Esportes

PAULISTÃO

Corinthians vence Novorizontino e segue na briga pela segunda melhor campanha

O time reserva do Corinthians venceu o Novorizontino por 1 a 0 no Campeonato Paulista

Continue lendo...

O time reserva do Corinthians teve dificuldades, mas conseguiu sair de Novo Horizonte com uma vitória por 1 a 0 sobre o Novorizontino, neste domingo (20), pela última rodada da fase de grupos do Paulista. 

O gol marcado por Róger Guedes, que começou no banco de reservas, manteve o time de Vítor Pereira na briga pela segunda campanha geral da competição.

A posição é importante para a definição de mando de campo em uma possível semifinal. 

O Corinthians tem 23 pontos, a mesma pontuação do São Paulo, que tem dois gols a menos de saldo. Como a pontuação das quartas de final segue valendo para a disputa geral, o time do Morumbi ainda pode ultrapassar o rival e jogar em casa no caso de os dois avançarem para a semifinal. 

Para isso, o São Paulo precisaria vencer o São Bernardo e torcer para ou o Corinthians vencer o Guarani por três gols a menos de vantagem ou se classificar na disputa de pênaltis.

As quartas de final acontecerão ao longo da semana.

Na terça-feira (22), o São Paulo recebe o São Bernardo, às 20h30 (de Brasília), no Morumbi. 

Já o Corinthians entrará em campo na quinta-feira (24), contra o Guarani, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena. Os outros dois confrontos serão realizados na quarta-feira, entre Palmeiras e Ituano e Red Bull Bragantino e Santo André.

O Corinthians sentiu o desentrosamento de seus reservas. 

Mesmo ficando com a bola praticamente o primeiro tempo inteiro, o time de Vítor Pereira pouco conseguiu criar. Dos atletas que têm tido espaço com o treinador português, apenas Cássio e Gustavo Mosquito começaram jogando.

Os 78% de posse de bola que encerraram o primeiro tempo foram quase sempre na linha defensiva. 

A bola circulava entre Fabio Santos, Raul, Robson Bambu e João Pedro e poucas vezes virava chances claras de gol.

Lá na frente, Adson se movimentava constantemente para tentar dar opções aos jogadores corintianos. 

Pela ponta, Mosquito era quem mais tentava. Foi dele a grande chance no primeiro tempo, aos 17 minutos, quando avançou pela lateral, cortou para o meio e chutou forte para a defesa de Giovanni.

Mesmo sem nenhuma pretensão na competição, o Novorizontino adotou uma postura defensiva diante do Corinthians. 

Os donos da casa entregaram a bola ao rival e apostaram nos contra-ataques.

Diante de um Corinthians desentrosado, as chances apareceram em erros individuais. 

Ainda no primeiro tempo, o Novorizontino teve duas chances claras com Lucas Mendes e Rômulo, mas não conseguiu converter em gol.

A estratégia permaneceu no segundo tempo. Com apenas 15 minutos, o Novorizontino já havia criado duas chances aproveitando buracos na defesa corintiana. 

Na primeira, Cléo Silva finalizou por cima do gol de Cássio. Depois, Rômulo arriscou de fora da área e o goleiro alvinegro caiu para encaixar.

O fraco desempenho no primeiro tempo fez com que Vítor Pereira decidisse mudar logo no intervalo. Róger Guedes foi a campo no lugar de Roni, mudando a disposição tática da equipe.

A atuação seguiu morna, mas o Corinthians conseguiu abrir o placar. 

Após cobrança de escanteio, Léo Baiano desviou no primeiro pau e Róger Guedes, livre na segunda trave, apenas completou para abrir o placar para o alvinegro, aos 15 minutos.

Antes mesmo de a bola entrar, o técnico português já havia posicionado suas outras três estrelas na beirada do gramado para entrarem no jogo. 

Após o gol, Willian substituiu Mosquito, Paulinho entrou no lugar de Adson e Renato Augusto assumiu a vaga de João Pedro, deixando o Corinthians em um 3-4-3.

As trocas qualificaram o Corinthians, mas foi o Novorizontino que começou a incomodar. Aos 29 minutos, Rômulo apareceu na área para aproveitar cruzamento de Reverson e acertou o travessão de Cássio. 

Dois minutos mais tarde, Danielzinho chutou da entrada da área, e Cássio se esticou para mandar para escanteio.

A decisão de Vítor Pereira de escalar um time quase todo reserva para enfrentar o Novorizontino permitiu que Robson Bambu fizesse sua estreia pelo Corinthians. 

O zagueiro foi emprestado pelo Nice, da França, e havia ficado no banco de reservas contra Botafogo-SP, São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras.

Bambu é alvo de investigação sobre um suposto estupro de vulnerável a uma mulher de 25 anos. 

O caso segue com a Polícia Civil, que emitirá um parecer ao Ministério Público pedindo ou não para que o jogador seja denunciado.

