Esportes

copa do mundo

Adversários recorrentes encaram o Brasil

Dusan Vlahovic, Aboubakar e Granit Xhaka são os principais atacantes de Sérvia, Camarões e Suíça, respectivamente

Continue lendo...

Os adversários do Brasil nesta Copa do Mundo são velhos conhecidos de Copas anteriores. Camarões, Sérvia e Suíça já estiveram frente a frente com o Brasil na fase de grupos em outros momentos. 

Na Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia, Suíça e Sérvia foram sorteadas no grupo do Brasil. Na estreia da competição, o Brasil empatou em 1 a 1 com a Suíça, e na última rodada do grupo saímos com a vitória, por 2 a 0, contra os sérvios.

Tivemos outro empate contra os suíços, na Copa do Mundo de 1950, em um jogo que terminou em 2 a 2, o que não impediu a seleção brasileira de se classificar em primeiro lugar no grupo que tinha a extinta Iugoslávia e o México.

Já os camaroneses, por incrível que pareça, vão enfrentar o Brasil pela terceira vez em uma fase de grupos. 

O primeiro embate foi em 1994, com uma vitória tranquila do Brasil, por 3 a 0, com gols de Romário, Bebeto e Márcio Santos. Depois de 20 anos, Camarões foi sorteado novamente para encarar o Brasil, desta vez na Copa de 2014, terminando em mais uma goleada de 4 a 1, com Neymar marcando dois gols na partida.

De forma geral, o retrospecto do Brasil contra os seus adversários durante a Copa do Mundo é bem positivo, foram cinco partidas nas quais a seleção não perdeu nenhum jogo, empatando apenas dois jogos, justamente contra a Suíça.

SELEÇÃO SUÍÇA

Elenco mais equilibrado entre os adversários da seleção brasileira, os suíços têm bons jogadores que atuam no meio de campo da equipe.

Vale destacar o meia central do Arsenal, Granit Xhaka, 30 anos, que chega com moral a Copa do Mundo, tendo um papel importante na permanência do Arsenal na liderança da liga inglesa.

Nesta temporada, Xhaka esteve em campo, até o momento, em todas as rodadas do Campeonato Inglês. O suíço contribuiu ativamente com três gols e três assistências. Em sete temporadas no Arsenal, Xhaka conquistou no clube inglês o bicampeonato da Taça da Inglaterra, em 2017 e 2020.

Além do meio-campista, a seleção suíça tem mais quatro jogadores que disputam a liga inglesa, um dos principais campeonatos do mundo. São eles: Remo Freuler, meio campo do Nottingham Florest; os zagueiros Manuel Akanji, do Manchester City, e Fabian Schar, do Newcastle United; e Denis Zakaria, volante do Chelsea.

Outro que já disputou a liga inglesa, mas que nesta temporada foi transferido para o futebol dos Estados Unidos, é o atacante Xherdan Shaqiri, 31 anos.

Conhecido mundialmente pelo seu desempenho na última Copa do Mundo, em 2018, Shaqiri surpreende seus adversários pelo seu vigor físico e pela velocidade na ponta direita.

O jogador do Chicago Fire é o maior artilheiro em atividade na seleção da Suíça, com 26 gols em 108 partidas.

Campeão duas vezes da Liga dos Campeões, com o Liverpool e o Bayern de Munique, Shaqiri jogará sua terceira Copa do Mundo da carreira, após participar das edições de 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia).

SELEÇÃO SÉRVIA

Com jogadores de destaque no setor ofensivo, a Sérvia chega à Copa do Mundo do Catar com uma dupla de atacantes que pode dar trabalho para a seleção brasileira. Dusan Vlahovic, 22 anos, foi a sensação na Europa na temporada passada. 

Jogando pela Fiorentina da Itália, Vlahovic obteve um desempenho na pequena área com nível de grandes jogadores do futebol mundial.

O atacante marcou 26 gols em 36 partidas na liga italiana, tornando-se o vice-artilheiro da competição, atrás apenas do italiano Ciro Immobile. O desempenho despertou o interesse da Juventus na contratação do sérvio. Na “velha senhora”, Vlahovic já marcou sete gols em 15 partidas nesta temporada.

Vlahovic estreou na seleção em outubro de 2020. Com pouco tempo na equipe, o jogador já mostrou a que veio, marcando oito gols em apenas 16 jogos. Maior artilheiro da história da Sérvia, Aleksandar Mitrovíc, 28 anos, vem tendo um bom momento no ataque do Fulham, da Inglaterra.

O jogador está entre os artilheiros da liga inglesa, com 9 gols em 12 partidas disputadas. E na temporada passada, na segunda divisão da Inglaterra, Mitrovíc foi o artilheiro disparado da competição, marcando 43 gols em 44 partidas.

