Esportes

Novo gestor na FFMS

Após destituição de Cezário, clubes organizam novas eleições

As eleições para escolher o novo presidente da entidade, será no dia 1º de novembro, em Campo Grande. O nome do novo gestor escolhido ficará na FFMS até 2027

Continue lendo...

Após os clubes encerrarem a "era Francisco Cezário" que comandou a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) por 28 anos, durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde de ontem (14), a FFMS divulgou na manhã desta terça-feira (15) que uma nova reunião será convocada para decidir sobre as próximas eleições para o cargo de presidente da entidade.

Atualmente, quem ocupa este cargo é Estevão Petrallás que tem aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para dialogar com os clubes e comandar a entidade até novas eleições. 

A destituição de Francisco Cezário da presidência da FFMS ocorreu após os clubes demonstrarem insatisfação com suas ações. Mesmo utilizando tornozeleira eletrônica, o ex-presidente continuava a dialogar com aliados na tentativa de influenciar a escolha de seu sucessor no cargo.

Diante das denúncias, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) entrou em ação e prendeu Francisco Cezário novamente, o que deixou grande parte dos associados da federação e dirigentes estarrecidos com o caso.

Por esse motivo, os clubes se uniram e decidiram pela destituição de Francisco Cezário da presidência da FFMS, em uma votação tranquila. Com a aprovação de 70% dos clubes, o ex-presidente foi oficialmente removido do cargo máximo da entidade.

Com a destituição de Francisco Cezário, os clubes formalizaram, ainda na tarde de ontem (14), a convocação de novas eleições. Conforme o edital que será publicado, os associados e clubes vinculados à FFMS devem se reunir novamente no dia 1º de novembro para escolher o novo presidente da entidade, que exercerá o mandato até 2027.


O que diz no edital?   

A votação para a escolha do novo presidente da FFMS será realizada de forma presencial no dia 1º de novembro, no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no 3º andar, em Campo Grande.

Os candidatos que pretendem concorrer ao cargo de presidente da FFMS deverão se afastar de seus respectivos clubes durante o período eleitoral para poderem disputar o posto de gestor da entidade.

Caso seja eleito democraticamente, o novo presidente deverá iniciar suas funções imediatamente no dia 25 de novembro e permanecerá à disposição da FFMS até 2027.

 

 

Assine o Correio do Estado

 

Futebol

Santos vê dois nomes 'na frente' para possível novo técnico do clube; veja bastidores

Agora, o número de possibilidades para ocupar o cargo vazio é indefinido mas dois são os que "saem na frente" na preferência da direção santista.

14/04/2025 22h00

Santos vê dois nomes 'na frente' para possível novo técnico do clube

Santos vê dois nomes 'na frente' para possível novo técnico do clube Divulgação

Continue Lendo...

Durou 103 dias o trabalho de Pedro Caixinha no comando técnico do Santos. A demissão do treinador foi anunciada justamente no aniversário de 113 anos do clube, nesta segunda-feira. Agora, o número de possibilidades para ocupar o cargo vazio é indefinido, mas, conforme apurou o Estadão, dois são os que "saem na frente" na preferência da direção santista.

Há um entendimento de que o "fator Neymar" pode pesar na decisão A predileção do camisa 10 seria por Tite, que o comandou na seleção brasileira por dois ciclos de Copa do Mundo. O treinador está livre no mercado desde que foi demitido do Flamengo, em 30 de setembro.

Desde então, Tite aguardou propostas do mercado europeu. Ele chegou a excursionar pela Europa, junto do filho e auxiliar Matheus Bachi e do empresário Gilmar Veloz. Não houve, contudo, um encaminhamento por lá. No Brasil, o Grêmio e o Botafogo procuraram o treinador, também sem acordo.

O outro nome bem avaliado pela diretoria santista é o de Dorival Júnior. O técnico, que recentemente foi demitido da seleção, é visado no mercado, ao passo que treinadores de clubes da Série A balançam nos cargos. É fato, porém, que ele quer esperar mais um tempo antes de negociar seu retorno, independentemente de quem seja a equipe com a qual vai conversar.

Dorival já foi especulado no São Paulo, cujo diretor de futebol Carlos Belmonte negou qualquer negociação com o ex-técnico do clube. O dirigente, inclusive, bancou Luis Zubeldía. O clube tricolor sofre com um elenco curto e, recentemente, com desfalques, situação que ultrapassa a gerência da comissão técnica.

Visto como nome mais controverso e, portanto, atrás dos demais, Jorge Sampaoli é outro técnico livre no mercado e que poderia fechar com o Santos. O argentino vive no Rio e está sem clube desde que deixou o francês Rennes, em novembro.