NOVORIZONTINO

Giovanni; Lucas Mendes, Walber, João Barba e Reverson; Léo Baiano, Guilherme Matos (Adilson Goiano), Danielzinho e Rômulo (Chrigor); Cléo Silva (Léo Tocantins) e Douglas Baggio (Welinton). T.: Allan Aal.

CORINTHIANS

Cássio, João Pedro (Renato Augusto), Robson Bambu, Raul Gustavo e Fábio Santos; Cantillo, Roni (Róger Guedes) e Giuliano; Adson (Paulinho), Gustavo Silva (Willian) e Mantuan (João Victor). T.: Vitor Pereira.

Estádio: Jorge Biase, Novo Horizonte (SP)

Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos

Assistentes: Vladimir Nunes da Silva e Robson Ferreira Oliveira

VAR: Danilo da Silva

Cartões amarelos: Lucas Mendes (NOV); Raul Gustavo (COR)

Gol: Róger Guedes (COR), aos 15'/1ºT

DESTAQUE

Costa Rica sobe 50 posições e é o melhor time de MS no ranking da CBF

Divulgado nesta sexta-feira (13) pela entidade, o Operário, que conquistou o título estadual em 2024 e participou da Copa do Brasil, caiu seis posições

14/12/2024 11h00

Costa Rica representou o futebol sul-mato-grossense na Série D 2024

Costa Rica representou o futebol sul-mato-grossense na Série D 2024 Foto: Divulgação / Costa Rica

Continue Lendo...

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta sexta-feira (13), a atualização do Ranking Nacional de Clubes (RNC) e quatro clubes sul-mato-grossenses, de 238 no total, figuram nela.

Primeiramente, é importante ressaltar que para montar o ranking, a entidade esportiva considera as últimas cinco campanhas dos clubes nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, com peso maior para as temporadas recentes.

A partir disso, o maior salto dentre as equipes do estado foi do Costa Rica, que neste ano passou para segunda fase da Série D do campeonato nacional, sendo eliminado para o Cianorte (PR), e participou da Copa do Brasil, caindo na primeira fase para o América (RN). Com isso, o clube subiu 50 posições e chegou na 109ª colocação, com 608 pontos.

Na sequência, está o Operário, que neste ano disputou, dentre as competições consideradas pela CBF para a montagem da lista, apenas a Copa do Brasil, do qual foi eliminado em casa para o seu xará paranaense, o Operário (PR), ao empatar sem gols. Como resultado, o tradicional clube campo-grandense caiu seis posições e fechou 2024 em 114°, com 529 pontos.

Por último, aparecem dois times sul-mato-grossenses, que não disputaram nenhuma competição nacional este ano, mas como o ranking também leva em consideração resultados desde 2020, acabam aparecendo na lista: Águia Negra (228 pontos - 170ª posição) e; Aquidauanense (45 pontos - 236º colocado).

Nacional

No geral, o Flamengo continua na liderança do ranking, com 16.996 pontos. Nos últimos cinco anos, a equipe carioca conquistou um Campeonato Brasileiro, em 2020, e duas Copas do Brasil, em 2022 e 2024, além de ter sido vice-campeão das respectivas competições em 2021 e 2023.

Em seguida, completando o "Top-5", vem o São Paulo (14.832 pontos), Palmeiras (14.536), Corinthians (13.802) e Atlético-MG (13.713). O Botafogo, vice brasileiro em 2023 e campeão este ano, subiu seis posições e se encontra na 8ª colocação, com 11.652 pontos.

E bateu a curiosidade para saber quem é o último da lista? É o Barbalha (CE), que tem apenas 15 pontos e caiu três posições em comparação com o ranking do ano passado. 

Para visualizar o ranking completo, clique aqui.

Saiba

Em 2025, o Operário volta a disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, como "prêmio" por ter erguido o estadual deste ano, ao bater o Dourados por 3x2 no agregado. Além disso, a equipe campo-grandense também vai disputar a Copa Verde, com estreia contra o Ceilândia (DF), e também a Copa do Brasil, que os confrontos da primeira fase só devem ser sorteados ano que vem.

Assine o Correio do Estado
 

CATEGORIA DE BASE

Times de MS "se mudam" para SP em preparação para a Copinha

Campeão do sub-20, Operário de Caarapó manteve elenco que conquistou o título

14/12/2024 09h45

Elenco do Operário de Caarapó, campeão do Estadual sub-20, foi mantido para a disputa da Copinha

Elenco do Operário de Caarapó, campeão do Estadual sub-20, foi mantido para a disputa da Copinha Foto: Rodrigo Moreira / FFMS

Continue Lendo...

Em preparação para participar pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Operário Caarapoense e o Dourados Atlético Clube fizeram parcerias e estão desde o início deste mês treinando no interior de São Paulo.