Na seleção sérvia, os números do atacante também surpreendem. Representando o país desde 2013, Mitrovíc é o maior artilheiro da seleção, com 50 gols em 76 jogos.

SELEÇÃO CAMARONESA

Sem muitos destaques no futebol mundial, a seleção de Camarões não chega com muitas expectativas, tampouco entre as principais seleções do continente africano. O jogador mais relevante atualmente do país é o volante Frank Anguissa, que está jogando como titular na Liga dos Campeões da UEFA, no elenco surpreendente do Napoli.

Nesta temporada, Anguissa fez bonito nos jogos da liga, marcando um gol na goleada do Napoli contra o Liverpool e sendo o garçom para seus companheiros em três assistências a gol, contra o Rangers e o Ajax.

Passes esses que o camaronês tentará repetir para o principal atacante da seleção africana, Vincent Aboubakar, 30 anos, jogador do Al-Nassr da Arábia Saudita. O atleta é o segundo maior artilheiro da história de Camarões, atrás somente do astro Samuel Eto, que já está aposentado.

Em 88 partidas, Aboubakar marcou 33 gols para Camarões, terminando como artilheiro da Taça das Nações Africanas este ano, com oito gols. Esta será a terceira vez que Aboubakar vai à Copa do Mundo com Camarões. O atacante esteve presente nas edições de 2010 e 2014.

Saiba: A estreia será contra a Sérvia, na quinta-feira (24), às 15h (horário de MS), no estádio Lusail. O segundo confronto é contra a Suíça, no dia 28, com início às 12h, em partida no estádio 974. Por fim, o Brasil joga a última rodada do grupo contra Camarões, no estádio Lusail, às 15h, no dia 2 de dezembro.

Assine o Correio do Estado
 

Esportes

IA projeta tabela do Brasileirão 2026: grande time é campeão e gigantes em risco

Embora apenas uma simulação, o ranking chama atenção por seguir lógicas que deram o tom das últimas temporadas

08/12/2025 06h00

Continue Lendo...

Uma simulação realizada por inteligência artificial projetou como poderia terminar o Campeonato Brasileiro de 2026 e o resultado surpreende pela disparidade entre candidatos ao título, postulantes à Libertadores e clubes ameaçados de rebaixamento.

Segundo a previsão, o Palmeiras seria o campeão, somando 81 pontos e mantendo a hegemonia recente no futebol nacional.

Logo atrás, Flamengo (78 pontos) e Atlético-MG (72) completariam o pódio, enquanto o Cruzeiro apareceria em quarto lugar, reforçando a retomada esportiva do clube. O Fluminense, atual potência técnica, ficaria em quinto, seguido por um competitivo Botafogo.

A grande surpresa positiva seria o Mirassol, que terminaria em 7º lugar, à frente de gigantes como São Paulo (8º), Bahia (9º) e Red Bull Bragantino (10º). Já Athletico e Grêmio, tradicionais concorrentes por vagas internacionais, aparecem em posição intermediária, fechando a Série A sem grandes destaques.

Zona de rebaixamento tem pesos-pesados

A projeção também indica um cenário dramático para grandes clubes. O Santos, recém-retornado à elite, terminaria em 17º e voltaria a ser rebaixado.

O Corinthians, outro gigante do país, aparece em 18º, consolidando um dos piores anos de sua história. Coritiba (19º) e Remo (20º) completam o grupo dos quatro últimos colocados.

Equilíbrio no meio da tabela

Entre os times que escapariam por pouco da queda, Chapecoense, Vitória e Vasco figuram com campanhas irregulares, mas suficientes para permanecer na primeira divisão. Internacional, por sua vez, aparece apenas em 13º, distante de competições continentais.

Leitura do cenário

A tabela projetada destaca tendências recentes do futebol brasileiro:

  • A força das estruturas financeiras e de gestão, refletida no desempenho de Palmeiras e Flamengo.
  • A ascensão de equipes emergentes, como Mirassol e Bahia.

A instabilidade de gigantes tradicionais, caso de Santos e Corinthians, que enfrentam dificuldades administrativas e esportivas.

Embora apenas uma simulação, o ranking chama atenção por seguir lógicas que deram o tom das últimas temporadas. Para torcedores, dirigentes e analistas, a projeção funciona como um alerta tanto para quem busca o topo quanto para quem luta contra o declínio.

brasileirão

Santos, Inter e Vitória escapam da Série B; Ceará e Fortaleza são rebaixados

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7)

07/12/2025 18h01

Fortaleza perdeu para o Botafogo e foi rebaixado para a série B

Fortaleza perdeu para o Botafogo e foi rebaixado para a série B Foto: Vagner Nascimento / Fortaleza EC

Continue Lendo...