Ele já passou pelo clube santista entre 2018 e 2019, com 64 jogos, 34 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Sampaoli já foi cogitado pelo presidente Marcelo Teixeira em 2024, mas recusou a proposta.

Embora bancado pela diretoria, Luis Zubeldía sofre questionamento da torcida do São Paulo, após três empates em três jogos na Série A, e um empate ruim, em casa, pela Libertadores, contra o Alianza Lima.

No Sul, o argentino Gustavo Quinteros também balança, no Grêmio. O técnico perdeu o Campeonato Gaúcho para o Internacional e não tem conseguido tirar um bom desempenho dos jogadores. No Brasileirão, até aqui, foram duas derrotas e uma vitória. Nas copas, o time até conquistou resultados, mas com performances abaixo do esperado.

Quinteros chegou a ser procurado pelo Santos, antes de o clube fechar com Caixinha. Ele foi parar no Grêmio, após o português, acertado com os gaúchos, preferir os paulistas.
 

Conquista

Jogadora de MS vence etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

Natural de Ivinhema, Victoria conquistou a etapa da Elite 16 ao lado de Thamela; dupla bateu estadunidenses na decisão

14/04/2025 13h30

Victoria (à direita) comemora conquista ao lado da parceira Thamela

Victoria (à direita) comemora conquista ao lado da parceira Thamela Foto: FIVB

Continue Lendo...

Natural de Ivinhema, interior do estado, a sul-mato-grossense Victoria Lopes (25) conquistou junto da parceira Thamela, a etapa feminina de Saquarema do Circuito Mundial de vôlei de praia. Com parciais de 21/19, 16/21 e 15/10, as brasileiras derrotaram as americanas Nuss e Brasher na decisão disputada neste domingo (13), no Rio de Janeiro.

A conquista em solo brasileiro teve gosto de revanche, uma vez que a dupla se vingou da derrota para as norte-americanas na etapa de abertura da temporada, disputada em Quintana Roo, em março, no México. 

Na disputa do bronze, as alemãs Svenja Müller e Cinja Tilmmann venceram as norte-americanas Kelly Cheng e Molly Shaw por 2 a 0 (21/16 e 21/16) e garantiram o pódio.

De olho nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, a dupla se uniu em junho de 2024, e três semanas mais tarde, terminou em nono lugar na etapa de Viena, Áustria. Um mês e meio depois, em agosto,conquistou o bronze em Hamburgo, na Alemanha.

O primeiro título do Elite 16 conquistado pela sul-mato-grossense e a atleta capixaba foi conquistado em João Pessoa, em outubro do ano passado.

Elite 16 

Os torneios de Elite 16 do Circuito Mundial 2025 de vôlei de praia serão realizados entre os dias 26 de março e 9 de novembro. Ao todo, a Volleyball World programou 11 etapas da categoria para a temporada. O Brasil receberá quatro.

A primeira delas aconteceu em Saquarema, no Rio de Janeiro neste final de semana.  Entre o próximo dia 16 e 20, Brasília receberá os principais atletas de vôlei de praia do mundo, 3ª etapa do ano.

Em setembro, duas cidades brasileiras a serem definidas abrigarão mais duas etapas. Depois, as atletas terão um mês de preparação até a quarta etapa em Ostrava, Tchéquia, entre 28 de maio e 1º de junho.

A competição reúne 24 duplas em cada chave: 16 classificadas via ranking mundial, além de outras oito que se garantem após a disputa do qualificatório. A disputa é considerada uma espécie de Grand Slam, já que são poucas as etapas deste nível na temporada. 

Victoria (à direita) comemora conquista ao lado da parceira Thamela

Disputa 

As 24 parcerias são divididas em seis grupos de quatro. As primeiras de cada chave avançam direto à Fase de 12, enquanto as segundas e terceiras colocadas jogam uma rodada a mais para definir quem segue (Fase de 18). Os times que ficarem na última colocação na fase de grupos são eliminados.

Dessa forma, na Fase de 18, os segundos e terceiros de cada grupo duelam para definir os outros seis classificados à Fase de 12, juntando-se aos primeiros colocados de cada chave, que garantiram a vaga diretamente.

Na Fase de 12, então, os primeiros enfrentam os vencedores dos jogos entre os segundos e terceiros, definindo seis classificados às quartas de final. Juntam-se a eles os dois melhores perdedores da Fase de 12, formando os oito times. A partir disso, define-se o chaveamento até a decisão.

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).