Esportes

Novo gestor na FFMS

Após destituição de Cezário, clubes organizam novas eleições

As eleições para escolher o novo presidente da entidade, será no dia 1º de novembro, em Campo Grande. O nome do novo gestor escolhido ficará na FFMS até 2027

Continue lendo...

Após os clubes encerrarem a "era Francisco Cezário" que comandou a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) por 28 anos, durante a Assembleia Geral Extraordinária realizada na tarde de ontem (14), a FFMS divulgou na manhã desta terça-feira (15) que uma nova reunião será convocada para decidir sobre as próximas eleições para o cargo de presidente da entidade.

Atualmente, quem ocupa este cargo é Estevão Petrallás que tem aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para dialogar com os clubes e comandar a entidade até novas eleições. 

A destituição de Francisco Cezário da presidência da FFMS ocorreu após os clubes demonstrarem insatisfação com suas ações. Mesmo utilizando tornozeleira eletrônica, o ex-presidente continuava a dialogar com aliados na tentativa de influenciar a escolha de seu sucessor no cargo.

Diante das denúncias, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) entrou em ação e prendeu Francisco Cezário novamente, o que deixou grande parte dos associados da federação e dirigentes estarrecidos com o caso.

Por esse motivo, os clubes se uniram e decidiram pela destituição de Francisco Cezário da presidência da FFMS, em uma votação tranquila. Com a aprovação de 70% dos clubes, o ex-presidente foi oficialmente removido do cargo máximo da entidade.

Com a destituição de Francisco Cezário, os clubes formalizaram, ainda na tarde de ontem (14), a convocação de novas eleições. Conforme o edital que será publicado, os associados e clubes vinculados à FFMS devem se reunir novamente no dia 1º de novembro para escolher o novo presidente da entidade, que exercerá o mandato até 2027.


O que diz no edital?   

A votação para a escolha do novo presidente da FFMS será realizada de forma presencial no dia 1º de novembro, no Memorial de Cultura Apolônio de Carvalho, no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS), localizado no 3º andar, em Campo Grande.

Os candidatos que pretendem concorrer ao cargo de presidente da FFMS deverão se afastar de seus respectivos clubes durante o período eleitoral para poderem disputar o posto de gestor da entidade.

Caso seja eleito democraticamente, o novo presidente deverá iniciar suas funções imediatamente no dia 25 de novembro e permanecerá à disposição da FFMS até 2027.

 

 

Assine o Correio do Estado

 

Copinha 2025

Dourados e Caarapoense conhecem seus adversários na Copinha de 2025

A maior competição de base do país começa no dia 2 de janeiro, e a final está programada para o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo. Todos os jogos serão transmitidos para todo o país

26/11/2024 18h00

Reprodução/

Continue Lendo...

Na tarde de ontem (25), a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou os 32 grupos da primeira fase da 55ª Copa São Paulo de Futebol Júnior, principal competição de base do país. As equipes do Dourados Atlético Clube e Operário Caarapoense, representantes de Mato Grosso do Sul, já conhecem seus adversários e devem estrear no dia 2 de janeiro de 2025.

O evento, que aconteceu no Mercado Livre Arena Pacaembu, revelou que, das 128 equipes, 20 são novas na competição. A decisão do campeonato está marcada para o dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo.

Durante o sorteio, foi definido o posicionamento dos clubes em cada pote. O vencedor do Estadual Sub-20, o Operário Caarapoense, ficou no grupo 12, ao lado do Comercial Tietê (SP), América (RN) e Juventude (RS). 

“O Tigre vai jogar em Tiête! Pela primeira vez, Caarapó terá um representante na maior competição de base do país", descreveu a conta oficial do time no Instagram.

O Dourados Atlético Clube ficou no grupo 28, ao lado das equipes do Áster (SP), Vila Nova (GO) e Falcão (SE).

"As emoções vão rolar em Itaquaquecetuba e o Trem Dourado está pronto para brilhar! Vamos com tudo, a hora é agora!", publicou a torcida nas redes sociais.