O Campeonato Brasileiro de 2025 terminou neste domingo (7). A rodada final começou com vários times lutando para escapar do rebaixamento e terminou com o Fortaleza e o Ceará se juntando ao Sport e Juventude, que já estavam rebaixados, para disputar a série B em 2026.

O Fortaleza perdeu de virada para o Botafogo, no Nilton Santos (RJ), por 4 a 2, e vai jogar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2026. O Leão vinha de uma recuperação incrível no campeonato, com nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas. Mas a derrota na tarde deste domingo (7) deixou a equipe na 18ª posição, com 43 pontos.  

Aos 16 minutos de jogo, Breno Lopes acertou um belo chute na entrada da área e abriu o placar. Nos acréscimos da etapa inicial, aos 49, Montoro colocou com categoria no ângulo para empatar a partida. Aos 2 minutos da etapa final, Vitinho cruzou e Arthur Cabral virou para o Botafogo. Aos 6 minutos, ocorreu uma lance incrível.

Depois da finalização do Fortaleza, a bola bateu no braço de Barrera dentro da área. No contra-ataque rápido, os cariocas fizeram o terceiro gol com o mesmo Barrera. Só que o árbitro, auxiliado pelo VAR, anulou o gol e marcou o pênalti para o Fortaleza. Aos 10 minutos, Bareiro bateu e empatou o jogo em 2 a 2. Aos 38 minutos, Santi cobrou escanteio e Marçal mandou de cabeça para o fundo da rede para ampliar o placar.

Já nos acréscimos, Mateo Ponte definiu o contra-ataque e fez  4 a 2. O Botafogo finalizou o torneio na 6ª posição com 63 e aguarda o final da Copa do Brasil para saber se jogará a Pré-Libertadores ou já entrará direto na fase de grupos do torneio continental em 2026.  

A outra vaga do Z-4 ficou com o Ceará. O Vozão perdeu de virada por 3 a 1 para o Palmeiras, no Castelão lotado, e vai jogar a Série B do futebol brasileiro em 2026.

O Vozão saiu na frente no duelo desta tarde com o centroavante Pedro Raul, aos 11 minutos. Lucas Mugni cobrou falta na segunda trave, Willian Machado escorou para o meio e o artilheiro definiu. Mas logo, aos 16 minutos, o Palmeiras empatou.

Bruno Fuchs cruzou e Facundo Torres definiu. Na etapa final, aos 15 minutos, Ramón Sosa cobrou falta no canto e definiu a virada do Verdão. Aos 19 minutos, o Palmeiras ainda marcou mais um com Flaco López. Jefté cruzou e o artilheiro argentino fez o 3 a 1. Com os resultados, o Ceará fechou na 17ª posição com 43 pontos. O Palmeiras, que já era vice-campeão brasileiro, fechou o Nacional com 76 pontos.      

Vitória bate São Paulo e escapa do rebaixamento

O Vitória venceu o São Paulo por 1 a 0, no Estádio Barradão, em Salvador, e conseguiu se manter na Série A do Brasileirão para 2026. O gol dos baianos foi marcado aos 22 minutos da etapa final. Após boa troca de passes, Kayzer tocou para Fabri. Ele ajeitou e deu boa assistência para Baralhas fazer o gol.

Com o resultado, o Vitória foi aos 46 pontos e subiu para a 15ª posição. O São Paulo finalizou o campeonato na 8ª posição, com 51 pontos. Dessa forma, o Tricolor Paulista ainda aguarda o final da Copa do Brasil para saber se irá disputar a Pré-Libertadores ou a Sul-Americana em 2026. Para jogar a principal competição continental, o São Paulo precisa que o Cruzeiro ou o Fluminense vença a Copa do Brasil.  

Inter bate Bragantino no sufoco e segue na Elite do Brasileirão

O Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, na tarde deste domingo, pela 38ª rodada do Brasileirão 2025. Dessa forma, jogará a Série A do Nacional em 2026. O Colorado fechou o torneio com 44 pontos, na 16ª posição.

Além da vitória do Inter, o clube de Porto Alegre precisou contar com a vitória do Palmeiras sobre o Ceará, por 3 a 1, e com a vitória do Botafogo, no Rio de Janeiro, por 4 a 2 sobre o Fortaleza. O Bragantino ficou na 9ª posição, com 49 pontos.  

Os gols da vitória do Inter foram marcados pelo zagueiro Mercado, de cabeça, aos quatro minutos da etapa final, Alan Patrick, de pênalti, aos 31 minutos, e Carbonero, em rápido contra-ataque, aos 35. Aos 42 minutos, Jhon Jhon ainda teve tempo para descontar para o Bragantino.    

Outros resultados

  • Fluminense 2 x 0 Bahia
  • Corinthans 1 x 1 Juventude
  • Atlético-MG 5 x 0 Vasco
  • Sport 0 x 4 Grêmio
  • Santos 3 X 0 Cruzeiro 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).