Atual campeão do Campeonato Estadual sub-20, o Tigre do Vale, do município de Caarapó, fechou uma parceria com o clube José Bonifácio, de São Paulo. 

Ao Correio do Estado, o diretor de Futebol do Operário de Caarapó, Leandro Francisco, informou que o elenco está na cidade do interior paulista se preparando com 21 jogadores que disputaram as competições estaduais neste ano.

“A parceira com o José Bonifácio se deu na questão de centro de treinamento, comissão técnica, material de treino e porcentagens em negócios futuros. Todos os atletas do elenco disputaram o sub-20 ou a Série B do Estadual”, declarou Leandro.

Entre os principais nomes da equipe, o elenco do Operário contará com o atacante Matheus Henrique do Nascimento Magalhães, que foi o artilheiro do Tigre do Vale neste ano, marcando quatro gols pela equipe no sub-20 e três na disputa da segunda divisão do Estadual profissional.

Após o fim da Série B, no dia 10 de novembro, o Tigre do Vale, que disputou a competição com o elenco que vai jogar a Copinha 2025, teve duas semanas de recesso e iniciou a preparação para a principal competição de base do País na cidade de José Bonifácio.

Já o Dourados, vice-campeão do Estadual sub-20, firmou no fim do mês de outubro uma parceria com o Esporte Clube Embu-Guaçu, equipe do interior paulista.

Nessa parceria, a maioria do elenco formado é de atletas do clube paulistano, sobrando apenas nove jogadores que disputaram o sub-20 pelo Dourados que compõem a equipe que treina em São Paulo.

O Dourados/Embu-Guaçu está realizando amistosos preparatórios para a Copinha desde novembro. A equipe enfrentou em jogos-treino o Corinthians, o Oeste (SP), o Água Santa e o Juventus (SP).

GRUPOS NA COPINHA

Segundo a tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol, o Operário Caarapoense vai disputar a Copinha na sede, no município de Tietê. O clube estreará no dia 3 de janeiro, às 14h15min (horário de MS), contra o América (RN). 

Na segunda rodada, o adversário do Tigre do Vale srá o Comercial de Tietê-SP, no dia 6 de janeiro, às 12h (de MS). O terceiro jogo da fase de grupos será contra o Juventude (RS), no dia 9, às 12h (de MS).

Sobre o grupo, o diretor do Operário Caarapoense, Leandro Francisco, vê com otimismo as possibilidades de o Tigre do Vale realizar uma boa campanha na Copinha. 

“Acreditamos que temos um bom elenco e podemos fazer frente às equipes que vamos enfrentar. As expectativas são as melhores possíveis”, declarou.

O Dourados disputa a primeira fase da Copinha na cidade de Itaquaquecetuba. O DAC faz seu primeiro jogo na competição no dia 4 de janeiro, às 12h (de MS), contra o time da casa, Aster Itaquá-SP. Depois, na segunda rodada, os douradenses enfrentarão o Vila Nova-GO, no dia 7, às 14h15min (de MS). 

Na rodada que fecha a primeira fase, no dia 10 de janeiro, o Dourados jogará contra Falcon-SE, às 12h (de MS).

ESTADUAL SUB-20

A classificação de ambas as equipes foi confirmada na disputa de semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense sub-20, que ocorreu em agosto.

O Dourados enfrentou o Esporte Clube Comercial e venceu a equipe campo-grandense no segundo jogo do confronto, por 3 a 1, em partida disputada no Estádio Douradão. No primeiro jogo, a equipe da Capital havia ganhado, por 1 a 0. Os gols do DAC na partida decisiva foram marcados por Dudu Arroz, Willian e Luan. Pedro Henrique fez o gol colorado nos acréscimos.

Já o Operário Caarapoense empatou a primeira partida contra o União ABC, de Campo Grande, mas derrotou o hexa-campeão do Estadual sub-20, por 2 a 0, no Estádio Carecão, no segundo jogo. Os dois gols da partida foram marcados pelo jogador Matheus Henrique.

Na final, o Tigre do Vale derrotou o Dourados pelo placar agregado de 3 a 2.

COMPETIÇÃO

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, conhecida também como Copinha, é a maior competição de futebol da categoria de base nacional. Jogadores até 20 anos de todo o País disputam o campeonato.

Na edição de 2025, que começará em janeiro, 128 clubes, representando todos os estados do Brasil, participarão da competição.

Anualmente, os dois clubes de Mato Grosso do Sul que se classificam para a competição são os finalistas do Estadual sub-20.

Na edição deste ano, o União ABC e o Ivinhema foram os clubes do Estado que disputaram a competição. Ambas as equipes foram eliminadas na primeira fase.

SAIBA

Caso o Operário de Caarapó avance para a segunda fase, o clube poderá enfrentar o São Paulo. Já o Dourados, passando de fase, poderá entrar no caminho do Corinthians, o maior campeão da Copinha.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).