Copinha 2025 

De acordo com o regulamento, serão 128 clubes divididos em 32 sedes distribuídas por cidades do interior de São Paulo. Os selecionados serão os melhores de cada grupo, que avançam automaticamente para as fases de mata-mata da competição. No total, serão 255 jogos transmitidos para todo o país.

O atual campeão é o Corinthians, com 11 títulos. O Timão está no grupo 27, ao lado de Santo André (SP), Rio Branco (AC) e Gazin (RO).

Veja abaixo como ficou todos os grupos da Copinha de 2025. 

Grupo 1 - Votuporanga

Votuporanguense
Botafogo
Floresta-CE
Fast Clube-AM

 

Grupo 2 - Santa Fé do Sul

Santa Fé
Cuiabá
IAPE-MA
Ponte Preta

 

Grupo 3 - Tanabi

Tanabi
Santa Cruz
Operário-PR
Força e Luz-RN

 

Grupo 4 - Bálsamo

Mirassol
Criciúma
Rio Branco-ES
Capitão Poço-BA

 

Grupo 5 - Franca

Francana
Atlético-MG
Nova Iguaçu
Guarani

 

Grupo 6 - Brodowski

Bandeirante-SP
Azuriz-PR
Tuna Luso-PA
Botafogo-SP

 

Grupo 7 - Araraquara

Ferroviária
Santos
Jaciobá-AL
Tirol-CE

 

Grupo 8 - Cravinhos

Comercial
Vitória
Retrô-PE
São José-RS


Grupo 9 - Tupã

Tupã
CRB
Brasiliense
Água Santa

 

Grupo 10 - Lins

Linense
Fluminense
Coimbra-MG
Inter de Limeira

 

Grupo 11 - Jaú

XV de Jaú
São Paulo
Picos-PI
Serra Branca-PB

 

Grupo 12 - Tietê

Comercial Tietê-SP
América-RN
Juventude
Operário Caarapó-MS

Grupo 13 - São Carlos
São Carlos
Cruzeiro
Imperatriz-MA
Real Brasília

 

Grupo 14 - Itapira

Itapirense
Atlético-GO
América-RJ
Portuguesa

 

Grupo 15 - Porto Feliz

Desportivo Brasil
Coritiba
Dom Bosco-MT
Hercílio Luz-SC

 

Grupo 16 - Capivari

Capivariano
Bahia
Madureira-RJ
Sergipe


Grupo 17 - Osasco

Audax
Athletico-PR
Mazagão-AP
Ferroviário-CE

 

Grupo 18 - Votorantim

Votoraty
ABC-RN
Genus-RO
Novorizontino

 

Grupo 19 - Barueri

Oeste
Palmeiras
Santa Cruz-AC
Náutico-RR

Grupo 20 - Embu das Artes

Referência-SP
Sport
Boa Vista-RJ
Cascavel-PR

 

Grupo 21 - Guaratinguetá

Atlético Guaratinguetá
Grêmio
Porto Vitória-ES
Vitória da Conquista-BA

 

Grupo 22 - Taubaté

Taubaté
Goiás
Marcílio Dias-SC
Inter de Minas

 

Grupo 23 - Mogi das Cruzes

EC São Bernardo
Flamengo
Zumbi-AL
Cruzeiro-PB

 

Grupo 24 - Suzano

União Suzano
Avaí
Red Bull Bragantino
União Araguainense-TO

Grupo 25 - Santana do Parnaíba
Fortaleza
Carajás-PA
Ituano
São Bento

 

Grupo 26 - Salto

Sfera-SP
América-MG
Estrela de Março-BA
Piauí

 

Grupo 27 - Santo André

Santo André
Corinthians
Rio Branco-AC
Gazin Porto Velho-RO

 

Grupo 28 - Itaquaquecetuba

Aster Itaquá
Vila Nova
Dourados-MS
Falcon-SE

 

Grupo 29 - Guarulhos

Flamengo-SP
Internacional
Barra-SC
América-SE

 

Grupo 30 - SP - Ibrachina

Ibrachina (SP)
Náutico (CR)
Monte Roraima-RR
Araguacema-TO

 

Grupo 31 - SP - Juventus

Juventus
Ceará
Trindade-GO
Portuguesa Santista (SP)

 

