos obscenos ou gritam ofensas quando advertidos. Só falta colocarem melancia no pescoço...

Diálogo

Tudo igual

O rumo político que a ministra Simone Tebet (MDB) tomará não deverá afetar o projeto de seu esposo, Eduardo Rocha, ex-secretário da Casa Civil do governo de Riedel. Ele é considerado como uma das apostas de poderoso grupo.

Mais

O grupo é formado pelo governador Riedel, pela senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias e pelo ex-governador Reinaldo Azambuja, para conquistar uma das 24 cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

DiálogoPaulo Machado e Maria Adelaide Noronha

 

DiálogoEdison Ferreira de Araújo, que foi reeleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campo Grande para o período 2026-2030

Sedentos

Na primeira sessão ordinária deste ano na Câmara Municipal de Campo Grande, dois projetos pautados mostram que muitas das excelências estão ávidas para o confronto com a prefeita Adriane. O primeiro, de autoria de Marcos Trad, determina que o Poder Executivo mantenha em seu portal da Transparência a íntegra de contratos, convênios, acordos, termos de parceria e demais instrumentos, ainda que encerrados, pelo prazo mínimo de cinco anos após o término de sua vigência ou a prestação de contas final.

Lixo

Outra proposta polêmica a ser apreciada é o veto do Executivo ao projeto que impede o aumento da taxa de coleta de lixo. A votação impacta diretamente os valores dos carnês do IPTU, que têm causado indignação entre os contribuintes. A alta nos valores ocorreu em decorrência da majoração da taxa do lixo e da redução do desconto para pagamento à vista, medidas adotadas sem que a Câmara Municipal fosse consultada.

Na disputa

O Psol, partido de esquerda, terá candidato ao governo de MS nestas eleições. Será Lucien Rezende, ex-secretário de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo, apresentado pela assessoria como pequeno produtor rural. O partido anunciou ainda o seu pré-candidato ao Senado, que é conhecido como Beto do Movimento, um dos líderes do Movimento Popular de Luta (MPL).

ANIVERSARIANTES

Cleverson Ribeiro Franco, 
Thais Capelli de Campos,
Dr. Aldo Roberto Brandão, 
Maria Helena Sperb Wanderley, 
Luciano Machado, 
Almir Pereira Borges,
Hélio Tadao Oshiro,
Thamara de Souza Barbosa,
Márcia Alves Fernandes,
Carolina Custodio Molinari,
Mauro Antonio Espindola Arevalo,
Marli do Nascimento, 
Carlos Moreira dos Santos,
Ildefonso Valenzuelaarguelo,
Eduardo de Souza,
Natalia Rafael Yahn do Nascimento,
Dulce Regina Silva,
Dr. João Carlos Battaglin, 
Osmar Prado Pias,
Liane Maria Calarge,
Alexandre Luiz Braga de Souza,
Dra. Sônia Tomás de Oliveira e Silva, 
Chiara Duarte, 
Natalio Abrahão Filho, 
Gláucia Maria Fogolin,  
Antonio Viana Saraiva,
Luzinete Calvis Chucarro Camim,
Everaldo Cristovão de Souza,
Marcos Oliveira Senise da Silva, 
Sandro Miranda do Nascimento,
Carolina Mendonça Rossi Rodrigues, 
Pedro El Daher Neto, 
Larissa Thaíza Lins,
Dr. José Marcos Rosa da Silva, 
Graciele Gonçalves Pereira,
Sonia Corina Hess, 
Monsenhor Antônio Nakkoud, 
Thaís Caetano de Figueiredo,
Mauro Fascincani,
Airton Edison de Araújo,
Wladimir Rebuá Cândia, 
Ruben Abbot Cavassa, 
Márcia Andréa Silvério Batista,
José Marcolino, 
Martiniano Lima, 
Dra. Izabela Guimarães Falcão Alves,  
Flávia Costa Barbosa,  
Sandra de Souza Campos, 
Maria Cavalcanti, 
Márcio Luzardo de Souza, 
Verônica da Rocha, 
Maria Angela Abreu, 
Adolfo Rodrigues Xavier, 
Luiz Claudio Fonseca, 
José Antônio Lima,
Antônio Carlos Martins Junqueira,
Luiz Alberto de Luna,
Lurdes Aparecida Teixeira Paiva,
Manoel Coelho de Almeida, 
Luiz Marlan Nunes Carneiro,
Silvania Tamerão Paes,
Rayc Soares Araújo,
Daniele de Almeida Martins Costa, 
Adriana Campos Fugiyara,
Ligia Galando Montilha,
Regina Lucia Ottoni Costa,
Maria do Carmo Pereira Santa Cruz, 
Natália Gutierres Patay,  
Luiz Sergio Lunardi,
Rodrigo Lúcio dos Santos,
Eleni Fátima Paschuini dos Santos, 
Inaiara Rocha de Carvalho Gorski,
Marileusa Alvarez Benetti de Lima,
Davi Nogueira Lopes, 
Helton da Silva Nascimento, 
João Augusto Lopes, 
Dalila Fraile Lasmar, 
Pedro Henrique Leopoldo e Silva,
Sandra Maria de Almeida, 
Bibiana de Oliveira Orsi Silva,
Tathyana Smaniotto Rodrigues de Almeida,
Valdir Monteiro, 
Walfrido Soley Valiente,
Rubia Jucie de Oliveira,
Adriana da Motta,
Mariluci Moraes do Amaral,
João Bosco Gonçalves Sabura,
Maria Lívia Barbosa Nantes,
Valter Hary Bumbieris, 
Celso Luiz Brasil Ovelar,  
Vanda Maria Flôres,  
Gilson Lucas Moreira,
Edson Silva Conrado,
Maria Alice Veiga Sousa, 
Zara Fernandes Mendes,
Mariza Vieira Lopes, 
Sérgio Ferreira Antunes, 
Lilianne Menezes, 
Claudio Marques Barbosa, 
Mara Lúcia Pereira de Oliveira, 
Pedro Camargo Lima, 
Leila Costa Antunes, 
Olga Barros dos Santos,  
Waldir Gonçalves, 
Marina Barbosa Garcia, 
Luiz Mendes Flôres, 
Líbia dos Santos Mendes, 
Renata Correia Moreira, 
Amanda Cristina Monteiro.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).