Grupo 32 - SP - Nacional

Nacional-SP
Vasco da Gama (RJ)
Canaã-DF
XV de Piracicaba (SP)

 

Assine o Correio do Estado

 

Esportes

CBF renova mandato de Petrallás na gestão da FFMS até abril de 2025

Estevão Petrallás é gestor interino da FFMS desde maio de 2024, após a Operação Vermelho apontar um esquema milionário de desvio de dinheiro na Federação, que foi investigado na prisão do presidente Francisco Cezário

26/11/2024 17h00

Estevão Petrallás continua como gestor interino da FFMS até abril de 2025

Estevão Petrallás continua como gestor interino da FFMS até abril de 2025 Fotos: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) renovou o mandato de Estevão Petraglia como presidente interino da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) até 10 de abril de 2025.

Petraglia foi nomeado presidente interino da FFMS em maio deste ano, após a prisão preventiva de Francisco Cezário de Oliveira, suspeito de envolvimento em um desvio milionário de recursos da entidade, conforme investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). 

De acordo com o documento em posse da CBF, foi determinada a prorrogação do afastamento de Cezário da presidência da FFMS por mais 139 dias. 

Ainda segundo a portaria, é explicado que Cezário ainda não foi julgado, sendo necessários respeitos a presunção de inocência. Por isso, a CBF considera impossível a destituição de Cezário da carga para o qual foi eleito.

Segundo o documento da entidade, a decisão de prorrogar o mandato interino de Petraglia tem como objetivo não comprometer o calendário de obrigações e evitar prejuízos aos interesses do futebol de Mato Grosso do Sul.

Segundo o documento da entidade, a decisão de prorrogar o mandato interino de Petraglia tem como objetivo não comprometer o calendário de obrigações e evitar prejuízos aos interesses do futebol de Mato Grosso do Sul.

As eleições da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) não se concretizaram devido a uma decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/MS), que entendeu que os prazos regulares não foram cumpridos.

Após diversas disciplinas, o TJD-MS determinou que as eleições fossem realizadas até 4 de dezembro. Até o momento, nenhum edital foi publicado, e é sugerido que as eleições na FFMS ocorram dentro do prazo estipulado.

  
Operação Cartão Vermelho

Na manhã de 21 de maio, o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, passou sete horas na Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul em ação para deflagrar a Operação Cartão Vermelho, que tinha como alvo não apenas o presidente da FFMS, Francisco Cezário, mas também demais integrantes de uma suposta organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro.

Estevão Petrallás continua como gestor interino da FFMS até abril de 2025Fracisco Cezário segue afastado da FFMS. Foto: Divulgação/ FFMS

Segundo o balanço, divulgado pelo Gaeco, as investigações tiveram início há 20 meses, e constataram que foi instalada na Federação uma organização criminosa que desviava valores recebidos do Governo do Estado (via convênio, subvenção ou termo de fomento) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A quantia desviada era utilizada para benefício dos envolvidos no grupo, e não chegava a ser investido no futebol estadual.

"Uma das formas de desvio era a realização de frequentes saques em espécie de contas bancárias da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul – FFMS, em valores não superiores a R$ 5.000,00, para não alertarem os órgãos de controle, que depois eram divididos entre os integrantes do esquema", diz nota do Gaeco.

Usando desse mecanismo, os integrantes da organização realizaram mais de 1.200 saques, que somados ultrapassaram o valor de R$ 3 milhões.

A investigação também aponta que os suspeitos também possuíam um esquema de desvio de diárias dos hotéis pagos pelo Estado de MS em jogos do Campeonato Estadual de Futebol.

"Esse esquema de peculato estendia-se a outros estabelecimentos, todos recebedores de altas quantias da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul. A prática consistia em devolver para os integrantes do esquema parte dos valores cobrados naquelas contratações (seja de serviços ou de produtos) efetuadas pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul", explicou o Gaeco.

De setembro de 2018 a fevereiro de 2023, foram desviados da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul mais de R$ 6 milhões.

A operação batizada como “Cartão Vermelho” cumpriu 7 mandados de prisão preventiva, além de 14 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Somente nesta manhã, foram apreendidos mais de 800 mil reais.
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).